A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel
PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel. Milton Kazuo Norimatsu

2 3º ANO 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro 30 minutos para avaliação.
Ementa da disciplina: Unidade das religiões na sua essência – Incompatibilidade com o fundamentalismo religioso – As relações do fundamentalismo religioso com o terrorismo religioso.

3 3º ANO Ementa da disciplina: (cont.) A transição para uma nova percepção da realidade – O fim dos combustíveis fósseis – A responsabilidade pessoal na manifestação da Imagem Verdadeira – Uma nova civilização baseada no carbono zero.

4 3º ANO Orientações gerais.
Informar aos alunos que nesse ano contaremos com uma maior participação dos alunos. Assim, atividades que requeiram pesquisa, construção de uma exposição com os dados obtidos, além da apresentação propriamente dita serão enfatizadas.

5 3º ANO O orientador, por sua vez, atuará como facilitador, cabendo-lhe as seguintes atribuições. Fornecer no início do ano a bibliografia básica para os temas a serem estudados. Lembrar aos alunos que a bibliografia apresentada não exaure todas as possibilidades. Representa apenas uma diretriz.

6 3º ANO Servir como suporte aos alunos, no caso de surgirem dificuldades no trabalho de pesquisa ou na construção da apresentação. Antes de cada apresentação o orientador fará uma introdução ao assunto, em 30 minutos, seguindo a bibliografia indicada. Após essa breve exposição, os alunos irão expor o produto de seu trabalho por 50 minutos.

7 3º ANO Mediar durante a apresentação, incentivando a participação dos mais tímidos. Observar a parte formal da apresentação: postura, gestos, dicção, respeito ao limite de tempo.

8 Acompanhamento dos Projetos e Memoriais.
O orientador deverá acompanhar o que for produzido pelos alunos na disciplina Projetos em Educação da Vida, a fim de dar subsídios doutrinários àquela área. Esse acompanhamento deverá ser feito por meio de reuniões e discussões entre os orientadores das três disciplinas. Essa reunião poderá ocorrer no mesmo dia do Encontro do CEEV, antes ou depois do Encontro com os alunos. Também é possível lançar mão dos recursos virtuais: Skype, Facebook e outros meios que possibilitem a comunicação de maneira efetiva.

9 Conteúdo 1º encontro O orientador deve aproveitar esse Encontro para explicar o novo formato, a dinâmica de cada aula e as habilidades dos alunos que pretende desenvolver nos alunos, sempre que se tratar de público oriundo do setor educacional. Qual é o livro... Colocaram somente a página

10 Conteúdo 1º encontro As habilidades a serem desenvolvidas serão: a capacidade de pesquisa, a de coligir dados de diversas fontes e integrá-los harmoniosamente numa apresentação, a de trabalhar em equipe, a de se auto-organizarem, a de se expressar adequadamente (oratória), a de dominarem um conteúdo mínimo da Seicho-No-Ie, entre outras. Qual é o livro... Colocaram somente a página

11 Conteúdo 1º encontro Observação: Sugerimos a filmagem da apresentação de nossos alunos e a entrega do CD, com essa gravação, a cada aluno. Sem nome do livro

12 Conteúdo 1º encontro Dinâmica do 1º Encontro: 1 – Explanar o objetivo do curso justificando as escolha dos temas. Dos três princípios doutrinários da Seicho-No-Ie dois já foram abordados no segundo ano – Verdade Horizontal e Verdade Vertical faltando agora trabalharmos: Identidade das religiões na essência. Sem nome do livro

13 Conteúdo 1º encontro 2 – Explanar o motivo da escolha de uma bibliografia que não é da Seicho-No-Ie. Como eles mereceram farta referência do prof. Masanobu Taniguchi em seu livro Primeiro passo para a paz, 1ª ed., (Jeremy Rifkin – pág. 76 e 111, Jessica Stern – pág. 99) acreditamos não existirem problemas em sua aquisição, utilizando as verbas do próprio curso. Pedir para que os alunos construam uma ponte entre o conteúdo estudado e a sua realidade. Isto posto, divida a sala em dois grupos. Sem nome do livro

