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Formação de treinadores – o desafio europeu

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Apresentação em tema: "Formação de treinadores – o desafio europeu"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de treinadores – o desafio europeu
JOSÉ RODRIGUES ECC / ENSSEE – European Coaching Council – GIPD - Grupo de Investigação em Pedagogia do Desporto – ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

2 Projecto de Rede Temática ‚Aligning a European Higher Education Structure In Sport Science‘

3 Objectivos da Declaração de Bolonha
Adoptar um sistema de graus académicos, baseado em dois ciclos. O primeiro ciclo com pelo menos 3 anos deve formar para o marcado de trabalho. Implementar um Suplemento ao Diploma (instrumento europeu) para aumentar a transparência dos graus académicos e a empregabilidade. Estabelecer um sistema de créditos (como o ECTS - European Credit Transfer System). Reconhecer os créditos adquiridos em outros contextos diferentes do sistema do ensino superior. Promover a dimensão Europeia no ensino superior : cooperação inter- institucional, programas de estudos integrados, etc. Eliminar os obstáculos existentes, visando a livre mobilidade. Promover um sistema europeu de qualidade (European Quality Assurance System.

4 Declaração de Bolonha Natureza da Declaração de Bolonha
Não é somente uma afirmação de vontade: É um sério compromisso Não é uma imposição aos sistemas nacionais: É um compromisso assumido por cada país, para reformar o seu próprio sistema Não é um caminho para a padronização: Os princípios fundamentais de autonomia e da diversidade são afirmados e respeitados. É um programa de acção com objectivos específicos e uma data limite : 2010

5 Introdução Sport Management (Gestão do Desporto)
O objectivo deste projecto, financiado pela Comissão Europeia (2003 a 2007), é “Aligning a European Higher Education Structure In Sport Science” (AEHESIS) focalizado em dois grandes aspectos : Integrar os programas e os curricula das estruturas de educação e formação; 2. Assegurar que as estruturas identificadas relatam as necessidades do mercado de trabalho em quatro principais áreas : Sport Management (Gestão do Desporto) Physical Education (Educação Física) Health & Fitness (Saúde e Condição Física/Exercício) Sport Coaching (Treino Desportivo)

6 Objectivos Específicos
Os objectivos específicos da Rede Temática foram : Descrever, analisar e comparar os programas do ensino superior e não-superior (‘mapping’); Promover um grande nível de convergência Europeia e de transparência nas quatro principais áreas das ciências do desporto, definindo em conjunto os resultados (outcomes) profissionais e de aprendizagem; Envolver o mercado de trabalho para assegurar a relevância, no desenvolvimento dos perfis profissionais e os desejados resultados (outcomes), em conhecimentos, técnicas e competências; Identificar e promover exemplos de boas práticas Desenvolver e trocar informação relativa aos desenhos curriculares e construir uma estrutura curricular modelo para cada área.

7 Actividade de Divulgação
O Projecto concluiu o seu quarto ano de financiamento e está principalmente focalizado na divulgação e exploração dos resultados. Os objectivos estratégicos da divulgação são : Actualizar o conhecimento e as competências profissionais no sector do Desporto em constante evolução; Fazer bom uso das experiências acumuladas; Divulgar e promover os materiais e ‘boas prácticas’; Tranferir os resultados para um novo contexto; Associar os promotores, os profissionais e empresas, e os utilizadores finais.

8 Objectivos de Divulgação
Os objectivos específicos são : Maximizar a utilização e a relevância das aprendizagem na AEHESIS. Testar os modelos propostos confrontando com as expectativas dos grupos de instituições de ensino superior, de federações desportivas internacionais, de treinadores desportivos, de empregadores, de agências governamentais, etc. Incluir a informação numa base de dados clara e facilitadora da mobilidade de estudantes e de professores. Criar as condições para incluir o Desporto, na DGEAC, para o desenvolvimento de programas de aprendizagem ao longo da vida (LLL - long-life-learning) no quadro comunitário

9 Principais resultados
Os principais resultados esperados do ano de divulgação são : Output 1: Base de Dados (Web database) Output 2: Gestão do conhecimento e criação de uma base para a informação e os documentos no Desporto (educação) Output 3: Ferramentas de informação Output 4: Trabalhar em rede (Networking) European Sport Education Information Platform

10 Organizações Parceiras
Actualmente a rede AEHESIS inclui 86 organizações parceiras de 29 países Europeus. Uma lista completa pode ser descarregada em

