A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA EDUCACIONAL
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

2 1. O desenvolvimento cognitivo da Teoria de Piaget é muitas vezes comparada com a de Vygotsky. O que nos diz Piaget relativamente ao desenvolvimento cognitivo? Conceitos-chave Esquemas - à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos. Adaptação - capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio. ESQUEMAS ADAPTAÇÃO

3 Estes conceitos levam-nos ao processo de:
Moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes. Mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir. ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO EQUILÍBRIO Tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.

4 PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Abordagem Reflexiva

5 Abordagem Reflexiva “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida” John Dewey “A educação vive um tempo de grandes incertezas e de muitas perplexidades. Sentimos a necessidade da mudança, mas nem sempre conseguimos definir-lhe o rumo.” António Nóvoa

6 Questão Reflexiva 2. Será a aplicação, das diversas teorias, à prática do docente, algo situacional? Na nossa óptica, o profissional docente deve incorporar na sua prática, preferencialmente, pela sua abrangência, a Psicologia Social, pois esta permite-nos inter-relacionar toda a conjuntura cultural e social, abordando a apropriação de cada indivíduo, como algo único, singular. O Homem é produto e processo. Infere na individualidade colectiva, na particularidade de cada pessoa, numa perspectiva holística.

7 Questão Reflexiva Contudo, independentemente da teoria adoptada, o professor deve ser um agente com um palavra a dizer, na mudança de paradigma, e não apenas promover a perpetuação de práticas incorrectas, formando pessoas que veiculam ideias, princípios e valores não complacentes com uma sociedade contemporânea. É necessário um esforço conjunto de todos os actores educativos, no sentido de alterarem comportamentos e promoverem a EQUIDADE.

8 Questão Reflexiva 3. Quais as implicações do desenvolvimento para Piaget? Sob o ponto de vista educacional, para Jean Piaget, o conhecimento é uma construção individual da criança. Os factores sociais influenciam a desequlibração individual através do conflito cognitivo Consequência: necessária uma reconstrução do esquema assimilado, formando um novo!

9 Segundo Piaget, a criança pode utilizar as fontes e formas de informação no processo de construção de forma a inventar algo novo e não a recriar algo que já existe.

10 4. Quais as diferenças entre a Teoria de Piaget e Vygotsky?
vs Piaget Vygotsky

11 Piaget Divisão em Estádios;
Um novo estádio só ocorre quando há Equilíbrio no anterior; Equilibrarão Acomodação Assimilação

12 O conhecimento dá-se a partir da acção do sujeito sobre a realidade.
Piaget Aprendizagem Desenvolvimento de Estruturas Cognitivas O conhecimento dá-se a partir da acção do sujeito sobre a realidade.

13 Vygotsky Conhecimento adquirido através de relações intra e inter-pessoais; Relação recíproca entre o desenvolvimento e a aprendizagem; Procura entender a relação do pensamento e da linguagem.

14 Vygotsky O conhecimento não só se dá a partir da acção do sujeito sobre a realidade, mas também na interacção com ela. Contexto Escolar Família Voleibol Catequese Grupo de Amigos

15 1ºANO DO 2ºCICLO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Discentes Ana S. Sousa Fabiana Silva Fábio Teixeira Fernando Santos Filipa Teixeira Joana Santos Licurgo Figueiredo Mariana Oliveira Vanessa Nunes Vítor Freixo Vítor Martins 1ºANO DO 2ºCICLO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO PORTO, 8 DE NOVEMBRO DE 2010


Carregar ppt "PSICOLOGIA EDUCACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google