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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos

2 Jogo não é Sinônimo de Esporte!
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Jogo não é Sinônimo de Esporte! É comum utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal. Para avançarmos na compreensão da manifestação corporal jogo, é necessário termos a compreensão do que é cada um deles. Jogo Esporte Imagens (esq. para dir.): [a] Werner / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; [b] Steindy / GNU Free Documentation License.

3 Conceitos de Jogo e Esporte
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Conceitos de Jogo e Esporte De acordo com o Coletivo de Autores (1992), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que as suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996). Já o esporte, é considerado uma prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, projetando-se numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica (TAFFAREL et al, 1992).

4 Diferenciando Jogo e Esporte
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Diferenciando Jogo e Esporte Possuem competições sistematizadas (local – regional – nacional – continental e mundial). JOGO ESPORTE Possuem competições assistemáticas ou não possuem competições. Caracteriza-se pela competição, pela busca do alto rendimento e pelo desenvolvimento de habilidades motoras específicas. Caracteriza-se pela espontaneidade, fantasia, flexibilidade das regras e dos nomes e pela ludicidade. Possuem regras institucionalizadas\universais, por isso necessita de instituições regulamentadoras (ligas, federações e confederações). Possuem regras não institucionalizadas\flexíveis.

5 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos A Importância do Jogo O jogo oferece situações de aprendizagem ricas e interessantes, promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vista, modificações de conceitos e conhecimentos diversos. Possibilita, ainda, o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas relacionados à sociedade, ao espaço físico, ao tempo, ao ritmo, às capacidades e habilidades físico/motoras, aos limites e às regras. Proporcionam, ainda, a experiência de situações de convivência e conflito, transferíveis para o cotidiano familiar, escolar e do mundo do trabalho. Imagem (dir. ): U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jon Husman / U.S. Public Domain. Imagem (esq.): Cpl. Sean Mcginty of the United States Marine Corps / U.S. public domain.

6 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos História do Jogo Os jogos existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como forma de manifestação da cultura de povos da Ásia, na América pré-colombiana, na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa (RAMOS, 1982, p.56). Alguns jogos passaram por alterações e muitos deles vieram compor um elenco de modalidades que mais tarde foram disputados nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Há registros de jogos encontrados em paredes de cavernas espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência (atividades como a caça e pesca) um caráter lúdico.

7 O Jogo como Moderador do Comportamento Humano
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos O Jogo como Moderador do Comportamento Humano Os jogos, como fenômenos sociais, podem ser entendidos como moderadores do comportamento humano, capazes de canalizar o impulso agressivo presente no desenvolvimento social do homem ao longo do tempo. Esse impulso agressivo desencadeou guerras pela conquista e dominação de espaços e povos. Foi o modo que o homem encontrou para controlar e adaptar o ambiente às suas necessidades de sobrevivência. Esse processo foi fundamental para a humanidade desenvolver-se em torno de leis que pautassem o comportamento e a convivência. (Jogos Educativos: Estrutura e Organização da Prática – Rosseto Jr et al)

8 Sugestões de Atividades
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Sugestões de Atividades No contexto do jogo, meninos e meninas são estimulados também a experimentar as convenções socialmente organizadas e a criar e recriar variações e alternativas a essas convenções. Organize uma atividade através da qual os alunos analisem os jogos boneca, casinha e carrinho, identificando os papéis de gênero presentes nessas atividades que em nossa cultura são divididas entre atividades de menino e atividades de menina. Discuta e reflita sobre os papéis do homem e da mulher impostos por uma sociedade patriarcal e suas implicações nas relações de gênero no cotidiano.

9 Classificações dos Jogos
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Classificações dos Jogos Os jogos são classificados em três categorias, que são interligadas histórica e teoricamente: Jogos Populares; Jogos de Salão; Jogos Esportivos.

