A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE GAMA FILHO GESTÃO DO CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE GAMA FILHO GESTÃO DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE GAMA FILHO GESTÃO DO CONHECIMENTO
Prof. Carlos A S Carvalho

2 Dado, Informação e Conhecimento
Dados Informação Conhecimento Simples observações sobre o estado do mundo: Dados dotados de alguma relevância e propósito: Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese, contexto, complexidade facilmente estruturados requer unidade de análise de difícil estruturação facilmente obtidos por máquinas exige consenso em relação ao significado de difícil captura em máquinas freqüentemente quantificados exige necessariamente a mediação humana freqüentemente tácito facilmente transferíveis de difícil transferência Fonte: Davenport (1998a, p.18)

3 Dado, Informação e Conhecimento não são sinônimos.
DADOS São um conjunto fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Os dados, por si só, detêm pouca relevância ou propósito. Dados não têm significado próprio e não fornecem julgamento, nem interpretação e nem qualquer base sustentável para a tomada de decisão

4 DADOS INDICADORES QUANTITATIVOS
Custo – Quanto custa obter ou recuperar um dado? Velocidade – Com que velocidade podemos lançá-lo ou recuperá-lo? Capacidade – Qual a capacidade de armazenamento do sistema? INDICADORES QUALITATIVOS Prontidão – Temos acesso aos dados quando necessitamos deles? Relevância – Eles são aquilo de que precisamos? Clareza – Podemos extrair significado deles?

5 INFORMAÇÃO “ Pense em informação como dados que fazem a diferença.” (Davenport; Prusak) Mensagem geralmente na forma de um documento ou comunicação. Tem por finalidade mudar a forma como o destinatário vê algo. Exerce algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. A informação deve informar; são dados que fazem a diferença. INFORMAR = DAR FORMA A

6 Dados são transformados em informações, através de algumas ações:
INFORMAÇÃO Dados são transformados em informações, através de algumas ações: Contextualização – sabemos qual a finalidade dos dados coletados. Categorização – dados submetidos à análise e categorização. Cálculo – os dados podem ser analisados matemática ou estatisticamente. Correção – os erros são eliminados. Condensação – os dados podem ser resumidos de forma concisa. DISPOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MAIS SOFISTICADA NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE OBTER MELHOR INFORMAÇÃO.

7 Administrar o conhecimento é crucial p/ a sustentabilidade do negócio
“O conhecimento pode ser definido como o conteúdo de valor agregado do pensamento humano, derivado da percepção e manipulação inteligente das informações.” Davenport e Prusak Administrar o conhecimento é crucial p/ a sustentabilidade do negócio

8 TIPOS DE CONHECIMENTO Tácito Explícito
Conhecimento inconsciente está na mente/subjetivo surge das experiências e vivências pessoais difícil de transmitir Conhecimento consciente está exposto, acessível encontrado em doctos, livros, na linguagem fácil de transmitir Desafio: transformar o conhecimento tácito em explícito.

9 CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Fonte: Nonaka e Takeuchi

10 CONHECIMENTO “ Investir em conhecimento é o que rende os melhores juros.” Benjamin Franklin Por que esse súbito interesse no conhecimento? Entender o conhecimento é fundamental p/ o sucesso das empresas e para a sobrevivência das organizações. O conhecimento não é algo novo; nova é a forma como o conhecimento é concebido hoje. “ Numa economia global, o conhecimento pode ser a maior vantagem competitiva da empresa.” Davenport e Prusak.

11 O conhecimento é valioso à medida em que é colocado em prática.
“ Sábio não é aquele que conhece muitas coisas, mas o que conhece coisas úteis (Ésquilo há mais de 25 séculos). O conhecimento tem origem e reside na cabeça das pessoas O conhecimento é valioso à medida em que é colocado em prática.

12 FONTES DE CONHECIMENTO
Fonte: HSM Management

13 CONHECIMENTO Para Davenport; Prusak:
“ (...) a única vantagem competitiva sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.” “A nova economia não está na tecnologia, seja ela o microchip ou a rede mundial de telecomunicações. Está na mente humana.” Webber

14 CONHECIMENTO A grande dificuldade é como transformar o conhecimento individual numa obra coletiva, o que se traduz numa forma de fazer as coisas aplicando conhecimento, utilizando a experiência e a inteligência humana

15 CONHECIMENTO Múltiplos fatores levaram à explosão do conhecimento:
Percepção e realidade de um novo mundo competitivo globalizado; Rápidas mudanças; Inovações Tecnológicas; Busca de sustentabilidade etc. PORTANTO: Muitas empresas estão agora lutando para entender melhor o que sabem, o que precisam saber e o que fazer a respeito. O Movimento pelo Conhecimento mostra às empresas como devem atuar hoje e como melhorar seus produtos amanhã.

