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PERFIL E POTENCIAL DO EMPREENDEDOR – DIAGNÓSTICO/ DESENVOLVIMENTO

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Apresentação em tema: "PERFIL E POTENCIAL DO EMPREENDEDOR – DIAGNÓSTICO/ DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PERFIL E POTENCIAL DO EMPREENDEDOR – DIAGNÓSTICO/ DESENVOLVIMENTO
ufcd 7852 Dário Viegas

2 Objetivos Explicar o conceito de empreendedorismo.
Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor. Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras. Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor. Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.

3 Avaliação A avaliação do módulo é contínua,
Serão desenvolvidos vários trabalhos e atividades durante as sessões A participação e integração nas atividades é fundamental No final será feito um teste escrito aos conhecimentos adquiridos

4 O Empreendedorismo baseia-se no autoconhecimento
Qualquer atividade empreendedora deverá ter sempre em conta as expetativas, as ambições e as satisfações do empreendedor

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6 Classifique as várias dimensões da sua vida, ao nível das suas motivações, numa escala de 1 a 10, em que “1” é satisfação nula e “10” satisfação total. A partir da análise dos seus interesses e motivações, identifique algumas áreas genéricas onde gostaria de desenvolver atividade…

7 O Empreendedor está sempre preparado para os desafios!!

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9 Conceito de empreendedorismo
Os empreendedores são pessoas que correm riscos porque investem o seu próprio dinheiro em empreendimentos. Richard Cantillon (1755) e a Jean-Baptiste Say (1800) Mais tarde, em 1978, J. Schumpeter associa o empreendedorismo à inovação ao afirmar que “a essência do empreendedorismo está na perceção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios; tem sempre que ver com a criação de uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados do seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações”.

10 Conceito de empreendedorismo
Parece ser hoje em dia consensual que não se nasce empreendedor. Podemos, sim, herdar algumas características que certamente nos ajudarão nas nossas incursões pelo mundo dos negócios. Contudo, está ao alcance de qualquer um tornar-se empreendedor. Exige-se trabalho, força de vontade e um profundo conhecimento de si próprio.

11 Conceito de empreendedorismo
Ao observar verdadeiros empreendedores, é possível identificar um conjunto de aspetos que lhes são muito próprios: 1. Os empreendedores são peritos em identificar, explorar e comercializar oportunidades. 2. São exímios na arte de criar (novos produtos, serviços ou processos). 3. Conseguem pensar “fora da caixa”: a maioria das pessoas, por temer o insucesso e ser avessa ao risco, tem dificuldade em considerar novas formas de abordar problemas e perspetivar a realidade. Quem o consegue fazer beneficia de uma enorme vantagem na deteção de novas oportunidades.

12 Conceito de empreendedorismo
4. Pensam de forma diferente: os empreendedores têm uma perspetiva diferente das coisas; adivinham problemas que os outros não vêm ou que ainda nem existem; descobrem soluções antes mesmo de outros sentirem as necessidades. 5. Vêm o que outros não vêm: o empreendedor vê oportunidades que escapam aos outros, ou a que os outros não atribuem relevância. 6. Gostam de assumir riscos: acreditam nos seus palpites e seguem-nos. 7. Os empreendedores competem consigo próprios e acreditam que o sucesso ou fracasso dependem de si. Na sua maioria não desistem e nunca param de lutar pelo sucesso.

13 Conceito de empreendedorismo
8. Aceitam o insucesso: embora nenhum empreendedor goste de falhar, sabe que a possibilidade de fracassar é inerente ao risco que qualquer atividade empreendedora comporta. O insucesso é encarado como uma possibilidade de aprender e evoluir e previne futuros fracassos. 9. Observam o que os rodeia: a grande maioria das ideias e inovações bem- sucedidas foram desenvolvidas a partir de uma realidade próxima ao empreendedor – no âmbito profissional, familiar, de lazer. 10. Os empreendedores nunca se reformam…

14 Conceito de empreendedorismo
Os empreendedores são pessoas inconformadas que procuram constantemente novos desafios, tendem a ser pensadores de longo alcance e concentram os seus esforços mais em visões prospetivas do que em problemas imediatos. Não têm medo de ir em frente, contudo optam por riscos calculados e por vezes não excessivos. São líderes inatos e normalmente identificam os problemas e as suas possíveis soluções que se tornam em oportunidades de negócio. São motivados por uma necessidade de satisfação pessoal, o que, por vezes, dificulta a sua integração em empresas, pois não podem controlar totalmente os projetos onde estão envolvidos.

