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PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO Competitividade em RH Prof

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Apresentação em tema: "PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO Competitividade em RH Prof"— Transcrição da apresentação:

1 PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO Competitividade em RH Prof
PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO Competitividade em RH Prof. Nereida Prudêncio Vianna

2 Exercício Você terá 10” para olhar a figura e escrever o que lhe vier a cabeça.

3 FIG. 01

4 FIG. 02

5 FIG. 03

6 FIG. 04

7 Conceito FIG. 05

8 FIG. 06

9 FIG. 07

10 Percepção e realidade O estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria. À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. Muitos psicólogos cognitivos e filósofos de diversas escolas, sustentam a tese de que, ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona (paradigma. Ou seja, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente é provisório, da mesma forma que uma hipótese científica é provisória até ser comprovada ou refutada ou novas informações serem acrescentadas ao modelo (v. Método científico).

11 Fatores que influenciam a percepção Os cinco sentidos estão diretamente relacionados com nossa percepção. Eles influenciam na nossa atenção – sendo um processo de observação seletiva. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção: fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo). www. wikipédia, a enciclopédia livre.

12 Fatores externos Os fatores externos mais importantes da atenção são Intensidade – ex. sirenes das ambulâncias; Contraste – ex. sinais de trânsito; Movimento – ex. crianças e os gatos reagem mais facilmente a brinquedos que se movem do que estando parados; Incongruência – ex. praia num dia verão prestamos mais atenção a uma pessoa que apanhe sol usando um cachecol do que a uma pessoa usando um traje de banho normal. Fatores internos Os fatores internos que mais influenciam a atenção são Motivação; Experiência anterior – maior atenção ao que já conhecemos e entendemos; por exemplo, os livros e os filmes de maior importância em Portugal não despertam a mesma atenção no Japão. www. wikipédia, a enciclopédia livre.

13 E por falar nisto....

14 Confusão sobre o eclipse do sol
Coronel dirigindo-se ao Major: Amanhã às 9h, haverá um eclipse do sol, algo que não ocorre todos os dias. Providencie para que os homens se dispersem no pátio em seus uniformes de exercício, para que possam ver esse fenômeno raro, que eu explicarei a eles. Se por acaso chover, não conseguiremos ver coisa alguma; nesse caso, leve-os para o ginásio.

15 O Major dirigindo-se ao Capitão:
Por ordem do Coronel, amanhã às 9h haverá um eclipse do sol. Se chover, você não o conseguirá ver do pátio. Portanto, então, em uniforme de exercício, o eclipse deverá ocorrer no ginásio, algo que não acontece todos os dias.

16 O Capitão dirigindo-se ao Tenente:
Por ordem do Coronel, em unifome de exercício, amanhã às 9h, a inauguração do eclipse do sol terá lugar no ginásio. O Coronel dará ordem se chover, algo que não ocorre todos os dias.

17 O Tenente dirigindo-se ao Sargento:
Amanhã às 9h, em uniforme de exercício, o Coronel eclipsará o sol no ginásio, se for um dia bonito; se chover, ele fará isso no pátio, algo que não ocorre todos os dias.

18 O Sargento dirigindo-se ao Cabo:
Amanhã às 9h, o eclipse do Coronel em uniforme de exercício vai ocorrer por causa do sol. Se chover no pátio, algo que não ocorre todos os dias, vocês se dispersarão no pátio.

19 Um Soldado para outro: Amanhã, se chover, parece que o sol vai eclipsar o Coronel no ginásio. É uma pena que isso não ocorra todos os dias!

