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Professora Ms. Márcia Aula 2

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Apresentação em tema: "Professora Ms. Márcia Aula 2"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Ms. Márcia Aula 2 ROBBINS, Stephen P. Administração – Mudanças e Perspectivas. Editora Saraiva, São Paulo, 2000 Cap 1

2 BEM-VINDO AO INCONSTANTE MUNDO DO TRABALHO
ONDAS DE TOFFÉ E OS NOVOS TEMAS ESPECIAIS NA ADMINISTRAÇÃO 1º Onda: Agricultura 2º 0nda: Industrialização, com novos pontos de rupturas- Um novo grupo de Trabalho ° Trabalhadores na indústria e com baixa educação Marcia Quemel

3 3º 0nda: Pontos de Ruptura
3.1 Modo de vida tradicional descartado 3.2 Queda dos cargos industriais de baixa qualificação 3.3 Ascensão dos especialistas técnicos cultos e qualificados 3.4 Crescimento do nº de empregados no setor serviço que exige: Marcia Quemel

4 1. Baixa Qualificação e não educação
. Balconistas . Auxiliar de enfermagem, inclusive domiciliar 2. Alto Conhecimento . Professores . Engenheiros, etc. 3. Pessoas com conhecimento teórico e que trabalham com as mãos . Técnico de computação . Fisioterapeutas 3.5 Globalização: diminuindo as barreiras da imigração e comunicação gerando o aumento da Diversidade Cultural ou Multiculturalismo. Exemplos:

5 Passando por grandes mudanças no perfil de sua população
°Inglaterra °Alemanha °E.U.A °Canadá Passando por grandes mudanças no perfil de sua população Canadá: grande n º de imigrantes de Hong Kong, Paquistão, Vietnã e países do Oriente próximo 3.6 Alavanca do espírito empreendedor, ou seja, as pessoas criando seus próprios negócios. Exemplos:

6 1) E.U.A - 1950 - 90 mil novos negócios
milhões de novos negócios 3.7 Cargos temporários: °Inglaterra :215 mil em 1993, caindo os cargos de tempo integral 3.8 Desmantelamento da hierarquia. Como? Qual o formato que a organização de uma empresa pode ter?

7 1) Terceirização de funções
2)Concentração nas funções que conseguem desempenhar melhor 3) Equipes independentes 4) Remuneração flexível 5) O fim das 9 às 18 horas: horário flexível 6) Redução de custos Marcia Quemel

8 Estrutura organizacional alta

9

10 Pai da 90% mão de obra BEATLES
1º ONDA: Economia Agrária máq.a vapor 1600_______1777_________1880__________1899 Final do Séc. XIX 90% mão de obra agrícola. 2º ONDA: Economia da máquina Estruturalistas 1900______1903_______1950_________1959 HIPPES Pai da % mão de obra BEATLES Administração na indústria Legislação do direito Civil 3º ONDA: Da informação, do intelecto e das relações humanas 1970 _______________ % da mão de obra na indústria Nova visão de O&M 35 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO BASEADA EM ABORDAGEM RÍGIDA:

11 AULA 3 Gestão de Pessoas:Enfoque nos Papéis Profissionais
Gil, Antonio Carlos. Atlas Cap 6 O Papel de Treinador Marcia Quemel

12 Linha do tempo da gestão de pessoas
1. Período de 1900 até meados da década de 30 Era Clássica da Administração, começaram a evoluir as primeiras teorias gerais da administração Os funcionários eram vistos como “peças de uma máquina Marcia Quemel

13 A preocupação com o desenvolvimento de programas voltados ao treinamento vem desde o início do século XX, graças a influência da escola Clássica de Administração Marcia Quemel

14 2.Operarios davam tudo de sua força em função do salário.
Características: 1.Foco no operário: Para maior produtividade que o individuo pudesse alcançar para o desenvolvimento da empresa. 2.Operarios davam tudo de sua força em função do salário. 3. Treinamento nessa época só pensava mais no trabalho mecanicista, sem se quer dar importância ao bem estar dos trabalhadores, visando somente o avanço da organização. Marcia Quemel

