A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

2 Cronograma ❑ Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá- los ❑ A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola ❑ Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação ❑ Instrumento de avaliação de projetos educomunicativos

3 Gestão da comunicação na escola Gestão Educomunicativa Zelo pela liberdade de expressão Democratização do conhecimento Democratização do acesso às tecnologias Horizontalização das relações

4 Gestão de projetos: Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação GESTÃO EDUCOMUNICATIVA TIC A SERVIÇO DA CRIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO O CONHECIMENTO A FAVOR DE TOMADAS DE DECISÕES CORRETAS (INSPIRADAS PELA ÉTICA) E SEGURAS

5 Instrumentos de avaliação □Aferir resultados esperados; □Mensurar o impacto de uma intervenção; □Constatar o cumprimento de metas pré-estabelecidas; □Apontamentos para novo planejamento (retroalimentação). Ferramentas construídas com o objetivo de:

6 Ponto de partida □Pensando na gestão da comunicação em espaços educativos, o que poderia ser feito para melhorar as relações? □Você acha que projetos educomunicativos (rádio escolar, blog, jornal mural, imprensa jovem, vídeo entre outros) podem ajudar a resolver ou minimizar problemas? Como?

7 Gestão do Conhecimento Hoje é necessário que cada escola: ❑ Mostre-se para a sociedade; ❑ Apresente os projetos e as ações que desenvolve; ❑ Defenda a filosofia pedagógica que segue; ❑ Explicite as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Essas informações são abertas, com possibilidade de acesso a todos. MAS, NÃO BASTA INFORMAR. É PRECISO CRIAR CAMINHOS DE COMUNICAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS: E-MAIL, “FALE CONOSCO”, LISTAS DE DISCUSSÃO, FÓRUNS E CHATS.

8 Avaliação O que fazer com os resultados da AVALIAÇÃO?

9 Desafio Como lidar com a grande quantidade de informações dispersas em documentos, procedimentos ou simplesmente em pessoas, por meio de suas experiências e habilidades?

10 Articulações PARA CRIAR BANCO DE DADOS, REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES Acesse: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ondas/Default.aspx

11 Atividade Desenvolver um formulário de avaliação online para conhecer, na prática, a ferramenta do Google conhecida como spreadsheet, uma ferramenta gratuita e útil para a gestão de projetos na escola. Pensar em um instrumento de avaliação online para um projeto educomunicativo.

12 Passo a passo Os formulários do Google Drive são uma ótima ferramenta para criar, dentre outros, instrumentos de avaliação. Esse tutorial irá mostrar como criar um formulário de pesquisa, divulgá-lo e ver os resultados.Google Drive Criando o formulário Passo 1. Acesse o Google Drive e faça login com sua conta Gmail Passo 2. Clique no botão vermelho “Criar” e, em seguida, em “Formulário” Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/09/como-criar-um-formulario-de-pesquisa-usando-o-google-drive.html

13

14 Passo 3. Na tela que se abre, digite um titulo para o seu formulário e escolha um tema (estilo) para ser usado. Em seguida, clique no botão “OK” para continuar.

15 Criando as perguntas Passo 4. Na próxima tela, digite uma pergunta em “Título da pergunta” e um texto complementar no campo “Texto de ajuda”. A seguir, clique em “Tipo de pergunta” e escolha qual deseja usar.

16 Pergunta Texto e Texto Parágrafo A pergunta do tipo “Texto” é aberta. Ela fornece um pequeno campo para o usuário digitar sua resposta. Da mesma forma, a pergunta do tipo “Texto do parágrafo” também é aberta, porém, ela fornece um campo maior para o usuário responder à pergunta. Ele é indicado para perguntas abertas ou comentários extras que normalmente ficam no final do questionário.

17 Múltipla escolha A pergunta do tipo “Múltipla escolha” permite que o usuário selecione uma das opções disponíveis. Além disso, é possível adicionar um campo aberto alternativo (“Outro”), que pode ser preenchido manualmente. Indicada para perguntas objetivas e respostas rápidas.

18 Caixas de seleção Já a pergunta do tipo “Caixas de seleção” aceita que o usuário selecione mais de uma opção sugerida pelo questionário, além de permitir adicionar um campo aberto alternativo (“Outro”).

