Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sistema de Gestão estratégica
Roteiro baseado no livro Gestão Estratégica Fácil
2
Motivação “ Se nós não planejarmos o nosso futuro, outros o farão para nós, por nós ou, pior.... Contra nós.” ( COSTA, 2007.p.10)
3
Desafios para a estratégia
“ A implantação de uma nova metodologia de trabalho em uma organização vai esbarrar, quase sempre, em alguns obstáculos e dificuldades a serem vencidos com sabedoria, pertinácia e habilidade, principalmente se essas organizações depararem com mudanças que envolvam transformações culturais, de postura, de atitudes ou de estrutura organizacional.” (COSTA,2007.p.19)
4
Conceituação “ Para construir um edifício, uma ponte ou uma grande obra, é necessário alicerçá-lo muito bem no terreno.” ( COSTA,2007.p.33) Propósito : O que queremos ser? Ambiente externo: O que nos é permitido fazer? Capacitação: O que nós sabemos fazer?
5
No centro do triângulo: O que nós vamos fazer?
6
Análise do ciclo de Vida do negócio
7
Análise dos Ambientes
8
Elaboração das Estratégias
Existem estratégias Competitivas, de Diversificação, de Alianças e Parcerias, Expansão, e Corporativas Genéricas.
9
Competitivas Produtos ou Serviços como commodities: Não existe uma diferenciação grande entre os produtos, Além do preço, o que torna a pronta entrega, atendimento personalizado, qualidade assegurada e assistência pós venda como um diferencial;( Leite/ Arroz a granel, Pão Francês, petróleo bruto, tijolos para construção)
10
Produtos e Serviços diferenciados: Transformar um produto ou Serviço indiferenciado em algo único , diferente dos demais, exclusivo, ao menos na cabeça de quem vai comprá-lo ou usá- lo. Algumas opções: Adicionar novas características Fornecer mais serviços Usar qualidade superior Fornecer customização Associar o produto/serviço com uma “ causa nobre”
11
Estratégias de Inovação competitiva:” Manter um percentual de seus resultados preestabelecidos em, digamos, pelo menos 40%, vindos somente de produtos ou serviços por ela lançados no mercado nos últimos dois anos.” (COSTA,2007.p137)
12
Estratégia de diversificação
“ Denomina-se estratégia de diversificação um processo sistemático de busca de novas oportunidades de atuação para a empresa ou entidade, partindo daquilo que ela faz bem hoje.” ( COSTA,2007.p.138)
13
Alianças e Parcerias : Buscar alianças e parcerias para fortalecer um produto no mercado ou mesmo a marca na cabeça dos consumidores é uma estratégia a ser considerada; Estratégia de Expansão : Expandir as áreas de atuação da empresa, Países vizinhos ou até mesmo longínquos podem ser uma alternativa positiva;
14
Estratégias corporativas genéricas
Estratégias de Diferenciação: Estratégia de enfoque: Estratégia de Liderança em Custo:
15
Implantação O processo mais crítico de todos, dentro deste processo existem alguns fatores-chave de sucesso a serem avaliados: Convicção generalizada de que “ mudar é uma questão de sobrevivência”; Compromisso efetivo da alta direção da instituição com as mudanças; Comunicação clara e divulgação eficaz;
16
Acompanhamento eficaz do andamento das estratégias ( Ações);
Constante monitoramento dos mercados trabalhados e a busca constante pela melhoria;
17
Bibliografia Costa, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: construindo o futuro de sua empresa. São Paulo:Saraiva,2012.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.