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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos

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Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
9. POLÍTICAS DE ATUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO Eng.Hugo Pietrantonio, Prof.Dr. LEMT/PTR-EPUSP, ADDENDUM

2 ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas de Atuação
ANÁLISE DE IMPACTOS NO TRÁFEGO - Análise Local x Estrutural - Mudanças na Ocupação/Zoneamento - Polos Geradores de Tráfego

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Impactos: Cadeia de Interação Importância do entendimento: Representação e Análise ... Aplicações: - Políticas de Adensamento e Controle do Uso do Solo; - Disponibilidade/Investimentos na Infra-estrutura e Serviços de Transporte

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Diferentes Óticas de Análise: 1) Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? mais difícil que tratar de: suprimento de água/eletricidade déficits habitacionais déficits de escolas/hospitais exceto por considerar conflitos entre usos incompatíveis desenho urbano e sistema viário balanceamento de atividades Na grande maioria dos problemas, as relações são em princípio locais ... embora as soluções possam ser deslocadas para locais alternativos ... Em transportes, os problemas são interações espaciais em uma rede ... usos de cada ligação da rede não são locais, em especial se estruturais ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Diferentes Óticas de Análise: 2) Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ? óticas distintas: local compatibilidade global “ estrutural complementaridade aspectos envolvidos: fluxos locais e de passagem flexibilidade do conceito de capacidade desdobramento/dispersão das viagens reforço ou reorientação da demanda

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Diferentes Óticas de Análise: Local: - novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? Global: - evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? Estrutural: - qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ?

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ...  análise da estruturação urbana/regional (global, social): - concepção: modelos conceituais com fraca base empírica (exemplo: Cidade Linear X Células Urbanas) amplo espectro de visões sobre planejamento (exemplo: Desenho Urbano X Planos Integrados) - análise: geralmente discussão e/ou simulação de cenários visões/enfoques parciais ... oposição política ...  concepção/desenho da rede viária e de transporte (global): - dimensionamento das redes viárias ou densidades de atividades ... - análise de cenários com modelos de simulação de tráfego/transporte (modelos convencionais ou modelos de uso do solo) - análise simplificada com modelos teóricos de ocupação e rede viária (técnicas concebidas mas muito pouco aplicadas ...)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ...  análise de impacto de mudanças de ocupação/zoneamento (área): - análise técnica é uma exceção (rara), não a regra (usual, exigida) ... - em princípio, poderia empregar as mesmas técnicas da análise global ... - foco em uma área reduzida, traz problemas específicos (áreas externas) ... - é a análise menos empregada e menos desenvolvida (incipiente).  análise de impacto de empreendimentos (no tráfego e no entorno): - é a análise mais empregada e mais desenvolvida (mas empírica) ... - decorre da preocupação com o impacto de pólos geradores de tráfego ... - visão progressivamente ampliada para o impacto no transporte em geral ... - fraca articulação com visão estrutural e poder eventualmente limitado ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Estrutura do Transporte Urbano e/ou Regional: Processo Tradicional (CATS, Modelo de 4 Etapas ...): - Uso de modelos de simulação para prever/prover a necessidade de investimento na infra-estrutura de transporte/tráfego ... - Enfoque clássico dos modelos de planejamento de transportes, criticado por ignorar efeitos de indução de novas necessidades ... Críticas ao Processo Tradicional (e Alternativas): - Necessidade de enfoques alternativos (mais complexos) baseados na incorporação de efeitos locacionais e interação com a dinâmica imobiliária (pelo menos desde Lowry, 1964, e Echenique, 1968) - Necessidade de prever um conjunto mais amplo de efeitos ambientais duradouros (na sustentabilidade) das ações ... Idealmente deveria estar articulado com ótica estrutural ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Geração de viagens Distribuição de viagens Divisão Modal Alocação de Tráfego em geral é sequencial mas pode ser reiterado com efeitos do congestionamento (feedback) das mudanças de NS (operação)!