19 Escolha de uma lista A pergunta do tipo “Escolha de uma lista” só aceita que o usuário selecione uma das opções exibidas na caixa de seleção. Esse tipo é uma excelente opção para reduzir o tamanho do formulário e também para incluir maior quantidade de respostas em uma lista de possibilidades.

20 Pergunta escala A pergunta o tipo “Escala” é fechada para que o usuário defina em uma escala entre 1 até 10 a respostas para determinada pergunta, como se fosse dar uma nota. Os marcadores opcionais ajudam o usuário entender a métrica como por exemplo, baixo e alto, ruim e ótimo.

21 Grade A pergunta do tipo “Grade” é fechada e normalmente é utilizada para que o usuário possa avaliar diversas funções de um mesmo produto em apenas uma das perguntas.

22 Data e horário Já as perguntas dos tipos “Data” e “Horário” são bem mais simples, e podem ser úteis para armazenar informações pessoais como dados de formulários de cadastro, por exemplo.

23 Configurando a página de confirmação Passo 5. Terminada a criação das perguntas é preciso configurar a “Página de confirmação” que é exibida quando o usuário termina de preencher os dados. Entre as opções disponíveis estão “Mostrar link para enviar outra resposta”, “Publicar e mostrar um link para os resultados deste formulário a todos os entrevistados” e “Permitir que os participantes editem as respostas após o envio”

24 Adicionando conteúdo multimídia na página do formulário Passo 6. Se for necessário adicionar uma imagem ao formulário, clique no campo “Adicionar item” e selecione a opção “Imagem”. Aparecerá uma tela onde é possível fazer o upload da imagem. Depois de fazer o upload, você poderá escolher um título e especificar o texto que aparecerá quando alguém passar o cursor sobre a foto, para ajudá-lo a responder perguntas. Já se quiser adicionar um vídeo ao formulário, clique no campo “Adicionar item” e selecione a opção “Vídeo”. Insira no espaço o endereço do vídeo no YouTube. Depois de selecionar um vídeo, você poderá adicionar um título e uma legenda. Basta clicar e arrastar um dos cantos do vídeo para redimensioná-lo e posicioná-lo, escolhendo uma das opções de alinhamento.

25

26 Passo 7. No final do formulário, é necessário escolher onde ficarão armazenadas as respostas. Selecione uma opção em “Escolher o destino da resposta” e clique em “Criar”.

27 Compartilhando e divulgando o formulário Passo 8. Depois de tudo pronto, clique no botão “Enviar formulário”, para enviar e divulgar o formulário criado. Será exibida uma tela com as opções de compartilhamento. Se quiser use o código HTML do formulário para inseri-lo em uma página de Internet, clique no botão “Incorporar” e copie o código na janela que aparece (é possível até mesmo escolher o tamanho da área que o formulário irá ocupar). Quando terminar, clique em “Concluído”.

28 É possível também divulgar o formulário pelas redes sociais Google+, Twitter e Facebook ou usar a opção “Enviar formulário por e-mail”, onde é possível incluir o formulário no corpo da mensagem, além de outras opções mais simples. Ao final, clique em “Enviar” para finalizar.

29 Gerenciando as respostas Passo 9. Depois, se quiser mudar a maneira como as respostas do formulário são guardadas, ver um resumo das respostas, excluir e/ou fazer outras tarefas, clique no menu “Respostas”.

30 STEFHANOU, Luis; MÜLLER, Lúci Helena; CARVALHO, Isabel Cristina de M. Guia para elaboração de projetos sociais. 2ªed. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2003. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011. BRITO, Edivaldo. Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive. Disponível em:. Acesso em: 30 jan. 2014. http://www.techtudo.com.br/dicas-e- tutoriais/noticia/2013/09/como-criar-um-formulario-de-pesquisa-usando-o-google-drive.html Fontes

31 Quem somos? COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO Leonardo Moncorvo FORMADORES Anderson Zotesso Rodrigues Carlos Eduardo Rodrigues Fernandez Carmen Lúcia Melges Elias Gattás Débora Menezes Isabel Pereira dos Santos Kassandra Brito de Carvalho Kátia Cristina Alves de Souza Maria Izabel de Araújo Leão Maria Salete Prado Soares Mariza de Almeida Pinto Paola Diniz Prandini Patrícia de Oliveira Ramos Regina Aparecida Vilela dos Santos Silene de Araujo Gomes Lourenço


Carregar ppt "GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google