Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJosé Bacelar Salazar Alterado mais de 8 anos atrás
1
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
Curso Tecnológico de Animação Sociocultural Diana Almeida
2
Introdução Ao longo deste trabalho abordo com especificidade a importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança.
3
Animação Sociocultural
4
O que é? Conjunto de práticas sociais que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista a tornarem-se agentes do seu próprio desenvolvimento e das comunidades em que se inserem.
5
Perfil do Animador Sociocultural
Ser Saber-fazer Saber Para desempenhar as suas funções eficazmente o animador deve ter em conta as seguintes áreas:
6
Importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
7
Características da natureza do jogo
Liberdade; Alegria; Acordos e regras; Passatempo; Ficção; Esforço; Trégua; Incerteza; Improdutividade;
8
O jogo visto por Piaget “Os jogos são admiráveis instituições sociais ” Os jogos poderão ser redutores das tensões do grupo permitindo: Participação; Integração negociada; Manutenção das tradições;
9
A criança – brincar e jogar
A criança ao brincar e jogar desenvolve: Aspectos motores; Aspectos cognitivos; Aspectos afectivos e sociais;
10
Através do jogo a criança:
A criança e o jogo Através do jogo a criança: Aprende a realidade social; Percebe quais são os seus limites e os limites dos outros; Aprende estratégias de liderança e cooperação; Constrói interiormente o seu mundo; Constrói o seu conhecimento; Desenvolve habilidades operatórias;
11
Aprendizagem escolar vs Aprendizagem através do jogo/brinquedo
12
Aprendizagem escolar Sala de aula Visão da escola
Não proporciona prazer e alegria; Carrega consigo uma parcela de sofrimento para a criança; Recreio A criança é ela mesmo, brinca, joga à bola; É onde a criança se expressa, se sente, se percebe e onde aprende a relacionar-se com os outros; Visão da escola O jogo não é reconhecido como instrumento de contribuição e enriquecimento para o desenvolvimento da criança;
13
Aprendizagem através do jogo/brinquedo
Favorece o domínio de habilidades de comunicação; Favorece o desenvolvimento intelectual; Favorece o estimulo à imaginação
14
Tipos de jogos Jogos de pensamento Jogos de exercício
A criança executa-o simplesmente pelo prazer que encontra na actividade. A criança estimula as passagens entre o exercício sensório motor, o da inteligência prática e o da inteligência verbal.
15
Jogos simbólicos Jogos de regras
A criança joga com prazer à descoberta do significado, mas desta vez com um símbolo; A criança ao jogar desenvolve combinações sensório motoras, com competição entre os indivíduos, fazendo com que a regra seja necessária; LEGO
16
Projecto de Intervenção
17
Conclusão Após a realização deste trabalho podemos observar o quanto é importante o jogo e o brinquedo no desenvolvimento da criança.
18
Sitografia ás 11: as 12: às 11.40
19
Imagens http://www. minutosdeleitura
Imagens às 9:55h às 10:00h às 10:02h às 11: às 11: às 14: às 15:26
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.