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António Albano Baptista Moreira DIREÇÃO E LIDERANÇA.

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Apresentação em tema: "António Albano Baptista Moreira DIREÇÃO E LIDERANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 António Albano Baptista Moreira DIREÇÃO E LIDERANÇA

2 Aula 1 – 14/02/2014 Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filme Gestão, quais os desafios ? OBJETIVOS

3 Dados do professor António Albano Baptista Moreira http://www.antonioabmoreira.adm.br profantonioabmoreira@gmail.com 84071214 a.moreira@sul.com.br antonioabmoreira aabmoreira http://www.antonioabamoreira.wordpress.com

4 Apresentação Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior de TI em Multinacionais de Classe Mundial; Instrutor do Sebrae para o EAD e cursos de Empreendedorismo; Coordenador do Curso Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas; Professor de Empreendedorismo e Gestão; Coordenador de EAD; Consultor de TI, Gestão e BI; Palestrante; Cineasta, roteirista e fotografo.

5 Contrato Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

6 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

7 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, da OPET, meu ou público Login e senha Como usar

8 Ao final o que levaremos ? APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO O PROCESSO DA GESTÃO INFORMAÇÕES LIDERANÇA

9 De que se trata... Nesta disciplina, o aluno irá se familiarizar com aspectos de relacionamento interpessoal e gerenciamento de equipes a fim de torná-lo capaz de identificar aspectos comportamentais, reconhecendo as diferenças individuais para poder agir de forma assertiva como líder. Por meio da apresentação e discussão integrada dos conceitos e fundamentos sobre autoconhecimento, percepção, relacionamento interpessoal, estilos e técnicas de liderança, motivação e comunicação, bem como por intermédio de dinâmicas de grupo e resoluções de casos práticos empresariais em sala de aula. O aluno saberá diferenciar o comportamento gerencial do organizacional, conseguindo compreender as especificidades de estilos e diferenças situacionais na prática de gerenciar pessoas nas organizações; identificando características de relacionamento que são importantes para o administrador moderno.

10 Competências NºDescriçãoNível 1 Estabelecer práticas gerenciais e de liderança, a partir do entendimento das características das pessoas e das equipes e que sejam coerentes com os objetivos e cultura da empresa. F 2 Identificar atitudes e comportamentos que permitam construir relacionamentos profissionais conquistando a confiança do outro, por meio do auto-conhecimento e empatia, visando aperfeiçoar o gerenciamento de pessoas nas organizações empresariais. N 3 Comunicar-se de forma eficaz e eficiente no ambiente organizacional, a fim de aprimorar o relacionamento e o gerenciamento de pessoas nas empresas. N 4 Identificar o processo de mudança organizacional, de modo que possa adaptar-se às mudanças e também contribuir para as mudanças necessárias a atender os objetivos das áreas e da empresa. I 5 Tomar decisões, considerando a importância da informação e os ambientes de decisão, para solucionar problemas organizacionais. I

11 6 Desenvolver um plano individual que agregue valor na Organização em posições de liderança N 7 Ser capaz de liderar pessoas com foco na formação de equipes. N 8 Possibilitar aos gestores de linha (clientes internos) o desenvolvimento necessário de sua equipe com foco no equilíbrio entre valor humano e disciplina. I 9 Demonstrar aos lideres da empresa que liderança não se aprende e sim se desenvolve com base no equilíbrio de gestão, na ética, no valor dos bons resultados visando lucratividade com sustentabilidade da organização. I 10 Abordar processos de trabalho em equipe com sincronia, sinergia, motivação foco nos resultados do trabalho de equipe. I

12 Apoio bibliográfico

13 Bibliografia Complementar Referência Exemplares ALBRECHT, Karl. Agregando valor a negociação. São Paulo: Makron Books, 1995. 20 PO HUNG, Tom. Qualidade começa em mim: manual neurolinguístico de liderança e comunicação. Osasco: Novo Século, 2002. 5 PO HALL, Calvin S; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da personalidade. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.20 PO BERGAMINI, Cecília Whytaker. Motivação nas Organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1997.8 PO COVEY, Stephen R. Liderança Baseada em Princípios. 10 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.7 PO

14 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULOAUTOR/EDITORA O monge e o executivoJames C. Hunter

15 Nossos encontros DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 14/02 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da área de RH. TODAS DE FORMA GERAL AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 21/02 Percepção; Relacionamento interpessoal; Estilos de liderança; Liderança nas organizações; Comportamento organizacional; Imagem corporal e profissional (o líder como exemplo); O comprometimento de colaboradores COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 28/02 Auto-Conhecimento; Educação Continuada e Treinamento e Desenvolvimento (T&D); Planejamento e Desenvolvimento de Carreira; Qualidade de Vida; COMPETÊNCIA 2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 07/03 Comunicação Interpessoal Conceitos de Neurolingüística (Pastas de Arquivo, Rapport, Técnicas de Espelhamento); Competências Interpessoais (empatia, feedback, respeito às diferenças e controle emocional) Análise transacional Técnicas básicas de oratória COMPETÊNCIA 3 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 14/03 Mudança Organizacional por meio das pessoas; Cultura Organizacional e mudanças; Clima Organizacional e mudanças. Desenvolvimento Organizacional; COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 15/03SÁBADO LETIVO - REVISÃOTODAS AS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

