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Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico

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Apresentação em tema: "Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
Grupo 3 Alessandra Petito Hugo Separovic Marcelo Silva Rafael de Marchi Sílvia Miranda

2 Ambiente Automotivo Nacional
4o Maior mercado do mundo 6o Maior produtor automotivo mundial Estão estabelecidos no país: Os mais importantes grupos automobilísticos do mundo 20 fabricantes de veículos 7 produtores de máquinas agrícolas O complexo industrial automotivo é composto por: Industrias fornecedoras de matéria prima Industrias fornecedoras de autopeças Fabricantes de veículos Fabricantes de máquinas agrícolas Setor de comercialização de veículos Setor de comercialização de autopeças Setor de serviços e assistência Entidade representativa: ANFAVEA (Ass. Nac. dos Fabricantes de Veículos Automotivos) 3. Ambiente Atual x Ambiente Futuro: vide orientações no PPT da Aula 1 -  slide do roteiro para o trabalho em grupo e da Aula 2 (exemplos dos slides 42 a 53) - Este ponto é grande, sugiro dividir entre 2 pessoas;

3 Segmento: Hatches Compactos
Características: maior segmento do Brasil, grandes mudanças nos últimos 5 anos Competitividade: aumentou muito, novas marcas, modelos, opções Consumidor: mais experiente e exigente Novos modelos: design mais ousado, mais espaçosos e equipados, mais segurança e preços competitivos Características e Tendências mais relevantes do ambiente operacional do setor Apresentação detalhada do setor: vide Orientações nos PPTs das Aulas 1  e da Aula 2 (slides de programação da próxima aula) e da Aula 5 (slide ref. exercício de aplicação). Incluir contexto atual do setor, competitividade, principais players no mercado brasileiro.

4 HB20 Promessa: revolucionar o segmento de populares no Brasil
Fábrica: 1º. Hyundai fabricado no Brasil - Piracicaba Out/ 2012: Vendas iniciadas Nov/ 2012: 10º. mais vendido do país Dez/ 2013: 7º. mais vendido (5º. da categoria) Problemas: + de 100 dias para a entrega; hoje pronta entrega Problemas enfrentados: longo tempo de espera – mais de 100 dias para a entrega. Desde setembro/2013, fábrica passou a funcionar em 3 turnos para dar conta da alta demanda. Hoje as lojas garantem a pronta entrega

5 Fatores Chave Forças Fraquezas Ameaças Oportunidades - Inovação
- Montadora que + cresce no mundo - Produto favorito dos clientes - Fábrica no Brasil - Rapidez de reação Fraquezas - Falta de tradição - Demora inicial no atendimento - Preço - Custo Brasil - Dependência do mercado brasileiro Ameaças - Novos concorrentes - Produtos cada vez mais baratos - Clientes cada vez mais exigentes - Reação das marcas tradicionais - Sistema tributário brasileiro Oportunidades - Maior segmento do Brasil - Valorização da inovação - Aumento da capacidade no Brasil - Exportação para a América Latina

6 Menor (INCERTEZA) Maior
Impacto x Incerteza Menor (IMPACTO) Maior 8 3 4 7 2 1 Forças/Fatores Nome do cenário Contexto geral indústria automotiva Impacto Incerteza 1 Cliente Está mais experiente e exigente. Exige melhor tecnologia, inovação, acabamento, potência, design e garantia do que antigamente. Tudo isso aliado a melhores preços. 6 5 2 Concorrência Aumentou muito nos últimos anos, novas marcas, modelos, opções. 4 3 Econômico Maior segmento do setor automobilístico do Brasil. Número de concorrentes aumentou muito nos últimos 5 anos. Tecnológico Necessário aprimoramento tecnológico constante Social Sociedade cada vez mais exigente: ética, qualidade e ambiental. 8 7 Político Concentração do risco no mercado brasileiro, por ter a fábrica aqui. Interesse de expansão para a América Latina em momento de incerteza política. Jurídico Instabilidade das regras triburtárias, especialmente alíquotas de IPI. Carga tibutária nacional pesada onera a competitividade internacional. Sistema complexo de impostos gera custos adicionais de pessoal. Físico Combustíveis fosseis se tornando cada vez mais escassos e caros. 6 5 Menor (INCERTEZA) Maior 1 2 3 4 5 6 7 8 Cliente Concorrência Econômico Tecnológico Social Político Jurídico Físico

