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UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Samir Duarte da Silva A Arte, A Ciência, A Língua Portuguesa.

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1 UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015 Samir Duarte da Silva A Arte, A Ciência, A Língua Portuguesa

2 Público-alvo: alunos entre 15 e 17 anos de idade do Ensino Médio tanto de Escolas Públicas quanto de Escolas Privadas. Apresentação: este Projeto de Oficina de Leitura visa principalmente à abordagem interdisciplinar entre aspectos culturais das Ciências Naturais (Física), das Artes Plásticas (Pintura), da Linguística (Língua Portuguesa) para o desenvolvimento do conhecimento formal. Assim, um dos padrões mais intrigantes da natureza é o conceito de turbulência (fluxo turbulento na dinâmica dos fluídos); ela representa um padrão extremamente difícil de ser definido matematicamente, pois as partículas interagem de maneira não-linear, ou seja, elas se misturam de forma caótica com redemoinhos. No entanto, o aspecto artístico da turbulência da luz já foi representado em Arte pelo pintor Vincent Van Gogh em um quadro chamado A Noite Estrelada (1889), no qual as pinceladas circulares dele construíram a imagem de um céu noturno pleno de redemoinhos de nuvens e pleno de turbilhões de estrelas. Desta forma, o pintor holandês representou a luz passando a impressão de captar o movimento dela, mostrando a luz das estrelas que cintila e que é atenuada pelas ondas leitosas do céu azul à noite. Em Física, de um lado, um fluxo turbulento é semelhante a si mesmo se houver algo como uma cascata de energia, isto é, os turbilhões grandes transferem a própria energia para os turbilhões menores, os quais repetem o processo em outras escalas. Em Pintura, de outro lado, Van Gogh alcançou perceber e representar artisticamente tal fluxo turbulento no quadro A Noite Estrelada a partir da sensibilidade estética, unindo o movimento, a fluidez, a luz em uma mesma obra artística.

3 Objetivo e Justificativa: o objetivo principal aqui é deste modo apresentar a obra mencionada do pintor holandês aos alunos a fim de que o conceito de turbulência seja abordado. A tentativa é aproximar um conceito físico – a turbulência – e a formalização artística – a representação – de tal conceito por Vincent Van Gogh no quadro em questão com vistas à discussão em relação às características tanto do padrão físico quanto do padrão artístico. A justificativa central a esta tentativa de abordagem interdisciplinar é o fato de que todas as formas de relacionamento com o conhecimento formal, orais, dialogadas, escritas, pensadas, trabalhadas silenciosa ou coletivamente são construídas pela linguagem (neste caso: a Língua Portuguesa falada ou escrita). Em outras palavras: é a partir da utilização cotidiana dela para pensar e para falar que os estudantes podem sofisticá-la pela introdução por parte do professor de outros assuntos intelectualizados. Assim sendo, o contato intelectual com outras áreas da cultura humana somente enriquece os pressupostos complementares de leitura, de escrita, de reflexão linguística, permitindo-lhes pensarem a respeito da leitura de um quadro tanto quanto a respeito da leitura de um texto escrito, bem como pensarem sobre gêneros textuais diversos (artigo de divulgação científica, crítica de Arte) e sobre significados novos por meio da inserção em outros campos do conhecimento. Número de Alunos: entre 20 a 25 estudantes. O detalhe mais importante neste projeto é todos terem acesso a computadores, uma vez que a imagem da obra A Noite Estrelada e um vídeo do YouTube serão exibidos.

4 Número de Horas/Aula: este Projeto de Oficina de Leitura abrange inicialmente três aulas (correspondendo a seis períodos de cinquenta minutos cada) divididas em três dias diferentes. Os dois primeiros períodos são inicialmente dedicados à apresentação do pintor holandês Vincent Van Gogh e à sua obra A Noite Estrelada; posteriormente, algum tempo é reservado à introdução do conceito físico de turbulência e à relação desta com a estruturação da pintura – características físicas do fluxo turbulento e características representacionais internas do quadro. Os dois períodos subsequentes são especialmente dedicados à apresentação do vídeo denominado Starry Night Interactive Animation (2012), em que o artista grego Petros Vrellis possibilita ao espectador uma interpretação envolvente do quadro do artista holandês; além disto, algum tempo é reservado também à exposição tanto do trabalho de Petros quanto do uso da tecnologia para expandir a relação com a Arte. Tal vídeo é particularmente importante porque nele Petros Vrellis coloca literalmente em movimento a pintura por meio de toques manuais, aproveitando o novíssimo potencial das mídias tecnológicas recentes, criando Arte Digital e instalações interativas. Os dois períodos finais são finalmente dedicados à discussão sobre as impressões deixadas nos estudantes pela exposição do quadro do artista holandês e do vídeo do artista grego; assim, esta aula é inteiramente relacionada à escrita de uma crítica das formas de Arte expostas. Recursos Necessários: cada aluno irá precisar visualizar a imagem do quadro e o vídeo do YouTube em um computador. Talvez eles possam realizar esta atividade em duplas ou em grupos pequenos, dependendo da disponibilidade de computadores de cada escola. Além disto, eles terão de tomar notas e de fazer anotações sobre os objetos expostos nos cadernos deles. Já o professor irá precisar utilizar o quadro para escrever as explicações.

