A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados Parciais: 2014.1 PAUTA 1.Abertura: Direção Acadêmica e Coordenação da CPA 2.O papel da CPA na FNC 3.Participação na autoavaliação 4.Autoavaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados Parciais: 2014.1 PAUTA 1.Abertura: Direção Acadêmica e Coordenação da CPA 2.O papel da CPA na FNC 3.Participação na autoavaliação 4.Autoavaliação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Resultados Parciais: 2014.1

3 PAUTA 1.Abertura: Direção Acadêmica e Coordenação da CPA 2.O papel da CPA na FNC 3.Participação na autoavaliação 4.Autoavaliação em 2014.1: Resultados Parciais 5.Composição da CPA: Eleição de Novos Membros 6.Calendário provisório de reunião

4 1. Abertura: Direção Acadêmica e Coordenação da CPA Diretora Acadêmica Professora Mestra Samira Martins Rodrigues Fortunato Coordenador da CPA Professor Doutor Valdir Luiz Lopes

5 2. O papel da CPA na FNC  A criação da CPA é uma exigência legal do MEC: toda instituição educacional pública ou privada constituirá Comissão Própria de Avaliação (CPA).

6 2. O papel da CPA na FNC  A CPA é responsável pela avaliação das seguintes dimensões:  Planejamento e Avaliação Institucional  Planejamento e Desenvolvimento Institucional  Políticas Acadêmicas  Políticas de Gestão  Infraestrutura Física

7 2. O papel da CPA na FNC promover reuniões sobre os processos internos de autoavaliação da FNC; elaborar os instrumentos e formas de autoavaliação; aplicar, analisar e divulgar os resultados da autoavaliação; elaborar relatório dos resultados;

8 2. O papel da CPA na FNC propor à Direção Geral plano de ações que possam atender aos pontos considerados frágeis; encaminhar ao MEC relatório final das ações realizadas e previstas; elaborar calendário de atividades.

9 2. O papel da CPA na FNC Em resumo: Através da autoavaliação institucional, a FNC aprecia, questiona, analisa, acompanha o seu próprio trabalho, além de ter condições para definir prioridades de desenvolvimento.

10 3. Participação na avaliação  Democrática  Prevista no Calendário Acadêmico  Em 2014.2:  de 03 de novembro a 11 de dezembro;  validação de 10 horas complementares.

11 4. Autoavaliação em 2014.1: Resultados Parciais  autoavaliação na Visão do Aluno  período de aplicação: 19/5 a 07/6  aplicação para 7.226 alunos  índice médio de participação: 21%  análise amostral  grupo de perguntas: Autoavaliação do Aluno

12 Dimensão: Planejamento e Desenvolvimento Alunos: pouco conhecimento da nota da FNC no MEC. Além disso, não sabem o resultado da autoavaliação da CPA. Ação da CPA: reuniões com Representantes e Vice- Representantes de sala, confecção de banners e cartazes, divulgação no facebook e site da FNC.

13 Dimensão: Planejamento e Desenvolvimento Alunos: tempo de espera na Central de Cópias é muito grande. Ação da CPA: encaminhou proposta à Direção para a ampliação dos serviços. A proposta está sendo analisada.

14 Dimensão: Planejamento e Desenvolvimento Alunos: As sugestões de melhorias levadas à coordenação de curso não estão sendo implantadas. Ação da CPA: Foi solicitado um levantamento das sugestões feitas diretamente aos Coordenadores, a fim de que a Direção possa analisar cada caso. Lembrete: a FNC dispõe, também, de outros dois canais de comunicação: Ouvidoria e Fale Conosco.

15 Dimensão: Planejamento e Desenvolvimento Alunos: Não há um Diretório Acadêmico que represente o pensamento dos alunos, e que também seja um canal que ajuda a pensar em possíveis soluções aos problemas enfrentados pelos alunos de cada curso. Esclarecimento: o Diretório Acadêmico já está implantado na FNC. As ações estão paralisadas nesse momento por falta de membros. Entretanto, as atividades podem ser reativadas a qualquer tempo..

16 Dimensão: Políticas de Gestão Alunos: as informações prestadas pela secretaria ou via telefone se apresentam de modo insatisfatório. Ação da CPA: foi sugerido à Direção a implantação de cursos de capacitação ao pessoal de telefonia e também ao pessoal de secretaria.