7 Principais Players Modelo Vendas 1o Volkswagen Gol 2o Fiat Uno 3o Fiat Palio 4o Ford Fiesta 5o Hyundai HB20 6o Chevrolet Onix 7o Volkswagen Fox 8o Renault Sandero 9o Chevrolet Celta 74.655 10o Fiat Punto 40.407 Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford: menos de 70% do mercado – 1ª. vez na história Novidades para 2014: Volkswagen Up! Ford Ka Renault Sandero Nissan March Chery QQ Fiat Uno Modelo Vendas 2013 1o 1o. Volkswagen Gol 6o Chevrolet Onix 2o 2o. Fiat Uno 7o Volkswagen Fox 3o 3o. Fiat Palio 8o Renault Sandero 4o 4o. Ford Fiesta 9o Chevrolet Celta 74.655 5o 5o. Hyundai HB20 10o Fiat Punto 40.407

8 Ambiente Atual vs. Ambiente Futuro
Venda de veículos novos: Atual: buscando acelerar a economia, montadoras e governo reduzem preços e impostos visando aumentar as vendas. Futuro: para manter o mercado aquecido, a tendência é seguir reduzindo custos de produção para melhorar a competitividade e manter as vendas. Espaço urbano: Atual: o crescimento das vendas ocasiona excesso de veículos e consequente tráfego e congestionamentos. Futuro: a continuidade das políticas de preço e acesso aos veículos tendem a seguir o crescimento de vendas e agravar as condições de tráfego e congestionamentos, principalmente em centros urbanos. Transporte público: Atual: as políticas governamentais iniciam o incentivo ao uso de transporte público, ampliando as linhas de trem e metro, e ampliando os corredores de ônibus. Futuro: a ampliação do transporte público e a dificuldade de mobilidade tendem a causar uma redução na utilização de veículos particulares, reduzindo assim as vendas.

9 APLs/Clusters Para o seguimento automobilístico o espaço para gerar Clusters é formado em volta das fábricas, direcionado ao mercado de reposição de peças e treinamento de mão de obra especializada No exemplo da Hyundai, vemos abaixo algumas notícias que caracterizam a possibilidade de formação de Clusters com o início da fábrica na cidade de Piracicaba. 4. Identificar APLs / Clusters no setor escolhido: Orientações do penúltimo slide do PPT da Aula 6;  - Existem??? Pensar em toda cadeia produtiva... ou cadeia de valor. - Se existirem analisar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. - Se não existirem, discutir as prováveis causas e se seria interessante para o setor uma organização deste tipo.

10 APLs/Clusters 4. Identificar APLs / Clusters no setor escolhido: Orientações do penúltimo slide do PPT da Aula 6;  - Existem??? Pensar em toda cadeia produtiva... ou cadeia de valor. - Se existirem analisar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. - Se não existirem, discutir as prováveis causas e se seria interessante para o setor uma organização deste tipo.

11 APLs/Clusters No caso da Hyundai, ainda não existe nada organizado neste sentido, mas uma organização deste tipo em uma cidade pequena do interior teria um aspecto muito positivo de desenvolvimento Plano de ação necessário: ações conjuntas com os governos regionais para suprir necessidades futuras, prevendo o crescimento acelerado das demandas de mão de obra e infra estrutura para a região Seria necessária também a criação de um comitê e regras entre todas as empresas deste ramo para estabelecer metas e decisões estratégicas alinhadas entre elas 4. Identificar APLs / Clusters no setor escolhido: Orientações do penúltimo slide do PPT da Aula 6;  - Existem??? Pensar em toda cadeia produtiva... ou cadeia de valor. - Se existirem analisar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. - Se não existirem, discutir as prováveis causas e se seria interessante para o setor uma organização deste tipo.

