Carregar apresentação
PublicouAugusto Beppler Amaral Alterado mais de 8 anos atrás
1
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO
2
Palavra de origem Francesa (Charger) Significa: carga, exagero.
Foram criadas no princípio do século XIX, por pessoas opostas a governos ou críticos políticos. Charge de Honoré Daumier, “Gargantua”, litografia, Por causa dessa charge, do Rei da França como Gargantua, Daumier ficou preso seis meses no Ste Pelagic em 1832
3
A CHARGE NO BRASIL Primeira caricatura brasileira, atribuída a Manoel de Araújo Porto Alegre (1837). A charge,tratava de uma crítica às propinas recebidas por um funcionário do governo relativas ao Correio Oficial.
4
A charge é um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade
5
TELEVISÃO (do grego tele – distante e do latim visione – visão) é um sistema electrónico de recepção de imagens e som de forma instantânea. A televisão foi desenvolvida por várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, não há um consenso acerca da primeira transmissão oficial.
6
A TELEVISÃO NO BRASIL Na década de 50, milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia. E em 1950, a televisão chega ao Brasil, graças ao magnata das comunicações: Assis Cateaubriand.. Em 1970, a televisão em cores ganha espaço nos lares dos brasileiros. Hoje, a variedade de formas e tamanhos de televisores é imensa. Podemos comprar desde 20 até 70 polegadas, widescreen (tela ampliada), HD (alta definição). Tem até televisão 3D.
7
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TELEVISÃO
· Transmissão acessível a toda população · Grande concentração de audiência · Meio de cobertura local e nacional · Rapidez na programação da mensagem · Oferece informação e entretenimento · Criador de modismo · Meio de maior influência nas campanhas de produtos de consumo de massa ·Principal meio de manipulação
9
Charge: Animação - O que a Tv faz com as pessoas...
10
COMO UTILIZAR A CHARGE NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 04 A 05 ANOS.
Podemos trabalhar com as crianças, a charge, a fim de desenvolverem a percepção crítica. Ex: Desmatamento Podemos questiona- lós sobre o que está acontecendo na charge, explorar o que sabem e a partir de então, trabalhar a importância do tema possíveis soluções. (De forma descontraída e lúdica).
11
COMO UTILIZAR A TELEVISÃO NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 04 A 06 ANOS. A televisão faz parte de nossa cultura, podemos utiliza de seus recursos, que sejam adequados a faixa etária, para trabalharmos diversas questões sociais. É de extrema importância, desde a Educação Infantil ensinar as crianças a distinguirem o que é produtivo e educativo, e o que não é. Podemos utilizar como exemplo o seriado infantil CASTELO RÁ-TIM-BUM, que traz diversas propostas educativas, que vai do desenvolvimento cognitivo ao social. Cognitivo: Aborda Contagem, Números, Sequencia e Ordenação Vídeo: Social: Coleta de Lixo, Reciclagem, Responsabilidade Social, e Meio Ambiente. Vídeo:
12
TRBALHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO Pedagogia 4º Semestre - Matutino Componentes do Grupo: Helen Lima Lucineide Alves Márcia Lopes Regina Cristina Sheila Silva
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.