16 Nossos encontros 21/03 Decisões Organizacionais; A Importância das Informações (Sistema de Informação); Ambientes de Decisão (ambiente certeza, risco e incerteza); Decisões Programadas e Não-Programadas; Solução de Problemas; COMPETÊNCIA 5 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 22/03SÁBADO LETIVO - REVISÃOTODAS AS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 28/03AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 1,2,3,4,5 E 6 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ESCRITA 04/04 RECONSTRUÇÃO COMPETÊNCIAS 1 A 5 Planejamento do líder no trabalho diário; Aplicabilidade do planejamento junto a sua equipe de trabalho; Foco em agendamento e prazos como ferramenta de gestão; Desenvolvimento individual como líder de pessoas. COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/04SÁBADO LETIVO - REVISÃOTODAS AS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 11/04 Necessidade de agregar pessoas como forma de gerir com sucesso; Demonstrar que o todo (visão holística) é maior que a soma das partes; Aprimorar a competência “efeito de catalização”. COMPETÊNCIA 7 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 19/04SÁBADO LETIVO - REVISÃOTODAS AS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

17 25/04 Conceituar a competência “disciplina” dentro da medida necessária e correta; Conceituar o fator valor humano como forma de motivação de pessoas; Reforçar a necessidade do equilíbrio entre valorização X disciplina. COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 02/05 Ética profissional e pessoal como fator preponderante do sucesso do líder; Foco nos resultados com o desenvolvimento correto e sensato da liderança. COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 09/05 Senso de tempo de execução de atividades como ganho de tempo e melhoria dos processos; Demonstrar ao líder a importância da energia direcionada da equipe como fonte de bons resultados; Motivação como fonte de resultados e melhoria continua. COMPETÊNCIA 10 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 16/05APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOSTODAS AS COMPETÊNCIAS APRESENTAÇÃO EM EQUIPE 17/05SÁBADO LETIVO - REVISÃOTODAS AS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 23/05AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUALTODAS AS COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ESCRITA 30/05RECONSTRUÇÃOTODAS AS COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ESCRITA

18 DATANºs COMPETÊNCIAS AVALIADASINSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 28/02/2014LEITURAS/COMPETÊNCIAS 1 E 2TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 horas 28/03/2014COMPETÊNCIAS 1 A 6INDIVIDUAL ESCRTIA 21/03/2014COMPETÊNCIAS 1 A 6TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 HRS 11/04/2014COMPETÊNCIAS 6 E 7TRABALHO EM EQUIPE CHTAE 4 hrs 16/05/2014COMPETÊNCIAS 1 A 10TRABALHO EQUIPE CHTAE 4 HORAS 23/05/2014COMPETÊNCIAS 7 A 10INDIVIDUAL ESCRTIA

19 Material adicional

20 Na internet...

21 Retomando...

22 Sessão pipoca... Você sabia que....?

23 E AGORA JOSÉ ?

24 Debate O que o filme impacta nas nossa vidas? O que impacta profissionalmente? Qual a importância dos dados mostrados para o marketing? Como é pensar mudanças? O que vem a ser estar preparado?

25 Mudanças estão acontecendo muito rápido !

26

27

28 Os 100 macacos Lyall Watson e as batatas doces...

29

30 Vamos tentar responder O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !

31 “Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso” Ernest Becker

32

33 Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado

34 CADA UM ACHA SUA TURMA

35 Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !

36 36 PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM VOAM EM BANDO

37 O que responder O que é gestão? Importância da tecnologia da gestão? Ciclos da gestão? Processo de gestão? Processo de planejamento?

38 Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

39 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ? OS NOVOS DESAFIOS

40 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

41 Humm......

42 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

43 Dados da importância das PMEs 6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

44 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

45 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

46 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

47 O Ambiente nas PME’s Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : Falta de Capital de Giro; Falta de crédito; Problemas Financeiros; Maus pagadores; Falta de Clientes; Concorrência muito forte; Instalações inadequadas; Ponto inadequado; Carga tributária elevada; Fala de mão-de-obra qualificada; Falta de conhecimentos gerenciais; Recessão econômica no país.

48 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 % 3º Problemas financeiros - 21 % 4º Maus Pagadores - 16% 5º Falta de Crédito - 14% Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

49 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

50 Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA Base: 97 respondentes

51 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS 13% Base: 39 respondentes

52 Como ? Administração / Gestão

53 Gestão Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

54 Antes de mais... O que é essa tal De Gestão ?

55 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado, Resultado...