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Sensibilidade e Análise de Impacto em Transportes: Empreendimentos isolados: interação espacial solução única se (consistência: ) PGT: como independentes (- com relocação) ; ; Quotas de adensamento: crescimento previsto (pop,emp) melhor alocação quotas entre zonas objetivos de política (qualidade de vida, equilíbrio social, ...) restrições de decisão (interação espacial, áreas, tráfego, ...) Gravitacional oportunidade interveniente; ignora exige pode ser feito por via/eixo ! um exemplo com custo anualizado de construção e transportes ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Estrutura (Dinâmica) Urbana e/ou Regional: Inserção Social das Ações em Transporte/Tráfego: - Foco de ampla discussão em diversos países visão mais clara da contribuição da infra-estrutura viária e de transportes na qualidade do ambiente construído e na qualidade de vida das pessoas ... privilegia função/dimensão local ... Exemplos: UK Manual for Streets; US Complete Streets visão mais clara do impacto da provisão da infra-estrutura de transporte e tráfego (particularmente das ligações viárias e do financiamento da sua operação) na economia local e global ... Exemplos: ITLUP/Putman (EUA), NEG (UK: Gasoriek, Graham, ...) Integração nas Políticas para Sustentabilidade Ambiental: - Compreensão sobre a posição das ações em transporte e tráfego no desafio atual da busca de sustentabilidade social/natural ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Alocação de At.Exógenas Alocação de At.Endógenas Divisão Modal Alocação de Tráfego em geral assume a existência de defasagem nos efeitos de realimentação (feedback), das mudanças de NS e preços … !

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Lowry (1964): metrópole instantânea - utiliza o conceito tradicional de base econômica da Ciência Regional, que tem localização autônoma na região: Ebj exógeno - incorpora relações funcionais entre atividades: N=a.E (população e emprego); Es=b.N (emprego/serviço e população) - incorpora escolha de localização dos residentes e serviços e - funções de atratividade genéricas: moradia WRi e serviço WSj... - funções de custo generalizado: casa/trabalho,serviço cRi e cSj e ou e - interação sem dinâmica, congestionamento, preços, ... restrito

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... DeLaBarra, Anas: metrópole em evolução - síntese de Lowry, Alonso (aluguéis), ... Echenique (estoques de edificações), Broadbent (interação funcional), ... dCGE generalização da interação funcional (m,n) e espacial (i,j): aminj fatores de participação, coeficientes de consumo, etc atividade m: oferta Xmi, interação funcional Yin=amn.Xmi, demanda Ynj interação espacial: ( fixos ou variáveis) - uso do solo (demanda no mercado imobiliário): com estoque fixo oferta=demanda local, consumo variável (local): (tipo g) => aluguel (equilíbrio de mercado): (por tipo g) - mercado imobiliário (equilíbrio instantâneo) com oferta exógena ou oferta no mercado imobiliário (rentabilidade x custo de retenção) ( lucro/custo retenção de investimento gh) conversão - dinâmica complexa: equilíbrios tempórarios => ajustes dinâmicos

