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Quadro-resumo: Hotelaria no mundo.

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1 Quadro-resumo: Hotelaria no mundo

2 Antiguidade Estâncias hidrominerais instaladas pelos romanos na Inglaterra, na Suíça e no Oriente Médio. Pontos de paradas de caravanas.

3 Idade Média Mosteiros que acolhiam os hóspedes.
Acomodações junto aos postos de articulação dos correios. Abrigos para cruzados e peregrinos.

4 1790 Surgimento de hotéis na Inglaterra, na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XVIII, estimulado pela Revolução Industrial.

5 1850 Áreas próximas às estações ferroviárias passam a concentrar os hotéis no final do século XIX e nos primeiros anos do século XX.

6 1870 Introdução do quarto com banheiro privativo (apartamento).

7 1920 Grande número de hotéis construídos, na década de 20, nos Estados Unidos da América e na Europa, graças à prosperidade econômica.

8 1950 Novo surto de construção de hotéis nos anos 50, coincidindo com a era dos jatos e o grande incremento do movimento turístico mundial.

9 1970 Entrada em operação dos Boeing 747, em 1969/1970. Fonte: Hotel – Planejamento e Projeto – SENAC.

10 Quadro-resumo: Hotelaria no Brasil
1808 Mudança da corte portuguesa para o Brasil, o que incentiva a implantação de hospedarias no Rio de Janeiro.

11 1907 Primeira lei de incentivos para a implantação de hotéis no Rio de Janeiro.

12 1946 Proibição de jogos de azar e fechamento dos cassinos, o que inviabiliza os hotéis construídos para esse fim.

13 1966 Criação da Embratur que viabiliza a implantação de grandes hotéis, incluindo as áreas da Sudam e da Sudene.

14 1990 Entrada definitiva das cadeias hoteleiras internacionais no país. Fonte: Hotel – Planejamento e Projeto – SENAC.

15 Era da Qualidade dos produtos e serviços?
2015 Era da Qualidade dos produtos e serviços?

16 Os hotéis podem ser classificados basicamente:
Cite 01 exemplo!

17 CATEGORIAS DE MEIOS DE HOSPEDAGEM (SEGUNDO A EMBRATUR)
A classificação possibilita uma padronização dos estabelecimentos hoteleiros, a fiscalização dos mesmos e a manutenção do padrão de qualidade. Contudo, as exigências para alcançar uma boa categorização têm um alto custo para os hotéis.

18 Categorias Embratur Hotel – H Hotel Histórico – HH Hotel de Lazer – HL
Pousada – P

19 Categoria Símbolo MEIOS DE HOSPEDAGEM (a que se aplicam as categorias)

20 Dessa forma: Os itens e padrões definidos na classificação têm por objetivo atender às expectativas dos hóspedes em relação aos meios de hospedagem.

21 Destinando-se a avaliar e a observar os seguintes aspectos:
a) Posturas legais; b) Segurança; c) Saúde; d) Higiene; e) Conservação/manutenção; f) Atendimento ao hóspede; g) Portaria/recepção; h) Acessos e circulações; i) Setor habitacional; j) Áreas sociais; k) Comunicações; l) Alimentos e bebidas; m) Lazer; n) Convenções/escritório virtual; o) Serviços adicionais; p) Cuidados com o meio ambiente.

22 ESTRUTURA HOTELEIRA A hotelaria faz parte do setor de prestação de serviços e, assim, se caracteriza como um produto intangível (que não se pode tocar, provar). Desta forma, a confiança no serviço é a maior garantia do consumidor.

23 Os hotéis são constituídos, basicamente, pelas seguintes áreas:

24 DEFINIÇÕES EM HOTELARIA
1ª Empresa Hoteleira = De acordo com a Resolução Normativa 387/98 da Embratur, em seu artigo 5º, “Considera-se empresa hoteleira a pessoa jurídica que explore ou administre meio de hospedagem e que tenha em seus objetivos sociais o exercício de atividade hoteleira, observando o Art. Nº de 15 de julho de 1980”.

25 UNIDADE HABITACIONAL - UH
Unidade habitacional = É o apto em si, (uh) é o termo técnico pela qual os profissionais da área usam qdo se referem ao apto. OU ainda: “É o espaço compreendido pelo quarto de dormir e o banheiro colocados a disposição do hóspede mediante pagamento de diária nos estabelecimentos de hospedagem”.

26 Diária Entende-se por diária o “preço pago pelo hóspede correspondente a utilização da UH e dos serviços incluídos por um período básico de 24 horas, observando os horários fixados para entrada (check –in) e saída (check-out”).

27 Ou ainda: “É o valor pago pelo hóspede ao hotel a título de remuneração pela utilização da Unidade Habitacional (UH) para hospedagem, pelo período médio de 24 horas, resguardando-se os horários preestabelecidos para a entrada e a saída do hóspede do hotel”.

28 Organograma geral de hotel cinco estrelas
Gerência Geral (GG) Gerência de Hospedagem Gerência de A&B Gerência de RH Gerência de Governança Gerência de Marketing Gerência Lazer e Recreação Gerência de Manutenção Gerência Financeira Gerência de Vendas Gerência Executiva (SG)

29 Note que: Para cada Gerência existe “ramificações” dessas.

30 Montar 5 grupos e pesquisar:
Modelos de organogramas para meios de hospedagem. “Tempo 30 minutos” Discussão em sala dos resultados!

