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Sistemas de Qualidade – Normas

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Apresentação em tema: "Sistemas de Qualidade – Normas"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Qualidade – Normas
Daniel F S Pereira Rafael F Cantero ASSER

2 O QUE É A ISO ? ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização ( International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suiça e que cuida da normalização ( ou normatização) em nivel mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas ( existem normas, por exemplo , para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

3 NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação de alguma coisa.

4 SQ ORGANIZAÇÃO

5 Sistema da Qualidade Um sistema da qualidade é basicamente um sistema de informação. Fornece respostas às principais perguntas que as pessoas fazem para gerir as atividades da empresa: o que deve ser feito, como fazer, por que fazer, quando fazer, quem é o responsável, onde e quanto produzir.

6 ISO 9000: Organização: “conjunto de pessoas e infraestrutura com um arranjo de responsabilidades, autoridades e interrelações”

7 ISO 9000: produto: “resultado de um processo”
processo: “conjunto de atividades inter- relacionadas que transformam entradas em saídas”

8 controle de um processo
eficacia na conversão de entradas em saídas (*) entradas (*) saídas (*) monitoramento do processo (*) (*) medidas recursos informação

9 procesos relacionados com o produto
Cobranças Aceite Pedidos Contratos Previsão Vendas Marketing Credito + Habilitação Desenho Programa Atividades Faturamento Inspeção Produção Compras insumos M. primas $ Mercado Mercados Olfato

10 Estrutura da Documentação
Reflete e descreve a política da qualidade da Organização Proveêm instruções e designan responsabilidades para as atividades do sistema de qualidade Manual de Administração da Qualidade Detalham os requisitos de tarefas específicas, passo a passo Manuais de Procedimientos Criterios, arquivos, normas, planos, regulamentos, desenhos, especificações, etc., relacionados com o sistema de qualidade Instruções de Trabalho Registros da Qualidade

11 Manuais de Procedimientos
Política de Qualidade Manual de Administração da Qualidade Manuais de Procedimientos Instruções de Trabalho Registros da Qualidade Um Documento Referência no Manual de Qualidade Um Documento para cada função Um Documento para cada atividade Referencia en Procedimientos Registros internos (informações, listas) Registros externos (especificaciones e normas de clientes, especificaciones e normas técnicas da industria, requerimientos legais)

12 Auditoria de Credenciamento
Evolução do Conceito Auditoria de Certificação 3ª Parte Organismo Certificador Credibilidade Necessidade Fornecedor Cliente Auditoria de 1ª Parte Serviço Auditoria de Credenciamento 2ª Parte

13 O que é ISO? Sede : Genebra , Suiça
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION Sede : Genebra , Suiça Missão : Desenvolver e promover normas comuns a nível internacional 3

14 ISO O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem mais de 150 países membros. O Inmetro é o representante brasileiro

15 ISO 9000 As regras e os padrões da Gestão da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

16 ISO 9000

17 ISO Conceitos Foco da ISO: Cliente Produto. Não incorpora requisitos específicos de outros sistemas de gestão, tal como ambiental, segurança e saúde ocupacional etc.

18 ISO 9000 – Série A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISSO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela diferença entre suas abrangências. A mais abrangente, a ISO 9001, incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade; a ISO 9002 possui 18 daqueles elementos e a ISO 9003 tem 12 elementos básicos.

19 ISO 9001 A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. Ele inclui o elemento do projeto do produto, que se torna mais crítico para os clientes que se apoiam em produtos isentos de erros.

20 ISO 9002 A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta. Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no melhoramento dos sistemas da qualidade existentes, em lugar de desenvolverem sistemas da qualidade para um produto novo.

21 ISO 9003 A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade podem não ser importantes ou necessários, como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o ensaio final do produto seriam suficientes

22 ISO 9000 A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e a ISO 9001 é a norma certificadora. ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade – conceitos e terminologia ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos ISO 9004: Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para melhoria de desempenho. ISO 19011: Diretrizes para auditorias de Sistemas de Gestão.

23 Fatores essenciais na implantação
Envolvimento da diretoria Planejamento: as medidas devem ser planejadas e sistemáticas, de acordo com a política da companhia. Existência de coordenação entre os vários departamentos: responsabilidade para com a qualidade.

24 Normas ISO Série 9000:2000 Nova Estrutura da Norma ISO 9001:2000
Tópicos Importantes da Norma: . Sistema de Gestão da Qualidade . Responsabilidade da Direção . Gestão de Recursos . Realização do Produto . Medição, Análise e Melhoria Claramente baseada no Ciclo de Deming: PDCA - Plan - Do - Check - Act

25

26 SGQ Baseado em Processo
NORMAS ISO SÉRIE 9000:2000 SGQ Baseado em Processo Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Medição, Análise e Melhoria CLIENTES CLIENTES R e q u i s i t o s S a t i s f a ç ã o Realização do produto ENTRADA Produto SAÍDA

27 ISO 9000 Obter a certificação de acordo com as normas da série ISO 9000 significa que o Sistema da Qualidade da Empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma. Validade: 3 anos, com auditorias semestrais ou anuais.