15 Para Taylor, o operário era visto como um ser que trabalhava em troca de dinheiro, sem nenhuma identificação com a organização, o treinamento apenas considerava, nessa época, os aspectos mecânicos do trabalho. Marcia Quemel

16 Escola das Relações Humanas, o treinamento nas empresas passou a
abranger também os aspectos psicossociais dos indivíduos. Dessa forma, os programas de treinamento, além de visarem capacitar os trabalhadores para o desempenho de tarefas, passaram também a incluir objetivos voltados ao relacionamento interpessoal e sua integração à organização. Também se observa, já no início da década de 40, durante a segunda guerra mundial, a preocupação com o desenvolvimento de programas destinados a preparar chefes e supervisar. E, com o final do conflito as empresas começam a enfatizar também programas destinados ao desenvolvimento de liderança. Escola das Relações Humanas, o treinamento passou a abranger também os aspectos psicossociais e relacionamento interpessoal dos indivíduos Marcia Quemel

17 Década de 40: segunda guerra mundial: preocupação com o desenvolvimento de programas a preparar chefes Marcia Quemel

18 A sociedade do conhecimento impõe mudanças profundas em todos os perfis profissionais
Marcia Quemel

19 A Administração de Recursos humanos pode ser entendida como a Administração de Pessoal baseada em uma abordagem sistêmica. Por quê? Vamos pensar? Marcia Quemel

20 Década de 50 conceito da teoria geral passou a ser também utilizado pelas ciências sociais, sendo que a Administração foi a ciência social que mais contribuiu para a teoria dos sistemas. Marcia Quemel

21 Uma organização é um sistema, considerando que esta é construída por elementos que interagem entre si e funcionam como uma estrutura organizada. Marcia Quemel

22 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é um sistema que considera a empresa como um todo. E como tal deve considerar todos os seus componentes e partes (subsistemas) visando formar o todo unitário. Portanto, não se podem deixar partes de fora do sistema. E, as vezes temos dificuldade de saber se determinada variável, componente ou item é um ponto forte ou fraco da empresa.

23 O contraste entre Administração de RH e Gestão de Pessoas não e só semântico
Explique. Marcia Quemel

24 Estudar o mesmo fenômeno, mas com conceitos e enfoques diferentes
Semântica Estudar o mesmo fenômeno, mas com conceitos e enfoques diferentes Ex. de Conceitos básicos de Gestão de Pessoas Marcia Quemel

25 Educação Educação Profissional Formação Treinamento Desenvolvimento

26 Educação concepção tradicional de Educação, o aluno chega á escola com a ‘cabeça vazia’ , cabendo à escola colocar-lhe um conjunto de conhecimentos e habilidades intelectuais. As habilidades intelectuais mais valorizadas são a linguística ( capacidade de ler, compreender e escrever textos ) Marcia Quemel

27 A Educação se desenvolve segundo o processo que melhor convém a formação da individualização.
Ensinar o ser humano a pensar em termos de humanidade, e sobretudo, descobrir-se como "homem", /pt.shvoong.com/humanities/ Marcia Quemel

28 Educação Profissional Formação
É a que se volta para o mundo do trabalho como formação, treinamento e desenvolvimento profissional Proporciona a qualificação necessária para o desempenho de atividade profissional escolhida pelo homem. Nível médio e superior Marcia Quemel

29 Desenvolvimento Treinamento
1- exigências dos papéis funcionais=curto prazo 1-processo de longo prazo 2- inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências 2-Análise e descrição de cargo – Exemplo : Análise de cargo para fins de treinamento. O que faz / Quando faz / Como faz / Por que faz. Marcia Quemel

