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TECNOLOGIA ASSISTIVA Mestranda: Aimi Tanikawa de Oliveira

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Apresentação em tema: "TECNOLOGIA ASSISTIVA Mestranda: Aimi Tanikawa de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA ASSISTIVA Mestranda: Aimi Tanikawa de Oliveira
Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/ UFF/ Instituto de Biologia Coordenadora: Dra. Cristina Delou Orientadora: Dra. Cristina Lúcia Maia Coelho

2 ALTA TECNOLOGIA BAIXA TECNOLOGIA
Refere-se à tecnologia considerada de ponta, isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas COMPUTADOR IPAD NOTEBOOK SOFTWARES COMO JOGOS ELETRÔNICOS É a tecnologia mais simples e que pode ser confeccionada : EYE-GAZE PRANCHA DE C.A.A. AVENTAL DE FELTRO PLANO MAGNÉTICO

3 DESAFIO: Confecção de jogos educativos de baixa tecnologia ( em grupos) para pessoas com deficiência físico-motora 1º jogo: PALAVRAS COM IMAGENS NO PLANO MAGNÉTICO OBJETIVO: confeccionar um jogo acessível para alunos com deficiência física que lhes permita trabalhar as letras que iniciam as palavras Processo: Preparo do plano magnético com cobertura de contact Preparo das peças com letras e imagens Colocação de ímã no verso da peça Preparação das cartelas com o alfabeto

4 2º jogo: JOGO DA MEMÓRIA COM ANIMAIS OBJETIVO: produzir jogo da memória que seja acessível para alunos com deficiência física Processo: Confecção do plano de feltro Preparo das peças do jogo da memória com base em E.V.A. Colocação do velcro no verso da peça para aderência ao feltro Confecção da luva de feltro para manusear as peças

5 Confecção do plano de feltro
3º jogo: JOGO DE COLETIVOS OBJETIVO: Confeccionar o jogo que possibilite ao aluno DF utilizá-lo para construir o conceito de coletivos Processo: Confecção do plano de feltro Preparo das peças que trabalham o conceito de coletivos Colagem do velcro no verso das peças Confecção do dedoche e luva de feltro para aderência das peças

6 FUNCIONALIDADE DOS JOGOS EDUCATIVOS ACESSÍVEIS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA
A baixa tecnologia assistiva permite a produção de materiais didáticos acessíveis para alunos que apresentam dificuldade motora, propiciando autonomia em seu fazer pedagógico. Estes recursos possibilitam aos alunos maior independência em suas ações escolares e com isso, a construção dos seus conhecimentos. Os jogos educativos que foram confeccionados pela turma de enfermagem da disciplina de Psicologia da Educação, da prof.ª Cristina Lúcia Maia Coelho, com a orientação da Mestranda Aimi, têm o objetivo de apresentar formas diferentes de aprendizagem, associando o lúdico às tecnologias que oportunizam a participação de todos os alunos no contexto escolar.


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