31 Alfabeto fonético internacional p/ o Turismo e a Hotelaria
A = ALFA B = BRAVO C = CHARLIE D = DELTA E = ECO F = FOX G = GOLF H = HOTEL I = INDIAN J = JULIET K = KILO L = LIMA M = MIKE N = NOVEMBER O = OSCAR P = PAPA Q = QUEBEC R = ROMEO S = SIERRA T = TANGO U = UNIFORM V = VICTOR W = WHISKY X = X-RAY Y = YANKEE Z = ZULU OU ZED

32 Oferta Hoteleira Existente no Brasil hoje:
Total de Hotéis no Brasil = Não existem dados oficiais sobre o número total de hotéis no Brasil.

33 Dessa forma: Desta forma, para a estimativa desse total, utilizamos como base o nosso banco de dados e informações obtidas do banco de dados do site Hotel On Line e Guia Quatro Rodas.

34 Para tanto, foram identificado os hotéis que são afiliados a cadeias hoteleiras nacionais e internacionais e feita uma estimativa dos hotéis independentes.

35 Glossário de termos A seguir é apresentado as definições dos termos utilizados na Hotelaria. Esses termos foram descritos de acordo com a décima primeira edição do Sistema Uniforme de Contabilidade para Hotéis, publicado pela América Hotel & Motel Association.

36 Taxa de Ocupação A taxa de ocupação refere-se à média anual. A taxa é obtida dividindo-se o número total de apartamentos ocupados, excluindo cortesias e uso da casa, pelo número de apartamentos disponíveis no ano.

37 Diária Média A diária média refere-se à média anual. A diária média é obtida dividindo-se a receita de apartamentos, já deduzido o café da manhã, pelo total de apartamentos ocupados no ano (excluindo cortesias e uso da casa).

38 RevPAR O RevPAR é um índice que combina a taxa de ocupação e a diária média, representado a receita de apartamentos por apartamento disponível. O RevPAR é obtido dividindo-se a receita de apartamentos pelo total de apartamentos disponíveis no ano. Pode-se obter o RevPAR também multiplicando-se diretamente a taxa de ocupação anual pela diária média.

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40 Centro de Receitas em um meio de hospedagem
Receitas de apartamentos: receita da venda de apartamentos, deduzidas as taxas de serviço, café da manhã e descontos.

41 Receitas de alimentos:
Incluem as receitas com a venda de alimentos no restaurante, “room service”, banquete e serviços similares, além do café da manhã e bebidas como café, leite e chá.

42 Receitas de bebidas: Receitas com a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas no restaurante, bar, banquetes, room service e outros.

43 Outras receitas de alimentos e bebidas:
Incluem aluguéis de salões e equipamentos para eventos.

44 Receitas de telefone: Receita de telefone, fax e serviço de internet.

45 Outros Departamentos Operacionais: incluem as receitas de
Serviços como lavanderia, business center, health club, e outros departamentos explorados.

46 Aluguéis e Outras Receitas: aluguéis de lojas e vitrines,
Receitas cambiais, concessões, comissões de aluguel de carros, estacionamento, etc.

47 Custos e Despesas Departamentais
Apartamentos: incluem salários e encargos da recepção, governança, reservas e portaria. Outras despesas incluem material de limpeza, lavanderia, enxoval, amenidades para hóspedes, uniformes, despesas com reservas, comissão aos agentes de viagens, tv a cabo, etc.

48 Alimentos e Bebidas: Incluem os custos diretos de alimentos e bebidas, os salários e encargos da cozinha, restaurantes, bares, room service e banquetes. Outras despesas incluem louças, talheres e baixelas, cristais, enxoval de mesa, pratarias, materiais de cozinha e restaurante, uniformes, música ambiente, menus, lavanderia etc.

49 Telefone: Incluem salários e encargos da telefonia, o custo das chamadas telefônicas, de fax e outras despesas relacionadas.

50 • Outros Departamentos Operacionais:
Constituem as despesas com salários, encargos e outras despesas relacionados com outros departamentos operados.

51 Despesas Operacionais não Distribuídas
Administração: representam os salários e encargos do departamento de administração incluindo a gerência, contabilidade, recursos humanos e controladoria, podendo incluir também segurança, lazer, informática, entre outros. Outras despesas incluem comissões com cartão de crédito, despesas legais, seguros, viagens, material de escritório, informática, etc.

52 Marketing: Incluem salários e encargos do pessoal de marketing e vendas, além das despesas com propaganda, viagens, material promocional, etc.. No caso de hotéis administrados por cadeias hoteleiras essas despesas podem incluir também taxas de marketing da cadeia.

53 Energia: Inclui as despesas com eletricidade, água, gás e outros combustíveis.

54 Manutenção: Incluem salários e encargos do departamento de manutenção, e despesas com manutenção de equipamentos, instalações, móveis, paisagismo, piscina, etc.

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57 Origem dos Hóspedes

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65 Histórico da performance dos hotéis urbanos

66 10 maiores marcas hoteleiras no Brasil

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68 Origem dos hóspedes O quadro abaixo apresenta o percentual de hóspedes brasileiros e estrangeiros. A estimativa do número de turistas estrangeiros em 2013 foi de aproximadamente 6,2 milhões de visitantes, cerca de 8,7% a mais do que em 2012.

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70 Segmentação da demanda
Os principais segmentos de demanda hoteleira no Brasil são: negócios, lazer e grupos de eventos. Dependendo do tipo do hotel, a participação percentual de cada um desses segmentos varia consideravelmente.

71 Análise de desempenho – 2013
Diárias Médias acima de R$410 – São considerados os hotéis de luxo, e em geral incluem os hotéis que oferecem todas as instalações e serviços de alto padrão. Com base na amostragem, esses hotéis possuem uma média de 228 apartamentos.

72 Diárias Médias entre R$240 e R$410
São os hotéis de categoria superior. Em geral incluem hotéis com instalações e serviços de padrão médio, variando de três a quatro estrelas dependendo de cada mercado. Com base na amostragem, esses hotéis possuem uma média de 196 apartamentos.

73 Amém!


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