10 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Jogos Populares Os jogos populares são aqueles em que seus elementos podem ser alterados/decididos pelos próprios jogadores e que possuem regras flexíveis. São jogos que geralmente não precisam de materiais elaborados, na maioria das vezes os materiais necessários estão presentes no ambiente de vivência do jogo. Desta forma, os jogos populares variam de lugar para lugar. São exemplos de jogos populares de nossa cultura: toca, barra bandeira, se esconder, 7 pecados, notinha, 7 cacos, dono da rua, etc. Imagem: Berthold Werner / GNU Free Documentation License

11 Sugestões de Atividades
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Sugestões de Atividades Organize a turma em grupos e solicite deles a sistematização de uma lista de jogos populares. Peça que eles identifiquem jogos que eles brincaram quando criança e\ou adolescente e entrevistem seus pais, avós e outros parentes e vizinhos, identificando os jogos que eles jogavam em suas épocas de criança e adolescente. Cada grupo escolherá um dos jogos presentes em lista e ficará responsável por organizar a vivência na aula. Escolha um jogo popular e organize a vivência em aula. Depois analise e discuta com os alunos os sentidos e significados deste jogo, identificando relações da realidade. Peça para os grupos reestruturar os jogos modificando suas regras e\ou seus materiais.

12 Os Jogos Populares e a Formação da Personalidade
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Os Jogos Populares e a Formação da Personalidade Os jogos populares são importantes instrumentos de socialização das crianças e adolescentes, pois permitem ao jogador se conhecer, conhecer o outro e o ambiente onde a atividade é vivenciada. Por necessitar de relações sociais concretas para serem vivenciados. Os jogos populares permitem aos jogadores a vivência de situações problemas que requerem discussões, diálogos e acordos para resolvê-las. E essas vivências são importantes para a formação de um personalidade sociável.

13 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Para refletir!!!!! Com o avanço das novas tecnologias e o crescimento do acesso ao computador e internet, os jogos eletrônicos têm tomado o lugar dos jogos populares no lazer das crianças e adolescentes. Não vemos mais as crianças e adolescentes correndo no final da tarde na rua, brincando e gritando eufóricos em brincadeiras populares. Preferem frequentar lan house para jogar jogos eletrônicos e interagir em redes sociais. Discuta com seus alunos este fenômeno recente, debatendo sobre os seguintes tópicos: Contribuições dos jogos populares e eletrônicos e as redes sociais; Problemas relacionados aos jogos eletrônicos: vício e suas implicações na vida social, na escola e na família.

14 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Jogos de Salão Os jogos de salão são jogos de tabuleiro ou mesa que utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem regras pré-determinadas. Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, etc. Imagem (esq.): Peng / GNU Free Documentation License Imagem (dir. ): Ptkfgs / public domain.

15 Sugestões de Atividades
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Sugestões de Atividades Organizar a vivência de jogos de salão na aula. O professor pode levar os jogos e tabuleiros ou solicitar dos alunos que tragam jogos de salão. (dominó, dama, xadrez, trilha, fubica, uno, etc). Pesquisar e montar apresentação da história dos principais jogos de salão a serem socializados nas aulas. Identificar as condições históricas e a relação do jogo com aspectos da cultura e do momento histórico de sua elaboração. (Atividade em grupos)

16 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Xadrez Básico Imagem : MichaelMaggs / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. O xadrez é um jogo de salão jogado por dois jogadores em um tabuleiro de 64 casas, alternando casas claras e escuras. Cada jogador inicia o jogo com 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, uma dama e um rei.

17 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos História do Xadrez A origem exata do xadrez é misteriosa, conhecendo-se, até o presente momento, cerca de 40 lendas a este respeito. Dentre elas, uma menciona o herói grego Palamedes como o criador do xadrez, durante o cerco de Troia, com o objetivo de distrair seus guerreiros. Entretanto, é no Noroeste da Índia que se encontram as primeiras fontes arqueológicas reconhecidas como verdadeiras. Aproximadamente no ano 570 de nossa era, nasce o “jogo dos quatro membros” (Chaturanga), o ancestral direto do xadrez. Participavam dele quatro jogadores, possuindo cada um oito peças, sendo um ministro (mais tarde a rainha; no presente, a dama), um cavalo, um elefante (hoje o bispo), um navio (mais tarde uma carruagem; nos nossos dias , a torre) e quatro soldados (atualmente os peões), dispostos nos quatro cantos do tabuleiro de 64 casas unicolores. (Para Ensinar e Aprender Xadrez na Escola – Adriano Caldeira )

18 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Imagem : Frank Sölter / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. As peças diferenciavam-se pelas cores pretas, vermelhas, verdes e amarelas. Os adversários jogavam individualmente e o lançamento de dados designava a peça a ser movimentada. Por ocasião das trocas comerciais e culturais entre países vizinhos, a Chaturanga é exportada para a China, o Japão e a Pérsia. Várias modificações aconteceram até chegar aos nossos dias (1).