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Atividades e Impacto no Tráfego: Relações Básicas: - Área Ocupada: AOmáx=(1-fvias-freserva)*ATotal, AO=Futi*AOmáx Área Construída: ACmáx=Fapr*AO, AC=Fdes*ACmáx, Ivrt=AC/AO Composição: ACres=Fdres*AC, Pop=ACres/auf*ppf, Emp=Pop/fpe Viagens (vkm): Qvdom=qvpop*Pop*dtrab, Qvndom=qvemp*Emp*dcom ... Fator de Influência: - Viagens i a j: Dij=mida.Tij+mvol.Tji, Dijm=Dij*pm/ij modo m, cm/ij Intercâmbios: Tij=Oi*pj/i destino j, cij e cj ... interação espacial Trajeto: daijmr=1 ou 0 (ligação a na rota r de i a j no modo m) Fluxos: Qa=Sijmr(daijmr*Qijm*pr/ijm), Qijm=Dijm/ovm ... Equilíbrio ... Fixando Oi (ou Dj), o fator de influência é nai=Qai/Qa e nij=Qij/Oi ... onde Qai é o fluxo originado em i: Qai=Sjmr(daijmr*nij*pm/ij*pr/ijm) e agora Qa=Sinai*Oi ... (similarmente: destinado a j, Qa=Sjnaj*Dj) ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Atividades e Impacto no Tráfego: Raio de Influência: - representação (inadequada) da interação espacial ... não incorpora representação de oportunidades e impedância! - modelos de interação: “repartição” de influência (Losch/Huff) ... Impacto Estrutural: - efeito mais importante na interação espacial ... e equilíbrio ... exemplo: interação espacial c/modelo gravitacional e PGT: viagens: => preços: acessibilidade, competição análise de sensibilidade estima impacto: (gravitacional) (diferente com outros modelos: Lowry, De La Barra, Anas, ...) fator de influência constante=>ausência de impacto estrutural ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Implicações para Análise de Impactos na Engenharia Tráfego: a análise das questões estruturais discutidas é o conteúdo usual do Planejamento de Transportes (ou superior) e tem de adotar escalas (espacial) e horizontes (temporal) de análise muito mais amplos que as análise usuais em Engenharia de Tráfego ... as técnicas (e práticas) de Planejamento de Transportes (ou superior) são também muito mais sofisticadas (e demandantes, em custos e prazos) do que é possível (ou desejável) no contexto da análise de impactos na Engenharia de Tráfego a discussão anterior decorre da importância de reconhecer que os princípios adotados em Planejamento de Transportes devem ser reconhecidos e considerados (eventualmente de forma simplificada) em qualquer analise adequada ... seja aplicando métodos expeditos (sintéticos) ou simplificados (parciais ...)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Mudanças na Ocupação/Zoneamento: Aplicação: Decisões públicas de definição/alteração de Zoneamento urbano (eventualmente também em áreas rurais) com impacto importante na operação viária (e nas atividades realizadas) ... Decisões (públicas/privadas) de Desenvolvimento imobiliário (Loteamento com criação de novas vias, Desmembramento ou Incorporação de Lotes, incluindo alterações viárias) ... Processo Básico (CET/Sp, 1978, U.S.FHWA, 1980): Não há um processo tradicional ... mas aplicam-se os conceitos e métodos para concepção/projeto de redes viárias, além dos tradicionalmente utilizados em Planejamento de Transportes ... Métodos de análise de PGTs também podem ser adaptados ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Mudanças na Ocupação/Zoneamento: Permissões: Zoneamento urbano clássico baseado na especialização ... Zonas residenciais, comerciais, industriais ... pelo uso predominante ... Usos compatíveis segundo uma ótica de vizinhança (local): efeitos externos (poluição, acidentes, ...) especialmente ... Parâmetros: Área Total: áreas ocupáveis, áreas comuns e áreas de vias ... Fator/Taxa de Ocupação: Área Ocupada/Área do Terreno ... Fator/Coef.Aproveitamento: Área Construída/Área do Terreno ... Fator/Índice de Ocupação: Área Ocupada/Área Ocupável Fator/Índice de Adensamento: Área Construída/Área Ocupável Fator/Índice de Verticalização: Área Construída/Área Ocupada ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... AMUZO (CET/Sp,1978)- Aspectos Metodológicos: estimativa de tráfego gerado: taxas de viagens derivadas da Pesquisa OD e do MUT por modo (residencial por renda, comércio, educação, serviços, industrial, especiais/irregulares ...) padrão do empreendimento (TPCL) relacionado com uso do solo (imóvel residencial horizontal padrão baixo/médio/alto, vertical padrão baixo-médio/alto, comercial horizontal ou vertical, industrial, armazéns, institucional (especial), favela (irregular), e terrenos vagos ... por tipo de zoneamento na área considerada). tráfego adicionado (ignora tráfego capturado e tráfego desviado) ao tráfego local ou de passagem por tipo de via (expressa, arterial I ou II, coletora, local) e modo (auto/taxi, ônibus, apenas) perspectiva inicial e de médio prazo (tendencial); não pondera diretrizes urbanas (Plano Diretor) mas pode considerar investimentos comprometidos (Plano de Obras) ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... AMUZO (CET/Sp,1978)- Procedimento: Dados os estoques de área construída: atual Fhm; aumento Dhm Cadastro: extensão e no.faixas por tipo de via e estacionamento. Pesquisa: total de veículos entrando (Et) e saindo (St), no pico. Estimativa de viagens locais: atual qhm,Fhm; aumento qhm.Dhm produzidas Oi para residenciais; atraída Di para outros usos; Tráfego de passagem/local: TPi=Ei-Di=Si-Oi e TLi=2.Di+Si-Ei, usando Oi=Si+di-Ei, extensão x para TP (“f” da área) e l para TL (aproximadamente x/2) com proporção gn,hn na via tipo n (estas proporções tem de ser determinadas analisando cada área); Demanda em veículo-quilômetro: VKn = gn.TL.l+ hn.TP.x; Capacidade em veículo-quilômetro: VCn=Cf.Nfef.Ln agregada; Grau de Utilização: GU=1-(VC-VK)/VC<Gmáx por tipo de via ... Estacionamento: V=SNe.Ln agregada; demanda: N=N0+fE.Ei-fS.Si

