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ENSINO DO FUTSAL Prof: Ms. Célio Souza

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Apresentação em tema: "ENSINO DO FUTSAL Prof: Ms. Célio Souza"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO DO FUTSAL Prof: Ms. Célio Souza
Mestre em Desenvolvimento Infantil Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto

2 METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTSAL
Objetivos das aulas: Entender o conceito de filosofia; Compreender o pensamento platônico e socrático; Relacionar filosofia e Educação Física.

3 A PALAVRA FILOSOFIA É GREGA.
FHILO: “Aquele ou aquela que tem sentimento amigável” SHOFPIA: Sabedoria FILOSOFIA significa: “Amizade pela sabedoria.

4 Mas afinal o que é FILOSOFIA?
O que é a filosofia senão um modo de refletir, não tanto sobre aquilo que é verdadeiro e aquilo que é falso, mas sobre a nossa relação com a verdade?(...) Não há nenhuma filosofia soberana, é verdade, mas há uma filosofia ou, melhor, há filosofia em atividade. A filosofia é o movimento pelo qual nos libertamos- com esforços, hesitações, sonhos e ilusões – daquilo que passa por verdadeiro, afim de buscar outras regras do jogo. A filosofia é o deslocamento e a transformação das molduras de pensamento, a modificação dos valores estabelecidos, e todo o trabalho que se faz diversamente, para tornar-se outro do que se é (...) Michel Focault

5 Mas afinal o que é FILOSOFIA?
“A filosofia é critica da ideologia, enquanto forma ilusória de conhecimento que visa à manutenção de privilégios”. Maria Lúcia de Arruda Aranha. “Uma vida sem questionamentos, não vale a pena ser vivida” Sócrates.

6 O primeiro “filósofo” foi Tales de Mileto.
Os mitos foram a matéria inicial da reflexão dos filósofos. São criados a partir do momento que homens buscam explicações para os mistérios (Fenômeno que não conseguimos entender).

7 Sócrates: O humano como tema e problema
“CONHECE-TE A TI MESMO”

8 “A ARTE DE TRAZER À LUZ” Método Socrático
IRONIA – TÉCNICA USADA POR SÓCRATES PARA “ABALAR, OS CONHECIMENTOS DOS SEUS INTERLOCUTORES”. ATACAVA DE FORMA IMPLACAVEL AS RESPOSTAS DE SEUS INTERLOCUTORES. MAIÊUTICA - MOMENTO DO DIÁLOGO EM QUE SÓCRATES AJUDAVA SEUS INTERLOCUTORES A CONCEBEREM NOVAS E PRÓPRIAS IDÉIAS.

9 Portanto para Sócrates, Ensinar os homens a conhecer e a cuidar de si mesmo é a tarefa suprema da qual, ele, Sócrates, considera ter sido investido por DEUS. Segundo Sócrates, o conceito de educação era a busca da verdade (virtude), da essência do homem, fazer o ser voltar-se para si mesmo, a busca da espiritualidade.

10 Para Sócrates O professor não ensina, mas faz o aluno buscar o conhecimento, a verdade; A verdade não está no corpo (material, físico - ver), mas na alma (consciência, personalidade, intelecto e moral - sentir); Educar é elaborar questionamentos por meio de diálogos em busca da verdade; Separar opinião e verdade; a aparência e realidade; percepção sensorial e pensamento; Busca sair da aparência para ver a realidade.

11 PLATÃO “o nascimento da razão ocidental”
Platão (Aristócles) 427 – 347 a.C. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia, criador do idealismo.

12 Qual a concepção de mundo para PLATÃO?
Ética platônica Qual a concepção de mundo para PLATÃO? Seu mundo é Dualista 1º Mundo das Idéias 2º Mundo das Coisas.

13 A concepção platônica de HOMEM também é dualista. Há CORPO E ALMA.
ALMA para Platão é a causa da vida e portanto IMORTAL. Mito da Caverna: Pronunciado por Sócrates e escrito por Platão. Sócrates: Estabeleceu a diferença entre Conhecer e Ver

14 MITO DA CAVERNA:Livro VII da REPÚBLICA
MUNDO SENSÍVEL ONDE VIVEMOS FOGO QUE PROJETA AS SOMBRAS NA PAREDE REFLEXO DA LUZ VERDADEIRA (DO BEM E DAS IDEIAS) SOBRE O MUNDO SENSÍVEL HOMENS ACORRENTADOS (PRISIONEIROS) SOMOS TODOS NÓS SOMBRAS COISAS SENSÍVEIS QUE TOMAMOS COMO VERDADEIRAS GRILHÕES (CORRENTES) SÃO OS PRECONCEITOS, CONFIANÇA NOS SENTIDOS, NOSSAS PAIXÕES E OPINIÕES INSTRUMENTO QUE QUEBRA OS GRILHÕES DIALÉTICA PRISIONEIRO CURIOSO QUE ESCAPA FILÓSOFO LUZ (DA FOGUEIRA) E DEPOIS LUZ PLENA DO SER, ISTO É, O BEM VOLTA À CAVERNA PARA TENTAR LIBERTAR OS OUTROS PRISIONEIROS DIÁLOGO FILOSÓFICO INSTRUMENTO COM O QUAL QUEBRA OS GRILHÕES ESFORÇO DA ALMA PARA LIBERTAR-SE

15 VER FILME

16 Para Platão A educação não pode imitar as artes, pois elas são feitas para enganar os olhos e esconder a verdade. não melhora o homem, mas o corrompe, porque é mentirosa; não educa, mas deseduca. A arte é toda técnica usada para adornar, disfarçar, faceirar uma um pensamento, um conceito, uma ação.

