Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSalvador Rios Pinhal Alterado mais de 8 anos atrás
1
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03
2
2 A decisão que você toma hoje, invariavelmente influenciará a vida das gerações futuras. A decisão que você toma hoje, invariavelmente influenciará a vida das gerações futuras. Prof. Lessa
3
3 O que é Administração?
4
4 É o ato de trabalhar com pessoas para atingir objetivos. É interpretar objetivos propostos pela Organização e colocá-los em prática. Prof. Lessa
5
5 Sob o ponto de vista da administração, existe diferença entre uma cadeia de lojas e uma indústria? Prof. Lessa
6
6 É natural que exista. Porém a missão é que define a estratégia e esta a estrutura. Porém a diferença é mais em aplicação do que em princípios.
7
7 90% em administração são genéricos para todas as empresas. 10% são específicos, diz respeito à cultura, tipo do negócio, história, etc.
8
8 Prof. Lessa O que é Administrar? O que é Administrar?
9
9 É criar visões compartilhadas, delegar autoridade e estabelecer equipes autogeridas. Prof. Lessa
10
10 Qual o papel da Administração e do Administrador? Prof. Lessa
11
11 É planejar, Comandar, Organizar, Coordenar, Motivar, Delegar, Ouvir. Prof. Lessa
12
12 É compartilhar responsabilidades através da designação e da delegação de autoridade. Prof. Lessa
13
13 É trabalhar com e em equipes de auto-gestão. Prof. Lessa
14
14 Prof. Lessa Quais são as funções técnicas e as funções gerenciais? Funções Gerenciais Funções técnicas
15
15 Prof. Lessa Estudo de caso Introdução ao processo administrativo Administração – Montana, P.4 Administração – Montana, P.4
16
16 Conceitos básicos da Organização Prof. Lessa
17
17 Organização é uma entidade onde equipes de pessoas trabalham juntas em busca de objetivos comuns. Prof. Lessa
18
18 Prof. Lessa Uma Organização deve estar orientada para o mercado, para satisfazer os desejos dos clientes, que é a razão de sua existência.
19
19 Prof. Lessa Uma organização existe para servir clientes e participantes. Texto: Fala que eu escuto Exame/jul/01 Exame/jul/01
20
20 Prof. Lessa Texto A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9 Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir.
21
21 Prof. Lessa 1. Para que existe a organização? 2. Quais as necessidades mais prementes do indivíduo? 3. O que é cliente interno e externo? 4. O que fazem os participantes da organização? 5. Quais são os teus clientes internos? Citem dois.
22
22 Cultura organizacional Cultura organizacional O que é?
23
23 É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras. É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras.
24
24 É um conjunto de crenças, valores e padrões que regulam a ação individual e coletiva das pessoas em uma organização ou sociedade. Porf. Lessa/ Prof. Celestino Secco
25
25 Algumas crenças e valores culturais conhecidos.
26
26 Pessoa ocupada é pessoa produtiva. Pessoa ocupada é pessoa produtiva. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. As pessoas são todas iguais. As pessoas são todas iguais.
27
27 A nova cultura organizacional A nova cultura organizacional O que é?
28
28 A revolução das novas tecnologias instituiu um novo desafio, a passagem da sociedade da informação à sociedade do conhecimento.
29
29 A nova cultura organizacional deverá ser: Holística Flexível Sinérgica Visionária Cooperativa Empreendedora
30
30 (Stephen Robbins – Administração: Mudanças e perspectivas A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.
31
31 1) O que é cultura organizacional? É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros.
32
32 Algumas características importantes: Algumas características importantes: a) Inovação e ousadia. a) Inovação e ousadia. b) Busca de resultados. b) Busca de resultados. c) Orientação para a equipe. c) Orientação para a equipe. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. e) Temos confiança em sua capacidade. e) Temos confiança em sua capacidade.
33
33 Algumas exemplos de culturaAlgumas exemplos de cultura Microsoft e Coca-Cola Microsoft e Coca-Cola Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. 3 M Foco na inovação. Vive e respira a geração de novos produtos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.