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... AMUZO (CET/Sp,1978)- Parâmetros: Estudo:Paulista,Pinheiros,BelaVista,Tatuapé,Alamedas,J.Europa Taxas de Viagem: obtidos cruzando a OD e o TPCL; ... (por tipo de imóvel e atividade; manhã: Oi=residência; Di=demais) Extensão das Rotas: com base no “diâmetro” f da área ... Tráfego de passagem: x=f; Tráfego local: l=x/2 ... Capacidade das Faixas e Grau de Utilização Máximo: Tipo de via expressa arterial I e II coletora e local Cf (v/h) e e 400 Gmáx ,80 e 0,80 0,70(0,50) e 0,40(0,10) No.faixas 1/0 1/1 2/0 2/1 3/0 3/1,2 4/0 4/1a3 5/0 5/1a4 +5 Nfef- 0Estac 1,0 1,0 2,0 2,0 3,0 3,0 4,0 4, ,0 5,0 5, Estac ,6 1,6 2,6 2,2 3,6 3, ,6 4,2 5, Estac ,0 1,0 2,0 1,8 3,0 2, ,0 3,8 5,0 Estacionamento: manhã N0=fO.Oi, Nt: fO=0,25; fE=0,7a0,8; fS=0,25

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... AMUZO (CET/Sp,1978)-Taxas de Viagem:

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... LUASSA (U.S.FHWA,1980)- Aspectos Metodológicos: estimativa de tráfego gerado: uso geral + geradores principais ... tráfego de uso geral: demanda=função da densidade residencial bruta (pop/mi2) => necessidade do tráfego no sentido crítico ... ADTa=ADTo*F1*F2*F3*F4*F5 (excluindo geradores principais) F1=Fud: ajuste para densidade não uniforme (R=Dprojeto/Sregião) F2=FNS: ajuste para nível de serviço (do U.S.HCM: A,B,C,D,E) F3=FTP: ajuste para uso do TPúblico (%=Uso TPúblico no Pico) e FC: ajuste para posse de auto ou FY: ajuste para renda familiar F4=Fmix: ajuste para composição (R=Empregos/ForçaTrabalho) F5=Fexp: ajuste para proximidade de via expressa (cada corredor) estabelece requisito de faixas numa área regular A~L2 , para Nível de Serviço C, assumindo 7% de viagens no TP (posse de auto e renda em 1970 correspondentes), sem empregos e via expressa (espaçamento entre vias é função do tipo de via selecionado)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... LUASSA (U.S.FHWA,1980)- Aspectos Metodológicos: tráfego dos geradores principais: demanda=função dos projetos (concentração de atividades), tratados individualmente, e com suas necessidades adicionadas às do tráfego geral ... 8 tipos de geradores principais: aeroportos, distritos industriais, universidades, centros governamentais, hospitais gerais, centros de escritórios, centros de compras e prédios residenciais contribuição do gerador principal i: Qai=Qoi*Fa[dai] ... Fa;Fator de atenuação (diminuição das viagens com a distância) dai: distância do gerador principal à seção de via a considerada Aplicação direta: determinar no.de faixas de um empreendimento; Aplicação direta: determinar impacto de um empreendimento ... Aplicação inversa: definir tamanho máximo do empreendimento; Aplicação inversa: definir densidade máxima de ocupação ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... LUASSA (U.S.FHWA,1980)- Aspectos Metodológicos: ADTo ADTg F1(Fud) F2(FLS)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... LUASSA (U.S.FHWA,1980)- Aspectos Metodológicos: F3(FTP) F3(FC,FY) F4(fmix) F5(Fwy)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... LUASSA (U.S.FHWA,1980)- Aspectos Metodológicos: Airport General Hospital University Governamental Center

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... LUASSA (U.S.FHWA,1980)- Aspectos Metodológicos: Office Center Shopping Center Industrial Park Apartment

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise Geral e Métodos Propostos: Métodos tradicionalmente propostos em desuso ... envelhecidos Questões muito importantes !? ... Em geral negligenciadas ... (mudanças de zoneamento, operações urbanas/consorciadas, ... também ocorre, em menor medida, em vias/transporte público ...) Estimativa de impacto de mudanças marginais (sem impacto estrutural relevante) podem utilizar fatores de influência (medidos em campo ou estimados utilizando modelos de planejamento) Estimativa de impacto estrutural é mais importante e relevante: . deve ser sensível a objetivos de planejamento (desenvolvimento e equidade) e suas diretrizes (balanceamento, sustentabilidade) . deve incorporar interações importantes de forma adequada (interação espacial, mercado imobiliário, sistema de transportes) Pressupõe método de planejamento instrumentado e informado !