5 Resultados Esperados: o resultado fundamental esperado neste projeto é a tentativa de desmistificação da Ciência e da Arte como atividades humanas inacessíveis ao público geral. Nesta perspectiva mais crítica e mais reflexiva, é esperado que os estudantes atentem para o fato de que um fenômeno físico da natureza é uma evidência da realidade que pode ser objeto tanto de teorização científica quanto de formalização/de representação artística, ambos campos da atividade intelectual humana cuja base é apreciação estética. O modo de articulação do pensamento e de externalização deste para lidar com as evidências da realidade é a linguagem estruturada/hierarquizada, por meio da introspecção, por meio da fala, por meio da escrita. Outro resultado esperado é o desenvolvimento da autonomia pelo posicionamento crítico falado ou escrito, tal autonomia significando alunos sem receio de expor opiniões em relação a temas relevantes da sociedade, significando também o uso da imaginação e da criatividade na relação deles com a escrita. Forma de Avaliação: a forma de avaliação básica por parte do professor envolve a constatação deste no que diz respeito à participação dos estudantes nas discussões e ao envolvimento com os objetos propostos ao longo das aulas, assim como a verificação do desenvolvimento crítico/reflexivo deles, cujo resultado culminante é uma produção escrita argumentativa que defenda um ponto de vista sobre a relação de cada um deles com tais objetos trabalhados, a saber, retomando: o quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh A Noite Estrelada e o vídeo do artista grego Petros Vrellis Starry Night Interactive Animation.

6 Unidade Temática: neste Projeto de Oficina de Leitura está pressuposta a ideia basilar de que Arte e Ciência são as formas culturais humanas mais sofisticadas (a despeito de outras manifestações representativas) para lidar com a realidade física e para tentar interpretá-la levando em conta as evidências. Neste sentido abrangente, tanto físicos teóricos quanto artistas realizam o mesmo procedimento intelectual: eles leem a realidade a partir de um ponto de vista para então, de um lado, teorizar em um todo sistemático a respeito dela, ou para então, de outro lado, formalizar e representar em uma obra estruturada a partir dela. O ponto de convergência entre o campo científico e o campo artístico é justamente a linguagem que, sendo uma capacidade cognitiva humana altamente específica devido à especialidade de hierarquizar informação sintaticamente, possibilita a leitura do mundo (realidade física e realidade social) pela espécie humana. A unidade temática aqui surge portanto de um conceito extremamente amplo de leitura, que parte da relação do intelecto de cada aluno com objetos formais artísticos – pintado tecnicamente ou animado tecnologicamente – no intuito de levá-los a pensar sobre um padrão da realidade física – a turbulência – com vistas a relacionar e a organizar todas as impressões anotadas e todas as reflexões produzidas em um texto argumentativo/expositivo.

7 Textos e Questões e Atividades: na primeira aula, durante os dois período iniciais, o assunto começará pela apresentação de um primeiro texto expositivo produzido pelo professor sobre o pintor holandês Vincent Van Gogh; logo após, a imagem da obra A Noite Estrelada será exposta para que cada um anote as próprias impressões partindo da questão: o que vocês sentem quando veem o quadro (?); posteriormente, algum tempo será reservado à introdução do conceito físico de turbulência. Na segunda aula, ao longo dos dois período seguintes, o tema iniciará pela apresentação de um segundo texto expositivo, este também produzido pelo professor, sobre o artista grego Petros Vrellis; logo depois, o vídeo denominado Starry Night Interactive Animation será exposto para que cada um anote as próprias impressões partindo da questão já proposta: o que vocês sentem quando veem o vídeo (?); posteriormente, algum tempo será reservado à abordagem sobre o uso da tecnologia para expandir a relação com a Arte. Na terceira aula, durante o período inicial, a discussão será em torno das impressões deixadas nos estudantes pela exposição do quadro do artista holandês e do vídeo do artista grego; assim, esta aula será inteiramente relacionada a três questões: 1ª) vocês acham que existe relação entre a turbulência, a pintura, o vídeo? 2ª) vocês acham que a pintura é capaz de mostrar a turbulência? 3ª) vocês acham que o vídeo é capaz de mostrar melhor a pintura?. Com base nas anotações e nas respostas a estas três perguntas, durante o período final, a atividade será a construção de um texto argumentativo que concorde com as ou que discorde das relações estabelecidas nas questões. Para a elaboração do texto, o professor irá trabalhar também a configuração de um ponto de vista em uma produção escrita expositiva.

8 Referências Bibliográficas: CLAIR, Natalya St. The unexpected math behind Van Gogh’s “Starry Night”. TEDEd. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PMerSm2ToFY. Acesso em: 15 de jun. 2015. GOGH, Vincent Van. A Noite Estrelada. Wikipédia. 2015. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada. Acesso em: 15 de jun. 2015. VRELLIS, Petros. New Media Artist. Artof01. 2015. Disponível em: http://artof01.com/vrellis/. Acesso em: 15 de jun. 2015.


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