A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de projetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de projetos

2 Quando surgiu? A Pedagogia de Projetos surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino- aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada Projeto de Trabalho.

3 Começou a ser conhecida no Brasil, a partir da divulgação do movimento conhecido como "Escola Nova", contrapondo-se aos princípios e métodos da escola tradicional. Esse movimento foi resultado de pesquisas de grandes educadores europeus como Montessori, Decroly, Claparède, Ferrière e outros, e teve, na América do Norte, dois grandes representantes: John Dewey e seu discípulo, William Kilpatrick.

4 A Pedagogia de projetos visa a ressignificação do espaço escolar, transformando em um espaço vivo de interações aberto ao real e suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino/aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar os conteúdos prontos. (Dewey)

5 Como funciona? A Pedagogia de Projetos faz da autonomia, da pesquisa, da experiência concreta e da participação em grupo, o caminho mais curto para o saber. O projeto é um atitude intencional, um plano de trabalho, um conjunto de atividades que tende a um progressivo envolvimento individual e social do aluno nas atividades empreendidas, voluntariamente, por ele e pelo grupo, sob a coordenação do professor.

6 A função do projeto é a de tornar a aprendizagem ativa, interessante e significativa para o estudante, englobando a educação em plano agradável, sem impor os conteúdos programáticos de forma autoritária. O estudante lê, conversa, investiga, formula hipóteses, anota dados e cálculo, reúne o necessário e, por fim, converte tudo isso em pontos de partida para a construção e ampliação de novas estruturas cognitivas.

7 Vídeo...

8 Planejamento da metodologia de projetos
O planejamento deverá traçar os passos descritos em seguida, ou seja, o estudante deverá ter em mente as respostas aos seguintes questionamentos realizados pelo professor: O quê? (sobre o que falaremos? O que faremos?) Por quê? (por que trataremos deste assunto? Quais são os objetivos?) Como? (como realizaremos? Como iremos operacionalizar? Como dividiremos as atividades? Como apresentaremos o projeto?)

9 Planejamento da metodologia de projetos
Quando? (quando realizaremos as etapas?) Quem? (quem realizará cada uma das atividades? Quem se responsabilizará pelo quê) Recursos? (quais serão os recursos para a realização do projeto?) Qual o resultado? (é a avaliação em maior ou menor intensidade. Normalmente todas as fases são avaliadas.)

10 Fichas...

11 Vantagens da metodologia
Proporciona conteúdo vivo à introdução, ao contrário dos programas livrescos; Segue o princípio da ação organizada em torno de um fim, em vez de imporaos estudantes lições, cujo objetivo e utilidade não compreendem (Dewey); Possibilita maior compreensão das necessidades de contexto social, do planejamento cooperativo, dos processos grupais; Possibilita aprendizagem real, significativa, ativa, interessante e atrativa;

12 Vantagens da metodologia
Há sempre um propósito para a ação do aluno; É prática e funcional; É integradora; Incentiva o estudante a realizar trabalhos de pesquisa; Possibilita um relação entre as ciências; Desenvolve o pensamento divergente; Desperta os desejos de conquista, iniciativa, investigação, criação e responsabilidade;

13 Vantagens da metodologia
Estimula o planejamento; Proporciona confiança e segurança no trato com problemas reais; Ativa e socializa o ensino, levando os estudantes a se inserirem conscientemente na vida social e cultural.

14 Depoimentos... Metodologia de projetos\Entrevistas\Entrevista Patrícia.MPG Metodologia de projetos\Entrevistas\Entrevista Karina.MPG Metodologia de projetos\Entrevistas\Entrevista Evelyn.MPG Metodologia de projetos\Entrevistas\Entrevista Coordenadora.MPG Metodologia de projetos\Entrevistas\Entrevista Diretora.MPG

15 Mapas conceituais...

16 Dewey acreditava que, mais do que uma preparação para a vida, a educação era a própria vida!

17 Obrigada!


Carregar ppt "Metodologia de projetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google