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Pólos Geradores de Tráfego: Aplicação: Análise dos impactos gerados por empreendimentos individuais na operação do sistema viário existente (ou previsto), para um horizonte imediato (ou previsto), para determinar a necessidade de intervenções de adaptação às novas demandas ou de mitigação dos problemas gerados (e.g. ônus do empreendedor) Processo Básico: Existem duas abordagens alternativas: . Utilizar métodos simplificados de análise com base em taxas de geração de viagens específicas e consideração dos impactos no trânsito com base no cenário existente (U.S.ITE ...); . Utilizar métodos tradicionais de planejamento de transportes, mesmo quando necessário assumir simplificações na análise ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Pólos Geradores de Tráfego: Processo de Análise e Escala do Empreendimento: Localização dos acessos e revisão do projeto (~100v/h pico): análise da geração de viagens e acesso ao sistema viário ... Análise de impacto de pequeno porte (100 a 500v/h pico): análise da geração de viagens e distribuição espacial, suas rotas de acesso e impacto no sistema viário existente, incluindo risco de acidentes (entre outros impactos) e localização/dimensionamento dos pontos de entrada/saída Análise de impacto de médio porte (500 a 1000v/h pico): o mesmo, incluindo evolução do entorno no ano horizonte Análise de impacto de grande porte (>1000v/h pico): o mesmo, com atenção especial às intervenções futuras Stover&Koepke,2002-Critérios Complementares: - Problemas nos acessos locais ... - ~100v/h pico em área sensíveis; mudança >20%, via>100v/h pico ou 20%direcional; 2 a 3vp/h pico; - 4 a 10vp/h pico - >10vp/h pico; via>500v/h pico. Stover&Koepke,2002 -Horizonte: - Ano Abertura - - Ano do Plano se não planejado!

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Pólos Geradores de Tráfego: Processo de Análise e Escala do Empreendimento: Escala até 100v/h pico até 500v/h pico - residencial, casas/baixa renda unid unid apartamentos/média renda unid ~ condomínios/alta renda unid ~ - centro de escritórios (ABL) m m2 - centro de compras (ABL) m m2 - serviços de saúde (AEd) m m2 - serviços educacionais (AEd) m m2 usos institucionais (AEd) m m2 - Indústria média/grande (AEd) m m (baseado em Stover&Koepke, ) Stover&Koepke,2002(ITE)- Usos Específicos: (viag-m2/unid) 40m2/unid 70m2/unid 120m2/unid Bancos:3x-! Fast-food:2x Superm:5x Co.Geral:2x ClínMed:3x Superior:2x Ind.Leve:3/2 Distritos:2x