11 Grupo de Gestão Coordenadores do Projecto
Karen Petry, Alberto Madella & Karsten Froberg Experts Jean Camy, Paul De Knop, Gilles Klein Coordenadores de Sector Sport Management: Vilma Cingiene & Kari Puronaho Physical Education: Ken Hardman Sport Coaching: Pat Duffy Health & Fitness: Allan Pilkington Grupos de Investigadores por Sector 3 a 5 experts por área Comunicação & Gestão Financeira Matthias Gütt & Christoph Fischer

12 Sector do Sport Coaching
Prof. Dr. Pat Duffy, Sportcoach, UK Dr. Corrado Beccarini, CONI, Italy Prof. Dr. Miguel Crespo, International Tennis Federation Dr. Christophe DeBove, INSEP, France Prof. Dr. Thierry Marique,Univ. Louvain, Belgium Dr. Declan O Leary, National Coaching and Training Centre, Ireland Dr. Laszlo Petrovic, National Institue for Coach Education, Semmelweiss University, Hungary Prof. Dr. José Rodrigues, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal Este grupo trabalhou em articulação, para a revisão da Estrutura Europeia da Qualificação dos Treinadores, com o European Coaching Council (ENSSEE) e integrou representantes das Federações Internacionais, do Comité Olímpico Internacional e do International Council for Coaching Education.

13 Quantitative Evaluation Qualitative Evaluation Information Providers
Modelo de Avaliação Quantitative Evaluation Qualitative Evaluation Analysis Public Information DATABASE E X P R T G R O U P S S I T M O D L Information Providers Results IQ CQ

14 Questionário Institucional

15 Actividades – „Mapping“
O que significa ‚Mapping‘ : Um registo dos programas de educação em desporto existentes; Um instrumento para a transparência; Um primeiro passo para a análise dos curricula; Uma fonte de informação para estudantes e investigadores. Os Mapas são estruturas para descrever a informação existente!

16 Mapping - Exemplo August 2006

17 Six-Step-Model (Gilles Klein)
Área Profissional Acção: A primeira tarefa será definir numa frase a área. Profissões Padrão (Standard Occupations) Acção: Definir numa frase geral as 3 maiores profissões. Actividades Acção: Definir as 4/5 principais activities para as três profissões. Competências Acção: Definir respectivas competências para cada actividade referida no passo 3. Resultados das Aprendizagens (Learning Outcomes) Acção: Especificar os “learning outcomes” que os estudantes devem evidenciar no final dos programas, relaccionados com as competências relevantes para as 3 profissões. Modelo de Curricula Para uma só profissão, o último passo será produzir um modelo de curricula. Step I Step II Step III Step IV Step V Step VI

18 p.e. ‚Sport Coaching‘ Professional Area Standard Occupations
Treinador Desportivo (Treinador de um desporto) Standard Occupations a. Treinador de desportistas orientados para a participação b. Treinador de atletas orientados para a competição Activities Treino, competição, gestão, educação Competences Planear, organizar, conduzir, avaliar conhecimentos; técnicas; pessoal/profissional; genéricas Learning Outcomes O atleta; o treinador; o desporto; as ciências do desporto Curriculum Model Desenho do curricula e orientações para o planeamento de programas de formação de treinadores Step II Step III Step IV Step V Step VI Step I

19 Definição de “coaching” – treinador desportivo
Para o objectivo do projecto, “coaching” foi definido como : O rendimento orientado, pelo treinador, de atletas/desportistas num específico desporto e em nível de desenvolvimento identificado no percurso de formação do atleta/desportista. As actividades principais do treinador incluem a necessidade de análise e plano; orientar as sessões de treino; treinar em competição e controlar todo o processo. A natureza específica de cada desporto é o elemento chave da definição de treinador “coaching”, uma vez que se trata de uma actividade orientada a grupos específicos. Reconhece-se que os treinadores possam intervir especificamente em diversos desportos, no desempenho de algumas funções, bem como nas áreas da condição física e da educação. No entanto, para o objectivo deste projecto, a definição é centrada na actividade de um específico desporto e da sua população. Para as instituições de ensino superior implica que os cursos que contenham “coaching” treino desportivo, na identificação, devem proporcionar aos estudantes formação técnica para o treino num desporto, ou em vários desportos, a um específico nível de desenvolvimento.

