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Regulamento.  O Projeto Produtos e Processos Midiáticos - PPM é uma atividade de pesquisa desenvolvida pelos alunos, sob a orientação dos professores,

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Apresentação em tema: "Regulamento.  O Projeto Produtos e Processos Midiáticos - PPM é uma atividade de pesquisa desenvolvida pelos alunos, sob a orientação dos professores,"— Transcrição da apresentação:

1 Regulamento

2  O Projeto Produtos e Processos Midiáticos - PPM é uma atividade de pesquisa desenvolvida pelos alunos, sob a orientação dos professores, no primeiro ano do Curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, realizado em dois períodos (1 o e 2 o )

3  Dar caráter acadêmico-científico à produção realizada pelo aluno no campo da pesquisa, voltada aos estudos da Ciência da Comunicação, proporcionando por meio dessa atividade a iniciação científica.  Promover a integração programática existente entre os conhecimentos específicos, que se desenvolvem sob a orientação das Disciplinas das áreas de Humanidades, Instrumental, Profissionalizante.

4  Promover o desenvolvimento, das habilidades e competências gerais necessárias ao comunicador social – Publicidade e Propaganda constantes nas diretrizes curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações (Parecer CNE/CES 492/2001, aprovado 03/04/2001), assim descritas:  assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;  usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;  posicionar-se de modo ético-político;  dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica;  experimentar e inovar o uso destas linguagens;  refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da comunicação;  ter competência para o uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos.

5  O PPM deve privilegiar conteúdos e práticas que levem o educando a desenvolver as habilidades e competências exigidas ao exercício da profissão  viabilizando recursos para que o aluno compreenda as condições sociais e comunicacionais em que ocorrem  o consumo, a circulação e a produção de mensagens pelos meios de comunicação de massa, no contexto das transformações históricas que dão origem à sociedade da informação a partir das contribuições inter e transdisciplinares para a constituição de uma Ciência da Comunicação.

6  Desenvolver a postura ética exigida ao contexto de universidade.  Desenvolver o hábito e o método de estudo, necessários à realização de pesquisa e de trabalho em grupo.  Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.  Desenvolver o aprendizado e aplicação de linguagens de comunicação, escrita, oral, visual, audiovisual.  Desenvolver hábitos no âmbito cultural, promovendo o interesse pela cultura em geral nos seus aspectos sociais, artísticos, econômicos, políticos, entre outros.

7  Desenvolver estudos sobre modelos de ensino e de aprendizagem para a sala de aula, através de grupo de estudos  Desenvolver contatos com centros de pesquisa e com profissionais, para intercâmbio, reciclagem e atualização de conhecimentos, por meio da participação em eventos científicos e atividades de extensão.  Desenvolver práticas inter e transdisciplinares, por meio de grupo de estudos para a organização dos conteúdos curriculares, articulados no Patamar.  Desenvolver reflexão a respeito da pertinência e da qualidade dos resultados obtidos pelo projeto.

8  Sociologia da Comunicação I  Psicologia  Formação da Sociedade Brasileira I  Economia e Política I  Teoria da Comunicação I  Projeto Produtos e Processos Midiáticos I  Linguagem Escrita I  Linguagem Científica I  Atividades Complementares da Comunicação I

9  Sociologia da Comunicação II  Economia e Política II  Teoria da Comunicação II  Projeto Produtos e Processos Midiáticos II  Linguagem Escrita II  Linguagem Científica II  Recursos Audiovisuais  Seminários Avançados em Comunicação  Atividades Complementares da Comunicação II

10  Planejamento dos conteúdos e das ações a serem desenvolvidas pelo PPM, elaborado em conjunto pelo corpo docente do 1 o e 2 o períodos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo.  Criação das equipes de ensino-aprendizagem compostas por alunos (organizados em equipes de trabalho para a realização da pesquisa) e por professores (como professores orientadores das equipes de pesquisa), responsáveis pela execução de projetos pertinentes ao PPM.  Acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas na consecução do PPM pelas equipes de ensino- aprendizagem.  Compilação dos dados obtidos a cada etapa de realização do projeto e, a partir dos resultados obtidos, reafirmar ou rever as ações para a realização do PPM.

11  Divulgação e orientação das normas e do calendário de realização do PPM aos alunos, pelos professores;  Formação das equipes de pesquisa, compostas pelos alunos sob a orientação dos professores;  Definição e desenvolvimento do tema de pesquisa pelas equipes;  Elaboração de calendário de trabalho pelas equipes de pesquisa.

12  Elaboração e conclusão do pré-projeto de pesquisa pelas equipes de ensino-aprendizagem.  Ao final, o resultado desse trabalho passará por Avaliação, em sistema de apresentação pública a uma banca examinadora, que julgará o êxito do trabalho desenvolvido.

13  Esse resultado determinará ou não a possibilidade de continuidade da pesquisa no 2 o período.  O processo se reinicia, visando à realização da pesquisa de campo e à elaboração da comunicação científica referente aos resultados alcançados, os quais serão apresentados e avaliados no BALCAP

14  1. Professor Coordenador do Projeto: prima por dar o suporte macro-estrutural, aprovando o conteúdo programático interdisciplinar, acompanhando o andamento e os procedimentos didático-pedagógicos utilizados.  É responsável pela coordenação geral do projeto, função atribuída pelas disciplinas Projeto I e II.  O Professor Coordenador fará um trabalho mais intenso junto aos alunos, à monitoria, aos demais professores-orientadores de GT, dando suporte organizacional e metodológico ao projeto, no sentido de definir datas de apresentação, infra-estrutura, bancas, fechamento final das médias e entrega do instrumento de avaliação.

