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Psicologia Organizacional
Conceito Histórico Objetivos
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O que é psicologia organizacional?
Psicologia, origem grega Psiché =alma e logos = estudo . Portanto, estudo da alma. Psicologia organizacional- É um dos campos da psicologia que refere-se ao desenvolvimento e aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho.
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Divisão da psicologia organizacional
Área industrial- Preocupa-se com a eficiência organizacional por meio de recursos como avaliação, seleção, treinamento e projeto de trabalho. O aspecto organizacional-Preocupa-se em compreender o comportamento das pessoas no trabalho.
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Foco da psicologia organizacional
Comportamento individual; Bem estar do funcionário no ambiente de trabalho.
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Áreas de atuação do psicólogo Organizacional
Consultorias Organizações Governamentais e ONGs Empresas privadas Universidades- ministrar cursos, escrever artigos, orientações. Objetivos: Analisar problemas organizacionais, analisar soluções/ problemas; pesquisar sentimentos de funcionários; avaliação de desempenho, seleção, teste, treinamentos, implantação de mudanças,
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História da psicologia organizacional
1913- Hugo Mustemberg e Dill Escott -Publicação do primeiro compêndio de psicologia organizacional( abordagem sobre seleção de funcionários); 1911-Taylor- Estudou a produtividade do funcionário ( administração cientifica) 1-Cada trabalho tem que ser analisado (tarefas especiais); 2-Os funcionários devem ser contratados dependendo da característica do desempenho; 3-Funcionários treinados para executar tarefas; 4-Funcionários recompensados por sua produtividade e para melhorar desempenho;
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Influências da primeira guerra mundial- EUA
Desenvolvimento dos testes; Objetivos: medir habilidade mental e colocar novos soldados em suas funções. 1921- Formação de empresas- James Catell ( relevância aos aspectos sociais, iluminação- (efeito Hawtthorne).
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Psicologia organizacional no mundo
As técnicas variam de acordo com o pais: Índia- Satisfação no trabalho, motivação, nível de trabalho e stress. E.U.A- Seleção, questões de carreira, avaliação de desempenho e liderança. Japão- stress, liderança, questões sobre carreira; Paises nórdicos. Stress, mudança de trabalho, diferenças homens e mulheres, desemprego.
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