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Estudo sobre Emissões Atmosféricas da Escola SENAI Mario Amato

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Apresentação em tema: "Estudo sobre Emissões Atmosféricas da Escola SENAI Mario Amato"— Transcrição da apresentação:

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2 Estudo sobre Emissões Atmosféricas da Escola SENAI Mario Amato
Faculdade de Tecnologia do SENAI/Florianópolis Marilene Ap. Giraldelli Prof. Msc. Luís Henrique Cândido da Silva

3 Tema e Problema Tema: Poluição do ar – Emissões Atmosféricas
Questão de Pesquisa: Qual a contribuição de nossa Instituição para o Efeito Estufa ou Aquecimento Global?

4 Objetivos Objetivo Geral: Levantar as emissões atmosféricas da Escola SENAI Mario Amato de forma avaliar o impacto ambiental de suas atividades na atmosfera. Objetivos Específicos: a) Identificar quais são as principais fontes de emissão atmosféricas. b) Levantar o inventário de gases de efeito estufa da unidade. c) Prover informações para o Sistema de Gestão Ambiental da unidade. d) Facilitar a transcrição metodológica para a educação profissional.

5 AT= m2 AT= m2 AC= m2 AC= m2

6 Justificativa Compromisso com a Questão Ambiental;
Necessidade de Avançar no SGA; Adequação com norma NBR ISO 14001:2004; A política da Qualidade e Meio Ambiente do SENAI/SP: compromissos com preservação do meio ambiente: prevenção à poluição; uso consciente de recursos. Meta: certificação ambiental em 2011; Perfil da Unidade.

7 Fundamentação Teórica
Quarto Relatório - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)/ONU - abril 2007: descreve o progresso do entendimento dos fatores humanos e naturais na mudança climática “Greenhouse Gas Protocol Iniciative” : Parceria de Negócios entre: World Resources Institute (WRI) ; World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) – 170 empresas; Organizações Governamentais (ONG’s), governos e outras entidades. Missão: desenvolver normas internacionalmente aceitas de monitoramento e comunicação de GEE e promover sua aceitação global. Normas: GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard” : – que oferece às empresas um guia, passo a passo, como quantificar e comunicar as suas emissões; “GHG Protocol Project Quantification Standard”: – um protocolo para quantificar as reduções de projetos mitigantes de GEE.

8 Fundamentação Teórica
Programa Brasileiro GHG Protocol é uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV/GVces); World Resources Institute (WRI); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o WBSCD. ABNT NBR ISO Gases de efeito estufa - parte 1: especificação e orientação a organizações para quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de GEE. BRASIL. Lei No de 29/ Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC. Pegadas Carbônicas do Colégio Valsassina - Relatório relativo ao período e de 09/2006 a 08/2007. Principais GEE: CO2, CH4, NO2, CFC, SF6 Poluentes Tradicionais: MP, O3, CO, SOx

9 Fonte: IPCC, 2007, apud Ecolatina, 2007
Fundamentação Teórica Concentração atmosférica de gases durante os últimos anos 379 (2005) 319 (2005) 280 270 1774 (2005) 715 Fonte: IPCC, 2007, apud Ecolatina, 2007

10 Fundamentação Teórica
Gases regulados pelo Protocolo de Quioto e Potencial de Aquecimento Global

11 Fonte: IPCC, 2007, apud Ecolatina, 2007
Fundamentação Teórica Estimativas da força radioativa global média para gases em 2005 Fonte: IPCC, 2007, apud Ecolatina, 2007

12 Fundamentação Teórica
Fonte: IPCC, 2007, apud Ecolatina, 2007.

13 Fundamentação Teórica GHG Protocol:
Passos para elaboração do inventário de GEE (FGV /GVces)

14 Fundamentação Teórica GHG Protocol:
Visão geral dos âmbitos e emissões ao longo da cadeia de valor (FGV/GVces)

15 Metodologia Combinação de Procedimentos: Analise de Processos;
Levantamento de Campo; Estimativa de Valores; Elaboração e aplicação de formulários (transporte de funcionários/alunos); Consulta a Manual de Operação de Equipamentos; Adaptação da Metodologia do GHG Protocol – Identificação e Cálculo dos GEE – Ferramenta fornecida pela FGV; Ano Base 2009; Aplicação da Ferramenta em desenvolvimento pela CETESB do GHG Protocol para emissão de CH4 / CO2e do RAFA/ETE; Análise Critica e Proposição de Medidas.