30 Investir em treinamento?Será que é a Solução?
Marcia Quemel 30

31 2° Passo:Como garantir a sua prática? Pode Falhar?
Neste passo, necessita de conhecer e refletir sobre os seguintes aspectos: 1° passo:Como mensurar e avaliar Financeiramente os resultados dos investimentos? 2° Passo:Como garantir a sua prática? Pode Falhar? Marcia Quemel 31

32 um processo cíclico composto de quatro etapas:
Treinamento envolve: um processo cíclico composto de quatro etapas:  Marcia Quemel 32

33 Planejamento das atividades de Treinamento
Visão Moderna Visão Tradicional Diagnóstico. É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Desenho. É a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas. Implementação. É a aplicação e condução do programa de treinamento. Avaliação. É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento Diagnostico Planejamento das atividades de Treinamento Avaliação Marcia Quemel 33

34 Como diagnosticar a necessidade de Treinar? LNT OU DNT:
1. Analisar o campo competitivo, conhecendo os pontos forte e fracos 2.Saber que tipo de estratégia ( EM TREINAMNETO ) pode usar para criar obstáculos aos concorrentes Entre o campo competitivo podemos ter “ a importância dos recursos humanos para competitividade da empresa” Marcia Quemel 34

35 3.No nível da análise da organização total: o sistema organizacional.
3.No nível da análise da organização total: o sistema organizacional. 4.No nível da análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento. 5.No nível da análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades. Marcia Quemel 35

36 O desempenho geral de uma organização depende da interação entre
2 variáveis: Quais são????? Marcia Quemel 36

37 Variável Institucional
Variável Individual No nível da análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento Variável Institucional o sistema organizacional. Marcia Quemel 37

38 Quem trabalhará com você???
A pessoa certa no lugar certo! Marcia Quemel 38

39 A variavel individual é o colaborador que atua na organização, são:
1.Atitudes e comportamentos no meio de trabalho Marcia Quemel 39

40 Os treinamentos Comportamentais podem ser assim classificados:
A Arte dos Relacionamentos; · Desenvolvimento de Liderança; · Valorizando seu Tempo; · Qualidade no Atendimento ao Cliente; · Administração de Conflitos - Causas e Soluções; · Comunicação Organizacional. Marcia Quemel 40

41 EX: Conteudo de um curso: Crenças e valores do ser humano · Empatia; · Comportamento receptivo e defensivo; · Diferenças individuais; · Estilo interpessoal e seus estados de ego; · Percepção seletiva e relação interpessoal; · Processo de auto-análise para mudança pessoal; Marcia Quemel 41

42 Análise da força de trabalho:
A análise da gestão de pessoas procura verificar se os recursos humanos são suficientes quantitativa e qualitativamente para as atividades atuais e futuras da organização. Análise da força de trabalho: O funcionamento organizacional pressupõe que os empregados possuam as habilidades, conhecimentos e atitudes desejados pela organização. Marcia Quemel 42

43 Desempenha adequadamente suas atribuições?
O Funcionário Desempenha adequadamente suas atribuições? Ele dispõe dos recursos para seu bom desempenho? Se estes elementos não forem adequados, de nada adiantará proporcionar treinamento. Marcia Quemel

44 A causa do desempenho deficiente está também no contexto material
Atenção: A causa do desempenho deficiente está também no contexto material Marcia Quemel

45 O contexto material é adequado,
Ou O contexto material é adequado, mas o desempenho do funcionário não é ou Marcia Quemel

46 Aqui poderá ser indicado treinamento.
O colaborador está física e psicologicamente apto para o desempenho da tarefa, mas não dispõe dos conhecimentos e habilidades necessárias. Aqui poderá ser indicado treinamento. Marcia Quemel

47 Treinamento para a chefia
O problema é na Gestão. Treinamento para a chefia Marcia Quemel

48 No nível da análise da organização total: o sistema organizacional
Diagnostico: No nível da análise da organização total: o sistema organizacional Marcia Quemel

