A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015"— Transcrição da apresentação:

1 3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015
ADESÃO/Evasão em EAD 3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015

2 Informes Compartilhamento
Escolha de quem fará a síntese do encontro Inscrições para compartilhamento sobre a Bette Brasil 2015 e organização dos tópicos a serem sistematizados para esta apresentação no próximo encontro – dia 02/07 Compartilhamento Apresentação do Plano Ceibal – iniciativa do governo uruguaio surgida em de distribuir Um Computador por Aluno, baseado na proposta da ONG One Laptop per Child que levou notebooks a 300 mil alunos de escolas públicas uruguaias, estimulando a inclusão digital e o uso da tecnologia a favor da educação (apresentação Lelê). Artigo Porvir: Site Plano Ceibal:

3 Pauta do 3° encontro do GD TIC
Retomar e validar com o grupo a tipologia dos participantes nos Cursos em EAD: - INSCRITOS: aqueles que fizeram inscrição no curso preenchendo seus dados no sistema. - MATRICULADOS: aqueles que acessaram o ambiente do curso pelo menos uma vez. -CONCLUINTE (denominação temporária): participante que cumpre todas as atividades, mas não é certificado por conta de sua avaliação de desempenho. - CURSISTAS: aqueles que realizaram ao menos uma atividade no curso. - CERTIFICADOS: aqueles que cumpriram os requisitos mínimos necessários para obtenção de certificado. - DESISTENTES: aqueles que oficializaram por a solicitação de cancelamento da inscrição no curso em qualquer momento. - EVADIDOS: participante que realiza ao menos uma atividade e desaparece do curso sem mandar notícias. Evasão = cursistas – (certificados + concluintes + desistentes)

4 Pauta do 3° encontro do GD TIC
Construir com o grupo uma denominação e uma definição sobre o participante que cumpre todas as atividades mas não é certificado por conta de sua avaliação de desempenho. Adesão: s.f. - ação ou resultado de aderir, de ligar-se ou estar ligado fisicamente a algo; postura favorável a uma ideia, movimento, apoio; filiação a partido, associação etc.

5 Trabalho em grupo MAPA CONCEITUAL: ferramenta/estratégia que ajuda a organizar e representar o conhecimento do grupo, aperfeiçoando o organograma para ser utilizado em trabalho de equipe. O processo é dinâmico e o conhecimento vai sendo construído coletivamente. Discussão: debater com o grupo os possíveis gargalos que podem impedir um cursista de passar de uma fase a outra na adesão aos cursos.

6 Cada grupo deve se referenciar nos materiais disponíveis: Censo
Cada grupo deve se referenciar nos materiais disponíveis: Censo.br, TIC na Educação e Pesquisa de evasão do PIU e considerando que existe uma escala progressiva entre o inscrito (ponto de partida) e o certificado(ponto de chegada) –, discutir e anotar em tarjetas elementos que podem ser obstáculos ou incentivos para o fluxo deste participante ao próximo nível. Cada grupo, começando pelos inscritos, deve colocar as tarjetas na cortiça do auditório que estará organizada conforme modelo e compartilhar seu raciocínio com o grande grupo.

7 Trabalho em grupo Trabalho em grupo – construir mapa conceitual
Perguntas: - o que pode impedir que um inscrito se torne um matriculado? - o que pode impedir que um matriculado de se tornar cursista? - o que pode impedir que um cursista receba o certificado? Inscrito Matriculado Cursista Tipo de usuário? Certificado Obstáculo Incentivo Organizar a cortiça do auditório com os cinco tipos de usuários de cursos em EAD e as filipetas em branco e com questões e dados relevantes das três pesquisas (Censo.br, TIC na Educação e Evasão no PIU) para que o grupo organize as questões e elementos de forma a compreender o que é um obstáculo e o que é um incentivo na transição entre um tipo de usuário e outro, conforme modelo que segue.

8 Encaminhamentos Encaminhamentos para o 4° Encontro do GD de TIC – 02/07/2015: No 1° encontro deste GD, foi combinado que o próximo tema a ser abordado seria Mobilidade. No entanto, considerando a sequência lógica das discussões que estão em curso neste grupo e no GD de Formação, achamos importante antecipar o que seria o último tema: Formação. É preciso pensar em como vai ser a parceria com as pessoas que compõem o GD de Formação. Nossa proposta de discussão para o 4° encontro é a seguinte: Apresentação do levantamento de modalidades de formação feita pelo GD de Formação (Claudia Petri). Apresentação do levantamento dos tipos de cursos a distância (EAD) e demais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que temos no Cenpec. Discussão: O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem para além de cursos? Quais os objetivos formativos que temos nas outras propostas on-line que não estão estruturadas como cursos? Alinhar quais são os modelos de formação on- line utilizados em nossas ações do Cenpec, considerando as concepções teóricas discutidas no GD de Formação.


Carregar ppt "3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google