A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manejo – Formação – Professor. Manejo – Formação – Professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manejo – Formação – Professor. Manejo – Formação – Professor."— Transcrição da apresentação:

1 Manejo – Formação – Professor. Manejo – Formação – Professor.

2 Este trabalho aborda a importância da formação continuada dos professores, bem como a relevante participação do psicólogo escolar para essa conquista.

3 Dentro do contexto escolar contemporâneo, a formação continuada é uma das melhores saídas para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Muitas vezes o professor não se sente preparado para ensinar, desse modo, ele pode encontrar na formação continuada um grande alicerce para superação dessa e outras dificuldades.

4 No entanto, mesmo sendo de extrema necessidade a formação extra, nem sempre é incentivada dentro das escolas, por questões políticas, financeiras ou até mesmo ausência de um profissional motivador, como psicólogos escolares. Assim, quando é oferecido oportunidade para a formação extra, geralmente são os cursos de finais de semana, o que os torna menos atraentes, já que, nos fins de semana, o educador quer ficar com a família e muitas vezes tem os cadernos e provas para corrigir. Entretanto, o profissional do futuro terá como principal tarefa aprender.

5 Um dos facilitadores de toda essa rede envolvendo professor, aluno e escola, é a presença do psicólogo escolar, esse reside nos bastidores da instituição. A relevância do psicólogo escolar consiste em sua função e essa aponta para algumas direções como: - auxiliar o educador no convívio das relações grupais; nas relações de equipe e na construção da turma enquanto grupo;

6 - ajudar o educador a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos ensino/aprendizagem, possibilitando que ele possa compreender e encaminhar,o percurso de escolarização de seus alunos evitando os excessivos encaminhamentos a sessões psicopedagógicas. o psicólogo escolar tem um papel de suma importância na formação continuada dos professores, lembrando que essa é determinante da melhoria da educação moderna.

7 Para verificar se assim como a literatura apresenta, as escolas que possuem psicólogo escolar juntamente a seu grupo de trabalho oferecem maior apoio e importância à formação continuada dos professores foram realizadas pequenas entrevistas. As entrevistadas foram primeiramente duas professoras, uma de escola estadual e outra de uma escola municipal, e as seguintes perguntas foram realizadas:

8 - Qual a maneira que você encontra para se atualizar? - Quanto a experiência dentro da sala de aula, acredita que somente a graduação já prepara perfeitamente o profissional para as dificuldades? Você sente a necessidade de um apoio para obter a formação continuada? - Caso houvesse a presença de um psicólogo dentro da escola, acredita que ele poderia auxiliar nessas dificuldades?

9 Ambas as professoras relataram sentir-se desmotivadas para atualizarem profissionalmente já que, essa formação não é disponibilizada pela escola e os cursos e seminários oferecidos normalmente costumam ser cobrada e em horários de trabalho. Na segunda questão uma das educadoras explica que cada vez mais percebe a grande necessidade de uma formação extra para lidar com seus alunos, afirmando que a graduação apenas lhe dá os caminhos mas não apresenta a forma correta para percorrê-los. Acredita que prepara apenas para lidar com alunos “padrão” e não com as diversidades que vêm a aparecer em todas as classes.

10 Quanto ao apoio para a formação continuada elas, revelam sentir falta de algum profissional que as motivassem e auxiliassem nessa procura extra-classe, sugerindo muitas vezes atividades dentro da própria escola. Em relação à presença de um psicólogo escolar, a professora da escola estadual, comentou que muitas vezes precisa de alguém que entenda e escute suas dificuldades diárias dentro da sala de aula, mostrando-lhe a maneira mais correta de lidar com os alunos

11 Logo após essas entrevistas, fomos investigar como era essa dinâmica dentro da escola onde tem o auxilio de uma psicóloga escolar. Foram realizadas as seguintes questões: - Como você procura influenciar a busca pela formação dos professores? - Você encontra algum tipo de resistência por parte dos educadores quanto a essa atualização? - Você percebe uma grande melhoria para as dificuldades dos educadores, com os projetos que oferece?

12 Em seu trabalho ela procura sempre escutar as dificuldades do professores e elaborar projetos e encontros que tratem do tema. Ela citou também alguns encontros anuais realizados junto com outras escolas para que os profissionais compartilhem suas experiências como “Pensando na pratica pedagógica” e “Encontro de investigação na escola”, que a escola costuma sempre participar e estimular os demais.

13 Na entrevista, a psicóloga relata que encontra resistência em relação a algumas professoras para procurar atualização, mas não considera um ponto negativo, pois quando consegue vencer essa barreira, fica claro toda a importância e eficácia do seu trabalho. Revela ainda que pode ocorrer o contrário, ou seja, os professores criarem muitas expectativas quanto aos resultados do seu auxilio, assim, deve sempre esclarecer que o “psicólogo não é mágico” e nem sempre tem respostas corretas e eficazes para todas as dificuldades.

14 Na última questão ela revela que sempre tem alguma boa resposta por parte do desempenho dos professores após as intervenções e projetos extra- classe.Além disso, comenta que mesmo não encontrando resoluções para todas as questões há um significativo beneficio para todos.

15 Desse modo vemos mais uma mais uma vez a importância do psicólogo nas escolas e sua gama diversificada de funções, que são indispensáveis para uma melhoria eficaz da educação, considerando todas suas complexidades, políticas, sociais e psicológicas.

16 OBRIGADA! Acadêmicas: Gessyka Wanglon Laís Freitas Loredana Marzocchella


Carregar ppt "Manejo – Formação – Professor. Manejo – Formação – Professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google