20 Estrutura para Desenvolvimento Curricular da Formação de Treinadores
1. EMPREGO 2. COMPETENCIAS 3. EDUCAÇÃO- FORMAÇÃO-CERTIFICAÇÃO I. AREA PROFESSIONAL II. OCUPAÇÃO PADRÃO III. ACTIVIDADES IV. LEARNING OUTCOMES & COMPETENCIAS VI. CURRICULUM MODELO TREINO O atleta e outras pessoas Treinador de Iniciação Crianças / Jovens / Adultos Plano, Organiza Conduz, Avalia 1. CONDIÇÕES DE ACESSO 1. SKILLS (FUNCIONAL) KNOW-HOW (Técnicas) Treinador de desportistas de participação O Treinador 2. CONTEÚDOS/ MÓDULOS/UNIDADES Treinador de desportistas de participação Crianças / Jovens / Adultos COMPETIÇÃO Plano, Organiza Conduz, Avalia O Desporto 3. NR. DE CREDITOS TREINADOR DE UM DESPORTO 2. CONHECIMENTO (COGNITIVO) KNOW WHAT 4. METODOS DE ENSINO As Ciências do Desporto Treinador de talentos / atletas de competição Crianças / Jovens / Adultos GESTÃO Plan, Organize Conduct, Evaluate Plano, Organiza Conduz, Avalia 5. TIPOS DE AVALIAÇÃO (i) Autonomia & responsibilidade Treinador de atletas de performance Master Coach 6. RECURSOS Treinador de full-time / atletas de alta performance EDUCAÇÃO 3. COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS (ii) Competência de Aprendizagem Senior Coach Plano, Organiza Conduz, Avalia 7. CONTROLO DE QUALIDADE Coach (iii) Competência Social e de Comunicação Desenvolvimento de longo termo dos desportistas 8. TUTORES Apprentice Coach (*) 4. COMPETENCIAS CHAVE (iv) Competência Profissional & vocacional 9. PERSPECTIVAS CARREIRA Desenvolvimento de Longo Termo do Treinador (*)

21 Estrutura para Desenvolvimento Curricular da Formação de Treinadores
Master Coach Master Coach

22 Classificação das Tipos de Treinadores
Título Descrição Apprentice Coach Coadjuvar treinadores mais qualificados em aspectos específicos dos treinos, normalmente sob supervisão. Gerir sessões de treino sob a direcção ou apoio de outro treinador. Adquirir e praticar competências básicas de treinador. Coach Preparar, gerir e avaliar as sessões de treino. Demonstrar as competências básicas de treinador. Senior Coach Planear, implementar e avaliar os programas anuais de treino. Demonstrar as competências avançadas do treinador. Master Coach Planear, implementar, analisar e avaliar os programas plurianuais de treino. Demonstrar as competências avançadas do treinador, inovação e liderança. Coach of participation-oriented sportspeople (treinador de desportistas orientados para a participação – lazer e recreação) Coach of performance-oriented athletes (treinador de atletas orientados para a performance – rendimento e competição)

23 Estrutura para Desenvolvimento Curricular da Formação de Treinadores

24 Competências associadas ao tipo de treinador
– Conhecimentos : utilização da teoria e dos conceitos, bem como o conhecimento empírico ganho através da experiência 1. Conhecimento do Desporto a. Regras; b. Regulamentos; c. Instalações; d. Equipamentos; e. Características específicas das diferentes modalidades. 2. Conhecimento das Pessoas no Desporto a. Atletas e os seus níveis de desenvolvimento; b. Treinadores e os seus níveis de desenvolvimento; c. Outros treinadores adjuntos; d. Pais e familiares; e. Juízes, árbitros e agentes; f. Escolas, clubes e federations; g. Media 3. Conhecimento das ciências do desporto relativas ao Desporto específico a. Técnica, tática, condição física e mental do desporto; b. Medicina, nutrição, primeiros socorros, prevenção de lesões; c. Metodologia e pedagogia (didáctica); d. Psicologia e sociologia; e. Biomecânica; f. Periodização e planeamento, g. Teoria do Treino h. Estilo de vida; g. Modelo de desenvolvimento do atleta específico do desporto – Técnicas: as funções (know-how) que o treinador deve ser capaz de executar, quando está a efectuar uma actividade de trabalho, de aprendizagem ou social. – Pessoal, profissional, ética: saber como se comportar numa específica situação; possuir determinados valores pessoais e profissionais – Genéricas: Comunicação na língua de origem, comunicação em outra língua, competências basicas em matemática, ciência e tecnologia, competências nas TIC, aprender a aprender, competências interpessoais e cívicas, empreendedorismo e expressão cultural

