A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL"— Transcrição da apresentação:

1 A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL
Psicologia Sócio-Histórica II - DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida Monitora Renata J. S. de Moraes

2 Referência bibliográfica
OLIVEIRA, Betty. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Ângelo Antonio, SILVA, Nilma Renildes da e MARTINS, Sueli Teresinha Ferreira (orgs.). Método histórico-social na psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

3 Dialética do Singular-Particular-Universal
Método de análise das relações humanas e da sociedade - Atuação do psicólogo: terapeutas ou pesquisadores – como se formam indivíduos singulares (comunidades ou per se).

4 Singular-particular-universal
Dimensão Ontológica – como o ser humano se forma ontologicamente Dimensão Epistemológica – como se conhece esse processo Dimensão lógica – qual a lógica inerente a esse processo.

5 Dialética do Singular-Particular-Universal
Em que consiste esse método de análise? Ponto de vista Epistemológico – como se conhece a realidade. A realidade como síntese de múltiplas determinações. - Percepção caótica da realidade: - Necessidade de: categorização - produção de abstrações - concreto pensado - integrar realidade – totalidade.

6 “FRUTA” Exemplo “Fruta” (Marx & Engels, 1987):
Categoria Fruta – não existe na realidade Produto da abstração No pensamento: fruta = universal “FRUTA”

7 Processo mental – experiências com frutas específicas, concretas: o singular
Em circunstâncias – características essenciais = particular

8 Universalidade – abstração com base concreta na própria realidade.
“FRUTA”

9 “Através de experiências de gerações com frutas especificas (o singular), em determinadas
circunstâncias (o particular), reúne características comuns, encontradas nos diferentes tipos de frutas especificas, num só termo – o universal”(p. 27-8).

10 Atuação do psicólogo Homem singular = Indivíduo é um ser social, “síntese de múltiplas determinações” (MARX, 1983a).

11 “Essência humana”: produto histórico-social
não biológico Constituído a partir das objetivações e apropriações - Humanização. O vir-a-ser social e histórico cria o humano no homem singular – Lógica Dialética

12 Constituição do Indivíduo Singular
Ontológico Relação Indivíduo (singular) – Gênero Humano (universal) mediada pela Relação Indivíduo (singular) – Sociedade (particular)

13 Diferença entre Sociedade e Genericidade
SOCIEDADE: determinada estrutura social, organizada de acordo com certo tipo de relações sociais de produção. GENERICIDADE: conjunto da produção humana existente, o patrimônio da humanidade.

14 INDIVIDUO GÊNERO HUMANO
SOCIEDADE Sociedade = relações concretas.

15 Sociedade: - Forma concreta de existência da genericidade - a apropriação do individuo de uma socialidade não possibilita necessariamente a “objetivação plena” do ser genérico.

16 Impossibilidade de “Objetivação plena”
Sociedade dividida em classes Diferentes possibilidades de relação do individuo ao gênero. Alienação Antagonismo entre sujeito e sociedade – transforma a relação ontológica.

17 - Toma o Particular como Universal.
Capitalismo Contradição individuo sociedade – antagonismo na sociedade capitalista – NÃO ONTOLÓGICO. - Toma o Particular como Universal.

18 Capitalismo Relação individuo/Sociedade = Relação individuo Sociedade de classes Limitação pela classe O indivíduo se percebe como externo a sociedade, em oposição Produção dessa cisão na subjetividade.

19 Relação Singular-Particular-Universal
Singularidade não pode ser considerada como sendo a realidade do sujeito em si por ela mesma. Universalidade não pode ser considerada como um “coroamento” definitivo da singularidade Movimento contínuo relação singular-particular-universal

20 Formação da personalidade
Por que a relação singular-particular-universal é importante na atuação do psicólogo? Fundamental para compreensão: como se ocorre a concretizacao da universalidade no vir-a-ser da singularidade. Formação da personalidade

21 Movimento de formação da personalidade
o vir-a-ser social

22 A função do particular:
A sociedade perde a sua função mediadora e ganha função de categoria Universal. - Sem a mediação da sociedade – exclusão nas analises do papel do individuo em uma sociedade de classes

23 Não somente lógico-epistemológica – superar o abismo entre as leis do pensamento e a realidade
Visa transformação Humana

24 Problemas: Perde a dimensão da universalidade como meta máxima do desenvolvimento do individuo. Toma-se a Sociedade como pólo a ser igualado o sujeito

25 Problemas: Emancipação humana restrita a emancipação política – noção de cidadão. Ação do psicólogo de adaptação do sujeito a sociedade


Carregar ppt "A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google