A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial."— Transcrição da apresentação:

1 Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Professora Suzana Habitzreuter Muller

2 A avaliação econômica e financeira traduz a essência de todo planejamento e controle em qualquer tipo de negócio. Não existe empresa bem sucedida e consolidada que não disponha de um sistema de avaliação de desempenho através de indicadores.

3 Todo empresário deve se preocupar com o acompanhamento do desempenho de seus negócios e saber se os produtos e serviços que está oferecendo, realmente, apresentam margens de contribuição adequadas ao tipo de negócio explorado.

4 Análise Financeira: A análise financeira, utiliza a informação contida nos demonstrativos financeiros ou contábeis da empresa. Essa análise dedica-se ao cálculo de índices, de forma a avaliar o desempenho passado e presente da empresa, seja por meio da comparação com “padrões do ramo” em que atua, seja pela análise de séries temporais.

5 Objetivos da análise financeira:
É fornecer dados numéricos de dois ou mais exercícios, de maneira a contribuir com os acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo, instituições financeiras e investidores interessados na situação da empresa e instrumentá-los ou para tomar decisões.

6 Toda empresa precisa manter um volume de recursos em forma de disponibilidades, isto é, ter dinheiro em caixa ou em bancos. Mas deve também procurar fazer com que o dinheiro aplicado pelos sócios tenha um ótimo retorno, ou seja, resulte em bom lucro. E isso requer investimento.

7 No primeiro caso estamos falando de liquidez, pois toda empresa precisa ter um rendimento mínimo em caixa para saldar suas dívidas e atender ás necessidades financeiras do momento. E no segundo caso, estamos falando da comparação entre os valores investidos e o lucro obtido. Trata-se da rentabilidade.

8 Esse é o grande desafio da administração financeira: manter o equilíbrio entre a liquidez adequada e a rentabilidade satisfatória. Mas como a empresa pode conciliar liquidez e rentabilidade?

9 Estando atenta aos fatores que afetam sua capacidade de liquidez e de rentabilidade. E tais fatores estão representados na composição das fontes de recursos.

10 Fontes de recursos: As fontes de recursos representam as formas que a empresa tem para obter o dinheiro necessários a seu funcionamento. Elas podem ser obtidas através de recursos próprios, ou de terceiros.

11 Recursos Próprios: É o dinheiro aplicado pelos sócios para início das atividades da empresa (capital social); O dinheiro proveniente do lucro obtido e não distribuído aos acionistas (lucro retido); E o dinheiro guardado para fins específicos (reservas).

12 Algumas considerações:
Sempre que puder, a empresa deve evitar o uso intensivo de seus próprios recursos, pois eles representam um desembolso a mais por parte do acionista e quase nunca são vistos como bom investimento. Por outro lado, às vezes, é melhor utilizar essa fonte de recursos do que assumir dívidas com terceiros, principalmente quando os juros são altos e acima das possibilidades de pagamento.

13 Recursos de terceiros:
Os empréstimos, financiamentos e os créditos efetuados em bancos, instituições financeiras e junto aos fornecedores (compra de produtos ou materiais para pagamento futuro) são considerados recursos de terceiros.

14 Suzana Habitzreuter Muller suzanahm2013@gmail.com


Carregar ppt "Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google