A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Negócio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Negócio."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócio

2 Plano de Negócio - Introdução
Definição: é um documento que descreve a idéia e a oportunidade de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos para os primeiros três ou até cinco anos. Em síntese, o plano de negócio descreve: a qualificação da equipe gestora; como esta equipe atuará para o sucesso do negócio; quais são os recursos necessários; e qual a previsão dos resultados durante um período de tempo.

3 Plano de Negócio - Introdução
O plano serve como um guia detalhado para a conversão de suas idéias e visões em um negócio real e em funcionamento. Ele auxilia na persuasão das pessoas aptas a investir no novo empreendimento. Explica o que a nova empresa está tentando realizar e como alcançará as metas propostas. É importante considerar que quanto mais claros forem os vínculos entre as metas almejadas e os meios para alcançá-las, mais convincente será o plano de negócios.

4 Plano de Negócio - Introdução
Deve-se preparar o Plano de Negócio pelo plano e pelo negócio e não para ter um documento. O exercício de preparar o plano pode trazer mais benefícios para o sucesso do empreendimento do que o documento propriamente dito. Em caso de falta de tempo para preparo, uma opção são sites como o do Sebrae, de algumas incubadoras de empresas e de instituições de apoio ao empreendedor que apresentam planos de negócios. Vários estudos comprovam que as empresas que fazem bons planos de negócio, antes de sua abertura, têm maiores chances de sucesso.

5 Plano de Negócio – A quem se destina?
Destinam-se para vários públicos como: parceiros; bancos; investidores; mantenedoras de incubadoras de empresas; fornecedores; sócios; e clientes.

6 Plano de Negócio – A quem se destina?
O plano de negócio muda com freqüência conforme o negócio se desenvolve. Por isto, os empreendedores de sucesso tentam evitar gastar muitas horas com planos longos e formais, com muitos dados, suposições e planilhas. Eles optam por fazer um planejamento apenas para iniciar sua nova empresa, e então reunir informações no decorrer do funcionamento do empreendimento para refinar os planos.

7 Plano de Negócio – A quem se destina?
Um bom modelo de planejamento de negócios tem a seqüência: preparo de um plano de negócio simples e básico, que possa ser usado para obter os fundos iniciais; abertura efetiva do negócio; refinamento do plano de negócio com base na experiência obtida com o funcionamento da empresa e uso do plano revisado para administrá-la e garantir financiamentos adicionais; e comercialização dos produtos ou serviços, contratação de funcionários conforme a necessidade, crescimento do empreendimento, etc.

8 Pequenos negócios Pequenos negócios, nome utilizado para denominar as micros e pequenas empresas, são unidades produtivas. Em outras palavras, são meios, objetos e pessoas que trabalham para produzir bens econômicos. Eles possuem significado político, pois funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial do Brasil, uma vez que sua grande maioria é nacional e convive com as grandes empresas. E também possuem significado econômico, pois geram grande número de empregos e contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens. Apesar do grande número de aberturas de pequenas empresas, muitos empresários não conseguem manter suas portas abertas por muito tempo.

9 Pequenos negócios O fracasso pode estar ligado à falta de dinheiro no mercado, escassez de recursos próprios etc. Contudo, muitas vezes as causas podem estar nos próprios empresários, isto é, na falta de habilidade administrativa, financeira, mercadológica e tecnológica.

10 Ramo de atividade Indústria: metalurgia; material elétrico e de comunicações; material de transporte; mobiliário; papel e papelão; borracha; química; produtos farmacêuticos e veterinários; perfumaria, sabão e velas; têxtil; vestuário; construção civil; indústrias diversas, etc. Comércio: material de construção; máquinas, aparelhos e material elétrico; instrumentos musicais, cd, dvd e outras mídias eletrônicas, músicas impressas; veículos, móveis, etc. Serviços: serviços ambientais; análises químicas e bioquímicas; manutenção de equipamentos; oficinas mecânicas; médicos, odontológicos e veterinários, ensinos; etc.

11 Ramo de atividade Fatores que influenciam na escolha do ramo:
Experiência profissional em ramo semelhante; Análise do mercado consumidor; Análise do mercado fornecedor; Análise dos recursos humanos e financeiros necessários; Análise da localização do negócio; Análise do ponto de venda.

