A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas Tecnologias de Ensino Profissional em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas Tecnologias de Ensino Profissional em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed."— Transcrição da apresentação:

1

2 Novas Tecnologias de Ensino Profissional em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed

3 Objetivos do Seminário A informática como ferramenta da educação continuada. O que é EAD Conceituação de Educação Médica Continuada (EMC), e seus vários tipos e categorias Exemplos de EMC a distância através de vários modelos (atualização científica, cursos modulares, casos clínicos, etc.) Como planejar e desenvolver educação continuada a distância O Projeto Edumed.net

4 A Crise no Ensino Médico Ensino excessivamente voltado para a informação e não para a formação Grande taxa de crescimento do volume de informação Ensino muitas vezes obsoleto e ineficiente, baixa produtividade por professor Carga horária excessiva (> 10.000 horas) Bibliotecas deficientes, pouco uso de tecnologias de informação Nível científico deficiente dos professores, resistência contra mudanças

5 Problemas da Educação em Saúde Provocados pela avalanche do progresso científico, que está inviabilizando os modelos clássicos de ensino O acesso tradicional à informação dificulta o ensino e aprendizagem. Informações ficam obsoletas rapidamente

6 Quais são as Soluções? Realizar uma mudança cultural profunda –Formação ao invés de informação –Quebra do paradigma baseado no professor –Promoção da cultura da informática –Democratização do acesso à informação –Difusão da qualidade de ensino Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: –Videoconferência/telemedicina –Internet/WWW –Publicações eletrônicas

7 O Objetivo Central Dar condições e ferramentas para o médico ser um eterno aprendiz (“life long learner”): educação permanente Ensinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias de informação Usar essas tecnologias maciçamente e efetivamente no curso médico

8 Revolução (s,f) Mudança drástica e abrangente em um regime ou estado de coisas, sublevação, convulsão.

9 O Médico do Século XXI American Association of Medical College (1985) As Faculdades de Medicina devem: Assumir a vanguarda no uso de tecnologias de informação em cursos médicos Treinar professores e alunos no uso das tecnologias da informação, com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônica Utilizar tecnologias de informação em todos os níveis de ensino (simulações computadorizadas, cursos on-line, etc.)

10 Pilares do Novo Ensino: Tecnologias da Informação 1. Todas as disciplinas devem ter apoio de tecnologias educacionais: –home page da disciplina –disponibilização de materiais on-line –funções de comunicação –funções de gerenciamento do aprendizado –substituição da carga horária teórica –grau variável de presencialidade: não existem mais disciplinas puramente presenciais ou puramente à distância

11 Pilares do Novo Ensino: Acesso à Informação 2. Todos os alunos e todos docentes têm acesso 24/7 à informação eletrônica: –CD-ROMs e DVD –áudio, vídeo sob demanda –teleconferência –livros e periódicos eletrônicos –computadores portáteis e palmtops para empréstimo –redes de computadores na escola e hospital

12 Universalidade e Qualidade Através da Virtualidade Convênios de cooperação docente e clínica com universidade de alta qualidade no Brasil e no exterior Recepção de aulas e cursos através de videoconferência e Web Facilitação de contatos para estágios, internato, residência, pesquisas, etc. Aumento do nível do corpo docente Educação a distância

13 Educação a Distância Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores Independência da localização física e tempo Otimização do aprendizado Ideal para educação médica continuada e recertificação Não se aplica a tudo Midias: correio, TV, Internet e videoconferência

14 Oportunidades em EAD na Saúde Revalidação obrigatória do título de especialista (projeto AMB/CFM) através de créditos de EMC Redes de videoconferëncia em formação: CFM/CRM, BMD/Embratel, UNIMED, Rede de Formação em Saúde da Família, Rede Edumed, Associações médicas e odontológicas, hospitais, empresas de saúde EAD é equivalente legalmente a curso presencial (MEC) Até 20% da carga horária de curso presencial pode ser dada a distância sem autorização

15 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

16 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores

17 Os Elementos Básicos da Educação Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Certificação

18 Tipos de Apoio da Internet Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line

19 A característica interativa da Internet Podemos simular praticamente qualquer situação que ocorra num contexto educacional Aulas magistrais e palestras, Sessões de tira-dúvidas, Discussões de casos clínicos, Exames orais ou escritos, Trabalho em grupo, Conversas telefônicas, Transmissão de vídeo ou de áudio em tempo real, ou sob demanda

20 O Que É Educação Continuada É o conjunto das atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e o desempenho e relacionamento profissional que um médico usa para prover serviços para seus pacientes, para o público ou para a profissão. Accreditation Council for Continued Medical Education

21 Formas de Aperfeiçoamento Reciclagem profissional Atualização científica Capacitação técnica Educação pós-graduada –Cursos em congressos –Cursos de extensão –Cursos de especialização –Mestrado e doutorado

22 A Importância do Auto-Estudo Acompanhamento da literatura científica publicada, visitas regulares à biblioteca, assinatura de revistas Aquisição e leitura de livros Aquisição de programas de auto-estudo por impressos, CD-ROMs e Internet Visita regular a sites com informações profissionais médicas Participação em congressos e seminários Participação em sociedades científicas

