A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas de informação baseados em computador para produzir sistemas híbridos poderosos. “ Turbam, E., McLean, E., Wetherbe, J. (2004). Tecnologia da Informação para Gestão.

2 Exemplos Data Mining: Localizar dados em bancos de dados complexos e em sites da Fraudes tributárias: identificar, localizar e assinalar irregularidades; Serviços financeiros: identificar padrões de dados sobre o mercado de ações e auxiliar em estratégias de negociação de ações e títulos; escolha e comercialização de commodities, subscrição de hipoteca, precificação de ofertas iniciais ao publico e previsão de taxas de câmbio; - Avaliação de pedidos de financiamento: avaliar a seriedade dos pedidos de financiamento, com base em padrões de informações anteriores (nível de critério do cliente); - Previsão de solvência: avaliando os pontos fortes e fracos de empresas e prevendo possíveis fracassos; - Análise de novos produtos: previsão de vendas e marketing dirigido; Gestão de tarifas aéreas: procura de assentos e escalas de tripulação; Avaliação de funcionários e candidatos a vagas: dados dos candidatos comparados às exigências da função de critérios de desempenho; Alocação de recursos baseada em dados históricos e experimentais: descobrir alocações que maximizem os resultados; Identificação de alvos de aquisição: prever quais empresas estão mais sujeitas a serem compradas por outras; Validação de assinatura: comparação e confirmação de assinaturas com amostras no cadastro; Previsões: antecipar as exigências de comportamento e de pessoal; Detecção de fraudes contra seguradoras: descobrir padrões de fraude; Detecção de fraudes contra administradoras de cartões de crédito: análise de padrões de compra para detecção de fraude; Entre Vários Outros....

3 Estudos de Caso Abordagem de 3 exemplos: Data Mining Análise de Crédito à pessoas físicas Bioinformática

4 Data Mining Mineração de Dados; Observa e detecta padrões em buscas;

5 Data Mining “Garimpar” dados, sobre base de dados das empresas; Traçando correlações em torno dos hábitos dos consumidores; Toda vez que um internauta entra em um site para pesquisar um produto, de qualquer gênero, o sistema de garimpo entra em ação, buscando rastros deixados pelos usuários. Empresas que fazem uso desta aplicação do RNA: Amazon, Mercado Livre, Amil...

6 Análise de Crédito à Pessoas Físicas Aumento da disponibilidade de crédito; Bancos procuram o lucro;

7 Análise de Crédito à Pessoas Físicas Primeira Agência Financeira a implementar: American Express Sistemas inteligentes para tomada de decisão sobre autorização de compra com cartão de crédito; Resultam em economia de 20% no tempo gasto com o processo burocrático; Estima-se que as decisões tomadas pelo sistema foram 50% melhores que pelo pessoal de autorização de crédito; Fonte: “Visa using neural networks to identify cardholder fraud”, Card News, March 20, 1955 v10 n5 p3(1).

8 Análise de Crédito à Pessoas Físicas Tradicional: Baixa Eficiência Baixa Performance Pouca flexibilidade Inconsistência Com o uso do Sistema Híbrido – RNA Abordagem mais adequada RNA treinada com uma gigantesca quantidade de exemplos significativos Performance Elevada (aplicações bem ou mal sucedidas) Rede é capaz de encontrar relações entre as informações e incorporar aspectos subjetivos

9 Bioinformática Usada em problemas que costumam envolver reconhecimento de padrões. Adequam-se aos casos onde há necessidade de manipulação de conhecimento impreciso; Possibilitam a construção de modelos a partir de exemplos depositados em bancos de dados.

10 Bioinformática Exemplo: Análise de Sequências de Genomas Abordagens: Reconhecimento de Sinais: 1.Toda informação genética de um organismo está codificada em seu genoma. 2.Análise de sequências envolveria a identificação de padrões associados a funcionalidades biológicas. 3.São exemplos de sinais a serem reconhecidos em sequências de nucleotídeos: Promotores (início da transcrição); Sinais de término de transcrição; Start codon (início de tradução); Stop codons (término de tradução); RBS (ribossome binding site).

11 Bioinformática Identificação de Assinaturas Um outro tipo importante de análise é a caracterização da proteína, com base nos motivos encontrados em sua seqüência de aminoácidos. Uma maneira de realizar esta classificação seria através da construção de Mapas Auto- Organizáveis contendo os motivos de interesse. Identificação de Repetições e de Regiões de Baixa Complexidade De maneira similar à identificação de assinaturas de aminoácidos, tanto as repetições como as regiões de baixa complexidade poderiam ser detectadas através dos Mapas Auto Organizáveis.


Carregar ppt "Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google