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PCN – HISTÓRIA E GEOGRAFIA

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Apresentação em tema: "PCN – HISTÓRIA E GEOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 PCN – HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Andrea Ussem Wehbi Flávia Alessandra Simões Sergio Francis Wilian Santos Huélinton Cassiano Riva Laura Pacífico Sparvoli Nathália Neves Epifânio

2 PCN – HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Trabalha tanto a História como a Geografia por um viés positivista: “da parte para o todo”. Primeiro curso superior de História no Brasil foi na década de 50 (Rio de Janeiro). Busca o meio-termo entre a Geografia Tradicional (descritiva) da Marxista-ortodoxa (o homem na natureza).

3 OBJETIVOS GERAIS DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL
• identificar o grupo de convívio e as relações estabelecidas; • organizar repertórios histórico-culturais para localizar acontecimentos, a fim de formular explicações para questões atuais e do passado; • conhecer e respeitar o modo de vida de outros grupos sociais reconhecendo suas semelhanças e diferenças; • reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas; • questionar sua realidade, identificando problemas e refletindo sobre possíveis soluções, reconhecendo diversas formas de atuação; • utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros; • valorizar o patrimônio sociocultural.

4 OBJETIVOS DE HISTÓRIA: PRIMEIRO CICLO
• comparar acontecimentos no tempo; • reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais em seu grupo de convívio escolar e na sua localidade; • reconhecer permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências das famílias, da escola e da coletividade; • caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas; • identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o da comunidade indígena estudada; • estabelecer relações entre o presente e o passado; • identificar alguns documentos históricos e fontes de informações discernindo algumas de suas funções.

5 CONTEÚDOS DE HISTÓRIA: PRIMEIRO CICLO
EIXO TEMÁTICO: HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO Localidade • Levantamento de diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na escola • Identificação de transformações e permanências dos costumes das famílias das crianças e nas instituições escolares • Levantamento de diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem na coletividade, nos aspectos sociais, econômicos e culturais • Identificação de transformações e permanências nas vivências culturais da coletividade no tempo

6 Comunidade indígena • Identificação do grupo indígena da região e estudo do seu modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico • Identificação de semelhanças e diferenças entre o modo de vida da localidade dos alunos e da cultura indígena

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
• Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço • Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual

8 OBJETIVOS DE HISTÓRIA: SEGUNDO CICLO
• reconhecer relações sociais, econômicas, políticas e culturais estabelecidas, no presente e no passado; • identificar as ascendências e descendências das pessoas quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais; • identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos; • utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas; • valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades.

9 CONTEÚDOS DE HISTÓRIA: SEGUNDO CICLO
EIXO TEMÁTICO: HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS • a procedência geográfica e cultural de suas famílias; • os deslocamentos populacionais para o território brasileiro e seus contextos históricos; • os grupos e as classes sociais que lutam e lutaram por causas ou direitos políticos, econômicos, culturais, ambientais; • diferentes organizações urbanas; • as relações econômicas, sociais, políticas e culturais estabelecidas com outras localidades regionais, nacionais e mundiais; • os centros político-administrativos brasileiros; • medições de tempo, calendários, quadros cronológicos, linhas de tempo e periodizações, a fim de organizarem sínteses históricas das relações.

10 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA: SEGUNDO CICLO
• Reconhecer semelhanças e diferenças que a sua localidade estabelece com outras coletividades de outros tempos e outros espaços, nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, administrativos e culturais; • Reconhecer alguns laços de identidade e/ou diferenças entre os indivíduos, os grupos e as classes, numa dimensão de tempo de longa duração; • Reconhecer algumas semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações, de outras épocas e lugares.

11 OBJETIVOS GERAIS DE GEOGRAFIA: ENSINO FUNDAMENTAL
• conhecer a organização (espaço e funcionalidade) da natureza, compreendendo o papel das sociedades na construção e produção do território; • identificar e avaliar as ações humanas (e consequências), construindo referenciais que possibilitem participação nas questões socioambientais; • compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos em suas dinâmicas e interações; • compreender que melhorias na qualidade de vida, direitos, avanços tecnológicos e transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos; • conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa para compreender o espaço e sua construção, identificando relações e contradições; • fazer leituras de imagens, de dados e de documentos, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações; • saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos; • valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade.

12 OBJETIVOS DE GEOGRAFIA: PRIMEIRO CICLO
• reconhecer as manifestações da natureza, sua apropriação e transformação pela ação humana; • conhecer e comparar a natureza local com as de outras paisagens; • reconhecer semelhanças e diferenças de outros grupos sociais que se apropriam da natureza e a transformam, identificando objetivos nas relações de trabalho, nos hábitos e no lazer; • conhecer e começar a utilizar fontes de informação (escrita e imagem); • saber utilizar a observação e a descrição (leitura direta ou indireta) da paisagem, via ilustrações e linguagem oral; • reconhecer os referenciais espaciais de localização, orientação e distância, deslocando-se com autonomia e representando onde vive; • reconhecer a importância de uma atitude responsável com o meio, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

13 BLOCOS TEMÁTICOS E CONTEÚDOS: O ESTUDO DA PAISAGEM LOCAL
Tudo é natureza Conservando o ambiente Transformando a natureza: diferentes paisagens O lugar e a paisagem

14 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: PRIMEIRO CICLO
• Reconhecer algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local; • Reconhecer e localizar as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; • Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.