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Sumário do ITE Trip Generation: (NCHRP R365, 1998)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Pólos Geradores de Tráfego: Processo Tradicional (e.g. U.S.ITE/1979, CET-Sp/1983, ...): dados: sistema viário existente utilização atual/existente proposta de empreendimento processo: estimativa de demanda de tráfego gerado (usos) análise dos modos de acesso utilizados estimativa de demanda de estacionamento gerado estimativa de tráfego desviado/capturado análise de O/D e rotas de acesso/egresso estimativa de tráfego adicionado (vias) análise de impactos externos (comunidade) decisão sobre alterações necessárias (vias) decisão sobre restrições necessárias (usos)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Processo Tradicional- Aspectos Metodológicos: estimativa de tráfego gerado com base em dados do empreendimento (medida de atividade ou de área construída) medidas de atividade (residentes, empregados, clientes, ...) são mais apropriadas (densidade/intensidade por m2 varia muito ...) tráfego capturado (parte do tráfego de passagem; não adicional) tráfego capturado internamente e viagens de usos múltiplos ... tráfego desviado (retirado de outras rotas .. outros áreas ... ) padrão do empreendimento influencia fortemente o modo de transporte usado no acesso (renda, posse de auto, ...) perspectiva inicial: entrada em operação do empreendimento (horizonte imediato) ... médio prazo ... longo prazo ... deve ponderar articulação com as diretrizes urbanas (Plano Diretor) e investimentos comprometidos (Plano de Obras) ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Processo de Análise Técnica (exemplo: Stover&Koepke, ): - Combina análise do sistema viário e análise do empreendimento (projeto) ... - Níveis de análise distintos ... . Impacto no sistema viário ... Urbano! . Pontos/Condições de acesso ... Entorno . Circulação/Vagas internas ... Local ... - Enfoque restrito: compatibilizar/ressarcir ... Planos ignorados ... - Contribui pouco para gestão do tráfego ... Desenho viário/urbano...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Processo de Análise Técnica (exemplo: Stover&Koepke, ): - obtenção de dados para análise: sistema Viário e empreendimento ... - previsão do tráfego gerado: . total de viagens do projeto ... . viagens capturadas/desviadas ... . viagens por auto/ônibus/... . previsão de tráfego gerado acesso/egresso e estacionamento ... - seleção de medidas de intervenções mitigação de problemas de operação mitigação de problemas de segurança ... - definição do ônus do empreendedor ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Processo de Análise Técnica (exemplo: Stover&Koepke, ): - análise espacial: . raio de influência ... . potencial de demanda ... .. população/renda ... .. emprego/produção previsão de repartição ... - análise mais adequada posição relativa no espaço distância entre alternativas potencial: 1/2*d ou 2/3*d outros atributos: P[escolha] . modelos espaciais: Novaes (1983) - complexo mas importante ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Processo de Análise Técnica (exemplo: TG Handbook, ): - PGTs com usos múltiplos: . análise complementar ... . usos específicos no ITE ... .. shopping centers ... .. unidades planejadas combinações diversas ... - análise mais adequada distinguir unidades (pess/veic) distância entre alternativas viagens no TPúblico viagens não-motor (ped/bic) também aumenta atratividade - procedimentos/dados rudimentares ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... - efeito já implícito nas taxas de usos compostos (Sh.Centers), exceto se composição atípica ... - efeito relevante com atividades no entorno (externo) acessível ... Processo de Análise Técnica (exemplo: TG Handbook, ): 1. Anotar características dos usos; 2. Preparar planilha (período, análise) 3. Estimar fluxos (i/o) (sem ajustes) 4&5. Estimar taxa de captura básica 6.&7. Balancear fluxos internos (mín od) 8. Estimar fluxos externos (i/o) 9. Demais ajustes ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Pólos Geradores: Demanda de Viagens (pess,veh) Viagens/Dia, Viagens/Pico, Viagens/Período (hora) ... Extremos de Viagens geradas: viagens primárias (entradas e saídas tem mesma O/D e rotas aproximadamente pendulares ...) Viagens de Passagem capturadas: viagens que passam pelas vias de acesso, atraindo parada intermediária no PGT ... Viagens de Passagem desviadas: viagens que passam por vias adjacentes, atraindo desvio para parada intermediária no PGT ... Viagens Capturadas, internamente em empreendimentos complexos ou comunidade local (acesso não motorizado) ... Questões: Previsão ou Provisão? Uso médio, total/etapas Estado Atual ou Futuro? Horizonte: curto prazo Padrão Atual ou Futuro? Cenário atual/tendencial Falta enfoque estrutural (impacto global ...)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Pólos Geradores: Dados de Viagem (por período h) ... Evolução importante: geração em unidade de viagens (pessoas, toneladas, ...) permite ponderar efeito de medidas que alteram modo de transporte e seus condicionantes (renda, motorização, infra-estrutura, ...), com identificação de motivo (pelo menos emprego, serviço e consumo), distribuição (pelo menos local e urbano/metropolitano), perfil de distribuição ao longo do dia (entrada, saída, estacionamento), ... São relacionados com índices urbanísticos ou edílicos, muitas vezes fixados em lei e desatualizados (raramente revisados ...) e leis de PGTs (apenas para licenciar edificações ...); poderiam ser utilizados para estabelecer exigências para licenciar atividades Dados simplificados são fáceis de coletar (contagens de entrada e saída) e podem ser relacionados com medidas de atividade e/ou construção e complementados (entrevistas com usuários)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Pólos Geradores: Demanda de Estacionamento (edif/via) ... Demanda acumulada: Estacionamento=intini+Sentradas–Ssaídas de veículos, ao longo do dia ... Duração: sequência de atividades Cada uso do solo (i) gera diferentes tipos de demanda (m): pelo menos longa duração (empregos, ...) ou curta duração (clientes, serviços, ...) ... e tipo de veículo: autos, caminhões, bicicletas, ... Uso do transporte público (ônibus, táxi, ...) ou viagens á pé eliminam demanda de estacionamento ... compartilhamento do veículo reduz demanda de estacionamento ... cadeia de viagens: compartilha vagas mas duração maior ... na edificação ou via (veículos estacionados no período t (pico t=*), que chegaram em h, com motivo m, usando veículo, ou vindo de outra atividade, de outro estacionamento, ...) Questões: Nível de atividade/ocupação? Total construído Vagas na edificação/na via? Porte do gerador ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Pólos Geradores: Dados de Estacionamento (no período t) ... Em geral avaliada de forma muito simplificada ... Razoável somente com fatores agregados e mesma composição de usos: Fator de ocupação (compartilhamento) dos veículos: pessoa/v Fator de combinação de viagens: viagens primárias/viagem-dia Fator de rotatividade das vagas: viagens/vaga (~1/duração ) Tb relacionados com índices urbanísticos ou edílicos, muitas vezes fixados em lei e desatualizados (raramente revisados ...) e Leis de PGTs (apenas para licenciar edificações ...); poderiam ser utilizados para estabelecer exigências para licenciar atividades Dados simplificados são fáceis de coletar (contagens de vagas ocupadas/livres em intervalos regulares, ou tb entrada e saída ...) e podem ser relacionados com medidas de atividade e/ou construção e complementados (entrevistas com usuários): , : vagas previamente ocupadas