16 Metodologia Esquema dos Limites Organizacionais – SENAI/SP
ESCOLA

17 Metodologia Limites Operacionais – Vista de Satélite da Escola SENAI MARIO AMATO

18 Resultados e Discussões
Núcleo de Tecnologia da Cerâmica: Fornos de Secagem: Não há controle das emissões: 2800 kg/ano. (70kg/semana). Estima-se emissões de 0,5% CO2 = 14 kg de matéria orgânica e 14% H2O = 392 kg vapor; Laboratório de Ensaios Químicos: Adoção da técnica de FRX: eliminou a abertura de 90% das amostras por calcinação/digestão. Capelas – 12,3 L/ano de ácido; Laboratório Químico de Ensino: quantidade de amostras = 1g de amostra/aluno.ensaio ~ 380 g amostra/ano – 4,2 L de reagentes/ano. Núcleo de Mármore e Granitos Acabamento a seco (possui Sistema de Ventilação Local exaustora): Desativado: Portaria MTE N0. 43 de 11/03/08 que obriga acabamento a úmido.

19 Resultados e Discussões
Núcleo de Tecnologia do Plástico: Injeção/extrusão: Temperatura processamento não há degradação do polímero – kg/ano; Processamento de PVC: Faixa temperatura de trabalho há liberação de vapor de água – 700 kg/ano; Processamento Borracha : Há liberação de negro de fumo controlada por sistema de exaustão com filtros manga e precipitador eletrostático – 471 kg/ano; Laboratório de Polímeros: ensaios de teor de carga (65) e inflamabilidade (8) – 980 g de material queimado; Laboratório de Protótipos: 180 kg/ano de resina – processamento à temperatura ambiente.

20 Vista Interna e externa – Sistema de Exaustão da Borracha
Resultados e Discussões Controle de Emissões – Processamento de Borracha Vista Interna e externa – Sistema de Exaustão da Borracha

21 Resultados e Discussões
Núcleo de Tecnologia de Química: Laboratório de Meio Ambiente: Abertura de amostras por micro-ondas ~1000 digestões com ácido/semestre e 500 amostras com solvente. Sistema de exaustão com lavador de gases; Laboratório de Análises Instrumentais : Exaustão em capela - 20 ensaios perda ao fogo/ano; 150 ensaios de solubilização (1g amostra/ensaio com 1,8 kg de solvente evaporado); Laboratório de Ensino: Técnica de semimicroanálises (2008) – 36 amostras /ano e 0,18 L/ano de ácido; Galvanoplastia: Sistema de exaustão com lavador de gases; ETARG: Tratamento 5,16 m3/ano de efluentes contendo traços de cianeto.

22 Vista de exaustão do tanque e externa
Resultados e Discussões Controle de Emissões Atmosféricas - Galvanoplastia Vista de exaustão do tanque e externa Exaustão local Absorção

23 Vista externa com lavador de gases e vista interna
Resultados e Discussões Controle de Emissões Atmosféricas – Laboratório de Meio Ambiente Vista externa com lavador de gases e vista interna

24 Resultados e Discussões Aplicação da Ferramenta para Cálculo de GEE
Aplicação da Ferramenta GHG Protocol – FGV ESCOPO 1 Curso de operador de empilhadeira – gás GLP; Uso de compressores: 57 equipamentos de refrigeração ( R134a), 73 ar condicionado (R22); e 1 (R134); Deslocamento de utilitário – Kagoo – gasolina. ESCOPO 2 Consumo de Energia Elétrica adquirida. ESCOPO 3 Uso de empilhadeira Almoxarifado Central – gás GLP; Frota de veículos SENAI – consumo de gasolina/diesel; Frota de veículos SESI – consumo de diesel; Transporte de funcionários – casa/escola/casa; Transporte de alunos – casa/escola/casa; Transporte de alunos – visita às empresas; Transporte de treinamentos – visita às empresas; Viagens aéreas de funcionários; Restaurante – consumo de GLP nas refeições. Aplicação da Ferramenta GHG Protocol – CETESB ETE – RAFA – Emissão de Metano ( CH4) /CO2e.

25 Resultados e Discussões Aplicação da Ferramenta para Cálculo de GEE
ANO BASE – 2009 – Escopo 2 Fonte: Fator médio - Rede Nacional Interligada do Brasil

26 Resultados e Discussões Levantamento – Transporte de Funcionários

27 Resultados e Discussões Levantamento – Transporte de Alunos

28 Resultados e Discussões Resumo - Emissão de GEE da Escola SENAI Mario Amato Ano base – 2009

29 Resultados e Discussões Resumo - Emissão de GEE da Escola SENAI Mario Amato . Ano base – 2009

30 Resultados e Discussões Resumo - Emissão de GEE da Escola SENAI Mario Amato. Ano base – Apliacação da Ferramenta da CETESB: ETE – RAFA – Emissão de Metano ( CH4) /CO2e) CH4 = 0,248 t/ano = 5,98 t CO2e/ano Q = m3/h DBOE = 254 mg/L DQOE = 556 mg/L Q = 0,7 m3/h => 2800 m3/ano Lodo Ativado RAFA DBOS = 20 mg/L DQOS = 84 mg/L DBOS = 42 mg/L DQOS = 119 mg/L