15 Vantagens de ser empreendedor
O caminho árduo do empreendedorismo tem, como seria de esperar os seus benefícios, entre os quais se destacam: independência realização profissional controlo do próprio destino gratificação financeira

16 Vantagens de ser empreendedor
INDEPENDÊNCIA Para muitos a principal razão de se tornarem empreendedores, a independência é sem dúvida uma enorme vantagem desta filosofia de vida, no entanto, implica muito empenho, e não acontece de um dia para o outro nem tão pouco de uma só vez. Contudo, esta recompensa integra certamente o topo da lista de palavras que nos surgem em pensamento quando se fala em empreendedorismo pois representa efetivamente uma das mais visíveis e positivas facetas de uma pessoa empreendedora.

17 Vantagens de ser empreendedor
REALIZAÇÃO PROFISSIONAL Em algumas ocasiões, o empreendedorismo assume-se como o único caminho para seguir a carreira desejada. Muitas vezes, a razão de se empreender está também ligada também à insatisfação com a situação laboral corrente, seja qual for o motivo por detrás de tal descontentamento. Porém, uma coisa é certa para ambos os cenários, escolher esta via independente levará sempre a um nível de realização profissional que dificilmente se alcança noutra situação profissional.

18 Vantagens de ser empreendedor
CONTROLO DO PRÓPRIO DESTINO Ser “dono e senhor” do nosso destino é uma inegável vantagem de se empreender mas acarreta uma responsabilidade substancial: o futuro é da total e exclusiva obrigação do empreendedor, algo com que terá de aprender a viver e a que estão associados uma série de desafios que terão de ser ultrapassados ao longo de todo o percurso. Tal como afirma o ditado, “com grande liberdade vem grande responsabilidade”.

19 Vantagens de ser empreendedor
GRATIFICAÇÃO FINANCEIRA Não acontecerá na mesma proporção nem com a mesma brevidade em todas as situações, contudo, existe uma elevada probabilidade de que a compensação económica venha a suceder mais tarde ou mais cedo. O grau de prontidão e significância monetária dependerá em boa medida do esforço realizado, área de atuação e nível de conhecimentos no âmbito laboral.

20 Espírito empreendedor versus espírito empresarial
O termo Empreendedorismo está tradicionalmente associado à criação de empresas e aos conhecimentos de gestão comercial; no entanto, nos últimos anos o seu âmbito foi alargado, passando-se a encarar as competências de criação de negócios como sendo úteis também no sector da economia social e dentro das empresas.

21 Espírito empreendedor versus espírito empresarial
O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, através da recomendação de 18 de Dezembro de 2006 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, abordam o tema do espírito de iniciativa e espírito empresarial da seguinte forma: «O espírito de iniciativa e o espírito empresarial referem-se à capacidade de os indivíduos passarem das ideias aos atos (...). Compreendem a criatividade, a inovação e a assunção de riscos, bem como a capacidade de planear e gerir projetos para alcançar objetivos

22 Espírito empreendedor versus espírito empresarial
Estas competências são úteis aos indivíduos, não só na vida de todos os dias, em casa e na sociedade, mas também no local de trabalho, porque os torna conscientes do contexto do seu trabalho e capazes de aproveitar as oportunidades, e serve de base à aquisição de outras aptidões e conhecimentos mais específicos de que necessitam os que estabelecem uma atividade social ou comercial ou para ela contribuem (...).

23 Espírito empreendedor versus espírito empresarial
Nesta ótica, o Empreendedorismo é atualmente uma questão eminentemente cultural, já que promove valores e práticas. A tendência atual é utilizar o perfil do empreendedor com êxito no âmbito empresarial, não só na criação de negócios mas também dentro das organizações e no projeto de vida das pessoas.