12 Descrição do Negócio A descrição do negócio engloba três itens básicos: conceituação do negócio, análise dos riscos e definição das estratégias. Conceituação do negócio: consiste em analisar o características da empresa e do mercado e descrever quais produtos e quais segmentos de mercado, por exemplo, a empresa irá atender.

13 Descrição do Negócio Riscos: consiste em analisar e relacionar os riscos potenciais que podem inviabilizar o empreendimento. A empresa terá capital próprio para iniciar o empreendimento, principalmente, em relação à locação de um imóvel adequado e aquisição de máquinas industriais; haverá resistência inicial dos consumidores em relação ao novo negócio, que ainda desconheciam.

14 Descrição do Negócio Análise Estratégica e de Mercado: consiste em definir a visão e o foco do negócio, suas oportunidades e ameaças e analisar as competências e os caminhos da empresa para realizar seus objetivos e metas. Visão do negócio: como a empresa vê a evolução do seu negócio (para os próximos cinco anos). Foco da empresa: descreve o tipo de mercado, segmento e região onde atua e/ou pretende atuar. Estratégias para atenuar riscos potenciais de negócios: Execução de serviços pelos próprios proprietários e treinamento de pessoal;

15 Descrição do Negócio Complemento de recursos próprios para implantação da empresa com o dinheiro da venda de bens; Anulação da resistência inicial dos consumidores com relação ao novo negócio através de adequada política de marketing. Oportunidades e ameaças: citar, de forma pontual, as oportunidades e ameaças surgidas para o empreendimento. Pontos fortes e fracos da empresa: citar, de forma pontual, os pontos fortes e fracos da empresa para realizar o empreendimento.

16 Plano de Marketing Alguns pontos a serem analisados no momento de elaborar o Plano de Marketing: Definição do produto, mercado alvo, preço, propaganda, estratégias para vender o produto e vantagem competitiva, etc. Análise de pontos fortes, fracos, custos, percentual de mercado, maiores concorrentes, principais fornecedores e suas condições, lucratividade do setor, perfil da demanda, etc.

17 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
Para chegar à conclusão sobre a viabilidade do negócio são necessários alguns levantamentos: 1- Pesquisa dos custos das instalações: análise dos investimentos que serão aplicados na implantação e montagem da empresa. 2- Elaboração do Plano de Produção: definição do volume de produtos que serão fabricados. No início do negócio, é interessante fazer um plano de produção modesto e pouco diversificado, para testar o mercado e adquirir experiência. A expansão deve ser acompanhada de planejamento correto, para que se possam adquirir novos equipamentos de maneira adequada, além de contratar e capacitar os funcionários.

18 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
3- Análise da Localização: melhor optar por locais que tenham fácil acesso, infra-estrutura de saneamento básico, fácil estacionamento, disponibilidade de água, luz e telefone, segurança e existência de mão-de-obra qualificada, entre outros. Mas isso varia dependendo se o ramo for comércio, indústria ou serviço. 4- Investimento Fixo: relacionar tudo o que será utilizado no setor de produção e no escritório da empresa e fazer o levantamento de preços de todos esses equipamentos para encontrar o investimento fixo. 5- Materiais diretos (aqueles necessários à fabricação de determinado produto): analisar a quantidade de materiais usados em uma peça, além de um percentual de perda. Após isso, multiplicar este valor pela quantidade de produção. 18

19 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
6- Mão-de-obra direta (aqueles funcionários ligados diretamente a produção: analisar nos sindicatos da categoria e no mercado de trabalho para saber o salário médio mensal e conhecer o percentual de encargos sociais que incidem sobre a folha de pagamento. Ex: INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social 20%; FGTS - Fundo de Garantia de Tempo de Serviço 10%; 13º salário 14%; Férias 14%; Auxílio transporte 6%; Tíquete alimentação 6%; TOTAL de encargos sociais 70%. 19

20 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
7- Despesas fixas (gastos fixos): são as despesas que vão se manter inalteradas ou se alteram muito pouco, independente do volume de negócios da empresa. Geralmente os gastos fixos são compostos de: pró-labore, salários da administração e seus encargos; água, luz e telefone; reformas e manutenção; combustíveis e lubrificantes; honorários de contadores, consultores, advogados; aluguéis e taxas; materiais de escritório; e outras despesas não registradas nos grupos anteriores. 20