49 O que a empresa deve fazer? Para Quem deve fazer Como deve fazer?
Missão: O que a empresa deve fazer? Para Quem deve fazer Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual responsabilidade social deve ter? EX: O McDonald's explicitou assim sua "McMissão": "Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.“ Ex 2: Marcia Quemel 49

50 Ex 2: A TELEMIG, empresa operadora participante do Sistema TELEBRÁS, tal como fez a Abril, também estampou sua Missão em letras prateadas, na parede de entrada da sua nova sede em Belo Horizonte. Prestar serviços de telecomunicações no âmbito do Estado de Minas Gerais, adequados ás necessidades de desenvolvimento político, econômico, social e tecnológico da comunidade, assegurando lucratividade, que permita o melhoramento, a expansão dos serviços e a justa remuneração do capital acionário. Ex 3: Marcia Quemel 50

51 Ex 3: Uma empresa é tradicional fabricante de máquinas e implementos agrícolas, sediada em Horizontina (RS), única sócia da John Deere, empresa líder mundial em máquinas agrícolas. Reunindo as respostas acima chegou-se à redação de sua Missão que ficou assim explicitada: 1.O que deve fazer a empresa? "Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços.“ 2. Para quem deve fazer? "Destinam-se à agricultura” 3. Para que deve fazer? "Visa à satisfação do cliente.“ 4.Como deve fazer? "Usa tecnologia adequada e qualidade superior." Marcia Quemel 51

52 Ex 3: Continuação Onde deve fazer?
Considerando que a SLC atua no Brasil e exterior, decidiu-se não ser necessário explicitar o onde, com a preocupação de manter o texto conciso, para facilitar a assimilação e conseqüente utilização. Qual responsabilidade social deve ter? "Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente." Marcia Quemel 52

53 SLC S.A. Indústria e Comércio
Ex 3: Continuação Resumindo: SLC S.A. Indústria e Comércio MISSÃO A SLC S.A. indústria e Comércio, tem por missão desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente Marcia Quemel 53

54 Diretriz : é um plano para se realizar uma meta estabelecida a partir do planejamento empresarial.
Diretriz = Meta + Meios Exemplo de Diretriz: Diretriz Meta ... “aumentar a produtividade da empresa em 12%, até o final do ano.” Meios Reduzir o custo fixo. 2. Reduzir o custo variável. 3. Reduzir as reclamações dos clientes. 4. Aumentar a disponibilidade dos equipamentos. 5. Desenvolver novos produtos. 6. Aumentar vendas. 146 Marcia Quemel 54

55 10/03/09 PLANEJAMENTO: Planejar é o ato de analisar condições presentes para determinar formas de atingir um futuro predeterminado. O planejamento é geralmente considerado a função principal desempenhada dentro do processo administrativo Marcia Quemel 10/03/09 55

56 Vamos planejar uma capacitação de pessoal?
10/03/09 Vamos planejar uma capacitação de pessoal? Marcia Quemel 10/03/09 56

57 Visão Sistêmica A equipe Planeja Faz o produto final para aprovação da alta gerencia que é o Plano Aprovado o plano Marcia Quemel 57

58 FAZ O PROJETO E O PROGRAMA
Marcia Quemel 58

59 O Planejamento será apresentado sob a forma de plano. O plano é :
Estrutura de um Plano O Planejamento será apresentado sob a forma de plano. O plano é : Um instrumento elaborado para formalizar as idéias ou sugestões de um evento; Redação de um texto ( documento) que comprovem os objetivos a serem alcançados; diretrizes; alocação dos recursos e prazos para alcançar objetivos; Deve ser claro, ordenado ,objetivo e conter dados suficientes para aprovação da gerencia superior. Marcia Quemel 59

60 Planejar Marcia Quemel 60

61 “Um evento bem planejado não pesará em suas costas...”
Marcia Quemel 61

62 Planejamento do Evento
1- Tipo de evento 2- Objetivo do evento 3- Escolha da data (feriados/ aniversário da cidade/ jogo)‏ 4- Definição de local 5- Divisão de tarefas 6- Formação de comissões Marcia Quemel 62