24 Espírito empreendedor versus espírito empresarial
Se se encararmos o Empreendedorismo fundamentalmente como uma questão cultural (ainda que com grande impacto na economia), a educação/formação surge como uma das ferramentas nucleares de transmissão de novos valores, atitudes e práticas. Nesta ótica, o espírito empreendedor deve ser fomentado de forma transversal, não só ao nível da formação profissional como da educação.

25 Autodiagnóstico de competências empreendedoras
Exercício - PROACTIVIDADE E INICIATIVA OBJECTIVOS Diagnosticar as áreas ao nível da gestão de uma empresa na qual a nossa proatividade e iniciativas carecem de maior trabalho; Apontar as áreas ao nível da gestão de uma empresa na qual a nossa proactividade e iniciativas são uma importante mais-valia consolidada; Potenciar a autorreflexão e autoconhecimento sobre as nossas capacidades para lidar com as exigências de uma iniciativa empreendedora; Desenvolver estratégias e métodos para ser proactiva/o no contexto empreendedor.

26 Autodiagnóstico de competências empreendedoras
QUESTIONÁRIO DE AUTO-EFICÁCIA EMPRESARIAL Avalie a sua capacidade de ser proactiva/o e tomar a iniciativa na realização das seguintes tarefas, classificando-as de 1 (completamente incapaz) a 4 (completamente capaz).

27 Comentário De acordo com o filme visualizado, defina empreendedorismo e empreendedor, referindo: - as principais características do empreendedor - o que acha serem as principais motivações para o empreendedorismo - as condições necessárias para o desenvolvimento de uma iniciativa empreendedora - os principais obstáculos aos empreendedorismo (utilizem, sempre que possível as vossas perspetivas e motivações pessoais)

28 Características e competências-chave do perfil empreendedor
PESSOAIS Autoconfiança e Automotivação Em grande medida a performance do empreendedor está associada a características pessoais. Daniel Goleman (2000) agrupou as competências emocionais em três grandes grupos cabendo dentro de cada um dos grupos um conjunto de competências específicas:

29 Características e competências-chave do perfil empreendedor
1. Autoconsciência Autoconsciência emocional – Esta competência permite reconhecer e compreender os diferentes estados de espírito e a forma como afetam o desempenho social e profissional bem como as relações com os outros. Autoavaliação rigorosa – Trata-se da capacidade de avaliar de forma realista as suas forças mas também as suas fraquezas. Autoconfiança – Competência que permite valorizar devidamente os seus pontos fortes e capacidades mais distintivas

30 Características e competências-chave do perfil empreendedor
2. Autogestão Autocontrole – Capacidade para manter as emoções sob controlo. Inspirar confiança – A confiança conquista-se através de comportamentos que revelem integridade, honestidade, fiabilidade e autenticidade. Consciência - Capacidade para se autogerir de modo responsável (e.g., ser organizado e cuidadoso no trabalho). Adaptabilidade – Competência revelada pela abertura a novas ideias e abordagens, flexibilidade na resposta à mudança, tolerância à ambiguidade. Orientação para o êxito - Otimismo, necessidade de autoaperfeiçoamento e de alcance de um padrão interno de excelência, persistência. Iniciativa - Prontidão para aproveitar as oportunidades, inclinação para exceder objetivos, proatividade.

31 Características e competências-chave do perfil empreendedor
3. Consciência social Empatia – Capacidade para perceber os sentimentos e perspetivas dos outros, interesse ativo pelas suas preocupações, sensibilidade às suas especificidades. Consciência organizacional - Capacidade para ler a realidade organizacional, construir redes de decisão e ter consciência das correntes sociais e políticas da organização. Orientação para o cliente - Capacidade para antecipar, reconhecer e ir ao encontro das necessidades dos clientes.

32 Características e competências-chave do perfil empreendedor
Uma das características do empreendedor de sucesso é o conhecimento que tem de si próprio. Sabe que não é rentável desperdiçar esforços em áreas e/ou atividades nas quais não tem competências. A sua base de desenvolvimento pessoal e profissional é o conhecimento dos seus pontos fortes, dos seus valores e objetivos e das formas concretas de alcançar o que pretende.

33 Capacidade de decisão e de assumir riscos
O risco, enquanto característica intrínseca da criação de um novo negócio, é inevitável e inerente a qualquer iniciativa empreendedora. A predisposição para assumir riscos pode ser definida como a preferência ou propensão a embarcar por situações que podem resultar em recompensas vantajosas, em caso de êxito, e assumir as consequências, em caso de fracasso.