56 Então... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

57 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

58 Prever... Planejar... Organizar... Controlar... Avaliar... Prever... Planejar... Organizar... Controlar...

59 Uma viagem Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões

60 O que temos que ser ? Uma mistura de mãe Diná com MacGyver O Gestor é um criador...

61 Ou... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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63 Gestão de Excelência Classe Mundial

64 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

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66 TUDO ISSO COM.... Ética Moral Transparência Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

67 Critérios de Excelência na Gestão Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

68 Empresa como um Processo

69

70 Posicionamentos empresariais Fase incial : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. Posicionamento limitado: Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. Competetividade, visão estratégica : Visão F/F -de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

71 Posicionamento competitivo Cliente Percepção Empresa Oferece PreçoConcorrên cia Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida ProdutoBaixoAlta Processo Custos Controle e Melhoria ConfortoSoluçãoMédioMédia Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Média Baixa Mercado Eficácia Diferencia- ção Ser ÚnicoConceitoAltoMuito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

72 ESTRATÉGIASSIGNIFICADO Penetração de MercadoExploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de MercadoProdutos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de ProdutoProdutos novos em mercados tradicionais DiversificaçãoNovos produtos em novos mercados DiferenciaçãoIdentidade forte do produto Liderança do custoBaixo custo e baixo preço do produto FocoAtuação em nichos de mercado DefesaPermanência no mesmo mercado ProspecçãoBusca de novas oportunidades AnáliseAtuação em dois tipos de mercados ReaçãoIncapacidade de fazer ajustes EstabilidadePermanência no mesmo mercado CrescimentoBusca de novas oportunidades Redução de despesasEliminação de desperdícios Alianças EstratégicasParcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades

73 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

74 De outra forma... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: 1. Missão 2. Visão 3. Roteiro 4. Produto 5. Processos 6. Estratégia 7. Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

75 Vamos nos organizar MissãoVisãoValoresProdutoProcessoEstruturaPessoasEstratégia

76 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado. Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

77 Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

78 Gerir é... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

79 Tomada de decisão Problema Diagnóstico Alternativas Decisão Avaliação

80 Fases da tomada de decisão Fases do processoDetalhesTécnicas 5. AvaliaçãoConfronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. DecisãoFazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. AlternativasDefinição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. DiagnósticoBusca de entendimentoInformações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / MetaResolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

81 + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

82 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado

83 A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

84 Fluxo da decisão INDICADORES DESEMPENHO METAS CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

85 Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.

86 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INFORMAÇÕES OBJETIVOS

87 Permanecer Viva !!

88 SANTOGRAALSANTOGRAAL VIDAETERNAVIDAETERNA

89 MODELO ORGANIZACIONAL PROCESSOS TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA Foco nos produtos Sistemas não Integrados Estrutura funcional MERCADO Em busca do “Santo Graal”

90 Então temos que... Gerir com técnica; Buscar informações; Usar as informações ao tomar decisões.

91 Sem dados não há gestão... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

92 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade; Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

93 Os desafios das empresas Exemplo  Demanda por maior variedade de produtos  Mais serviços agregados  Produtos customizados  Menor tempo de resposta e acuracidade Características Lead Time esperado

94 Os desafios Demanda por maior variedade de produtos Demanda por maior variedade de produtos Mais serviços agregados Mais serviços agregados Produtos customizados Produtos customizados Menor tempo de resposta e acuracidade Menor tempo de resposta e acuracidade

95 Rapidez de resposta Atender a volatilidade da demanda Agilidade Adaptar a cadeia para prover custo / serviço ótimo Inteligência Maximizar de toda informação disponível Lean “enxuto” Minimizar perdas e maximizar o uso de ativos Tempos menos de distribuição e entrega Tempos menos de distribuição e entrega Embarques mais freqüentes Embarques mais freqüentes Tamanho de lotes e pedidos menores Tamanho de lotes e pedidos menores (make-to-order) (make-to-order) Acomodação de maior variabilidade de demanda Acomodação de maior variabilidade de demanda Suporte à rápida troca de mix Suporte à rápida troca de mix Utilização de vários modos de distribuição Utilização de vários modos de distribuição Capacitação confiável de available-to-promise Capacitação confiável de available-to-promise Visibilidade da movimentação de produtos Visibilidade da movimentação de produtos Acesso compartilhado de dados Acesso compartilhado de dados Investimento otimizado em inventários Investimento otimizado em inventários Operação focada Operação focada Uso efetivo de parceiros Uso efetivo de parceiros Princípios Chave Necessidades Princípios-Chave das indústrias

96 Então a situação é - empresas Globalização dos negócios Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever.

97 A situação hoje - Criatividade Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades O perfil profissional exigido

98 Como resolver ???

99 Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente? Fechar os conceitos

100 Para a próxima aula... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H. Baixar o livro “O monge e o executivo” Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

101 Obrigado

102

103 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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