A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA. PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S1E8 CONSTRUINDO UMA VISÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA. PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S1E8 CONSTRUINDO UMA VISÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA

2 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S1E8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA Compreender a importância de ter uma visão estratégica da empresa. Predispor-se a pensar e agir estrategicamente no dia-a-dia empresarial. Construir a identidade da empresa rural. Elaborar um diagnóstico da empresa rural.

3 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S2E8 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE Liderança e Constância de Propósitos Visão de Futuro Conhecimento sobre o Cliente e Mercado Responsabilidade Social e Ambiental Valorização das pessoas Orientação por Processos e Informações Desenvolvimento de Parcerias Geração de valor Pensamento sistêmico Aprendizado Organizacional Cultura da Inovação

4 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S3E8

5 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL PENSAR ESTRATEGICAMENTE S4E8 Onde estamos = Situação atual; Aonde queremos chegar = Visão de futuro; Caminhos = Missão; Veículo = Negócio; Limites do caminho = Valores - Políticas; Situações do caminho positivas = Oportunidades; Situações do caminho negativas = Ameaças; Facilidades internas – pontos fortes = Fortalezas; Dificuldades internas – pontos fracos = Fraquezas.

6 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S5E8 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL O negócio de uma empresa é aquilo que ela faz ou explora para atender as necessidades dos clientes e garantir a sua sobrevivência e seu crescimento. EXEMPLOS Visão estreita, curtaVisão ampliada, longa Criamos frango. Atuamos no mercado de produção animal. Plantamos fruta. Atuamos no mercado de hortigranjeiros. Produzimos chá natural. Atuamos no mercado da saúde humana.

7 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S6E8 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL A missão é: o motivo pelo qual nossa empresa existe, para quem fornece e de que modo se propõe a fazer. Temos um produto e um mercado a atender. Como queremos ser percebidos por este mercado??? EXEMPLOS Produzir grãos com alto teor de proteína para o mercado local, garantindo a saúde dos nossos trabalhadores e consumidores. Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente.

8 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S7E8 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Fazer o quê + Para quem + De que forma Produzir – Fornecer – Elaborar – Prover – Garantir – Transformar – Atuar – Conquistar – Clientes – Mercado – Consumidores – Colaboradores – Sociedade – Parcerias – Meio ambiente – Sustentável – Qualidade – Satisfazer – Necessidades – Expectativas – Alimentos – Grãos – Fruticultura – Gado de corte – Leite – Avicultura – Suinocultura – Cadeia – Diferenciado – Seguros – Respeito, etc.

9 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S8E8 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Os valores são as referências e os balizadores das ações tomadas pela empresa e pelos colaboradores. São os princípios morais e éticos que refletem a cultura da organização. Seu cumprimento levará a empresa a atingir as metas. EXEMPLOS Crescimento das pessoas Reaproveitar materiais. Estabelecer parcerias. Satisfazer os clientes. Desenvolvimento sustentável. Remuneração justa.

10 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S9E8 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL A Visão de Futuro é uma imagem viva de um futuro desejado, desafiador e estimulante, onde desejamos estar daqui a 5, 10 ou 20 anos. Considerar: clientes, sociedade, fornecedores, colaboradores e proprietários. EXEMPLOS Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de suínos da região, até Ser referência na produção de grãos até 2015.

11 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S10E8 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Verbo conjugado no futuro + anseios desafiadores e essenciais ao sucesso + até quando (a ordem dos itens acima, na formação da frase, é irrelevante) Ser reconhecido, Ser lembrado, Ser a melhor, Ser referência, Conquistar – Clientes – Mercado – Consumidores – Colaboradores – Sociedade - Parcerias – Meio ambiente – Sustentáveis – Qualidade – Satisfazer – Necessidades – Expectativas – Alimentos – Grãos – Fruticultura – Gado – Avicultura – Suinocultura – Cadeia – Diferenciado – Seguros – Competitiva – Melhoria contínua – Fundamentos da qualidade – Estado – Região – Município, etc.

12 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S11E8 SÍTIO DO VOVÔ MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente Produz leite de ovelha, hoje muito bem pago em alguns mercados; É uma empresa familiar cujo proprietário, Seu João, mora na região desde que nasceu e é muito respeitado; Faz parte da Associação de Criadores de Ovelhas na qual obtém assistência técnica, informações dos concorrentes, preço e mercado; A ovinocultura tem crescido muito na região fomentada pelo proprietário de um laticínio e outras entidades; Seu João conta com alguns registros de sua produção mas nem sempre consegue mantê-los em dia; VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015

13 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S12E8 SÍTIO DO VOVÔ MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente A empresa não está dando o lucro esperado, tem uma dívida com um banco pela compra de uma ordenhadeira e os custos ainda estão um pouco altos; O produtor vizinho está importando ovelhas de melhor genética para melhorar a qualidade; O proprietário do laticínio diz que vai vender-lo e o novo comprador esta pensando em não produzir mais queijo, já que as propriedades ficam muito distantes umas das outras o que traz problemas na coleta do leite. Esta situação está deixando a família um tanto desmotivada; A empresa tem água boa mas a fonte não está protegida. VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015

14 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S13E8 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA FORTALEZAS Usá-las Com controle Sem controle OPORTUNIDADES Aproveitá-las FRAQUEZAS Eliminá-las AMEAÇAS Evitá-las Gerenciá-las Influenciá-las

15 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S14E8 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA - FOFA FORTALEZAS Respeitado pela sociedade; Faz parcerias; Busca informação; Boa situação financeira; Possui ordenhadeira nova. Com controle Sem controle OPORTUNIDADES Bom preço pago pelo leite; A.C.O. da assistência técnica, informações, etc.; Fomento à produção. FRAQUEZAS Registros desatualizados; Lucro baixo; Dívida com banco; Custos altos; Família desmotivada; Fonte de água não protegida. AMEAÇAS Produtor vizinho melhor qualidade do leite; Venda do laticínio; Distância entre propriedades.

16 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S15E8 IDENTIFICANDO OS FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO O que deve ser feito para: Ter melhores resultados econômicos? Atender melhor os clientes e a sociedade? Que os processos sejam mais bem entendidos e realizados? Que as pessoas trabalhem melhor e sejam mais felizes na empresa? A empresa precisa dar lucro, o que só é possível se atendo as expectativas dos clientes e da sociedade, através de melhores processos, realizados pelas pessoas que trabalham nela.

17 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S16E8 MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente Finanças Ter melhores resultados econômicos Ter custos competitivos. Manter o patrimônio equilibrado. Clientes e Sociedade Atender melhor Preservar as fontes de água. Ampliar mercado para o leite. Divulgar a empresa. Processos Bem entendidos e realizados Padronizar, documentar e divulgar os processos. Realizar controles e registrar informações. Pessoas Trabalhem melhor e sejam mais felizes Praticar os fundamentos da qualidade. Motivar os colaboradores. VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015

18 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S17E8


Carregar ppt "ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA. PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL S1E8 CONSTRUINDO UMA VISÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google