19 A Importância de aprender jogar Xadrez
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos A Importância de aprender jogar Xadrez O xadrez é um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, atenção, memorização, planejamento e paciência. Imagens (de cima para baixo): [a] Adam Jones (Adam63) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; [b] U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Melvin F. Orr III / U.S. Public Domain

20 Localização das peças no tabuleiro
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Localização das peças no tabuleiro As peças no xadrez possuem lugares definidos para se posicionar no início do jogo. O tabuleiro de xadrez possui 8 linhas identificadas por números e 8 colunas identificadas por letras, como mostra a figura ao lado. As peças pretas ficam nas linhas 7 e 8, e as peças brancas nas linhas 1 e 2. Os peões pretos completam toda linha 7 e os brancos toda a linha 2. As torres pretas ocupam as casas a8 e h8 e as torres brancas as casas a1 e h1. Os cavalos pretos ocupam as casas b8 e g8 e os brancos b1 e g1. Os bispos pretos nas casas c8 e f8 e os brancos c1 e f1. Rei preto na casa e8, rei branco na casa e1 e dama preta na casa d8 e a dama branca na casa d1. Imagem: Michael Volkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

21 No xadrez, as peças têm movimentos específicos:
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Movimentos das peças No xadrez, as peças têm movimentos específicos: O Peão: O peão anda sempre para frente uma casa. Exceto no primeiro lance de cada peão, que pode andar duas casas. O peão captura ocupando a casa da peça oponente 1 casa na diagonal. Caso o peão chegue a última casa, ou seja, a casa mais distante da posição inicial é promovido a qualquer peça. Geralmente o peão é promovido para dama, a peça mais forte em movimentos. Movimento e captura Promoção Imagens (cima para baixo): [a] Movimento e captura: J.A.Freyre / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic; [b] Promoção: Lyctc / public domain.

22 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Torre: a torre pode ser movida para qualquer casa vazia ao longo da fileira ou coluna. Cavalo: o movimento do cavalo assemelha-se à letra L, formada por 4 casas. O cavalo é a única peça que pode saltar por cima de outra peça ou grupo de peças ao se movimentar. Bispo: o bispo pode ser movido para qualquer casa vazia ao longo da diagonal. Imagens (cima para baixo): [a] Torre: Lee Daniel Crocker / public domain; [b] Cavalo: Lee Daniel Crocker / public domain; [c] Bispo: Lee Daniel Crocker / public domain.

23 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Dama: a dama pode ser movida para qualquer casa vazia ao longa das diagonais, colunas e fileiras. Rei: o rei pode ser movido uma casa por vez na diagonal, na fileira ou na coluna. Imagens: [a] Dama: Lee Daniel Crocker / public domain.; [b] Rei: Lee Daniel Crocker / public domain.

24 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Objetivo do Jogo No xadrez, o objetivo central do jogo é dar xeque mate no rei adversário. Xeque e Xeque Mate O rei estará em xeque sempre que estiver na trajetória de movimento de uma peça adversária. O rei não pode permanecer em xeque. O xeque deve ser defendido ou evitado da seguinte forma: capturando a peça que dá xeque; movendo o rei para uma casa que não esteja sob o alcance de uma peça adversária; interpondo uma peça da mesma cor que obstruirá a ação da peça adversária. O rei estará em xeque mate se nenhuma das três defesas acima for possível. Neste caso a partida estará terminada com a vitória de quem deu mate.

25 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Valores das Peças No xadrez, as peças têm valores diferentes. O valor de cada peça está diretamente ligado a sua mobilidade. Peão = 1 ponto Cavalo = 3 pontos Bispo = 3 pontos Torre = 5 pontos Dama = 10 pontos Rei = (infinito)

26 Sugestão de Atividades
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Sugestão de Atividades Organize a vivência do xadrez em duplas com orientações individuais e coletivas. Aprofunde o conteúdo conforme o nível de desenvolvimento da turma.