15 OBJETIVOS DE GEOGRAFIA: SEGUNDO CICLO
• reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de paisagens urbanas e rurais brasileiras; • reconhecer semelhanças e diferenças entre a vida das cidades e do campo; • reconhecer as relações existentes entre os mundos urbano e rural, tanto no presente quanto no passado; • conhecer e compreender as consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas; • reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;

16 OBJETIVOS DE GEOGRAFIA: SEGUNDO CICLO
• saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação; • utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando as indicações de direção, distância, orientação e proporção; • valorizar o uso da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida; • adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente; • conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais.

17 BLOCOS TEMÁTICOS E CONTEÚDOS: AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇÕES
O papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais Informação, comunicação e interação Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural Urbano e rural: modos de vida

18 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: SEGUNDO CICLO
• Reconhecer e comparar elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais, explicando os processos de interação existentes; • Reconhecer semelhanças e diferenças entre a cidade e o campo; • Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade; • Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente; • Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens utilizando procedimentos convencionais da linguagem cartográfica; • Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais.

19 Plano de Aula Aula de História de acordo com o PCN. Aula Tradicional.
1º. Ciclo – “A sua história e a da sua comunidade”: Reunir fotos das crianças e montar com elas uma linha do tempo. Chamar uma pessoa de mais idade para contar fatos ou histórias. Levar para conhecer para um lugar histórico (Mercadão, por exemplo), analisar a placa de fundação e entrevistar alguém que lá trabalhe há mais tempo. Sempre depois da coleta de dados, os alunos devem organizar as informações com a ajuda do professor. 2º. Ciclo – “A história de outros lugares”: Fazer um levantamento com os alunos, da História de seus ancestrais, o que abriria uma discussão de como, quando e porque para cá vieram; o que encontram; quais os vestígios que deixaram. A partir desse ponto, os alunos podem pesquisar fotos, entrevistas, jornais, sobre a vida dos imigrantes e perceber as semelhanças e diferenças entre os negros e as classes sociais que se iniciam. Aula Tradicional. Ambos os ciclos: decorar datas e fatos históricos sem contextualizar o aluno em tal momento histórico.

20 Plano de Aula Aula de Geografia de acordo com o PCN. Aula Tradicional.
1º. Ciclo – “A paisagem local e o espaço vivido”. Cartografia – Fazer um mapa de sua casa até a escola. Natureza – Análise das características da paisagem local e a ação do homem sobre ela; Comparação com outra região e levantamento das diferenças. 2º. Ciclo – “Múltiplos espaços geográficos”. Trabalho e Tecnologia – estudo comparativo de tecnologias antigas e modernas. Pesquisar as ferramentas no decorrer do tempo. Espaço urbano e rural (modos de vida) – pesquisa sobre as paisagens urbanas e rurais que definem os modos de vida dos grupos sociais, focando os sujeitos que as habitam. Meios de transporte – discussão sobre as transformações provocadas pelos meios de transporte, alterando a vida em sociedade, assim como as paisagens naturais; estudo dos problemas sociais associados aos meios de transporte; pesquisa sobre transportes alternativos. Aula Tradicional. Ambos os ciclos: estudos de mapas, de forma descritiva, desconsiderando as relações de interdependência dos meios. Estudo da geografia humana de forma isolada com o meio natural e sua interferência.

21 Questões para reflexão:
É possível, efetivamente, trazer a realidade de cada aluno brasileiro para dentro da sala de aula, de acordo com os PCNs de História e Geografia, levando em conta a continentalidade e multiculturalidade do Brasil? Há viabilidade em se trabalhar de maneira dialética sofista (transformar a criança num indivíduo pesquisador/questionador)?

22 Texto crítico A Profª Maria Encarnação Beltrão SPOSITO, em entrevista para o caderno Mais!, da Folha de São Paulo (18 de junho de 2006), nos diz que a avaliação dos livros didáticos não possui vinculo com os PCNs nem com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em Geografia, muitas obras não seguem os PCNs; em História, várias seguem.

23 Texto crítico Ao analisar os currículos de História produzidos no Brasil para o Ensino Fundamental na década de 1990, BITTENCOURT (2001) conclui que, quanto aos conteúdos, a disciplina Estudos Sociais continuava a ser hegemônica entre a 1ª e a 4ª séries; no entanto, da 5ª série em diante, a separação entre História e Geografia era um fato. Constata-se, ainda, que grande parte dos currículos ordenava os conteúdos, utilizando a terminologia marxista dos modos de produção. Para a história do Brasil, tenderam a reparti-la pelos eixos políticos (Colônia, Império e República) ou pelos ciclos econômicos (da borracha, da cana-de-açúcar, do ouro e do café). Eram minoritários os currículos que organizavam os conteúdos por temas geradores ou eixos temáticos. Logo, as opções feitas nos PCNs para o Ensino Fundamental trilharam o caminho do que não era hegemônico, eliminando os Estudos Sociais de todas as séries e ordenando os conteúdos por eixos temáticos.

24 Referências Bibliográficas
BITTENCOURT, Circe. "Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história", (org.), O saber escolar na sala de aula, São Paulo, Contexto, 2001, p          BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia, Brasília, MEC/SEF, 1997. MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, Ensino Médio e formação do professor. Tempo. v. 11, n. 21. Niterói: 2006. SPOSITO, M. E. B. Entrevista publicada no Caderno Mais!. Folha de S. Paulo: São Paulo. 18 de junho de 2006.


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