25 Estrutura para Desenvolvimento Curricular da Formação de Treinadores
1. EMPREGO 2. COMPETENCIAS 3. EDUCAÇÃO- FORMAÇÃO-CERTIFICAÇÃO I. AREA PROFESSIONAL II. OCUPAÇÃO PADRÃO III. ACTIVIDADES IV. LEARNING OUTCOMES & COMPETENCIAS VI. CURRICULUM MODELO TREINO O atleta e outras pessoas Treinador de Iniciação Crianças / Jovens / Adultos Plano, Organiza Conduz, Avalia 1. CONDIÇÕES DE ACESSO 1. SKILLS (FUNCIONAL) KNOW-HOW (Técnicas) Treinador de desportistas de participação O Treinador 2. CONTEÚDOS/ MÓDULOS/UNIDADES Treinador de desportistas de participação Crianças / Jovens / Adultos COMPETIÇÃO Plano, Organiza Conduz, Avalia O Desporto 3. NR. DE CREDITOS TREINADOR DE UM DESPORTO 2. CONHECIMENTO (COGNITIVO) KNOW WHAT 4. METODOS DE ENSINO As Ciências do Desporto Treinador de talentos / atletas de competição Crianças / Jovens / Adultos GESTÃO Plan, Organize Conduct, Evaluate Plano, Organiza Conduz, Avalia 5. TIPOS DE AVALIAÇÃO (i) Autonomia & responsibilidade Treinador de atletas de performance Master Coach 6. RECURSOS Treinador de full-time / atletas de alta performance EDUCAÇÃO 3. COMPETENCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS (ii) Competência de Aprendizagem Senior Coach Plano, Organiza Conduz, Avalia 7. CONTROLO DE QUALIDADE Coach (iii) Competência Social e de Comunicação Desenvolvimento de longo termo dos desportistas 8. TUTORES Apprentice Coach (*) 4. COMPETENCIAS CHAVE (iv) Competência Profissional & vocacional 9. PERSPECTIVAS CARREIRA Desenvolvimento de Longo Termo do Treinador (*)

26 Sintese dos resultados da aprendizagem
Relação entre a estrutura de 4-níveis e a estrutura EQF de 8-níveis (European Qualification Framework) Nível Sintese dos resultados da aprendizagem (learning outcomes) Título EQF 1 Fornece técnicas básicas e conhecimentos para o treinador assistente (ou adjunto) Apprentice Coach 2 Consolida as ténicas e conhecimentos para o treinador Coach 3,4 3 Fornece técnicas avançadas e conhecimentos para o treinador senior Senior Coach 5 4 Fornece técnicas avançadas, conhecimentos, liderança e inovação para o treinador master (mestre) Master Coach 6,7 Coach of participation-oriented sportspersons (treinador de desportistas orientados para a participação – lazer e recreação) Coach of performance-oriented sportspersons (treinador de atletas orientados para a performance – rendimento e competição)

27 Reconhecimento das qualificações dos treinadores
A estrutura para o reconhecimento das qualificações dos treinadores deve consistir em três sectores : 1. programas das Federações; 2. programas do Ensino Superior; 3. programas de outras agências reconhecidas para a formação de treinadores Reconhecimento recíproco: recomenda-se que todos os sectores sejam reconhecidos por todas as partes envolvidas no processo, do seguinte modo : i) Reconhecimento das Federações, Ensino Superior, e agências reconhecidas para a formação de treinadores pelas Autoridades Nacionais do Desporto: Recomenda-se que estes sectores sejam reconhecidos pelas autoridades nacionais competentes com o objectivo de integrarem nos seus sistemas de formação e educação, e para o reconhecimento da experiência e das qualificações dos treinadores para futura formação no contexto não-universitário. ii) Reconhecimento das Federações e agências reconhecidas para a formação de treinadores pelas Instituições de Ensino Superior : Recomenda-se que estes sectores sejam reconhecidos pelas universidades e instituições de ensino superior com o objectivo de integração nos seus cursos e para o reconhecimento da experiência e das qualificações dos treinadores para futura formação no contexto universitário iv) Reconhecimento das Instituições de Ensino Superior e agências reconhecidas para a formação de treinadores pelas Federações: Recomenda-se que estes sectores sejam reconhecidos pelas Federações com o objectivo de integração nos seus cursos e para o reconhecimento da experiência e das qualificações dos treinadores para obtenção da licença de treinador Recomenda-se que exista um trabalho de grupo (conjunto) em que as partes cooperem em todos os aspectos do processo de educação, independentemente da agência que promove a formação. O diálogo deve ocorrer na fases iniciais de planeamento, antes do processo de formação de treinador iniciar.