34 Capacidade de decisão e de assumir riscos
 Normalmente, os/as empreendedores/as enfrentam dois tipos de riscos quando decidem criar a sua própria empresa: • «Afundar o navio»: Este risco refere-se ao fracasso do investimento feito e da iniciativa criada. E pode dever-se a lacunas ou descuido na conceção do projeto empresarial, no planeamento, nas políticas de marketing e distribuição, no estabelecimento de preços inapropriados, na escolha do nicho de mercado em que se insere, entre outras fraquezas.

35 Capacidade de decisão e de assumir riscos
Para além da propensão para assumir riscos, uma característica muito importante para os empreendedores/as de sucesso é a de saber calcular cuidadosamente os riscos que vão assumir, bem como os benefícios ou contrapartidas a eles/as inerentes. A planificação e preparação da nova empresa implica um árduo trabalho para minimizar o risco associado à criação de um novo negócio

36 Persistência e resiliência
A perseverança, ou resiliência, é um traço de personalidade que pode ser definido como a «persistência e tenacidade com que se executam tarefas e atividades e não faltar ao prometido». Os verdadeiros empreendedores demonstram uma elevada autoconfiança, uma energia inesgotável, grande assertividade e uma perseverança a toda a prova.

37 Persistência e resiliência
Estar continuamente em estado de alerta, procurar continuamente novas direções de melhoria, novos mercados, antever problemas, intervir no sentido de criar mecanismos contínuos que os previnam, cumprir as tarefas necessárias para assegurar um desenvolvimento sustentável e de sucesso do nosso negócio, Implicam uma grande capacidade de proatividade e iniciativa, que tem implícita uma grande capacidade de perseverança.

38 Persistência e resiliência
O empreendedor tem de ser também capaz de enfrentar mudanças inesperadas. Neste sentido, tornam-se fulcrais as capacidades de trabalhar com alguma incerteza, de adaptação às mudanças, de liderar de acordo com as mudanças contínuas inerentes a um negócio, de tolerância à frustração, de trabalhar sobre pressão, etc.

39 Persistência e resiliência
A perseverança tem servido de explicação para a capacidade dos/as empreendedores/as suportarem longas jornadas de trabalho (60 horas ou mais por semana), especialmente no começo da atividade, dormir menos que o normal, raramente ter férias, fazer mais deslocações, estar mais tempo afastada da família, e todas as vicissitudes de gerir com sucesso uma iniciativa empreendedora.

40 Persuasão O empreendedor com a habilidade da persuasão não tem apenas facilidade para vender o seu produto ou serviço. Ele consegue algo ainda mais valioso: convence as pessoas de que aquele produto ou serviço são, na verdade, os melhores. E não é apenas com os clientes que um empresário precisa de exercer a sua habilidade de persuasão. Quem está no comando de uma pequena ou média empresa em expansão normalmente passa boa parte de seu tempo a tentar persuadir toda a gente - um sócio para definir uma nova estratégia, um fornecedor para conseguir melhores preços, os funcionários a serem mais produtivos, etc...

41 Concretização A Proatividade significa decidir ou agir, em vez de reagir, antecipando-se a problemas, necessidades ou mudanças futuras, na medida em que não só traduzem uma boa ideia num negócio rentável, como agem rapidamente para aproveitar uma oportunidade que surja no mercado. Esta característica manifesta-se na conduta do/a empreendedor/a da seguinte forma: • Busca constante de oportunidades, mesmo que não estejam relacionadas com o atual negócio; • Superar barreiras e obstáculos na criação de uma nova empresa; • Antecipar-se à concorrência na introdução de novos produtos ou serviços; • Eliminar operações ou procedimentos que possam ser negativos para o negócio.

42 Concretização Por sua vez, a Iniciativa define-se como uma abordagem ativa para o trabalho e caracteriza-se pela auto-motivação ou prontidão para agir. Uma pessoa com sentido de iniciativa caracteriza-se pelos seguintes aspetos: • É coerente com a missão da organização; • Tem uma visão a longo prazo; • É orientada para os objetivos, para a ação e para resultados; • Combate barreiras e contratempos; • Age por si mesma, de forma autónoma e proactiva. Estas competências intervêm diretamente sobre a capacidade de identificar continuamente novas oportunidades, o que caracteriza a maioria de empreendedores/as de sucesso.