27 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Jogos Esportivos São jogos derivados dos esportes. São criados a partir de fundamentos básicos de um ou dois esporte e\ou com materiais de um ou dois esportes. Exemplos: trave a trave ou barra a barra, futevôlei, dupla, etc. Imagens (da esq. para dir.): [a] Derrick Mealiffe / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic; [b] Craig Maccubbin / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

28 Sugestões de Atividades:
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Sugestões de Atividades: organize a turma em grupos e solicite dos grupos a criação de jogos esportivos a serem socializados nas aulas; organize um festival de jogos na escola.

29 Questões do ENEM Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Questões do ENEM Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos

30 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos

31 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos Exercícios 1º) A figura abaixo é de uma brincadeira típica. Esse jogo é classificado como: a) Jogo de salão b) Jogo popular c) Jogo cultural d) Jogo esportivo e) Jogo de rua Imagem: Berthold Werner / GNU Free Documentation License

32 _______\_______\_______
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos 2º) Tendo em vista o movimento do cavalo e que ele está sozinho no tabuleiro, quantas possibilidades de jogadas o cavalo pode executar, estando inicialmente na casa H6: a) b) c) d) e) 1 Imagem: Nevit Dilmen / Public Domain. 3º) No tabuleiro, a dama branca está na casa c1, a torre branca está na a1 e o rei branco está na f1, um peão branco na casa h6 e um bispo branco na casa c8. Tendo em vista o movimento da dama, quantas possibilidades de jogadas, quantas possibilidades com captura e sem captura existem respectivamente: _______\_______\_______

33 Educação Física, 3º Série
Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos 4º) Tendo em vista o movimento do Bispo, identifique as possibilidades de jogadas desta peça que está sozinha no tabuleiro e localizada na casa F8: a) G7, H6, E7, D6, C5, B4 e A3 b) A8, B8, C8, D8, E8, G8, H8, F7, F6, F5,F4, F3, F2 ,F1 c) F7 e F6 d) A8, B8, C8, D8, E8, G8, H8 e) A8, B8, C8, D8, E8, G8, H8, F7, F6, F5, F4, F3, F2 ,F1, G7, H6, E7, D6, C5, B4 e A3

34 ( ) o peão pode movimentar-se sempre por duas casas;
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos 5º) Sobre os movimentos das peças, observe as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) o peão pode movimentar-se sempre por duas casas; ( ) o rei é a peça mais poderosa em movimentos no tabuleiro; ( ) o xeque é dado quando a dama é ameaçada por qualquer peça adversária; ( ) a peça que anda na diagonal,vertical e horizontal é a torre; ( ) o cavalo, se estiver na casa e5, pode ir para oito casas brancas; ( ) o rei anda 1 casa em todas as direções. a) VVVVVV b) VVFVVV c) FFFFVV d) FFFFFF e) FVFVVF

35 6ª) Descreva, de forma detalhada, um jogo popular:
Educação Física, 3º Série Jogos Populares, Jogos de Salão e Jogos Esportivos 6ª) Descreva, de forma detalhada, um jogo popular: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

36 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2a Werner / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 05/04/2012 2b Steindy / GNU Free Documentation License. 5a Cpl. Sean Mcginty of the United States Marine Corps / U.S. public domain 5b U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jon Husman / U.S. Public Domain 10a / 31 Berthold Werner / GNU Free Documentation License 14a Peng / GNU Free Documentation License 14b Ptkfgs / public domain 16 MichaelMaggs / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 18 Frank Sölter / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

37 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
19a Adam Jones (Adam63) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 05/04/2012 19b ] U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Melvin F. Orr III / U.S. Public Domain 20 Michael Volkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 21a J.A.Freyre / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 21b Lyctc / public domain. 22a Lee Daniel Crocker / public domain 22b 22c

38 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
23a Lee Daniel Crocker / public domain 05/04/2012 23b 27a Derrick Mealiffe / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 27b Craig Maccubbin / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 32 Nevit Dilmen / Public Domain.


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