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PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

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Apresentação em tema: "PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS INCRA - Brasília, DF - 31/03/2014 PROF. DR. FABIO FERREIRA BATISTA INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA) UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB)

2 Palestrante: Fábio Ferreira Batista
Araçatuba, SP Leiria, Portugal Fábio e Ivana Brasília Jesus Cristo Família

3 EM PRIMEIRO LUGAR, É IMPORTANTE DESTACAR QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É ...

4 “... o conjunto de entidades que compõem o Estado, voltadas para a prestação de serviços públicos e o atendimento das necessidades do cidadão e da coletividade. É constituída da administração direta e da administração indireta, esta formada por autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sociais. É subdividida em poderes (executivo, legislativo e judiciário) e em esferas (federal, estadual e municipal) GESPUBLICA, 2007 O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

5 É RELEVANTE SABER TAMBÉM QUE GESTÃO DO CONHECIMENTO É ...

6 Definição de GC na APB “... um método integrado de criar, compartilhar e aplicar conhecimento para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na administração pública e para o desenvolvimento brasileiro BATISTA, 2012 7

7 Utilizar a gestão do conhecimento na administração pública é útil para produzir resultados em benefício do cidadão

8 QUE RESULTADOS?

9 Exemplo: Hospital Público - Quebec, Canadá
Prevenir a perda do conhecimento devido à aposentadoria e alta rotatividade Exemplo: Hospital Público - Quebec, Canadá 6

10 Inovar processos e serviços
Exemplo: Eletrosul 6

11 Melhorar a qualidade dos serviços prestados à população
Exemplo: Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) 6

12 Promover a aprendizagem individual e organizacional
Exemplo: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) 6

13 Promover a aprendizagem individual e organizacional
Exemplo: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) 6

14 Exemplo: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Aumentar a capacidade realização do indivíduo, da equipe, da organização e da sociedade Exemplo: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) 6

15 Promover a produção coletiva do conhecimento
Exemplo: Eletrosul 6

16 Reutilizar o conhecimento sempre que necessário. Base de Conhecimentos
Exemplo: NASA e IPEA 6

17 Exemplo: Instituições Federais de Ensino (IFES)
Promover compartilhamento do conhecimento e clima colaborativo Exemplo: Instituições Federais de Ensino (IFES) 6

18 O Problema: As organizações públicas – inclusive o INCRA – utilizam a gestão do conhecimento ...

19 ... de maneira esporádica, intuitiva e pontual, ...
O Problema: ... de maneira esporádica, intuitiva e pontual, ...

20 O Problema: ... Mas não utilizam a GC de maneira estratégica, organizada, sistemática, intencional, com foco em resultados e fazendo uso das práticas existentes

21 QUAIS SÃO AS PRÁTICAS EXISTENTES

22 Práticas relacionadas principalmente aos aspectos de gestão de pessoas que facilitam a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento Práticas ligadas primariamente à estruturação dos processos organizacionais que funcionam como facilitadores de geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional Práticas cujo foco central é a base tecnológica e funcional que serve de suporte à gestão do conhecimento organizacional, incluindo automação da gestão da informação, aplicativos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para captura, difusão e colaboração Práticas de GC 84

23 Práticas de Gestão de Pessoas
Fóruns (presenciais e virtuais)/Listas de discussão Comunidades de prática ou Comunidades de conhecimento Educação corporativa Narrativas Mentoring e Coaching Universidade corporativa 85

24 Práticas de Processos Facilitadores de GC
Melhores Práticas (Best Practices) Benchmarking interno e externo Memória organizacional/Lições aprendidas/Banco de conhecimentos ou Repositórios Sistemas de inteligência organizacional Mapeamento ou auditoria do conhecimento Sistema de gestão por competências Banco de competências organizacionais Banco de competências individuais Gestão do capital intelectual ou gestão dos ativos intangíveis 86

25 Práticas de Suporte Tecnológico à GC
Ferramentas de colaboração como portais, intranets e extranets Sistemas de workflow Gestão de conteúdo Gestão Eletrônica de Documentos (GED) Data Warehouse Data mining Outras: Costumer Relationship Management (CRM), Balanced Scorecard (BSC), Decision Support System (DSS), Enterprise Resource Planning (ERP), e Key Performance Indicators (KPI) 87

26 Por que elas não utilizam GC dessa maneira?
Porque utilizar a gestão do conhecimento de maneira estratégica, organizada, sistemática e intencional, com foco em resultados e fazendo uso das práticas existentes ainda não é prioritário!