23 Tipos de Educação Continuada a Distância Categoria AMA 1: –Atualização Científica –Desafio Clínico –Discussão de Caso –Simulação de Caso –Avaliação Formativa Categoria AMA 2: –Curso Modular pela Web –Curso por Teleconferência –Curso por Videoconferência

24 1. Atualização Científica Semelhante aos Journal Clubs ou reuniões de referata O aluno deve ler um trabalho (resumo, texto completo, comentários do tutor, referências adicionais, etc.) Discussão e resolução de dúvidas Avaliação do aprendizado através de questionário

25 Atualização Científica www.edumed.org.br

26 Atualização Científica 2

27 Atualização Científica 3

28 Atualização Científica 4

29 Atualização Científica 5

30 Atualização Científica 6

31 Atualização Científica 7

32 2. Desafio Clínico Apresentação de um caso clínico difícil, para diagnóstico e/ou tratamento Artigo(s) científico(s) de apoio Discussão dos resultados Referências adicionais

33 Desafio Clínico: Apresentação Caso clínico com imagem Formulário de resposta

34 Desafio Clínico: Resolução

35 Desafio Clínico: Aprofundamento

36 3. Discussão de Caso Um caso clínico novo e difícil é apresentado por mês, com toda a documentação, na Web Os alunos estudam o caso e os artigos de embasamento Uma sessão de chat ou videoconferência discute o caso entre alunos e tutores

37 Teleconferência pela Internet CardioFórum SOCESP Discussões clínicas on-line mensais sobre tópicos de cardiologia www.socesp.org.br/ forum.htm

38 Teleconferência pela Internet Caso Clínico On-Line Descrição do caso Exames e testes Laudos/interpretações

39 Artigos On-Line

40 Teleconferência pela Internet Entrada na Sala Virtual CardioFórum Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

41 Teleconferência pela Internet “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes

42 4. Simulação Clínica Um caso é apresentado de forma interativa em CD ou pela Web O aluno pode propor diagnósticos, tratamentos, etc. e tem suas decisões criticadas pelo software Referências adicionais são dadas Pontuação reflete habilidade de resolução de casos do aluno

43 Caso Clínico Apresentação

44 Caso Clínico Descrição do Caso Dados Clínicos

45 Calculadora On-Line (Java)

46 Caso Clínico Pergunta

47 Caso Clínico Comentário Resposta

48 Caso Clínico Referências

49 Caso Clínico Bibliografia

50 Caso Clínico Submissão

51 Simulação Clínica

52 Realidade Virtual

53 Animações Multimídia Interativas: Flash Ciclo de vida do HIV

54 Laboratório Interativo (Java) Applet interativo de simulação fisiológica Modelo de potencial de membrana (Nernst-Goldman)

55 5. Curso Modular pela Web Cursos de extensão de curta e média duração, ministrados pela Web ou de forma mista (presencial ou por VC) Roteiro de auto-estudo, com instrução e avaliação on-line Discussão interativa por chat, etc.

56 Curso Modular: Apresentação

57 Curso Modular: Roteiro

58 Curso Modular: Slides

59 Curso Modular: Leitura

60 Curso Modular: Recurso Internet

61 Curso Modular: Discussão

62 Curso Modular: Avaliação

63 Audio e Video pela Internet Shows de PowerPoint com voz Clipes de áudio e vídeo Animações gráficas computadorizadas

64 Tutorial: Traumatismo Cranioencefálico

65 Tutorial Interativo Multimedia: Shockwave

66 Teleconferência na EAD

67 Tipos de Teleconferência Audioconferência Teleconferência audiográfica –Quadro branco com teleconferência de texto –Quadro branco com teleconferência de áudio –Workgrouping (ex.: NetMeeting, Lotus Notes), padrão T120 Videoconferência –Baseada em desktop –Baseada em equipamento dedicado

68 Tipos de Aplicações de Vídeo Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas extremidades) Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma extremidade e voz bidirecional em ambas Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma extremidade e texto bidirecional (fax, IRC ou email) Video em “store and forward”, sem interação em tempo real Transmissão de imagens fixas

69 Principais Protocolos de Videoconferência H324 – Transmissão por telefonia convencional (POTS) H320 – Transmissão por telefonia digital (ISDN) e circuitos comutados H323 – Transmissão por Ethernet

70 Ensino Clínico por Videoconferência Permite a comunicação e a colaboração visual bidirecional em tempo real entre pessoas, bem como o envio de dados. Sistemas dedicados Sistemas desktop

71 Equipamento Necessário Sistema dedicado de videoconferência, com câmara, microfones, software, monitor de TV ou projetor multimídia Conectividade –Linhas ISDN de 128, 256, 512 kbps –Linha IP dedicada (CIR mínimo de 128) Local físico (sala, auditório, etc.)

