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O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs

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Apresentação em tema: "O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs"— Transcrição da apresentação:

1 O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Moura, A. C. S. (IC); Cruz, A. F. (IC); Capana, A. S. (IC); Silva, C. S. (IC); Miura, C. E. (IC); Santos, E. M. (IC); Gasparini, F. (IC); Girotto, G. (IC); Francisco, J. G. (IC); Maruyama, J. A. (IC); Medeiros, J. B. (IC); Lopes, L. (IC); Schiavetto, M. G. (IC);Santos, A. M(IC); Pasqualotto, S. (IC); Cardoso, P. (IC); Milaré, T. (IC); Boni, T. C. (IC); Rocha, Z. M. (IC); Cunioshi, R. (Profª); Oliveira, O. M. M. F. (PQ), Oliveira, L. A. A. (PQ). Tabela 1: Experimentos Utilizados O Programa Tipos de alimentos, o papel da bile no organismo, importância da mastigação, velocidade de reações e digestão Alimentos e nutrição Reciclagem de outros materiais, produção de artesanatos pela reutilização de materiais, poluição. Reciclagem de Papel Diferenças de pressão atmosféricas em países, compressibilidade do ar Pressão Atmosférica Transformações químicas, liberação de gases, química como profissão Misturas de substâncias, reações químicas, desenvolvimento da escrita Conceito de cargas, produção e condução de energia elétrica, pilhas, fio-terra Reações Químicas Eletricidade Tinta invisível Desenvolvimento das cáries, escovação, sintomas de problemas bucais, alimentação saudável. Importância do solo, sua composição e sua permeabilidade na agricultura importância de cálculos matemáticos em determinações experimentais Densidade, composição, estrutura, uso e desperdício da água Derivados do petróleo no cotidiano do aluno, uso do alcatrão e seu risco à saúde Assuntos Abordados em sala de aula Experimento desenvolvido pelo Programa Eixo Temático proposto pelos PCNs Propriedades e estados físicos da água Ambiente Destilação do Carvão Recursos Tecnológicos Propriedades do solo Terra e Universo Saúde Bucal Ser Humano e saúde Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram criados em 1998 pelo MEC a fim de auxiliar os professores de todas as áreas do Ensino Fundamental e Médio a ampliar o horizonte de seus alunos, preparando-os para um mundo competitivo. Apesar dos PCNs apresentarem os conteúdos de ciências naturais que o aluno, no ensino fundamental, deve dominar e sugerir algumas formas de abordagem, a atual situação da escola pública – falta de recursos e professores preparados -, não favorece o aproveitamento dos PCNs em sala de aula. O Programa Ciência vai à Escola, projeto do Centro de Ciências de Araraquara, desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, vem atuando, há três anos, em escolas públicas, de forma a suprir as necessidades da escola, enriquecendo as aulas de ciências com experimentação, baseada nos blocos temáticos propostos para o ensino fundamental, e utilizando métodos de avaliação que valorize o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno. Além de assessorar professores da rede pública de ensino, o Programa, através da atuação de graduandos em Licenciatura em Química, contribui no processo de formação de educadores. Metodologia Em princípio, o conteúdo dos temas a serem aplicados é discutido entre o professor e os monitores do Programa, que estabelecem os conceitos que os alunos têm maior dificuldade em compreender e aplicar. Através da pesquisa em livros, revistas, internet, os monitores selecionam e desenvolvem experimentos (Tabela 1), que levam aos conceitos através da interatividade e observação Em sala de aula... Os alunos são divididos em grupos, de 4 a 5 integrantes, com pelo menos um monitor Resultados O Programa tornou-se agente: facilitador do processo de ensino-aprendizagem, utilizando os PCNs nos conteúdos de ciências; mostrou à escola que é possível desenvolver aulas práticas, com ou sem a presença de laboratório e usando materiais específicos; estimulou a observação, o raciocínio e a conclusão de todo um processo experimental; e criou em sala de aula um ambiente descontraído, de amizade e de alegria. Os alunos realizam o experimento, observam os fenômenos ocorridos e tentam explicá-los através de hipóteses, conforme o método científico Terminado os experimentos, os alunos redigem, em “fichas de observação”, sobre o que observaram e a interpretação dos resultados. Estabelecem, também, relações entre o fenômeno observado e os fatos vivenciados no seu cotidiano Agradecimentos Os monitores avaliam as fichas de observação dos alunos, e constroem gráficos (Figuras 1 e 2) que apontam o desenvolvimento dos alunos a cada visita Escola Estadual Deputado Leonardo Barbieri


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