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Administração da Produção e Operações II

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Apresentação em tema: "Administração da Produção e Operações II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção e Operações II
2011 / 2 6º período Profª Rosângela Messias

2 PREVISÃO DA DEMANDA Decisões que compõem o planejamento: Introdução
Planejar é uma atividade comum a qualquer tipo de empresa, independente de tamanho ou de ramo a que se dedique. Constantemente todas as áreas estão envolvidas com planejamento, de maneira formal ou informal. Decisões que compõem o planejamento: Profª Rosângela Messias

3 1-Quanto se deve fabricar de cada linha de produtos nos próximos dias, semanas ou meses:
Profª Rosângela Messias

4 2-Tipos de produtos e/ou serviços a oferecer daqui há dois , três ou dez anos;
Profª Rosângela Messias

5 3-Evolução da tecnologia nos próximos anos;
Profª Rosângela Messias

6 4-Necessidade de investimentos futuros;
Profª Rosângela Messias

7 5-Adoção de novos processos e tecnologias;
Profª Rosângela Messias

8 6-Ampliação e/ou construção futuras de pessoal e treinamento;
Profª Rosângela Messias

9 7-Necessidades de matérias-primas, etc.
Profª Rosângela Messias

10 Período coberto pelo planejamento
Além haver vários tipos planejamento, tratando com assuntos diferentes, conforme a área em que sejam gerados: Finanças Produção Recursos Humanos TEMPO Período coberto pelo planejamento variáveis Profª Rosângela Messias

11 Necessidade de planejamento
Planejamento por cinco ou dez anos Planejar os próximos dias De uma forma geral, quanto maior o período coberto pelo planejamento menor a previsão com que podemos contar. Há pelo menos uma grande e importante base comum a todo planejamento, PREVISÃO DA DEMANDA Profª Rosângela Messias

12 + Métodos de Previsão: Algumas características
Para se obter uma previsão, existem vários métodos disponíveis, que em princípios podem ser usados em quaisquer circunstâncias, dependendo de certos fatores. Os principais desses fatores são: Disponibilidade de tempo e recurso: Modelos Matemáticos Dados Numéricos + Profissionais com conhecimentos Necessários Profª Rosângela Messias

13 b) Horizonte de previsão:
Há métodos que se mostram melhores para previsões de longo prazo (vários anos no futuro), enquanto que outros são rotineiramente aplicados às previsões para períodos mais curtos, como meses, semanas ou mesmo dias. Por outro lado, os métodos de previsão possuem algumas características que são comuns a todos eles. Entre elas pode-se citar: I – Os métodos de previsão geralmente assumem que as mesmas causas que estiveram presentes no passado, configurando a demanda, continuarão presentes no futuro. II – Os métodos não conduzem a resultados perfeitos, e a chance de erro é tanto maior quanto mais nos aprofundamos no futuro, ou seja quanto maior seja nosso horizonte de previsão. Isso acontece porque os fatores aleatórios, que nenhuma previsão consegue captar, passam a exercer mais e mais influência. Profª Rosângela Messias

14 Classificação dos Métodos de Previsão
É possível classificar os métodos de previsão por critérios variados, mas a classificação mais simples provavelmente é aquele que leva em conta o tipo de abordagem usado, ou seja, o tipo de instrumentos e conceitos que formam a base da previsão. Por esse critério os métodos podem ser: 1) Qualitativos – baseados no julgamento de pessoas que tenham condições de opinar sobre a demanda futura, tais como: gerentes, vendedores, clientes, fornecedores, etc. Baseia-se no conhecimento e experiência que determinados profissionais possuem. Profª Rosângela Messias

15 Com equações ou inequações.
2) Matemáticos ou quantitativos – São aqueles que utilizam modelos matemáticos para se chegar a valores previstos. Com equações ou inequações. Profª Rosângela Messias

16 1- Algumas Aplicações Quantitativas
1 - Composição de Produtos: É um problema típico da Administração da produção e operações. Os recursos produtivos: - Máquinas; equipamentos; Mão de obra; Matérias-primas; Espaço disponível. Podem ser alocados a um conjunto conhecido de produto. O problema consiste em descobrir quanto fazer de cada produto para, ao mesmo tempo atender a demanda de cada um deles e atingir o máximo lucro ou, alternativamente, o mínimo custo. Utilizar equações e inequações matemáticas para simulação e ou solução de problemas Profª Rosângela Messias