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Pólos Geradores: Demanda de Carga/Descarga (tipo) ... Aspecto menos desenvolvido ... Estudos iniciais ... Demanda acumulada (como Estacionamento) mas frequência usualmente programada (duração: tempo de carga/descarga mais eventual tempo de espera por posição de serviço) ... Cada uso do solo (i) gera diferentes tipos de demanda (m): pelo menos por tipo de serviço e tipo de veículo (em parte também um aspecto programado e negociado com o fornecedor) ... Frequência relativamente baixa (chegadas simultâneas) ... Propostas usuais tratam por similaridade com estacionamento, pelo menos para empreendimentos individuais ... Mas podem ser fixados critérios diretos para atendimentos simultâneos ... Questões: Nível de atividade/ocupação? Total construído Vagas na edificação/na via? Porte do gerador Padrão de veículo/operação? Do empreendedor ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Pólos Geradores: Circulação, Acesso e Estacionamento ... na maior parte, correspondem a articulação com a hierarquização viária e projeto geométrico das vias, acessos e estacionamento ... aspectos específicos de PGTs referem-se à forma de acesso: 1. acesso do estacionamento na via lindeiro à calçada adjacente; 2. acesso direto às vagas abrigadas com manobra nas vias acesso direto à via interna para manobra e estacionamento; 4. acesso direto à via interna com ilha de conversão à direita; 5. acesso à via interna com faixa de aceleração/desaceleração; 6. acesso à via interna com área de acumulação para espera; 7. acesso à via interna com abertura no canteiro central acesso à via interna com abertura no canteiro semaforizada. entradas e saídas simples até 30a60v/h/sentido; senão entradas e saídas com canteiro (+240v/h/sentido: 2fxs; balancear com capacidade dos acessos; verificar canalização e semaforização).

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... estac/o pico vagas Viagens,(Carga/Descarga),Estacionamento (exemplo: U.S.ITE TG2012, PG2010, ...): - 17 categorias e diversos usos - Variedade mas não Qualidade (involução ...) - Simplificação excessiva ... - Consistência indefinida ... dia/picos v.serviço carga/des in/out

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Necessidade de enfoque integrado/flexível (exemplo: TG Handbook, ): veic=>pess, tpúblico, tnmot, in/out, => estacionam/o, v.serviço, carga/descarga, var.sazonal, => ... ainda incipiente no TG Manual/2012 (alguns usos com variação temporal e %v.serviço) ...