20 (Ana Cristina Limongi França, 2009)
Comunicação É a ação de tornar comum. Na palavra ação, está contida a idéias de passagem, de movimento, de relação, de compartilhamento de pessoas que tornam “comum” uma idéia, um sentimento, uma vivência. (Brum, 1994) A palavra Comunicação vem do latim COMMUNICARE que significa tornar comum, partilhar, repartir, associar... Segundo o Dicionário de Comunicação, comunicar implica participação,interação. Ou ainda… “Troca de informações entre um emissor e um receptor e a inferência (percepção) do significado por parte dos indivíduos envolvidos”. (Ana Cristina Limongi França, 2009)

21 Elementos da Comunicação
Meio Canal Emissor > Mensagem > Receptor Codificação Decodificação Ruídos Barreiras

22 Conceito dos Elementos
Mensagem – a expressão da idéia que se quer transmitir. Emissor (Fonte) – é o emissor da mensagem. Codificação – para a mensagem ser transmitida seus símbolos devem ser traduzidos em uma forma que possa ser transmitida através do canal escolhido. Meio/Canal – (mídia) é o que leva a mensagem, isto é, o mensageiro, o veículo. Receptor – é aquele que recebe a mensagem. Decodificação – é o processo pelo qual a mensagem é traduzida na mente do receptor, ou seja, é a tradução dos símbolos enviados. Ruído – o que afeta a qualidade do sinal. É o vírus da Comunicação.

23 Emissor > Mensagem > Receptor
Comunicação Eficaz Canal descobrir o mais adequado Emissor > Mensagem > Receptor Clareza Confirmação na informação da informação Ruídos Procurar minimizar ruídos Circuito de retorno Verificação de quanto sucesso se obteve ao transmitir a mensagem original – foi compreendido ou não.

24 Acreditar que a responsabilidade do entendimento é só do outro
Um dos maiores erros Acreditar que a responsabilidade do entendimento é só do outro

25 Comunicação Não Eficaz
Rádio-corredor: demonstra a falha em um dos elementos da comunicação. As barreiras existem justamente neste ponto. Quando algo de errado acontece com um dos elementos que compõem a comunicação, o resultado torna-se ineficaz e pode ser muito perigoso para as organizações. Boato organizacional: saída para o silêncio da comunicação formal. Silenciar sobre um assunto não significa eliminá-lo, a comunicação - discursos e sentidos - busca o seu curso, ainda que à margem. Cabe aos profissionais responsáveis pela comunicação criar canais para dar voz e vez aos funcionários e evitar que falas com toda sorte de acréscimos e entendimentos se tornem verdades.

26

27 O processo de comunicação
O que você diz, ou seja, as palavras correspondem a 7%do impacto que você causa; Como você diz, a maneira como fala, seu tom de voz tem 38%de impacto; 55% do impacto restante da comunicação está ligado a postura comunicacional, o corpo fala

28 Comunicação Não Verbal – 93%
Comunicação Verbal – 7% Comunicação Não Verbal – 93% Orais Escritas Mímica Olhar Postura Inconsciente

29 Objetivos Tornar comum os objetivos da organização – informar os colaboradores. Gerar motivação nas pessoas da organização. Gerar coerência entre a comunicação interna e externa. Ajudar na construção de comportamento organizacional. Conhecer a opinião, os sentimentos, as aspirações das pessoas. Criar embaixadores da empresa e do empreendimento – multiplicadores da comunicação.

30 Verificações A comunicação interna está COERENTE com os outros tipos de comunicação? Está INFORMANDO de maneira adequada seus públicos? Está ADEQUADA aos seus objetivos? QUEM é responsável?

31 O que não pode faltar em projetos de comunicação interna
Planejamento Objetivos e metas definidos Criatividade e leveza Respeito pelo público-alvo Monitoramento constante Envolvimento

32 Comunicação Estratégica
É preciso pensar a Comunicação Empresarial de forma estratégica, respaldada "em bancos de dados inteligentes, em um conhecimento mais profundo dos seus públicos de interesse, dos canais de comunicação“. Apoiando-se "em metodologias, em pesquisas," e "na necessidade imperiosa de dotar a Comunicação com um novo perfil - passagem do tático para o estratégico“.