28 Estrutura para as Licenças dos Treinadores
Autoridade Nacional Competente reconhece Federações - formação de treinadores Agências públicas ou privadas de formação de treinadores Ensino Superior – formação de treinadores RECONHECIMENTO RECÍPROCO DAS QUALIFICAÇÕES (que pode dar origem a uma licença imediatamente ou pode exigir experiência como treinador / desenvolvimento profissional contínuo) (EXPERIÊNCIA COMO TREINADOR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO) A LICENÇA DE TREINADOR É ATRIBUÍDA PELA FEDERAÇÃO ou pela autoridade nacional competente

29 Recomendações Deve ser efectuada uma extensiva consulta para rever e validar as característica do modelo de treinador, as competências propostas, e o modelo de curriculum. A consulta deve incluir mais Federações desportivas, Instituições de Ensino Superior, e ainda as organizações internacionais com influência no desenvolvimento do desporto, nomeadamente do treino desportivo e da formação de treinadores (como por exemplo, o Comité Olímpico Internacional e o International Council for coach Education).

30 European Sport Education Information Platform
Futuras actividades „Mapping“ será extendida : - às organizações parceiras do AEHESIS e - a uma maior rede de países Europeus e Não-Europeus. (2) O serviço da base de dados será desenvolvido para determinados grupos/utilizadores/parceiros sociais (p.e. Àrea dos Estudantes). O desenvolvimento da qualidade dos dados será uma das principais actividades nos próximos anos. European Sport Education Information Platform

31 European Sport Education Information Platform
A referida European Sport Education Information Platform está online desde Maio de 2007 em e tem – para além de outra – a seguinte informação : Sectores Específicos por áreas (MA, CO, H&F, PE) „Stakeholder“ Área (estudantes, gestores da formação, investigadores etc.) Nova Base de Dados & Sistema de Registo Online Notícias (Newsletter) acerca da Educação em Desporto na Europa Um Forum Interactivo

32 Convenção para o Reconhecimento das Qualificações e Competências dos Treinadores
Para as Autoridades Nacionais e as Federações Internacionais Os Treinadores tem um papel fundamental na formação desportiva das pessoas de todas as idades e de todos os níveis técnicos. Para cumprir o seu papel, os Treinadores devem ter adequadas competências e formação, considerando os grupos de pessoas com que trabalham. Os Treinadores devem preocupar-se com o bem estar dos desportistas, assim como a optimização da sua performance. Os Treinadores devem respeitar os direitos, a dignidade e o valor dos desportistas e tratar todos com igualdade, considerando as diferenças de género, étnicas, religiosas ou políticas entre outras. Os Treinadores devem trabalhar duma forma aberta e cooperativa com todos os responsáveis pelo desenvolvimento da performance e do bem estar dos desportistas. Os Treinadores devem desenvolver e manter um elevado padrão de treino; a sua acção enquanto orientador das sessões de treino, deve reflectir o conhceimento científico e uma adequada expertise. Os princípios científicos devem ser aplicados em todos os níveis de formação de treinadores. As responsabilidades e a competência profissional deve ser desenvolvida gradualmente dos níveis iniciais da qualificação dos treinadores até aos últimos níveis.

33 Convenção para o Reconhecimento das Qualificações e Competências dos Treinadores
Todos os Treinadores devem possuir uma qualificação que é reconhecida pela competente autoridade nacional e pela relevante federação desportiva. A Estrutura para o Reconhecimento das Qualificações e Competências dos Treinadores proposta pelo European Coaching Council, na Revisão da Estrutura de 5-Níveis é o ponto de referência europeu para o período Durante este período, será desenvolvida uma revisão da Estrutura para o Reconhecimento das Qualificações e Competências dos Treinadores. Como parte do desenvolvimento da revisão da Estrutura, será estabelecido um mecanismo formal, de modo a que as aprendizagens anteriores e a experiência acumulada possa ser reconhecida, considerando as qualificações dos treinadores no âmbito da Estrutura apresentada pelo ECC. Como parte do desenvolvimento da revisão da Estrutura, deve ser considerado o estabelecimento de um sistema de licenciamento que tenha um reconhecimento e uma validade internacional. Cada agência participante na convenção deve utilizar a revisão da Estrutura, como um ponto de referência para o seu trabalho e contribuir para a melhoria da Estrutura entre 2008 e A convenção não é um documento legal vinculativo ao produto final e é assumida sem prejuízo das posições que cada Desporto e Autoridade Nacional possam ter acerca da Estrutura Final apresentada.

34 www.aehesis.com -- www.eseip.eu

35 Formação de treinadores – o desafio europeu
JOSÉ RODRIGUES ECC / ENSSEE – European Coaching Council – GIPD - Grupo de Investigação em Pedagogia do Desporto – ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR


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