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Excelência na Gestão Pública

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Apresentação em tema: "Excelência na Gestão Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Excelência na Gestão Pública
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA São Paulo, 6 de Maio de 2011 Secretária do Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

2 Entidades civis “Parceiras” Outras associações e fundações civis
SOCIEDADE Função Política (definição, direitos e deveres) Função Jurisdicional (solução de litígios) Grupos de interesse Entidades de classe Comissões de arbitragem Poder Público Partidos Políticos Órgãos Legislativos Tribunais Administração Direta Tribunais de Contas Paraestatais Administração Indireta Ministério Público Entidades civis “Parceiras” Entidades civis c/ incentivos fiscais Outras associações e fundações civis Entidades Civis Função Executiva Função fiscalizadora Fonte: MPOG

3 DESENHO FUNCIONAL Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão
Comitê Gestor do GESPÚBLICA Conselho do PQGF SEGES Gerência Executiva P&D Avaliação da gestão Gestão do Atendi- mento Desburo- cratização Núcleos Setoriais e Estaduais Órgãos e entidades públicos brasileiros Sociedade

4 Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo
0rganização Âncora         PQGF Faixa Bronze 2002 Faixa Prata 2003 e 2004 Prêmio TOP OF MIND 2005/2006 Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo

5 Histórico 2005 GESPÚBLICA - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização PQSP - Programa da Qualidade no Serviço Público QPAP - Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública Sub Progama da Qualidade e Produtividade na Administração Pública Programa Nacional de Desburocratização Comissão de Simplificação Burocrática 2000 1996 1990 1979 1956

6 Excelência dirigida ao Cidadão Políticas Governamentais
Abrangência Executivo Legislativo Judiciário Federal Estadual Municipal Excelência dirigida ao Cidadão Políticas Governamentais GESPÚBLICA

7 Missão Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

8 Visão até 2015 GESPÚBLICA Administração Pública Políticas Públicas
Gestão Pública focada em resultados e orientada para o cidadão Contribuição à Competitividade do país Melhoria da qualidade dos serviços públicos Administração Pública GANHO SOCIAL Criar valor público para o cidadão GESPÚBLICA Políticas Públicas Excelência em ORGANIZAÇÕES

9 Mapa estratégico SOCIEDADE
Criar valor público positivo para o cidadão. Usuários Garantir fidelidade e conquistar novos usuários. Processos Construir organizações de alto desempenho. Pessoas e aprendizado Pessoas motivadas, competentes e comprometidas com a obtenção de resultados. Sustentabilidade Garantir a capacidade de expansão do GESPÚBLICA.

10 Excelência dirigida ao Cidadão
Princípios Constitucionais Publicidade Impessoalidade Excelência dirigida ao Cidadão Moralidade Eficiência Legalidade

11 Fundamentos Publicidade Impessoalidade Excelência dirigida ao Cidadão
Agilidade Inovação Publicidade Impessoalidade Valorização das pessoas Foco em resultado Excelência dirigida ao Cidadão Controle social Gestão participativa Moralidade Eficiência Aprendizado organizacional Visão de Futuro Legalidade Gestão baseada em processos e informações

12 MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA - MEGP
3 CIDADÃOS 60 6 PESSOAS 90 1 LIDERANÇA 110 2 ESTRATÉGIAS E PLANOS 60 8 RESULTADOS 450 7 PROCESSOS 110 4 SOCIEDADE 60 5 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 60

13 Ciclo de Melhoria Continuada da Gestão
Prêmio Nacional da Gestão Pública Melhoria contínua do sistema de gestão Modelo de Excelência em Gestão Pública Excelência em gestão Melhoria Auto-avaliação Gestão do atendimento Desburocratização

14 Áreas de Atuação Auto-avaliação da gestão  mobilizar a organização para a implementação de ciclos contínuos de avaliação e planejamento da melhoria dos seus sistemas de gestão.

15 Áreas de Atuação Gestão do atendimento  melhorar o atendimento ao cidadão ( capacitação de pessoal, apoio técnico para a elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão e disponibilização de um instrumento de pesquisas de satisfação.

16 Áreas de Atuação Desburocratização  simplificação de procedimentos, rotinas, processos e de desregulamentação.

17 PRODUTOS DO GESPÚBLICA
IAGP – 250, 500 E 1000 PONTOS GUIA DE SIMPLIFICAÇÃO IPPS CARTA DE SERVIÇOS PQGF – PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA

18 Principais fatores críticos de sucesso (I)
Envolvimento da Alta Administração Mobilização dos servidores para um novo tempo Legitimização e internalização de novos valores e diretrizes. Implantação de padrões de Tb. NR-SP

19 Principais fatores críticos de sucesso (II)
INDUÇÃO DE DEMANDA POR GESTÃO Adoção de um modelo de excelência em todas as unidades da organização. Incentivo à inovação Avaliação contínua da gestão NR-SP

20 Principais fatores críticos de sucesso (III)
Uso sistemático da tecnologia da informação Modernização administrativa em Rede Simplificação NR-SP

21 Principais fatores críticos de sucesso (IV)
Fortalecimento da Administração Elaboração de agendas positivas, atendimento aos requisitos da partes interessadas. Regularização e aprovação de contas junto aos órgãos de controle interno e externo. NR-SP

22 Principais fatores críticos de sucesso (V)
Habilidades e capacidades Na execução das competências, prioridades, referenciais, metas mobilizadoras, meios estratégicos e nos pactos para simplificação. SP

23 Principais fatores críticos de sucesso (VII)
Sistematização da comunicação Melhor utilização do marketing institucional maior integração entre as partes interessadas

24 “Os únicos valores vitais que uma organização possui são as experiências, as habilidades, a inovação, a percepção e as idéias de seu pessoal “.

25 "Inovar ou Morrer" Peter Drucker NR-SP

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