17 O Esporte Um conjunto de modalidades realizadas por praticantes com o uso do corpo e diferentes objetivos. Ao longo do tempo o esporte foi utilizado para: Sobrevivência – Pré-história. Idade Antiga - Conquista de territórios. Idade Média – Manutenção do poder, Status quo. Idade Moderna – Educação e Saúde Idade Contemporânea - Educação e Saúde e Comércio.

18 O Esporte [...] é uma prática que tem possibilidades de se desenvolver numa perspectiva multicultural, ou seja, que se expressaria numa diversidade de manifestações, além daquela que tem maior visibilidade social, o esporte de rendimento. Stigger in Stigger e Lovisolo (2009, p.108)  [...] percebemos que a prática esportiva pode ser dividida em práticas de aprendizagem, de treino, de competição, de prática regular, de recreio [...]. Tubino (1992, p.18)

19 Dimensões Sociais do Esporte
Segundo Tubino (1992): Esporte – Educação - preparação para o exercício da cidadania. Esporte – Participação - baseia-se no princípio do lúdico. Esporte – Performance ou de Rendimento - rigidamente às regras.

20 O Esporte como arte Uma nova sociedade inspirada nas revoluções do início da Idade Contemporânea. Um novo modelo de vida (Rural ao Urbano); Uma nova estrutura política (Democracia); Uma nova estruturação de riquezas (Capitalismo);

21 Esporte –Performance ou de Rendimento

22 Esporte –Participação

23 Esporte –Educação

24 O esporte não é usado como Ideologia dominante quando:
Ressalta a importância do prazer, para a plena realização do homem; A superação dos limites no domínio da motricidade corporal, que desafia a tentar de novo, com o propósito de fazer melhor; a fantasia, que cria um espaço simbólico, coletivamente construído.

25 O esporte é usado como Ideologia dominante quando:
O prazer se transforma em obrigação e trabalho; O tentar fazer melhor objetiva o recorde, uma medida externa a quem joga; A fantasia serve para promover a alienação dos problemas sociais. O jogar com se transforma em jogar contra.

26 O esporte no Brasil se transforma em mecanismo de dominação
O governo pós-64 incentivaram o crescimento do esporte. [...] a ascersão do esporte á razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/ Esporte na planificação estratégica do governo. Ocorreram também profundas mudanças na política educacional e na Educação Física Escolar, que subordinou-se ao sistema esportivo, e a expansão e sedimentação do sistema formador de recursos humanos para a Educação Física/Esporte. (Betti, 1991, p.100)

27 A copa do mundo de 1970, que tomou “conta do Brasil” reforçou a euforia com o esporte.
No contexto escolar, a função pedagógica da Educação Física confundiu-se com a formação esportiva de novos atletas, tendo como ideal a descoberta precoce de talentos esportivos. O desenvolvimento da aptidão física se dá por meio do esporte, que possibilita o exercício do alto rendimento. Quem não tinha aptidão era dispensado das aulas.

28 Educação Física Critica: Aversão ao esporte
Assis de Oliveira (2005): (...) Convencido de que era necessário uma “desesportivização” da educação física, no sentido de não ser o esporte o único organizador das aulas e de também não ser a educação física instrumento da instituição esportiva. No entanto, algo me angustiava: como combinar essa “desesportivização” da educação física com o não - abandono do esporte pela escola.

29 A configuração de uma pedagogia que compreende os interesses de classes na sociedade capitalista, adotando uma postura crítico; Entender a educação física e o esporte como cultura corporal, e não mais com o dimensão prática. Implicações políticas e econômicas, ampliadas com a influencia da mídia. Os meios de comunicação de massa são coorganizadores do esporte espetáculo. Mas o aparato para a procura de talentos esportivos deve ser financiados pelo Estado. Possui uma massa consumidora que financia parte do esporte-espetáculo;

30 Ideologia do esporte A prática esportiva mantem os praticantes jovens afastados das drogas. Fenômeno social de massa; Ídolo; Campeão = Perfeição; Mito do ídolo; Valores adquiridos através do esporte; Vícios das drogas; a cooperação;

31 Ideologia do esporte Quem pratica esporte respeita às regras;
O desrespeito aos adversários e às regras em busca da vitória. Escândalos;

32 Ideologia do esporte O esporte promove a saúde.
Uso de drogas como anabolizantes e excitantes por atletas considerados de alto nível; Rebeca Gusmão

33 Ideologia do esporte Ascensão social;
Um exemplo pode ser o dos jogadores da seleção brasileira de futebol campeã mundial em 1994, que, ao chegar ao Aeroporto de São Paulo após a conquista da Copa do Mundo, tiveram o privilégio de não pagar impostos sobre as mercadorias que adquiriram nos Estados Unidos, sob a alegação de que o povo precisava ver seus heróis desfilando pela cidade e o tempo perdido na alfândega para calcular os impostos impediria a rápida saída dos jogadores do aeroporto, provocando tumulto nas ruas.

34 Ideologia do esporte No esporte todos são iguais, tem as mesma condições de ganhar ou perder. Consumo massificado de produtos.

35 Tarefa. 1ª - Elabore o roteiro da entrevista simplificada, com uma pessoa que trabalhe com esporte, respondendo: Como são as aulas? O que se quer desenvolver no alunos? Todos participam de todos as ações? Quais as maiores dificuldades alcançar os objetivos pretendidos com os alunos? 2ª - Com base no conteúdo desta Unidade, analise as respostas do entrevistado. As aulas possuem características coerentes aos objetivos? Por que? Como você caracteriza a aula? Porque? Apresente em os resultados de sua analise baseado em pelo menos 4 autores diferentes e obras diferentes.

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