72 Equipamento Opcional Videocassetes para emissão e gravação Computador para exibição de slides, navegação na Internet, etc. Câmara de documentos

73 Sinergia Teleconferência-Web Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma Teleduc, no Instituto Edumed Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

74 Aplicações da Videoconferência Segunda opinião médica/retaguarda Atendimento de emergência Discussão de casos clínicos Avaliação para referência de pacientes Congressos virtuais Educação a distância Entrevistas e defesas de tese

75 Videoconferência na Educação à Distância Aulas expositivas Demonstrações Casos clínicos Orientação Reuniões

76 Equipamento de Videoconferência Videoconferência bidirecional ponto a ponto Modelo VCON ViGO Duas entradas de vídeo e de áudio Utiliza PC comum 768 Kbps sobre IP Sincronização labial QoS automático Multicasting interativo

77 Aplicações da Teleconsulta na Educação em Saúde Discussão de casos clínicos (“grand rounds”) Participação dos estudantes na resolução de casos clinicos via telemedicina Acompanhamento de cirurgias e de necrópsias à distância Instrução remota baseada em imagens em patologia geral e cirúrgica, microbiologia, etc.

78 Endereços das demonstrações Atualização científica: webpraxis.com/clipping/hipertensao.htm Curso modular webpraxis.com/hpylori/home.htm Desafio clínico webpraxis.com/cardioweb/desafio Simulação de caso clínico www.ama-assn.com/cmeselect

79 Sites de Educação Médica Continuada CMEinfo: www.cmeinfo.com CMEWeb: www.cmeweb.com CMEcourses: www.cmecourses.com AMA WebCME: www.ama-assn.org/medselec MedSchool: www.medschool.com HELIX: www.helix.com MedScape CME: www.medscape.com Medical Matrix CME: www.medmatrix.org Arc/Mesa Educators: www.arcmesa.com Bibliomed: www.bibliomed.com.br Conexão Médica: www.conexaomedica.com.br

80 Universidades Virtuais UNIFESP Virtual: www.virtual.epm.br Universidade Virtual Unimed: www.universidadeunimed.com.br Universidade Virtual Brasileira: www.uvb.br UniRede: www.unirede.br UniVir: www.univir.br Universidade Virtual: www.uv.com.br Universidade Virtual UNB: www.universidadevirtual.br WebSchool: www.webschool.com

81 Sites com Recursos Profissionais MedScape Medem Scientific American Medicine MDConsult Clineguide Free Medical Journals Free Medical Books MedSlides

82 Medscape www.medscape.com

83 MedEM www.medem.com

84 Scientific American Medicine www.samed.com

85 MDConsult www.mdconsult.com

86 Clineguide www.clineguide.com

87 Free Medical Journals www.freemedicaljournals.com

88 Free Books for Doctors www.freebooks4doctors.com

89 MedSlides www.medslides.com

90 Sites com Recursos Profissionais ConnectMed BiblioMed MedCenter Hospital Virtual Biblioteca Virtual de Saúde

91 BiblioMed www.bibliomed.com.br

92 ConnectMed www.connectmed.com.br

93 MedCenter www.medcenter.com.br

94 www.hospvirt.org.br

95 Proposta Rede Edumed Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência) Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.)

96 Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores

97 Rede Edumed.Net Proposta Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video-conferência) Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.)

98 Focos de Ensino/Aprendizado Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado) Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos Auto-didatismo, formação em serviço

99 Tecnologias WWW Tele e videoconferência Áudio e vídeo sob demanda TV por satélite digital (DSTV) Bancos de dados e bibliotecas digitais Discos óticos (CD-ROM, DVD)

100

101 Gestão do Projeto Associação civil sem fins lucrativos baseada em Campinas Consórcio Edumed de Faculdades, Hospitais e Associações Conselho Corporativo com participação das empresas Atuação no setor social, educação e saúde Pesquisa em tecnologias de informação em saúde www.edumed.org.br

102 Grupo de Consultoria Edumed Objetivo: dar consultoria e assessoria para a formação de novas faculdades na área da saúde Formado por profissionais acadêmicos especializados e de grande experiência, oriundos das melhores universidades públicas de SP Áreas de atuação: tecnologia de informação, projeto pedagógico e curricular, capacitação do corpo docente em ensino e pesquisa, credenciamento, marketing do ensino superior. Projetos especiais: PBL, EBM, PSF

103 Infraestrutura de Suporte à TI Centro de Tecnologias Educacionais e Produção Multimídia Centro de Gestão do Conhecimento (Biblioteca Virtual) Rede IAIMS (Integrated Academic Information Management System): Intranet, Sistema de Informação Clínica Salas de Videoconferência

104 Capacitação Docente em EAD em Saúde

105 Home Page do Curso

106 Programa do Curso

107 Desafios e Reflexões Como modificar o paradigma e a cultura nas faculdades de medicina? Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? Onde achar os recursos financeiros? Como evitar a desumanização do ensino? Como continuar evoluindo? Como gerar um modelo auto-sustentável?

108 Contato Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP www.nib.unicamp.br sabbatin@nib.unicamp.br Instituto Edumed www.edumed.net (19) 3295-8191 video 3295-9001


Carregar ppt "Novas Tecnologias de Ensino Profissional em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google