17 2 - Planejamento Agregado:
Embora seja um problema bem conhecido, o Planejamento Agregado é um enfoque que vem sendo estendido a outras áreas nos últimos anos ( Planejamento em hospitais, escolas, clubes e etc.) Parte-se de uma previsão da demanda de um conjunto de produtos para um determinado prazo futuro – o horizonte da previsão – que é normalmente de um ano. Supondo que o mês seja o menor período com que estamos trabalhando, os recursos produtivos da empresa poderão estar ociosos, devido a baixa da demanda, enquanto que em outras ocasiões eles podem ser insuficientes porque a demanda é muito alta. Profª Rosângela Messias

18 3 - O Problema de Transporte:
O problema de transporte envolve o planejamento na distribuição de bens e serviços a partir de diversas fontes para diversos destinos. As fontes de suprimentos fábricas, por exemplo podem enviar produtos a um ou mais destinos como armazéns por exemplo, através de rotas de transporte conhecidas. Fornecedor Rotas Clientes Profª Rosângela Messias

19 4 - O Problema da Designação:
O problema da Designação encontra aplicação em várias áreas gerenciais, como na alocação de pessoas: Equipes Projetos Máquinas Trabalhos Auditores Empresas Clientes Generalizando, trata-se de alocar recursos a trabalho; cada particular recurso possui certa eficiência quando aplicado a particular trabalho. Profª Rosângela Messias

20 5 - O Problema do Portifólio:
É um problema comum para gerentes financeiros e consiste em compor uma carteira de investimentos que podem em princípio consistir de ações de uma ou mais: Empresa; Títulos; Papéis de renda fixa e etc. Cada um dos papéis em consideração possui uma rentabilidade conhecida ou estimada. Dada uma restrição quanto ao total disponível. Profª Rosângela Messias

21 6 - Seleção de mídia: O problema de seleção de mídia é característico de gerentes de Marketing, aos quais a Programação linear ajuda a alocar uma quantia prefixada para promoção a vários meios de divulgação como: Jornais; Rádio; TV; Mala Direta e etc. Profª Rosângela Messias

22 Métodos Qualitativos Os métodos qualitativos são baseados no julgamento e na experiência de pessoas que possam, por suas próprias características e conhecimentos, emitir opiniões sobre eventos futuros de interesse. Neste sentido, o uso de julgamento pessoal são se restringe de forma alguma às previsões da demanda, podendo ser usado para analisar movimentos do comércio internacional, rumos da tecnologia, tendências de novos produtos, futuras condições econômicas e políticas. Profª Rosângela Messias

23 Opiniões de Executivos:
Podem ser: Opiniões de Executivos: U grupo (geralmente pequeno) de altos executivos da empresa se reúne para desenvolver em conjunto uma previsão. O grupo é formado por executivos vindos de áreas diversas, como: a) Marketing; b) Finanças; c) Produção e etc. Opiniões da Força de Vendas: Desenvolver previsões com base na opinião do pessoal envolvido diretamente com as vendas pode ser uma alternativa atraente Profª Rosângela Messias

24 3) Pesquisas junto a consumidores
A lógica de se tomar a opinião dos consumidores liga-se ao fato de que no fundo são eles que determinam demanda. Muito frequentemente, o número de consumidores potenciais é excessivo para que se pesquise a opinião de cada um em particular. 4) Método Delphi O método Delphi consiste na reunião de um grupo de pessoas que devem opinar sobre um certo assunto, dentro de regras determinadas para a coleta e a depuração das opiniões. Profª Rosângela Messias

25 EXERCÍCIO: Num ambiente produtivo qualquer seja na prestação de serviços ou transformação de bens. Criar dentro do processo operacional uma planilha de custos onde possam ser utilizados todos os itens de previsão da demanda. Simule um volume de produção qualquer para que seja conhecido o valor do custo unitário. Observando que o custo de produção tem que obedecer os itens já estudados em sala de aula. Profª Rosângela Messias

26 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE LIMPEZA:

27 1º Passo: 2º Passo: Necessidade da contratação dos serviços:
Contratação de empresa prestadora de serviços na área de limpeza industrial. 2º Passo: Conhecimento da área a ser atendida: Verificação de toda a área a ser atendida contendo números de salas, áreas comuns internas e externas compreendendo os sanitários masculinos e femininos, estimativa de fluxo de população fixa e flutuante.