31 Conclusões Questão Climática – Avanço a curva de aprendizagem.
Necessidade de integração de metodologias: Controle de Emissões Atmosféricas; As principais fontes de emissões de poluentes são controladas; Os Laboratórios de Prestação de Serviços – técnicas que minimizam ou eliminam a geração de emissões atmosféricas (FRX; digestão por micro-ondas); Amostras manuseadas nas práticas de ensino é muito pequena; Equipamentos de ar condicionado kg o gás freon R22 (Protocolo Montreal); Equipamentos de refrigeração - 17 kg de gás R134a (Protocolo de Quioto).

32 Conclusões Ferramenta de cálculo da FGV – GHG Protocol para cálculo GEE
Esse valor de 673,6 t CO2e representa a chamada “pegada de carbono” da escola – o total de emissões de GEE causadas direta e indiretamente pela organização – para o ano base de 2009, sendo os escopos 1 e 2 de comunicação obrigatória ( 55 t CO2e) e escopo 3 de comunicação voluntária (618,6 t CO2e).

33 Conclusões Escopo 3: transporte de alunos, funcionários e material escolar são os mais impactantes em termos de GEE; RAFA /ETE - Ferramenta em desenvolvimento pela CETESB - 5,98 t CO2e ; Escopo ,68 t CO2e – Emissão Total = 680 t CO2e; Colégio Valsassina (ano letivo 06/07) – Low Carbon School 2012 : 17 t CO2-e no âmbito 1 (3%) 77 t CO2-e no âmbito 2 (15%) 425 t CO2-e no âmbito 3 (82%) Gestão efetiva de GEE – metas corporativas GEE; Lei – 29/12/2009 (PNMC): compromisso nacional voluntário: ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com vistas em reduzir entre 36,1% - 38,9% suas emissões projetadas até

34 Conclusões Questão correta: Economia de Baixo Carbono? ou Economia Sustentável? Química do carbono = Base da estrutura dos seres vivos. É necessário: melhor e maior compreensão do ciclo do carbono; Uso sustentado dos recursos & conservação de energia; Orientação da matriz energética para fontes renováveis de energia; Otimização do Transporte; Tecnologias menos poluentes; Ampliar a discussão sobre GEE/ aquecimento global na educação; Papel da Educação: Liderança no conhecimento dessas variáveis e contribuir com a construção de novos caminhos.

35 Recomendações Modernizar a frota de veículos do SENAI;
Aquisição de sistema móvel de exaustão para operações de soldagem de peças nas unidades móveis; Medição das emissões atmosféricas dos fornos da cerâmica; Incentivar ações de carona solidária entre alunos ou funcionários; Estudar as emissões do setor de construção de protótipo principalmente do ponto de vista de saúde ocupacional; e Manter registros dos controles associados aos principais processos de emissão.

36 Referências BCSD PORTUGAL Protocolo de Gases com efeito estufa. Normas corporativa de transparência e contabilização. Portugal. 114p. Disponível em: < Acesso em: 17 ago FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP. Guia para a elaboração de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa. São Paulo: FGV/GVces , 2009. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. CES/EPC. Ferramenta GHG Protocol _2009_ versão final. Disponível em: com.br/index.php?page = Conteudo Secao&idsecao = 1idmenu =2. Acesso em 07 jul. 2010. IPCC. Mudança climática 2007: a base da ciência física. Relatório para elaboradores de política. Relatório do IPCC/ONU – Novos Cenários Climáticos – Versão em português: iniciativa da Ecolatina. In: Conferência Latino-Americana de sobre meio ambiente e responsabilidade social. ECOLATINA. Disponível em: < > . Acesso em 30 abr MAGALHÃES, G. Ferramenta GHG resíduos sólidos_v15.xls. [mensagem pessoal]. Mensagem enviada por <George Magalhães em 23 ago.2010.    VALSASSINA, Colégio. Pegadas Carbônicas do Colégio Valsassina - Relatório relativo ao período e de setembro de 2006 a agosto de colégio valsassina. março de p. Disponível em:< option= com_content&task= blogcategory &id=68& itemid=106>. Acesso em 17 ago

37 Agradecimentos CNI/SENAI/DN/UNITEC SENAI/SC SENAI/SP
Professores e equipe do MBA Colegas do MBA FGV/CETESB SENAI Mario Amato/AAPM Almoxarifado Central/Garagem/DAF Equipe Escolar


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