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Dados de Carga/Descarga (exemplo: TG Handbook, ): Estudos pioneiros: especialmente Ogden/1992 (Austrália), consolidou estudos anteriores (1977, 1991, ...) Esforço relevante atualmente (especialmente nos EUA ...) Procedimento Tradicional (ITE): v.serviço/uso (tipo de veículo) Grande diversidade, Classificação distinta, Variedade de veículos, Frota própria ou não, Decisão de rota, Decisão de período, ... Pequena integração (alguns usos: %v.carga)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Situação da Análise de PGTs no Brasil: a cidade de São Paulo foi pioneira na análise de PGTs ... método original proposto nos BTs 32, 1983 (segue o Decreto 15980/1979 tb pioneiro), e 36, 2000 (inova separando geração por população fixa/flutuante e histograma/hora das entradas/saídas), da CET/Sp lentamente, processo de análise foi adotado em outras cidades (Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, ...) até ser incluído no CTB implementação ainda incompleta em muitas cidades (falta legislação municipal) mas há diversos casos interessantes ... processo também adotado pelo DER/SP (Decreto 30374/1989), entre outros, e pelo DNIT, de forma menos institucionalizada ... Manual de Procedimentos foi publicado em 2001, como orientação aos municípios, pelo DENATRAN ... novos estudos (feitos pela CET/Sp, outros órgãos municipais, empresas de engenharia, ... Portugal/Goldner, 2003, e RedePGV)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Modelos de Geração de Tráfego (CET/Sp, ...):

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Modelos de Geração de Tráfego (CET/Sp, ...):

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Condições de Acesso e Espera (CET/Sp, ...): - Além de recomendações referentes aos critérios para projeto geométrico das áreas de acesso e espera, foram discutidos, sem recomendações os critérios para adequar as características de acesso (acesso simples, ilha separadora, faixas auxiliares) ... Apenas foram definidos critérios para dimensionar a área de acumulação na espera e os dispositivos de controle de acesso: capacidade do acesso C (v/h); capacidade de acumulação N vagas fórmula poissoniana c/ p>90% Discutiu tb exigência de vagas: estacionamento, carga/descarga

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Exemplo do BT32: Shopping Eldorado (CET/Sp, ...): Área Comercial: 38000m2; Geração de Viagens: 2000v/h pico; entre a Av.Eusébio Matoso/Av.Rebouças e a Marginal Pinheiros (previsão final: m2 e 4500v/h pico); tráfego capturado 30% mas competição com Shopping Iguatemi (anteriormente existente) difícil de avaliar (repartição da demanda ...) Adequado dimensionamento dos acessos e egressos e de vagas de dimensionamento foram os cuidados locais principais ... Análise do impacto nas vias estruturais e na área motivou as propostas de consulta prévia e atribuição do ônus ao empreendedor pelas mudanças necessárias para manter condições de operação de tráfego compatíveis com as existentes

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Análise de Pólos Geradores de Tráfego: Processo Alternativo (e.g. U.S.NCHRP R187, R365, ...): - métodos expeditos de planejamento de transportes são uma alternativa aplicável para estudos de PGTs (e zoneamento ...) - problema básico são os correspondentes a obter estimativas gerais (transferíveis) ou conceber procedimentos adequados de ajuste - proposta pioneira: QRS-Quick Response System (U.S.NCHRP R187, 1978) teve ampla divulgação mas aplicação limitada ... proposta tem sido atualizada (NCHRP R365, 1998; NCHRP R716, 2012, ...) e complementada (NCHRP R255, 1982, NCHRP R , ...) - diversos estudos no Brasil (revisão e análise em Akishino, 2008) - vem sendo estendido para incorporar fluxos de mercadoria ... (QRFM-Quick Response Freight Manual, U.S.FHWA ...)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Dados de Planejamento de Transportes (NCHRP R187,R365) no Brasil: Akishino (2008)

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ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos 9. Políticas: Análise de Impactos ... Aspectos Metodológicos (NCHRP R187,R365) - permite utilizar viagens baseados no procedimento tradicional (ITE) e em dados do Planejamento de Transportes tradicional (ODs, modelos) - análise de PGTs normalmente tem prazos e recursos limitados e considera áreas reduzidas (menores que estudos de planejamento) - necessidade de representar de forma agregada as áreas fora do entorno do projeto (e seu sistema viário) e ignorar outros usos ... dados detalhados dos projetos também podem não estar disponíveis ... - em geral, os procedimentos de análise resultam bastante mais complexos mas podem ser potencialmente mais adequados ... - podem utilizar os dados e modelos desenvolvidos para Planejamento de Transporte, quando adequadamente mantidos e atualizados ... - propostas para integrar fluxos de carga no processo tradicional ... existem alternativas conceitualmente melhores (TRANUS, RELU, ...)

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