A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO."— Transcrição da apresentação:

1 ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO

2 Brincar é fundamental O conhecimento deve ser vivido com alegria e prazer. A brincadeira para as crianças é como a respiração, é fundamental. Brincando, ela conhece o próprio corpo e compreende o mundo. E o que não se pode esquecer no brincar é a fantasia.

3 Etapas da aula Primeira etapa: A prece Iniciar sempre por uma prece (observar a respiração - ensinar respirar fundo (prender a respiração – soltar), conectar com a pineal (olhar um ponto fixo no alto e fechar os olhos vagarosamente)

4 Etapas da aula Segunda etapa: Repetir frases de apoio à auto-estima: Eu sou filho de Deus! Sou forte, sou inteligente, sou capaz! Etc. Terceira etapa: Exercícios ativos (cantar, pular, subir, descer, movimentos de braços, pernas e equilíbrio: teatro, dramatizações, jograis)

5 Etapas da aula Quarta etapa: Exercícios moderados (poesias, haikais, desenhos, colagens, pinturas, etc.) Quinta etapa: Exercícios calmos: relaxamentos, alongamentos, etc. Ultima etapa: Avaliação. Conexão com a dimensão espiritual: Prece de encerramento.

6  Teste de relacionamento  Teste sociométrico

7  homem  mulher  escolha  rejeição ----→  escolha mútua  rejeição mútua ←---→

8  Positivo: o indivíduo escolhe outra(s) pessoa(s)  Negativo: não escolhe ninguém  Isolado: não escolhe e não é escolhido  Extrovertido: escolhe pessoas de grupos distintos do seu  Introvertido: escolhe apenas pessoas de seu grupo  Atraente: recebe muitas escolhas  Rejeitado: é objeto de muitas rejeições  Indiferente: não manifesta reação aos que são atraídos, nem aos que o rejeitam.

9  Crianças de até 5 anos preferem trabalhar individualmente;  Crianças de 5 a 7 anos – trabalho em duplas;  A partir dos 7 anos – jogos em pequenos grupos; pequenas dramatizações; jogos de mesa.  A partir dos 9 anos – jogos coletivos com regras de organização: clubes de recortes de papel, linguagem secreta, conversas sobre temas de interesse dessa idade.  A partir dos 11 anos – atividades de discussão em grupo com papeis definidos

10 Comunicar consiste em tornar comuns elementos de apreciação das coisas, das pessoas, das situações que umas e outras abranjam. O evangelizador deve ser um bom observador, para perceber os momentos difíceis para tentar solucionar problemas como o silêncio prolongado, a tagarelice imoderada e a agressividade, que são fatores que dificultam a interação.

11 “É notório que a especialidade da tarefa não se compraz com improvisações descabidas, tão logo a experiência aponte o melhor e mais rendoso, razão pela qual os servidores integrados na evangelização devem buscar, continuamente, a atualização de conteúdos e procedimentos didático-pedagógicos, visando a um melhor rendimento, em face da economia da vida na trajetória da existência, considerando-se que, de fato, os tempos são chegados...” Bezerra de Menezes


Carregar ppt "ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google