16 CONHECIMENTO O conhecimento é a base de ações inteligentes
A informação e o conhecimento são elementos centrais, cruciais e fundamentais da nova ordem mundial. O conhecimento é a base de ações inteligentes

17 CONHECIMENTO Para que a informação se transforme em conhecimento são necessárias as seguintes análises: Comparação – De que forma as informações relativas a esta situação se comparam a outras situações conhecidas? Conseqüências – Que implicações estas informações trazem para as decisões e tomadas de ação? Conexões – Quais as relações deste novo conhecimento com o conhecimento já acumulado? Conversação – O que as outras pessoas pensam destas informações? O conhecimento é entregue através de meios estruturados, como livros e documentos e de contato pessoa a pessoa, que vão desde conversas a relações de aprendizado.

18 COMPONENTES BÁSICOS DO CONHECIMENTO
Experiência, Verdade Fundamental, Complexidade, Discernimento, Normas Práticas, Valores e Crenças. Experiência refere-se àquilo que fizemos e àquilo que aconteceu conosco no passado. O conhecimento se desenvolve ao longo do tempo, através de experiências e abrange o que absorvemos. Experiência e experto são palavras relacionadas, que significam “submeter a teste.”

19 COMPONENTES BÁSICOS DO CONHECIMENTO
Verdade Fundamental significa saber o que realmente funciona e o que não funciona. É saber que nem sempre o que se aprende na teoria se aplica na prática. A riqueza do conhecimento está no conhecimento da realidade cotidiana (detalhes e significados de experiências reais), complexa e muitas vezes, caótica do trabalho. Consiste no conhecimento prático.

20 COMPONENTES BÁSICOS DO CONHECIMENTO
Complexidade A importância da experiência e da verdade fundamental no conhecimento é indicar a capacidade de lidar com a complexidade. É tentador buscar respostas simples para problemas complexos e lidar com incertezas, fingindo que elas não existem. “ Quando o conhecimento pára de evoluir, ele se transforma numa opinião ou dogma.”

21 COMPONENTES BÁSICOS DO CONHECIMENTO
Discernimento diferentemente de dados e informações, o conhecimento contém discernimento. O conhecimento = sistema vivo, que cresce e se modifica, à medida que interage com o meio. “ Todo problema parece um prego para a pessoa que tem um único martelo conceitual em sua caixa de ferramentas.”

22 COMPONENTES BÁSICOS DO CONHECIMENTO
Normas Práticas O conhecimento opera através de normas práticas, ou seja, guias para a ação. São atalhos para soluções de novos problemas que relembram problemas previamente solucionados por trabalhadores experientes.

23 COMPONENTES BÁSICOS DO CONHECIMENTO
Valores e Crenças valores e crenças pessoais exercem forte impacto sobre o conhecimento organizacional. São partes integrantes do conhecimento, pois determinam, em grande medida, aquilo que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir de suas observações. Pessoas com diferentes valores “vêem” diferentes coisas numa mesma situação e organizam seu conhecimento em função disso.

24 CONHECIMENTO: COMO ATIVO CORPORATIVO
O conhecimento só é um ativo corporativo valioso quando está acessível e seu valor aumenta no grau de acessibilidade. O importante é reconhecer o conhecimento como ativo corporativo e entender a necessidade de gerenciá-lo e cercá-lo do mesmo cuidado dedicado à obtenção de valor de outros ativos mais tangíveis.

25 CONHECIMENTO: COMO ATIVO CORPORATIVO
Vantagem sustentável – gera retornos crescentes e dianteiras continuadas. Diferente dos ativos materiais, que diminuem à medida que são usados. Os ativos do conhecimento aumentam com o uso. Novas Idéias – idéias geram novas idéias e o conhecimento compartilhado permanece como o doador, ao mesmo tempo que enriquece o recebedor. Estoque de conhecimento – Quando as pessoas da empresa têm oportunidade de pensar, aprender, conversar umas com as outras, o estoque de conhecimento é praticamente infinito.

26 De Dado a Vantagem Competitiva
Conhecimento Informação Dado Matéria prima, fragmentos Conj. de dados relevantes informações relevantes conhecimento relevante

27 Quanto vale o conhecimento?
83 milhões de dólares foi quanto a Suzano Papel e Celulose pagou pela britânica FuturaGene, empresa de biotecnologia que pesquisa eucalipto transgênico O que vale mais a estrutura física ou o conhecimento desenvolvido e presente na organização?


Carregar ppt "UNIVERSIDADE GAMA FILHO GESTÃO DO CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google