27 Talvez neste exato momento você esteja se lembrando de uma situação em que sua organização utilizou a GC de maneira esporádica, intuitiva e pontual

28 Solução Priorizar a utilização da GC na organização de maneira estratégica, organizada, sistemática, intencional, com foco em resultados, fazendo uso das práticas existentes e ... 22

29 ... adotar um modelo e uma metodologia de utilização da GC com foco em resultados e no cidadão e específico para a administração pública brasileira

30 Adotar o MGCAPB Batista, 2012

31 Adotar a metodologia de utilização da GC baseada no MGCAPB
Etapa 1: Diagnosticar Realizar a autoavaliação Elaborar o business case para justificar a importância da GC Etapa 2: Planejar 3. Definir a visão de GC 4. Definir os objetivos da GC 5. Definir as estratégias de GC 6. Identificar e priorizar os projetos de GC a serem implementados (individual, em equipe, intraorganizacional e interorganizacional) 7. Definir a estrutura de governança de GC: comitê estratégico, unidade central e equipes de GC 8. Definir as práticas de GC 9. Sensibilizar as pessoas na organização 10. Elaborar o Plano de Gestão do Conhecimento (PGC) 7 24

32 11. Escolher e implementar um projeto piloto
Etapa 3: Desenvolver 11. Escolher e implementar um projeto piloto 12. Avaliar o resultado do projeto piloto 13. Utilizar as lições aprendidas para implementar o projeto em toda a organização Etapa 4. Implementar 14. Discutir os fatores críticos de sucesso na implementação da GC. 15. Definir meios para manter os resultados a serem obtidos com a implementação da GC 16. Definir maneiras de lidar com a resistência à implementação da GC. 17. Desenvolver o plano de comunicação do PGC 18. Elaborar estratégia de avaliação contínua na implementação do PGC 8

33 Quem está adotando o MGCAPB
26

34 O modelo e a metodologia de GC são propostos no livro:
Batista, 2012

35 O modelo e a metodologia propostos no livro são o resultado de 10 anos de estudos e pesquisas do Ipea na área de GC na Administração Pública Brasileira

36 Os sete passos para colocar GC em prática e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão de acordo com o método do Ipea são ... 32

37 IDENTIFIQUE UMA LACUNA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
PASSO 01: IDENTIFIQUE UMA LACUNA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL 33

38 Hospital das Clínicas – Projeto Oncologia
Exemplo Hospital das Clínicas – Projeto Oncologia 34

39 das Clínicas deve saber
Ligação do Conhecimento Estratégico com o Objetivo Estratégico O que o Hospital das Clínicas deve saber O que o Hospital das Clínicas deve fazer Lacuna de Conhecimento Lacuna Estratégica O que o Hospital das Clínicas faz O que o Hospital das Clínicas sabe Ligação do Conhecimento Organizacional com o desempenho organizacional Fonte: Adaptado de ZACK, 1999. 66 35

40 Lacuna de conhecimento
Os profissionais do Hospital das Clínicas não podem contar, no momento, com o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento de câncer adotadas por hospitais de referência internacional 36

41 PASSO 02: DEFINA A VISÃO DE GC 37

42 Visão de GC Profissionais de saúde do Hospital das Clínicas utilizando o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer para melhorar a qualidade e a expectativa de vida, assim como o índice de cura dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) 38

