A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA

2 CONCEITO DE ESTRATÉGIA
Estratégia empresariais, está fundamentado historicamente nos conceitos militares sobre como vencer os inimigos. Carl Von Clausewicz, pai da estratégia militar moderna definia três alvos para vencer o inimigo. a) Avaliar as forças do inimigo. b) Avaliar os recursos do inimigo. c) Disposição para lutar.

3 CONCEITO DE ESTRATÉGIA
Na arena empresarial não é apenas “competir” e “vencer inimigo”. Situa-se no sentido de concretizar uma situação futura desejada, tendo em conta as oportunidades que o mercado oferece, por um lado, e os recursos de que a organização dispõe. Logo: Estratégia empresarial é o conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidos pelo ambiente e os recursos da organização.

4 ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
- São decisões tomadas em uma empresa, normalmente pelo grupo diretivo. Nas “decisões estratégicas” – construir uma nova Fábrica, iniciar operações em outro país, montar uma aliança com um concorrente, vender parte do negócio, adquirir outra empresa.

5 ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
- São decisões tomadas a nível gerencial e geralmente consiste em decisões para operacionalizar as grandes decisões estratégicas tomadas pela direção.

6 ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
- Representa a materialização das decisões Estratégicas e Táticas. Ex: Decisão de se comprar a um determinado fornecedor, adoção de uma política de descontos em uma curta temporada para diminuir o estoque ou tratar um novo funcionário.

7 Representação

8 IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA
Assumir o controle sobre o destino. Enxergar as oportunidades. Transformar ameaças em oportunidades. Definir novos rumos para a organização. Introduzir a disciplina de pensar a longo prazo. Desenvolver um processo educacional e incentivar a interação e a negociação. Mobilizar recursos para objetivo comum. Promover mudanças. Vender idéias.

9 ANÁLISE DO NEGÓCIO O negócio é a arena onde uma organização compete ou, de forma mais ampla , atua.

10 CONCEITO DE NEGÓCIO O que uma organização entende como seu Negócio estabelece os limites de sua atuação. Ex: Transporte rodoviário. A definição de negócio não deve ser muito ampla nem muito estreita. Ex: Fábrica de lápis que define seu negócio como “empresa de comunicação” e não como “equipamentos de redação”.

11 CONCEITO DE NEGÓCIO O negócio da organização está relacionado com as suas atividades principais. Ex: Core business ( negócio central), terceiriza o restante ou vende. Na década de 1990 foi muito utilizada a palavra Downsizing (enxugamento) significa o encolhimento da empresa, eliminando áreas desnecessárias, e as empresas concentram-se no Core business. Ocasionando o desemprego de 300 mil pessoas. A organização complexa pode ter diferentes negócios divididos em unidades estratégicas distintas. Ex: Coca-cola.

12 DICAS PARA DEFINIR O NEGÓCIO
Pense não só no produto, mas nos serviços que esse produto presta ao cliente. Pense no negócio com os olhos da concorrência ampliada e de produtos substitutos. Pense não só no produto, mas no uso do produto pelo cliente. Pense no produto como um meio para satisfazer o cliente.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google