28 3º Passo: Levantamento para previsão de custo:
Baseados na situação anterior (contratos anteriores)do número de salas atendidas por um funcionário em horário administrativo, fez se uma projeção do número necessário para atendimento em 24 horas da área a ser compreendida para se chegar no número total de funcionários necessários; - Consulta ao sindicato de classe responsável dentro da contratação de mão de obra, que no caso é do Asseio e Limpeza para o levantamento dos seguintes itens para composição da planilha de custos: Piso salarial; Benefícios; Bonificação e etc.

29 Observação: Considerando que material de limpeza é um item de custo bem inferior ao da mão de obra em proporção, existiu a preocupação somente com o custo da mão de obra que deveria ser mais de 80%do valor global do contrato. Considerando-se ainda que todo o equipamento e maquinário seriam de responsabilidade do contratado.

30 4º Passo: Composição do edital;
Conhecendo toda a área e com previsão de custos e aprovação da Diretoria, compõe se o edital contendo: 1 Escopo dos serviços; 2 Horários de trabalho; 3 Responsabilidades do Contratado; 4 Data e forma de entrega da proposta que deverá conter ainda: Currículo da empresas; Atestado de capacitação; Relação de clientes com telefones e pessoas para contato; das empresas participantes.

31 Dados extraídos do edital da concorrência
Escopo do serviço: -         Limpeza e conservação das salas das transportadoras, treinamento, GV, Sala feminina e posto médico compreendendo mesas, armários, paredes, janelas, vidros, persianas, computadores, teto, piso e retirada de resíduos e acessórios; -         Limpeza e conservação dos banheiros femininos e masculinos; -         Limpeza e conservação da área do pátio interno compreendendo lavagem, irrigação das plantas, limpeza dos aparelhos de televisão, placas indicativas, pastilhas, paredes, bancos, barbearia, janelas, vidros, teto e lixeiras; -         Limpeza e conservação do corredor interno compreendendo janelas, paredes, azulejos, suportes dos aparelhos de ar condicionado, tijolinhos vazados, extintores de incêndio, lâmpadas, pisos e placas indicativas; -         Limpeza e conservação da área externa compreendendo lavanderia, churrasqueira, área de tanque e passeio sendo a entrada e lateral direito a esta Horário de trabalho: 24 horas em geral: -         Banheiro masculino – De domingo à domingo; -         Banheiro feminino e demais dependências: De segunda à sábado. Incluso no contrato: - Fornecimento de material de Limpeza; - Fornecimento de material de higiene pessoal; - Equipamentos para limpeza e conservação. Dados extraídos do edital da concorrência

32 5º Passo: 6º Passo: 7º Passo: Convocação das empresas participantes:
A seleção das empresas participantes é feita através de indicações de contratantes de seus serviços, lista telefônica. 6º Passo: Análise e aprovação das propostas: 7º Passo: Redação e composição do contrato pelo jurídico; Utiliza-se um contrato padrão da empresa que é redigido baseado nos dados extraídos do edital. Composto ainda dos ANEXOS que venham a fazer parte integrante do contrato.

33 8º Passo: Assinatura e Cumprimento do contrato:
Após leitura das partes e aprovação das partes, o jurídico rubrica o contrato que posteriormente é devidamente assinado por contratante e contratado e pelos contrapartes do contrato.

34 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - ESTOCAGEM DE SACARIA
Planilha de composição de custos PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - ESTOCAGEM DE SACARIA Escopo do serviço: Armazenagem; carga; descarga; Montagem.