33 Comunicação Organizacional: como melhorar?
Acompanhamento Retroação Empatia Repatição Simplificação da linguagem Escutar bem Encorajar a confiança mútua Criar oportunidades

34 Mandamentos do Bom Ouvinte
Parar de falar Colocar-se à vontade Mostrar que quer ouvir Afastar as possíveis distrações Buscar a empatia Ser paciente Dominar o temperamento Ir direto ao assunto e à crítica Perguntar

35 Comunicação hierárquica
Ocorre entre executivos e empregados e conta com uma autoridade formal. Executivo: instruções sobre função a ser desenvolvida, práticas da organização e feedback aos empregados dos seus desempenhos e instruções sobre metas. Empregados: informações sobre si e seus colegas, problemas, práticas e políticas adotadas, o que precisa ser feito e como fazer. Cabe ao Executivo criar um ambiente aberto para a comunicação, diminuir ruídos e aumentar entendimento. Boatos na comunicação hierárquica: fluem através de canais formais e informais e são grandes sinalizadores de mudanças na empresa.

36 Comunicação na era da tecnologia
Tecnologia da informação + espaço nas organizações maior produtividade e satisfação do cliente. Mudança nos padrões de comunicação no trabalho. Internet Intranet Extranet Correio Eletrônico Videoconferência Telecomutação

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38 Pensamentos “Não confio nos que não se comunicam.
Eles são a causa de todas as violências.” Jean- Paul Satre “Falar é uma necessidade, saber ouvir é uma arte.” Goethe “Se a linguagem não é correta, o que é dito não é o que se pretende dizer; se o que é dito não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito fica por fazer.” Confúcio “Quando você fala, repete o que já sabe; quando ouve, aprende algo.” Jared Sparks

39 Endomarketing: Conceito
Utilização do marketing junto ao público interno da organização (Souza e Santos, 1992). O prefixo “endo” significa “para dentro”, “dentro de”, idéia de interiorização, de uma ação no interior de algo. Ações de marketing voltadas para dentro da empresa.

40 Conceito É dar ao funcionário educação, carinho e atenção tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente. (BRUM, 2000) Visa a satisfação das necessidades e desejos dos clientes, por entender que é dessa satisfação que vem o sustento da empresa. Preza pelo bom relacionamento entre a empresa e os clientes internos, caracterizado pela trocas de bens e serviços por recursos financeiros.

41 Histórico Quando surgiu no Brasil, o endomarketing era utilizado por empresas do segmento industrial, na ânsia de serem mais competentes que os sindicatos na comunicação com o funcionário.

42 Características Voltado para o público interno da empresa;
Contribui com os objetivos do marketing – a melhora no relacionamento da empresa com o seu público interno tende a melhorar o relacionamento com o público externo; Cria entre os empregados uma orientação para a satisfação do cliente; Compõe-se de várias atividades – geridas de forma integrada e estratégica; Promove a integração, cooperação, tratamento de conflitos, motivação, satisfação e comprometimento no interior da organização estando ligado ao conceito de clima organizacional; Faz um elo entre as áreas de RH e de marketing ao serem usados alguns de seus conceitos, políticas e técnicas.

43 Objetivos Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade nos relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer estas relações, melhorando assim o valor de mercado. Atrair e manter talentos para a empresa. Atingir objetivos e metas organizacionais. Satisfazer as necessidades dos clientes.

44 Quando usar? CRIAR: para atingir o objetivo de sedimentação da cultura de serviços o endomarketing deve permitir que os empregados compreendam e aceitem a missão, assim como os produtos/serviços da empresa. MANTER: uma vez criada a cultura precisa ser mantida de forma ativa. Assegurar que os métodos de gerenciamento sejam encorajadores, que os empregados obtenham informações e feedback contínuo e que o marketing dos novos produtos/serviços seja realizado junto aos empregados.

45 Bibliografia BRUM,Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o Marketing Interno.Porto Alegre:L&PM, 2000. CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2009. GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006 LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005 WEIL, Pierre e TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala – a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. Petópolis: Vozes, 1986.


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