43 Lacuna do conhecimento
Situação Desejada Resultados dos indicadores de tratamento de câncer no nível dos melhores hospitais do mundo Diferença entre o que o hospital sabe e o que ele deveria saber Lacuna do conhecimento O Hospital das Clínicas não conhece as melhores práticas de tratamento de câncer adotadas por hospitais de referência internacional Situação Atual Resultados dos indicadores de tratamento de câncer aquém do desejado 17

44 ESTABELEÇA O OBJETIVO DE GC
PASSO 03: ESTABELEÇA O OBJETIVO DE GC

45 Objetivo de GC Transferir o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer adotadas por hospitais de referência internacional para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas

46 DETALHE A ESTRATÉGIA DE GC
PASSO 04: DETALHE A ESTRATÉGIA DE GC

47 Estratégia de GC (1) Identificar, captar, armazenar, disseminar e aplicar o conhecimento sobre as melhores práticas de tratamento do câncer

48 Estratégia de GC (2) Reescrever os protocolos assistenciais para tratamento dos diversos tipos de câncer incorporando o conhecimento sobre as melhores práticas dos hospitais de referência

49 Estratégia de GC (3) Implantar repositório de conhecimentos para que os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas tenham acesso ao conhecimento sobre melhores práticas

50 Estratégia de GC (4) Implantar comunidades de prática virtuais para facilitar a transferência do conhecimento tácito dos oncologistas dos hospitais de referência para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas

51 PASSO 05: ELABORE E MONITORE OS INDICADORES PARA AVALIAR O ÊXITO DA ESTRATÉGIA DE GC

52 Indicadores de Resultados da Estratégia
(1) Índice de conformidade dos protocolos assistenciais com as melhores práticas no tratamento dos diversos tipos de câncer adotadas nos hospitais de referência internacional

53 Indicadores de Resultados da Estratégia
(2) Índice de conformidade da prática dos profissionais de saúde no tratamento dos diversos tipos de câncer com os protocolos assistenciais 50

54 Indicadores de Resultados da Estratégia
(3) Expectativa de vida (em anos) dos pacientes de câncer do SUS (comparar com desempenhos anteriores e com hospitais de referência internacional) 51

55 Indicadores de Resultados da Estratégia
(4) Qualidade de vida dos pacientes de câncer do SUS (comparar com desempenhos anteriores e com hospitais de referência internacional) 52

56 Indicadores de Resultados da Estratégia
(5) Índice de pacientes curados (comparar com desempenho em anos anteriores e com hospitais de referência internacional 53

57 ELABORE E IMPLEMENTE O PLANO DE GC
PASSO 06: ELABORE E IMPLEMENTE O PLANO DE GC 54

58 (1) Instituir Unidade de GC e equipes de GC
55

59 (2) Estabelecer Comunidades de Prática (com profissionais do Hospital das Clínicas e especialistas em Oncologia dos hospitais de referência) 56

60 (3) Implementar de repositório de conhecimentos com as melhores práticas de tratamento dos diversos tipos de câncer 57

61 (4) Escrever protocolos assistenciais com o conhecimento das melhores práticas de tratamento do câncer 58

62 (5) Elaborar manual de treinamento para capacitar profissionais de saúde do Hospital das Clínicas
59

63 MONITORE E AVALIE O PLANO DE GC PARA ALCANÇAR O OBJETIVO
PASSO 07: MONITORE E AVALIE O PLANO DE GC PARA ALCANÇAR O OBJETIVO 61

64 É hora das organizações públicas priorizarem a GC e utilizar esse método de maneira estratégica, organizada, sistemática e intencional, com foco em resultados e fazendo uso das práticas existentes

65 É hora das organizações adotarem o Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira (MGCAPB)

66 Vamos colocar GC em prática, melhorar a qualidade dos serviços prestados e surpreender positivamente o cidadão! 63

67 Referências: BATISTA, Fábio Ferreira.. Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira: como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012. DALKIR, Kimiz. Knowledge management: In theory and practice. Cambridge: MIT, 2011. ZACK, Michael. Developing a Knowledge Strategy. California Management Review, 1999. 143 82

68 Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista
Obrigado! Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista IPEA e MCGTI/UCB (61) (61) 86


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