15  Função destinada aos alunos, exercida como Titular ou Suplente, sendo os mesmos responsáveis pela organização e distribuição dos trabalhos realizados pelo grupo, como: controle da participação individual dos membros do GT nas reuniões no caderno de atas; calendário de atividades; arquivo dos documentos que forem sendo produzidos pelo GT (resumos, relatórios, xerox de textos, etc).

16  No projeto, o aluno deve ter um novo perfil, o de ser o elemento participativo na captação, transformação e consolidação de conhecimento.  Nesse sentido, espera-se que seu comportamento seja suficientemente maduro, desprovido de sentimentalismo.  Entre as atividades está implícita a captação de aparato necessário para a prática de pesquisa.  Espera-se do aluno iniciativa pessoal e organizada em grupo, tanto para fazer inovações, sugestões e críticas fundamentadas.  O estudante deve assumir o papel do pesquisador competente que valoriza seu trabalho, não para a obtenção de notas, mas para provar sua capacidade enquanto aluno e futuro profissional.

17  Periodicamente, todos os envolvidos devem realizar e apresentar relatórios sintéticos nas reuniões de acompanhamento, preferencialmente, demonstrando as conquistas realizadas, os problemas a serem enfrentados e os planos para as próximas etapas.

18 Reflexões sobre o mundo do trabalho  Escolher um produto ou processo midiático para desenvolver uma análise crítica que se transforme num relatório científico final:  Jornais, campanhas publicitárias, revistas, sites da web, filmes, entre outros  Este ano estamos sugerindo buscas de processos e produtos do Alto Tietê

19  O professor coordenador do projeto será responsável por apresentar aos alunos sugestões para elaboração das regras de equipes, tais como:  número de reuniões a serem realizadas,  punição para a não realização de atividades,  sugestões para o estabelecimento das funções dos membros da equipes e as regras que orientam o seu trabalho.  O Coordenador do GT sugere também regras para orientar a realização desse trabalho pelas equipes.  A partir dessas regras, a equipe deverá elaborar o seu próprio código de normas (normas de convivência).  Elas devem servir de referência para o estabelecimento da dinâmica interna do trabalho em equipes.  O que caracteriza uma equipe autônoma é o livre estabelecimento de regras. Ela deve ser formada por no mínimo 03 e no máximo 05 membros, devendo cada um ter uma função, que constará nas normas e regulamentos da equipes, discriminados em ficha apropriada que será entregue ao Coordenador do Projeto.

20  Cada equipe confeccionará ainda uma espécie de carteira de identidade contendo o nome, o RGM e a foto de cada um de seus integrantes, para acompanhamento individual de cada aluno por parte dos professores.  Ele deve conter Foto, RGM, email, no. telefone, tema central do trabalho, para que todos os professores recebam uma cópia a fim de que tenham conhecimento do que cada grupo está pesquisando

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22  Cada equipe obrigatoriamente providenciará um diário para anotações dos resultados das assessorias dos professores, com recomendações, pedidos de alterações, novas tarefas, ata das reuniões internas etc. (Nota de 0 a 10)  A equipe designará um(a) relator(a), responsável pelo diário,  O desaparecimento do diário ou de parte dele é falta grave. No caso desaparecimento do diário, a equipe terá descontados 3 pontos da nota final.  Todos os professores deverão fazer as anotações das orientações possibilitando a visualização e o bom acompanhamento da seqüência das observações feitas.  Realizadas as tarefas até aqui sugeridas, temos a seguinte etapa cumprida:  Os alunos bem informados no processo.  Os grupos já formados.  O nome, o lema e estatuto de cada grupo.  As possíveis funções do aluno em seu grupo.  As regras fundamentais para a dinâmica interna do grupo.

23  No 1º período, a avaliação será realizada através de sistema composto por Avaliação Individual (AI) e Avaliação de Grupo (AG).  Avaliação Individual(AI)  Contempla aspectos individuais em cada disciplina. São observados: nível de conhecimento das ações e conteúdos, presença, participação e cumprimento das tarefas propostas.  Sob responsabilidade total do professor de cada disciplina, a nota individual é de no máximo 10.  A avaliação pode se dar através de provas, arguições, seminários e outros instrumentos a critério de cada professor.  Avaliação de Grupo( AG )  É composta de trabalhos, exercícios e atividades realizadas em classe ou extra classe, desenvolvidas pelas equipes. A nota da avaliação em grupo será de no máximo 10 para cada equipe.

24  No caso específico da disciplina Projeto, além dos instrumentos citados, a avaliação individual contempla também a aplicação de prova de conhecimentos de cada aluno em relação ao projeto de sua equipes.  Já a avaliação de grupo para esta unidade contempla também a apresentação escrita de Proposta de Projeto e exposição de trabalhos representativos das diretrizes do Patamar nos eventos da Semana de Publicidade e Propaganda.  O Pré-projeto propriamente dito (nota de 0 a 10)  O Painel ( nota de 0 a 10)

25  Diário (0 a 10)  Pré-projeto ( Avaliação do Grupo) que será avaliado pela banca (0 a 10)  Painel ( a ser exposto na FENEP) (0 a 10)

26 FevereiroDefinição das equipes Definição do objeto de pesquisa Definição do recorte do objeto de pesquisa Entrega do Carômetro MarçoEstabelecimento do objetivo geral, dos objetivos específicos, da metodologia e dos resultados esperados AbrilEntrega do painel 30.04 Levantamento das referências que serão utlizadas no projeto, leituras e resenhas dos livros e artigos lidos MaioElaboração do Pré-projeto com base no manual de trabalhos acadêmicos da UMC no site www.umc.br, entrar na biblioteca e salvar. O grupo deve seguir rigorosamente o que está explicitado neste manualwww.umc.br Junho1ª. Semana pré-bancas 2ª. Semana Avaliações Individuais


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