21 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
8- Custos de produção: composto pela soma do material direto (a matéria-prima aplicada ao produto), da mão de obra direta (aplicada ao produto) e dos gastos fixos da empresa (gastos indiretos apropriados aos produtos). 9. Precificação - determinação do preço de vendas: deve-se considerar três indicadores: índices de comercialização, a margem de lucro e a taxa de marcação (mark-up). Os índices de comercialização (IC): são todos aqueles que incidem diretamente sobre as vendas (exemplo: impostos, verbas de divulgação e previsão de perdas, entre outros.) Margem de lucro (ML): é o percentual, definido pela política de vendas da empresa, que incidindo sobre o preço de venda, produz como resultado o lucro operacional do empreendimento. 21

22 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
Taxa de marcação (TM): permite que sejam inseridos os impostos e margem de lucro desejado no preço do produto. Ela é calculada em duas etapas. soma dos percentuais referente aos índices de comercialização e margem de lucro; aplicação da fórmula desenvolvida e testado por técnicos do setor empresarial, para o cálculo da taxa de marcação: TM = (100 – (IC + ML)) / 100 Onde: TM = taxa de marcação; IC = índice de comercialização; e ML = margem de lucro. 22

23 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
10- Preço de venda : o preço de venda é calculado através da divisão do custo unitário do produto pela taxa de marcação. 10.1 Receita operacional: é a multiplicação do preço de venda unitário pela quantidade de peças vendidas. 11. Capital de giro Custos de Implantação: O capital de giro deve cobrir gastos com estoque inicial dos materiais usados na produção, além de ser suficiente para pagar as despesas iniciais de funcionamento, despesas diversas e propiciar uma reserva para outros gastos não previstos. 12. Viabilidade financeira: análise do resultado do negócio verificando se ele é viável ou não financeiramente. 23

24 Viabilidade Econômica e Financeira do Negócio
Ponto de Equilíbrio: é o valor ou quantidade de produtos que a empresa precisa vender para cobrir o custo de produção, os custos variáveis e os custos fixos. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. Ponto de Equilíbrio = Custos fixos / Margem de contribuição Payback: é um método que mede o prazo necessário para recuperar um investimento realizado, ou o prazo para o retorno do capital. Payback = Custo de implantação / lucro líquido = Análise de VPL e TIR. 24

25 Plano de Marketing O marketing é a técnica de criar, desenvolver e fixar a imagem de uma empresa ou de um produto junto ao consumidor. O nome da empresa ou do produto deve ser fácil de agradar e ser memorizado, de preferência com palavras curta, que ajudem o cliente a ligá-las com a atividade da empresa. Antes de se decidir por um nome, é importante fazer uma consulta ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para ver se já existe alguma empresa ou produto com o nome que você escolheu. A logomarca é a representação visual do nome da empresa. Ela deve estar presente na fachada da fábrica e em tudo que diga respeito ao empreendimento. Um slogan pode complementar o nome e a logomarca. 25

26 Plano de Marketing O marketing do empreendimento também está nas instalações. É importante cuidar para que os atendentes, os crachás, a fachada e a sala e recepção dos clientes estajam condizentes com a imagem que queremos dar ao negócio. A campanha publicitária de lançamento do negócio também é relevante e pode ser feita através de mala direta, publicidade em revistas especializadas ou jornais, ou em qualquer outro meio de comunicação, além de distribuição de catalogos, etc. 26

27 Plano de Marketing O projeto inicial de marketing conclui com a inauguração da empresa. Duas formas de estabelecer um primeiro contato com a futura clientela seriam: Oferecer um coquetel para comerciantes e formadores de opinião como jornalistas, artistas etc. Além de um desfile de lançamento da coleção. Estas formas variam dependendo da atividade da empresa. 27

28 Cuidados na Elaboração de Plano de negócios
1. Falta de clareza sobre o que é o negócio; 2. Benefícios que o consumidor vai ter não estão claros; 3. Falta foco ao negócio; 4. Análise de mercado não confiável ou superficial; 5. Falta de métrica para medir o grau de sucesso do negócio; 6. Modelo de negócio obscuro; 7. Pouco conhecimento a respeito dos competidores; 8. Pouco conhecimento das próprias fraquezas; 9. Indefinição do que será feito com o recurso a ser investido; 10. Ausência de controles internos. 28


Carregar ppt "Plano de Negócio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google