17 Dimensão: Políticas Acadêmicas Alunos: Os Representantes de sala não atuam junto ao administrativo da faculdade. Esclarecimento: A maioria dos Coordenadores já realiza reuniões periódicas com os seus representantes de sala. Além disso, há também representação no Colegiado de Curso. Ação da CPA: Foi sugerida à Direção a ampliação da divulgação das representações discentes nos diversos canais de comunicação da da FNC.

18 Dimensão: Políticas Acadêmicas Alunos: Professores sem didática e por conta disso falta de motivação e aulas monótonas. Esclarecimento: O NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico, coordenado pela Professora Elaine Moura, mantém semestralmente cursos de capacitação docente.

19 Dimensão: Políticas Acadêmicas Nesses cursos são tratados diversos temas, tais como: motivação, didática e metodologias ativas para o ensino superior. Além disso, os docentes têm atendimento individual dependendo de cada caso. Sugestão da CPA encaminhada à Direção: ampliar e intensificar o programa de cursos de capacitação docente.

20 Questão Aberta: Autoavaliação Alunos: Um número significativo de alunos alega que não participa dos eventos realizados na Faculdade. Esclarecimento: Os eventos são divulgados com antecedência nas redes sociais, murais internos e pelos professores. Ação da CPA: A CPA sugeriu a intensificação dos meios de divulgação já utilizados pela FNC.

21 Questão Aberta: Autoavaliação Alunos: um número preocupante afirma não ter interesse pela leitura (sobretudo a bibliografia indicada pelos professores). Além disso, não se consideram alunos críticos. Ação da CPA: ampliação dos cursos de aprofundamento e nivelamento de estudos de Língua Portuguesa, cujo conteúdo trata das estratégias de leitura para os textos acadêmicos e desenvolvimento do raciocínio crítico.

22 Dimensão: Infraestrutura Física Alunos: tempo de espera da Secretaria Acadêmica é muito demorado. Além disso, alunos bolsistas têm mais dificuldades para resolver seus problemas. Esclarecimento: Os serviços de atendimento ao aluno foi informatizado: rematrícula, solicitação de declaração on line, dentre outros. A Direção informou que já está pronta uma sala especial para atendimento aos alunos de programas do governo, como PROUNI e FIES no primeiro andar.

23 Dimensão: Infraestrutura Física Alunos: não têm acesso ao WIFI. Esclarecimento: está sendo instalado, a princípio, no andar térreo WIFI gratuito para todos os alunos. Ação da CPA: foi encaminhada planilha de expansão da rede wifi para os demais andares para análise e estudo financeiro.

24 Dimensão: Infraestrutura Física Alunos: limpeza dos banheiros é precária e puxadores de papel estão quebrados. Esclarecimento: Apesar da FNC manter, em tempo integral, equipes de limpeza e manutenção, já foram contratadas mais pessoas da limpeza para atender à demanda. Ação da CPA: foi solicitada a compra de mais puxadores de papel e as devidas substituições.

25 Dimensão: Infraestrutura Física Alunos: ventiladores das salas de aula quebrados Ação da CPA: a equipe de manutenção fez o levantamento da quantidade de equipamentos quebrados. A CPA encaminhou à Direção proposta de programa de manutenção contínua e solicitou a reposição dos equipamentos danificados.

26 Dimensão: Infraestrutura Física Alunos: os laboratórios são insuficientes para atender à demanda. Ação da CPA: foi apresentada proposta de ampliação de laboratórios e compra de novas máquinas. Em atendimento às solicitações, a Direção já adquiriu 90 novos laptops para uso exclusivo de seus alunos. Quanto à ampliação de laboratórios, foi informado que será encaminhado ao setor financeiro proposta de estudo de expansão.

27 5. Composição da CPA: Eleição de Novos Membros Representantes Segmento que Representam Professor Doutor Valdir Luiz LopesCoordenador da CPA 3 (três)Corpo Docente 3 (três)Corpo Técnico-Administrativo 1 (um)Corpo Discente período Matutino 2 (dois)Corpo Discente período Noturno 3 (três)Sociedade Civil

28 6. Calendário provisório de reunião 1ª. Reunião: 11/10 às 10h

29 Av. Francisco Pignatari, 630 Carapicuíba - SP - CEP 06310-390 Tel: 11 4185-8410 www.FaculdadeFNC.com.br


Carregar ppt "Resultados Parciais: 2014.1 PAUTA 1.Abertura: Direção Acadêmica e Coordenação da CPA 2.O papel da CPA na FNC 3.Participação na autoavaliação 4.Autoavaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google