A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Celso Vasconcellos

2 Planejamento O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois implica no desejo de transformar sonhos em realidade. Processo de busca entre meios e fins, entre recursos e objetivos , visando a melhor qualidade das atividades humanas Planejar visa dar respostas a um problema estabelecendo fins e meios que apontem uma superação, de modo a atingir os objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro. Nortear a ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da ação.

3 Planejamento Educacional
Processo contínuo que se preocupa com o “para onde ir” e “quais as maneiras adequadas de chegar lá. Tendo visão de sociedade para possibilidades futuras.

4 Planejamento Curricular
Decisões sobre a dinâmica da ação escolar Previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno através dos diversos componentes curriculares

5 Planejamento de Ensino
Processo de tomada de decisões bem informadas que visem a racionalização das atividades do professor e do aluno em situações de ensino e aprendizagem.

6 Planejamento Escolar Reflexão de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição articulando a problemática escolar e o contexto social.

7 Planejamento Político Social
Preocupação fundamental do “para quê”, “para quem” e “o que” se fará para definir fins , buscar conceber visões globalizantes e de eficácia

8 Planajamento Operacional
Trata prioritariamente dos meios, enfatizando a técnica

9 Plano Documento utilizado como registro, sobre o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer – produto do planejamento. O plano é um guia que tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática; não é um documento rígido e absoluto.

10 Plano Nacional de Educação
Reflete a política educacional de um povo, inserido dentro do contexto histórico

11 Plano Escolar È o documento mais global que sintetiza o projeto pedagógico da escola.

12 Plano de Curso Conjunto de matérias que vão ser ensinadas.

13 Plano de Ensino É o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos e comunidade – produto do plano curricular da escola.

14 Projeto Documento, produto do planejamento, e como o próprio nome diz: projetar significa lançar para a frente, dando a idéia de mudança ao movimento, portanto um projeto educativo é uma promessa frente a determinadas rupturas.

15 Projeto Pedagógico É um instrumento teórico metodológico que auxilia nos desafios do cotidiano da escola, que re-significa a ação de todos os agentes da instituição.

16 Projeto Pedagógico Processo participativo nas decisões.
Organiza o trabalho pedagógico. Explicita os princípios de autonomia da escola. Supera problemas da realidade específica. Compromisso com a formação do cidadão. Deve nascer da própria realidade. Prever condições de desenvolvimento de avaliações. Ação articulada de todos os envolvidos. Construído continuamente – processo.

17 Projeto Político Pedagógico
Situar-se num horizonte de possibilidades em relação ao que a educação quer, que tipo de cidadão se deseja e para que o projeto de sociedade? A construção do projeto político pedagógico deve ser um planejamento no contexto situacional, doutrinal (filosófico), e operativo.

18 Programa Constitui-se de um ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido, espaço onde são registradas as propostas de ações que dividem-se em quatro dimensões: ações concretas, orientações, determinações gerais e atividades permanentes.

19 Conceito de Participação
Preocupação com a melhoria da qualidade de educação – necessidade de descentralização e democratização da gestão escolar. Participação, etmológicamente vem do latim “participatio” (pars + in + actio) que significa parte da ação. Trabalhar em conjunto – compreender os processos grupais para desenvolver competências.

20 Conceito de Participação
Grupo – conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de espaço e tempo , articulados por uma mútua representação interna interatuando através de complexos mecanismos de assunção e atribuição de papéis. Resistência a mudança – consequência de medos básicos: medo da perda, medo do ataque, insegurança por falta de instrumentação.

21 Participação Compreender a importância disto necessita ser divulgado em momentos de sensibilização, na implementação de planos, programas e projetos. Sensibilidade é qualidade de ser sensível, faculdade de sentir, propriedade do organismo vivo de perceber as modificações do meio externo e interno e de reagir a elas de maneira adequada. A participação é fundamental por garantir a gestão democrática da escola. Ressalta: Como estamos trabalhando, no sentido de desenvolvimento de grupos operativos, onde cada sujeito, com sua subjetividade, possa contribuir na reconstrução da escola que precisamos?


Carregar ppt "Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google