35 Custo de pessoal: 80% Supervisor 1.602,03 - 1.273,61 2.875,64 1
FUNÇÃO SALARIO EXTRA ENCARGOS AD NOT CUSTO TOTAL QDE. TOTAL 80% Supervisor 1.602,03 - 1.273,61 2.875,64 1 Emissor 873,84 210,00 861,65 1.735,49 2 3.470,99 Ajudante 654,62 130,00 623,77 233,24 1.278,39 12 15.340,71 21.687,34

36 Vale Transporte 1.581,70 Vale Refeição 1.942,00 EPIS/UNIF/Botinas 331,35 Unimed 470,68 4.325,73 TOTAL 26.013,07

37 Consumo Material de escritório 110,00 Requisições Operacionais 65,00 Notas Fiscais 950,00 Água 71,68 Encadernação de notas fiscais 90,00 Material de limpeza 40,00 Material de manutenção 100,00 Luz 460,00 Nextel TOTAL 1.976,68 TOTAL GERAL R$ ,75

38 Uniforme R$ 1.200,00 R$ 2.400,00 capacete R$ 78,00 óculos R$ 15,60 Luva R$ 32,00 R$ 384,00 Jugular R$ 10,70 Botina R$ 24,00 R$ 907,92 Camisas R$ 180,00 TOTAL EPI'S R$ 3.976,22 EPI'S MENSAL R$ 331,35

39 Planilha de encargos: - INSS - EMPRESA - TERCEIROS - FGTS - FÉRIAS/13º - 13º - AVISO P. - FGTS 40% - REPOSUSO - FERIADOS

40 Exercício: Criar um processo operacional atribuindo valores conforme a planilha de composição de custos. Porém em um ambiente de transformação de bens. Para tanto faz se necessário a criação de um volume de produção.

41 PLANEJAMENTO AGREGADO
Introdução: O Planejamento Agregado representa uma das mais importantes decisões a médio prazo, formando a ponte de ligação entre o Planejamento da Capacidade e a Programação e Controle da produção e Operações. Exemplo: Vamos introduzir o problema do Planejamento Agregado tomando o exemplo da Olaria Barraforte, em Serro Bravo (SP), que acaba de concluir as previsões da demanda, mês a mês para o próximo ano. Embora fabrique diversos produtos, o faturamento da empresa gira quase que totalmente em torno da produção e venda de tijolos, motivo pelo qual a previsão da demanda considera apenas esse produto.

42 Demanda acumulada de Janeiro a Dezembro = 19.200 Milheiros
Mês Jan. Fev. Mar. Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Demanda 1.100 1.200 1.500 1.600 1.400 1.700 1.800 2.000 2.300 A Olaria Barraforte tem atualmente 16 funcionários e uma capacidade mensal de produção de milhões de tijolos, operando em regime de produção regular, ou seja, sem utilizar horas extras ou subcontratações (as subcontratações consistem em cobrir a própria demanda encomendando o produto ou parte dele a outros fabricantes). Demanda acumulada de Janeiro a Dezembro = Milheiros Capacidade média anual de produção = 1.600 Observação: O que se constata facilmente é que a capacidade média produtiva de mensais é as vezes > ou = a demanda mensal (casos dos meses de Dezembro à Junho) e às vezes inferior àquela, nos meses de Julho à Novembro.

43 Capacidade de Produção
Assumindo que a demanda seja certa, ou seja, que a previsão irá se verificar perfeitamente, a Olaria Barraforte está com problema de “casar” a produção com a demanda. Em outras palavras, deve montar algum tipo de estratégia para que a demanda seja sempre atendida. Demanda Capacidade de Produção

44 Ou combinar a um só tempo várias dessas alternativas
Estratégias que poderão ser utilizadas pela Olaria Barraforte: Contratar ou demitir funcionários; - Usar horas extras - Subcontratar parte da produção; - Acumular estoques nos meses de baixa demanda e utiliza-los para cobrir o excesso de demanda nos meses de alta. Ou combinar a um só tempo várias dessas alternativas

45 O que é Planejamento Agregado
Definição: Processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de tempo em geral de 6 a 12 meses. Pode ser feito| Recursos Produtivos Tomada de decisão em nível tático

46 Daí surge a designação de agregado.
Sob muitos aspectos o Planejamento Agregado é um processo rudimentar (primário) e aproximado. Em primeiro lugar: Ele trabalha com previsões da demanda, sujeitas a várias influências já vistas: - Sazonalidade; - Variações erráticas; - Momento Econômico; etc. Se a empresa possuir uma grande variedade de produtos ou serviços, é impraticável planejar o emparelhamento da produção com a demanda prevista individual para cada um deles. Daí surge a designação de agregado.