43 Concretização Podemos favorecer e desenvolver as nossas capacidades de iniciativa e proatividade através de uma série de fatores e técnicas, tais como: 1. A perceção de que temos o direito a errar e que é possível aprender e apreender com os erros; 2. A identificação de objetivos ambiciosos, mas realistas, associados a uma grande satisfação pessoal; 3. Uma grande abertura a novos conhecimentos e novas áreas do saber, valorizando uma postura generalista e autodidata; 4. A utilização do ciclo Adaptação, Inovação e Desenvolvimento, em contraposição com uma postura de Condicionamento e Conformismo.

44 Características Técnicas
Definição da área de negócio e orientação para o cliente Iniciar um negócio inclui não só um conjunto de oportunidades como também alguns riscos. Principais motivos de fracasso de negócios de dimensões reduzidas: • Muita concorrência no mercado; • Inexistência de clientes; • Ausência de conhecimentos específicos para o negócio; • Falta de capital; • Flutuações económicas nos mercados, nas taxas de juro, etc… • Inexistência de um plano de negócios.

45 Características Técnicas
Razões principais que fazem com que os negócios progridam e cresçam. Lista de fatores de sucesso do negócio: 1. A sua empresa deverá vender o que os clientes gostam e não o que você gosta; 2. Preços Competitivos; 3. Alta qualidade; 4. O empresário com características empreendedoras que impulsiona o negócio; 5. Uma equipa motivada e qualificada.

46 Características Técnicas
Como desenvolvê-los: 1. Deverá saber o que faz voltar o seu cliente e fortalecer essas situações. 2. Deverá analisar sempre as formas de reduzir os custos. 3. Deverá implementar um programa de desenvolvimento contínuo de qualidade 4. Aperfeiçoar/treinar as suas características de empreendedor VENCEDOR de acordo com as suas necessidades 5. Deverá procurar sempre formas novas de motivar a sua equipa assim como ministrar os melhores planos de formação.

47 Características Técnicas
Planeamento e organização As aptidões organizacionais do empreendedor são fundamentais No processo de crescimento há uma altura em que a informação é tanta que o empreendedor tem de delegar. Muitos empresários necessitam de especialistas, contudo ele por vezes tem dificuldade em recrutá-los, além disso tem dificuldade em verificar a qualidade do seu trabalho. Esta delegação permitirá uma informação fiável e a motivação dos trabalhadores. Em muitos casos a eficiência apela à descentralização, mas o empresário tem de estar preparado para um investimento considerável;

48 Características Técnicas
Liderança e trabalho em equipa Cabe ao líder desenvolver a cultura empresarial através da implantação de valores, avaliação de desempenho dos colaboradores, inovação, mudança e processos de melhoria e através da comunicação. A comunicação é fundamental no processo de motivação pois só assim é possível: 1. Saber o que se espera de cada um / qual a sua posição na estrutura 2. Ter uma perceção dos objetivos 3. Dar a conhecer as alterações 4. Difundir as políticas, regras e procedimentos.

49 Características Técnicas
Quando estamos a dirigir alguém devemos seguir algumas regras que nos garantem que o estamos a fazer de forma correta: 1. Identificar claramente a tarefa a ser desempenhada 2. Explicar porque é necessário realizar a tarefa 3. Estabelecer metas concretas a ser atingidas e definir as recompensas associadas 4. Desenvolver um plano de ação, com identificação de todos os recursos afetos, para cumprimento dessas metas 5. Definir um sistema de acompanhamento e controlo do desenrolar da 6. Fazer ver ao colaborador que se confia nele para o desempenho satisfatório da tarefa.

50 Fatores que inibem o empreendedorismo
1. Acreditar que basta uma ideia e dinheiro para ter um negócio 2. Assumir que o mercado é perfeitamente racional e que pensa e age como nós 3. Sobrestimar as suas capacidades 4. Ter dificuldade em assumir as próprias limitações 5. Indefinição na hierarquia da empresa 6. Criar estruturas grandes e rígidas de início


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