14 Conteúdo 1º encontro 3 – Distribua os livros para os grupos e solicite para que se organizem com relação a divisão de tarefas, preparação dos seminários, cronograma de trabalho. Serão entregues três exemplares de cada um dos livros não editados pela Seicho-No-Ie (Jessica Stern e Jeremy Rifkin), que ao final do ano irão compor a biblioteca da (Regional). Sem nome do livro

15 Conteúdo 1º encontro Divisão dos grupos: GRUPO 1: O grupo 1 apresentará os seminários no 2º, 4º e 6º Encontros. GRUPO 2: O grupo 2 apresentará os seminários no 3º, 5º e 7º Encontros. Sem nome do livro

16 GRUPO 1 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 2º Encontro
Identidade das Religiões na sua Essência - Fundamentalismo Orientador (30 min) – 1) CAMINHO DE PAZ PELA FÉ, p. 20, “Considerações sobre o fundamentalismo”; 2) PRIMEIRO PASSO PARA A PAZ, p. 99, “Miséria e Terrorismo”. Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Introdução e Parte I: itens 1, 2 e 3. Sem nome do livro

17 GRUPO 1 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 4º Encontro
Identidade das Religiões na sua Essência - Fundamentalismo Orientador (30 min) – 1) CAMINHO DE PAZ PELA FÉ, p. 46, “A Seicho-no-Ie não é fundamentalista”; 2) REVELAÇÕES DIVINAS, p. 18, “Revelação Divina da Identidade de Todas as Religiões na Sua Essência”. Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Parte I: itens 4 e 5; Parte II: itens 6 e 7. Sem nome do livro

18 Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Parte II: itens 8, 9 e 10.
GRUPO 1 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 6º Encontro Identidade das Religiões na sua Essência - Fundamentalismo Orientador (30 min) – A VERDADE DA VIDA, vol. 27, cap. VII: A Vida Que Flui Eternamente. Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Parte II: itens 8, 9 e 10. Sem nome do livro

19 GRUPO 2 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica
3º Encontro Uma nova civilização Orientador (30 min) – O QUE DEVE FAZER O DEDICADO À ILUMINAÇÃO, art. 9 . Alunos (50 min) – ECONOMIA DO HIDROGÊNIO, caps. 1, 2, 3 e 4. Aqui o orientador deverá fazer as devidas relações com o cap. 1, Entre Realidades do livro A ECONOMIA DO HIDROGÊNIO. Sem nome do livro

20 GRUPO 2 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica
5º Encontro Uma nova civilização Orientador (30 min) – REVELAÇÕES DIVINAS, p. 39, “Revelação Divina Sobre o Viver Religioso ”. Alunos (50 min) – ECONOMIA DO HIDROGÊNIO, caps. 5, 6 e 7. Explorar o cabimento dessa Revelação com o “pico” do petróleo. Sem nome do livro

21 GRUPO 2 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica
7º Encontro Uma nova civilização Orientador (30 min) – A VERDADE DA VIDA, vol. 11, 7ª edição, p. 33 a 37 . Alunos (50 min) – ECONOMIA DO HIDROGÊNIO, caps. 8 e 9. Sem nome do livro Aqui o orientador deverá fazer as devidas relações com o cap. 1, Entre Realidades do livro A ECONOMIA DO HIDROGÊNIO. 2. Explorar o cabimento dessa Revelação com o “pico” do petróleo. 3. Explicar sobre o valor da biodiversidade e a nossa missão de nutri-la na face da Terra.

22 8º Encontro A avaliação participativa com duração 30’ (trinta minutos). O restante do tempo será utilizado para apresentação dos memoriais e outras produções. Sem nome do livro


Carregar ppt "PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google