47 Do ponto de vista da posição ocupada no processo global de planejamento da produção, o Planejamento Agregado ocupa uma posição intermediária. Planejamento da Capacidade Agregado Programa-Mestre da Produção

48 Políticas corporativas ( grandes políticas da organização);
O Planejamento e as tomadas de decisão que lhes são inerentes podem ser classificados em 03 grandes níveis, segundo a abrangência que terão dentro da empresa, afetando fatias maiores ou menores da companhia. Nível Estratégico Neste nível, planejamento e tomada de decisão são mais amplos em escopo, envolvendo: Políticas corporativas ( grandes políticas da organização); Escolha de linhas de produtos; Localização de novas fábricas; Armazéns ou unidades de atendimento; Projeto de processo de manufatura O nível estratégico envolve necessariamente horizontes de longo prazo e consequentemente altos graus de risco e incertezas. Profª Rosângela Messias

49 b) Nível Tático Este nível é mais estreito em escopo que o anterior e envolve basicamente a alocação e a utilização de recursos. Em indústrias, o planejamento tático ocorre a nível de fábrica, envolve médio prazo e moderado grau de risco. O chamado Planejamento Agregado da Produção, que será posteriormente estudado, é um bom exemplo de atividades conduzidas no nível gerencial médio da organização. c) Nível Operacional O planejamento e a tomada de decisão operacionais têm lugar nas operações produtivas, envolvem curtos horizontes de tempo e riscos relativamente menores. Tarefas rotineiras como a alocação de carga aos departamentos produtivos e a programação da produção são exemp0los, assim como o controle de estoques. co Profª Rosângela Messias

50 Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Longo Prazo
Médio Prazo Curto Prazo Nível Prazo Risco Alto Risco Risco Moderado Risco Menor Profª Rosângela Messias

51 De um lado Nível Estratégico
Longo Prazo Irá determinar o tamanho das instalações e a potencialidade da empresa para atingir níveis máximos de produção. De um lado Sem que haja alteração substancial nas instalações , essa capacidade não pode ser radicalmente aumentada. Dadas essas restrições de capacidade máxima, que a médio prazo estarão vigorando, o Planejamento Agregado procura conciliá-las com as previsões da demanda.

52 Na outra ponta do Processo de Planejamento
Programa-Mestre de Produção ou simplesmente Programa ou Plano de Produção Nível tático Curto Prazo Limitações Fixação da capacidade máxima de produção Escolha de opções para contornar em parte essa restrição Programação de rotinas

53 As Etapas do planejamento Agregado
Todo Planejamento Agregado deve cumprir as fases seguintes: a) Previsão de demanda: feita para um período que vai de 06 à 12 meses; b) Escolha do conjunto possível de alternativas que serão usadas para influências a demanda e / ou os níveis de produção; c) Determinar, a cada período, quais as particulares alternativas, dentre as previamente selecionadas, serão usadas para influências a demanda e / ou níveis de produção. A escolha entre as várias alternativas disponíveis obedecerá os critérios de: - minimização de custos de produção - maximização de lucros de produção.

54 Alternativas para Influenciar a Demanda
Propaganda; - Promoções e preços diferenciados; - Reservas e demoras na liberação dos produtos ou serviços - Desenvolvimento de produtos complementares. Alternativas para Influenciar a Produção - Contratação e demissão de empregados; a) Um aumento previsto na demanda pode ser atendido com um aumento no número de funcionários, caso a empresa não esteja operando já em sua capacidade máxima. b) A relação entre número de funcionários e produção ao longo de tempo não é linear (semelhante, uniforme) , devido às características da organização produtiva e aumento da produtividade.

55 Conclui-se que: Para dobrar a produção não necessariamente se precisa do dobro de funcionários.


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