63 Quem trabalhará com você???
A pessoa certa no lugar certo! Marcia Quemel 63

64 Marcia Quemel 64

65 O barco é um só... Marcia Quemel 65

66 FALTA DE INTERAÇÃO DOS GRUPOS É UMA PATOLOGIA ORGANIZACIONAL
Marcia Quemel 66

67 O que o mercado espera de você?
Capacidade de diagnosticar situações; Capacidade de tomar decisões precisas; Ter ousadia, criatividade e ser inovador; Comportamento proativo; Marcia Quemel 67

68 Simplificando, o projeto é: INICIAÇÃO
Planejamento PLANO APROVADO PELA CÚPULA Marcia Quemel 68

69 ATENÇÃO: Este conjunto de processos e técnicas é mundialmente aceito como sendo um padrão razoável para se aplicar em projetos de todos os tipos e tamanhos Marcia Quemel 69

70 Auxiliar as atividades de gestão de projetos, como:
Softwares( Microsolft Project)‏ Timecontros ABT Exemplo: Marcia Quemel 70

71 4.1definição do cerimonial; 4.2 contato com autoridades;
4. providências a serem tomadas para implementação das atividades: 4.1definição do cerimonial; 4.2 contato com autoridades; 4.3 escolha do mestre–de-cerimônias; 4.4elaboração da lista oficial de convidados; 4.5 preenchimento e endereçamento de convites; 4.6 controle de confirmação de presença Marcia Quemel 71

72 4.7- confecção de crachás de participantes e membros das comissões
4.8-recepcionistas ou uma secretaria de fácil acesso para todos 4.9-confecção de: fichas de inscrição, certificados, faixas de recepção, e de rua, cartazes, folders,pastas, textos, quadros de avisos ,fichas de avaliação; Marcia Quemel 72

73 4.10- definições de: locais de fácil acesso para os diversos serviços, sinalizações internas e externas, setas e placas indicativas (cores e lugares), identificação para veículos, locais para hospedagem, refeições, coffee-break e transportes; Marcia Quemel 73

74 4.11- produção de material de divulgação (criação e impressão);
4.12- programação e seleção de recursos audiovisuais; 4.13- montagem de press-kit com material a ser distribuído; 4.14- escolha do tipo de mesa para almoços e jantares; 4.15- separação e limpeza das bandeiras (Brasil, outros países, Estado, entidades); Marcia Quemel 74

75 4.11- produção de material de divulgação (criação e impressão);
4.12- programação e seleção de recursos audiovisuais; 4.13- montagem de press-kit com material a ser distribuído; 4.14- escolha do tipo de mesa para almoços e jantares; 4.15- separação e limpeza das bandeiras (Brasil, outros países, Estado, entidades); Marcia Quemel 75

76 tradutores e intérpretes guias turísticos segurança/policiamento
Microfones tradutores e intérpretes guias turísticos segurança/policiamento pessoal de limpeza Manobristas serviços médicos Garçons serviço de proteção contra chuva Marcia Quemel 76

77 Marcia Quemel 77

78 4.17- criação de textos de agradecimento ao serem remetidos aos que deram qualquer tipo de apoio ou patrocínio Marcia Quemel 78

79 Marcia Quemel 79

80 ALGUMAS DICAS: Desnecessária a contratação de terceiros?A empresa não aceita. O que fazer? È IMPORTANTE QUE ORESPONSÁVEL CERTIFIQUE-SE DE QUE: Marcia Quemel 80

81 Vamos Pensar Marcia Quemel 81

82 1.os arranjos de flores tenham tamanhos adequados para não encobrir a visão das pessoas;
2.As cores escolhidas para enfeitar o local estejam de acordo com o tipo de evento e com as da empresa; 3.As câmeras estejam em ordens e os filmes comprados em quantidade suficiente para registrar os momentos; 4.Os equipamentos de luz, som e áudio estejam funcionando e que os operadores saibam o que fazem Marcia Quemel 82

