A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional"— Transcrição da apresentação:

1 GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional
O que é GameF61? É um simulador empresarial elaborado na linguagem delphi4.0 derivado de alguns jogos já existentes e de considerações de pesquisas efetuadas. Autor: Dr. Rogério Orlandeli

2 Desenvolvimento do Jogo
O que é GameF61: É um simulador empresarial elaborado na linguagem delphi4.0 derivado de alguns jogos já existentes e de considerações de pesquisas efetuadas.

3 Ilustrando o Programa Implementa decisões (exceto quando inviáveis).
Com as decisões simulam operações internas das empresas, suas interações com as outras e com a economia como um todo. O computador prepara vários relatórios e gráficos baseados nas simulações. Mantém rastros (demorados impactos futuros decorrentes de decisões passadas). Os custos principais são controlados pelas decisões de orçamento. O aumento dos preços é controlado por um índice de preço (calculado com base na inflação).

4 Ilustrando o Programa Os custos principais são controlados pelas decisões de orçamento. O aumento dos preços é controlado por um índice de preço (calculado com base na inflação). Existe dinheiro disponível para eventuais gastos mas, caso a empresa gaste além de seu caixa os juros são severos.

5 Ilustrando o Programa - O jogo fornece um rank final baseado na taxa de retorno sob investimento - Cada operação de gerenciamento feito pelas empresas é seguido por decisões trimestrais.

6 Decisões Administrativas
Preço de venda dos produtos; Orçamento de Marketing; R&D Orç. (pesquisa e desenvolvimento) ; Planta e orçamento de manutenção; Dividendo por parte de ação.

7 Decisões Logísticas Programação do volume de produção;
Compra de matéria prima em unidades; Modo de transporte de matéria prima; Escolha do lote de venda do produto acabado; Vender o estoque remanescente em liquidação.

8 O Mercado e Fatores Econômicos

9 Potencial de Mercado das Empresas
Demanda Sazonal Inflação Lote de venda Despesas com marketing Preço por Unidade

10 Potencial de Mercado da Indústria
Índice Sazanol Índice Econômico Índice de preço Potencial de Mercado da Industria

11 Potencial de Mercado da Empresa e da Indústria
Total do potencial de mercado da empresa Total de vendas da empresa Estoque de produto acabado da empresa Potencial de mercado da indústria Total de vendas da indústria

12 Exemplificando os Efeitos

13 Exemplificando os Efeitos

14 Exemplificando os Efeitos

15 Relatórios no Jogo Relatório Trimestral Relatório anual
Gráficos nos Relatórios

16 Descrição da aplicação do jogo
Administrador X Aluno

17 Descrição da aplicação do jogo
Programa Administrador X Programa Aluno

18 Classificação do Jogo O jogo se encaixa na categoria de Jogos gerais, o modelo leva em conta as principais funções empresariais como um todo.

19 Aplicação Teste do Jogo
Sala de Aula Pós-Graduação. Pequenos grupos. Varias áreas do conhecimento.

20 Análise da aplicação Dificuldade em se apresentar o jogo;
Simulação “teste” ; Estudo mais aprofundado de causa e efeito; Clima de competição; Avaliação dos “fatores” ou “decisões tomadas” .

21 Considerações Finais Facilita a aprendizagem;
Oferece estímulo emocional; Explora a personalidade humana de vencer e vencer; Respostas imediatas; Conseqüências hipotéticas; Teste de hipóteses.

22 Pensar, registrar e verificar se as etapas estão sendo cumpridas
PLANO DE NEGÓCIOS (o empreendedor...) Empreender Correr riscos calculados Estabelecer Metas Planejar e Monitorar Pensar, registrar e verificar se as etapas estão sendo cumpridas

23 Conclusões Toda a decisão tomada no âmbito operacional da produção tem que ter como pano de fundo a estratégia da organização.

24 Ciclo de Administração de Materiais
Conceitos introdutórios Ciclo de Administração de Materiais Clientes Transporte Qual demanda? Expedição Quais de fornecedores? Armazenagem do produto acabado Quando e Quanto comprar de matéria-prima Movimentação interna Transporte Recebimento e armazenagem Adaptado de Martins, 2004

25 Definição da produção Alguns pontos a serem analisados:
mercado/Inflação e deflação; Volume de vendas X Potencial de mercado; Estoque de Produto acabado x Potencial de mercado; Gráfico de percentual de vendas; Métodos de Previsão (Vendas/lucros): Indicadores Econômicos; Média; Média Móvel; Regressão linear;

26 Estudo de Caso: Dado o relatório mensal de uma empresa hipotética:
Preço de venda por unidade R$ 25,60 Estoque de produto acabado 500 unidades Recursos de cash (dinheiro disponível) R$ ,00 Capacidade produtiva unidades Potencial de mercado (previsão de demanda) unidades Custo total de produção por unidade R$12,00 Qual a produção ideal para que não reste estoques? Com os fatores produtivos disponíveis é possível suprir a demanda prevista? Se não, qual o(s) problema(s)?


Carregar ppt "GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google