28 Requisitos da norma ISO 9001
– Sistema de Gestão da Qualidade Política do SG documentada Manual do SG Procedimentos (origem interna/externa) Registros – Responsabilidade da Direção Instituição de Objetivos da Qualidade Análises Críticas – Gestão de Recursos Financeiros e Infra-estrutura (melhorias) Recursos Humanos

29 Requisitos da norma ISO 9001
– Realização do Produto Vendas: Capacidade de Atender SAC Projeto e Desenvolvimento Compras Requisitos do produto a ser adquirido Seleção e Monitoramento de Fornecedores Controle da Produção – Medição, Análise e Melhoria Satisfação dos clientes Auditorias Internas, Ações Corretivas/Preventivas

30 Exemplo de Política do Sistema de Gestão: LAR
Fornecer serviços e produtos de qualidade, que gerem satisfação e segurança aos cooperados, clientes e colaboradores; Receber, beneficiar, industrializar e comercializar a produção com resultados positivos e dentro dos padrões regulamentares, atendendo os requisitos exigidos pelos clientes; Organizar e capacitar colaboradores e a família cooperada, proporcionando seu desenvolvimento econômico e social; Respeitar o meio ambiente; Buscar a excelência através da melhoria contínua dos produtos, processos e sistemas.

31 Os Críticos Se tudo o que se faz deve estar escrito, a empresa pode tornar-se engessada e com pouco espaço para flexibilidade. “a empresa se preocupou tanto em preencher os requisitos do burocrático processo de certificação que se esqueceu de ser competitiva” .

32 Os Críticos “a alta gerência delega o quanto pode para os níveis hierárquicos inferiores, a fim de minimizar a quebra de suas próprias atividades”; “na verdade, a organização estará operando dois sistemas: um para mostrar ao auditor e outro que realmente ocorre”;

33 Principais Benefícios
1. Melhor controle gerencial - processos; 2. Utilização do padrão como ferramenta promocional; 3. Aumento do nº de clientes. ISO 9001

34 Principais Benefícios
4. Melhoria dos produtos e serviços com clientes; 5. Facilidade com a eliminação de problemas com os processos; 6. Melhoria no processo de adaptação de novos empregados;

35 Por que Qualidade? Clientes cada vez mais exigentes
Concorrência cada vez mais acirrada Mudanças constantes Comprometimento com a sociedade

36 Passos para a Certificação ISO 9001
1 - Preparação da organização (incluindo auditorias internas) 2 - Contratação do Órgão Certificador 3 - Realização da pré auditoria 4 - Realização da auditoria inicial 5 - Auditorias de manutenção (semestral) 6 - Auditoria de re-certificação Jun/12 Dez/12 Jun/13 Dez/13 Jan/14 Dez/14 Jun/15

37 Algumas normas ou standards importantes da ISO:
ISO 31 Tamanhos e unidades ISO 1000 Unidades SI e recomendações para o uso de seus múltiplos e de algumas outras unidades ISO 216 Formatos e dimensões de papel - série A e B ISO 269 Formatos e dimensões de envelopes ISO 639 Códigos para representação de nomes de línguas ISO 2108 ISBN - Sistema internacional de identificação de livros

38 ISO 3166 Códigos de países e subdivisões ISO 4217 Códigos de moeda ISO 5218 Convenção numérica para representação de sexos ISO 5800 Sensibilidade das películas fotográficas ISO 7810 Normas para cartões ID-1,ID-2 e ID-3 (de identificação, bancários, passaporte, carta de condução) ISO 7811 Métodos de gravação em cartões ID1 ISO 7813 Características adicionais de cartões ID-1 ISO 7816 Cartões ID-1 com micro circuitos integrados

39 ISO 8601 International Standard Date and Time Notation ISO 8859 Codificação de caracteres em fontes, as quais incluem o ASCII (p.ex. ISO , ISO ) ISO 8879 Standard Generalized Markup Language (SGML) ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção ISO 9660 Sistema de ficheiros para CD-ROMs ISO 9899 A linguagem de programação C

40 ISO Gestão da qualidade (aplicada em gestão de projetos) ISO/IEC 10179:1996 Semânticas de Estilo de Documentos e Linguagem de Especificações (DSSSL) ISO Universal Character Set (equivalente ao Unicode) ISO ISO Normas de gestão do ambiente em ambientes de produção ISO Virtual Reality Modelling Language VRML ISO/IEC A linguagem de programação C++ ISO/IEC Tecnologia da informação: código de conduta para a gestão da segurança da informação.

41 “Somos o que repetidamente fazemos
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.” Aristóteles


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