A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL II CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios

2 É um modelo de avaliação global da companhia;
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios É um modelo de avaliação global da companhia; Avaliação estritamente financeiro decorrente dos resultados dos gestores;

3 Dos eventos econômicos e atividade dos gestores.
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios Denomina-se contabilidade divisional ou por responsabilidade, o conjunto de conceitos que permitem; Identificação Mensuração Decisão Informação Dos eventos econômicos e atividade dos gestores.

4 CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios
ENFOQUE: O gestor é responsável pelo resultado das suas atividades baseado no lucro econômico. E assim, deverá ser avaliado apenas pelas atividades as quais são empreitadas.

5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO O gestor é avaliado pela controladoria; O avaliador confronta os dados planejados ou desejados. Planejados são obtidos pelo sistema orçamentário; Desejados são obtidos pelos sistema de padrão.

6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A informação contábil expressa a atividade em valor econômico; isso permite ao avaliador identificar os pontos fortes e fracos de cada gestor.

7 AVALIAÇÃO DE RESULTADO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios AVALIAÇÃO DE RESULTADO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Separar os resultados financeiros das operações; Avaliar o resultado em relação aos investimentos; Avaliar desempenho em prazos, qualidade, eficiência, etc...

8 Premiações pelas metas cumpridas;
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios MOTIVAÇÃO Após a avaliação dos resultados favoráveis, o gestor da(s) atividade(s) avaliada(s) desfrutará de recompensas; Retorno financeiro; Premiações pelas metas cumpridas;

9 MOTIVAÇÃO IMPORTANTE:
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios MOTIVAÇÃO IMPORTANTE: A falta de reconhecimento possibilitará a perda de desempenho do gestor.

10 CENTRO DE RESPONSABILIDADE
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios CENTRO DE RESPONSABILIDADE Centro de custos; Centro de lucros; Centro de investimentos;

11 CENTRO DE RESPONSABILIDADE
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios CENTRO DE RESPONSABILIDADE Centro de custos Acumulação de gastos por setor/atividade ou departamento.

12 CENTRO DE RESPONSABILIDADE
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios CENTRO DE RESPONSABILIDADE Centro de lucros Foca a receita de determinado produto ou serviço final, seja ele vendido ou transferido.

13 CENTRO DE RESPONSABILIDADE Centro de investimentos
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios CENTRO DE RESPONSABILIDADE Centro de investimentos Investimentos no setor/atividades sob responsabilidade do gestor, cabendo a ele a aquisição de produtos/serviços sem interferência dos administradores.

14 EMPRESA COMO UMA ESTRUTURA DE ATIVIDADES
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios EMPRESA COMO UMA ESTRUTURA DE ATIVIDADES Atividade é o ramo operacional, capaz de produzir produtos ou serviços com finalidade econômica. Para um produto ser desenvolvido, ele passa por uma série de atividades anteriores geradoras de custos até se tornar receita.

15 ATIVIDADES E MICROATIVIDADES;
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios ATIVIDADES E MICROATIVIDADES; Microatividades são atividades menores que são essenciais para o desempenho das atividades.

16 RETORNO DE INVESTIMENTO
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios RETORNO DE INVESTIMENTO Retorno de investimento é caracterizado pelo percentual obtido do lucro em ralação ao investimento feito no setor.

17 RETORNO DE INVESTIMENTO
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios RETORNO DE INVESTIMENTO Exemplo conceitual:

18 CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios
LUCRO RESIDUAL Exemplo conceitual 1: Custo de capital da empresa único=15% a.a.

19 CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios
LUCRO RESIDUAL Exemplo conceitual 2: Custo de capital da empresa único=12% a.a. divisão 1 e 16% a.a para divisão 2.

20 PRODUTOS E SERVIÇOS PRODUZIDOS INTERNAMENTE
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PRODUTOS E SERVIÇOS PRODUZIDOS INTERNAMENTE Para a contabilidade divisional, os produtos e serviços produzidos internamente e transferidos dentro da própria empresa identificado como macroprocessos. Ex: Produtos manufaturados

21 PRODUTOS E SERVIÇOS DE APOIO
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PRODUTOS E SERVIÇOS DE APOIO Para a contabilidade divisional apresenta dificuldade de obtenção de preços de venda para os serviços de apoio, pois ocorre difícil mensuração de valores nas suas praticas. No entanto, todos os serviços têm preço de mercado. Exemplos: RH, assistência técnica, TI, etc.

22 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA Custo real Custo-padrão Custo padrão mais margem de lucro Preço de mercado Preço negociado Preço arbitrário

23 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA O CUSTO REAL não permite a obtenção de lucro, pois a transferência será feito pelo valor do custo, sendo assim o valor da receita será suficiente para cobrir os custos do produto.

24 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA CUSTO-PADRÃO permite a transferência baseado em um custo estimado pela empresa.

25 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA CUSTO-PADRÃO MAIS MARGEM DE LUCRO permite a transferência baseado em um custo estimado pela empresa mais uma margem de lucro.

26 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA PREÇO DE MERCADO é o critério mais indicado, é o preço que seria pago caso fosse adquirido de um fornecedor externo à empresa.

27 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA PREÇO NEGOCIADO acordo entre preços.

28 PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
CONTABILIDADE DIVISIONAL: Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios PREÇO DE TRANSFERÊNCIA PREÇO ARBITRARIO quando é determinado pela administração.


Carregar ppt "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google