12 CANVAS Parcerias Chaves Atividades Chaves Proposta de Valor
Relações com Clientes Segmento de Mercado Ind. Matéria-prima Ind. Autopeças Comerc. veículos Ent. Representativa (ANFAVEA) Fabricação e montagem de veículos * Abertura de fábrica exclusiva para fabricação do modelo popular “HB20” Oferecer veículos: Mais seguros Mais leves Mais econômicos Mais confortáveis Menos poluentes Confiança Fidelização Atender clientes que buscam: Conforto Tecnologia Segurança Preço acessível Perfil em foco: Jovens Classe média/alta Recursos Chave Canais Matérias-primas Autopeças Linhas de montagem eficientes Prover veículos de qualidade diferenciada Fornecer assistência pós-venda Estrutura de Custos Fontes de Renda Negócio dirigido por custo, sendo os principais: Matéria-prima Instalações Pessoal Produção Venda de ativos Preço dinâmico (sugerido) com pequena margem de negociação 2. Apresentação da empresa: vide Orientações do PPT da Aula 4: exemplos dos slides 37 a 43 (este é muito simples, apenas indica a foma de apresentar a empresa) e revisão do canvas (apresentado nos slides da Aula 1);

13 Hyundai – Evolução Histórica
Criada em 1967 – dedicava-se à montagem de carros norte- americanos (consumo interno) produção do compacto Pony produção do Sedan Excel Durante a fase inicial de produção da Hyundai, foram implantados princípios e métodos do Sistema Toyota de Produção ( STP ) O conceito do STP inicialmente buscava a eliminação de perdas ocasionadas pelo modelo de produção em massa e utilização do trabalho no modelo fordista, para um novo modelo que se baseia em produção “enxuta”, abrangendo a cadeia de suprimentos, e principalmente, orientada pela demanda, gerando um modelo de produção “puxado”.

14 Hyundai – Evolução Histórica
Meados de Hyundai renova sua primeira linha de montagem, para estabelecer linhas de produção em massa, mas com grandes investimentos em tecnologia e automação, associado a um conceito Just-in-time Campanhas de trabalho (treinamento) sobre boas práticas (três certos – fazer as coisas certas, na hora certa e no local certo), e as cinco atitudes (planejamento, ordem, limpeza, arrumação e disciplina) princípios difundidos junto ao chão de fábrica Final de A Hyundai fez investimentos maciços em automação e centrou seus esforços na política de inovação de processos de produção, estimulando seus engenheiros a apresentar soluções e buscar inovações, reconhecendo financeiramente seus engenheiros com políticas de remuneração alinhadas com essa proposta 2013 – eleita pela 4ª. vez a Empresa Mais Admirada do Brasil na categoria Montadora/Importadora de Automóveis

15 Hyundai – Modelo de Produção
Redução de sua dependência de trabalhos diretos e aumento da sua dependência de instalações de produção, níveis de automação e tecnologia da informação no processo de produção. Flexibilidade na sua dependência com a mão de obra (depende muito de sua alta equipe de engenharia, cabendo ao chão de fábrica executar operações simples) 90% dos problemas de produção são resolvidos no projeto piloto (nas pistas de teste), dispensando os processos de melhoria contínua no chão de fábrica. Nas montadoras japonesas, pelo contrário, o chão de fábrica tem maior importância no aperfeiçoamento do produto final. Modelo de Produção Modular: método de produção em que peças são submontadas em unidades intercambiáveis a serem fornecidas para a linha de montagem final.

16 Hyundai – Modelo de Produção
Consequência da Produção Modular : Redução de custos e melhoria na qualidade e produtividade.

17 Hyundai – Modelo de Produção
Brasil - fábrica própria em 2012 – cidade de Piracicaba/SP, cuja capacidade é de 150 mil veículos por ano, responsável pela fabricação dos modelos HB20, HB20X e HB20S, exclusivos para o mercado brasileiro (demanda interna por carros populares)

18 Hyundai – Modelo de Produção

19 A Inovação para a Hyundai
Fabricação local para melhoria de competitividade Investimento para elevar a qualidade de um modelo popular Utilização de tecnologia avançada para conquistar clientes exigentes

20 Bibliografia Industria Automobilística e Sustentabilidade – CNI
Análise Atual do Setor Automobilístico Nacional Revista Carta Capital – 2013


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