83 5.O bar equipado com: Copos para cerveja, refrigerante, água, uísque e coquetel; quardanapos, toalhas de mesas, abridores e saca-rolhas ; 6. Marcia Quemel 83

84 7.Garçons Marcia Quemel 84

85 8.Banheiros Marcia Quemel 85

86 9.equipe de recepção: os recepcionistas podem destruir a imagem de um evento
Marcia Quemel 86

87 10.Auditório Marcia Quemel 87

88 11.Palestrante Marcia Quemel 88

89 12.Hospedagem Marcia Quemel 89

90 13. Marcia Quemel 90

91 14.Visitação Marcia Quemel 91

92 Vários autores citam como desenvolver um plano de negócio, sendo assim, não existe uma estrutura específica, uma metodologia certa para se escrever um plano de negócios, mas observa-se que qualquer plano de negócios deve possuir seções que proporcionem um entendimento completo do negócio. Deve seguir uma seqüência lógica para que qualquer leitor entenda a empresa, sua organização, suas estratégias, produtos e serviços, seu mercado e sua situação financeira. Marcia Quemel 92

93 Ângela Maria Rosa – UEPG – anjarosa@gmail.com
A reflexão dos aspectos citados levou a elaboração do Plano de Negócios. A seguir estão delimitados os ítens necessários ao Plano de Negócios segundo . Ângela Maria Rosa – UEPG – Sergio Mazurek Tebcherani – UEPG – Sérgio da Silva Cava – UEPG Expediterson Braz Marques – UEPG – marques. 1. Sumário Contém o título e assunto de cada seção com a respectiva página. Geralmente é utilizado esse recurso em qualquer tipo de trabalho para indicar os assuntos contidos e sua página de acesso. Para facilitar a procura por assunto. Marcia Quemel 93

94 2. Sumário Executivo Apresentará resumidamente o projeto, a entidade. Com informações necessárias para caracterizá-la, as condições de apoio necessário, que comprovem a consistência da empresa. Descrever o tipo de produtos/serviços a serem oferecidos, seu diferencial e colocação no mercado. Como um resumo de todo o negócio, sendo de suma importância, pois despertará o interesse do leitor em avançar na leitura Marcia Quemel 94

95 3. Planejamento Estratégico do Negócio
Apresentação da visão e missão da empresa, seu rumo, o que a empresa espera de seu futuro, a segmentação de seu mercado, sua situação atual, analisando as potencialidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, suas metas e objetivos de negócio, uma análise das barreiras de entrada e preparando medidas eficazes. As empresas devem valer-se deste Planejamento estratégico para desempenho de suas atividades e prognósticos para elaboração de seus objetivos além de agregar confiabilidade na tomada de decisão Marcia Quemel Marcia e Lourdinha

96 4. Descrição da Empresa 5. Produtos e Serviços Marcia Quemel 96

97 6. Plano Operacional / Plano Tecnológico
A partir de agora serão apresentados os planos que a empresa deseja. Nesta seção será apresentado o planejamento de seu sistema produtivo, indicando o impacto que estas ações terão em seus parâmetros de avaliação de produção. Descreveremos informações sobre o processo de produção, o diferencial tecnológico, suas etprocesso produtivo, desenvolvimento operacional tecnológico, tecnologia utilizada, entre outros. 7. Análise de Mercado Fatores que influem no processo como : planejamento e controle de produção, rotatividade de material, índices e probabilidades do lucro Marcia Quemel 97

98 8.Plano Financeiro Conclusão Bibliografia Marcia Quemel 98

99 Um Plano de Negócios, segundo Peter Drucker:
“é basicamente um instrumento de planejamento, no qual as principais variáveis envolvidas em um empreendimento são apresentadas de forma organizada e formal” Marcia Quemel 99

100 Continuação na próxima aula de nº 4
No nível da análise da organização total: o sistema organizacional Marcia Quemel


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