A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 11º Encontro - 13/09/2013

2 CADERN0 DE METACOGNIÇÃO

3 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
LUDICIDADE Direitos de aprendizagem de História Direitos de aprendizagem de Matemática

4 Leitura Ano 1: Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Pág Ano 2: O ensino de História(s) e da Matemática: em ritmo dos jogos e das brincadeiras. Pág Ano 3: Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? Pág

5 Chimarrão - Glaucus Saraiva
Amargo doce que eu sorvo Num beijo em lábios de prata. Tens o perfume da mata Molhada pelo sereno. E a cuia, seio moreno, Que passa de mão em mão Traduz, no meu chimarrão, Em sua simplicidade, A velha hospitalidade Da gente do meu rincão.

6 Trazes à minha lembrança,  Neste teu sabor selvagem,  A mística beberagem,  Do feiticeiro charrua,  E o perfil da lança nua,  Encravada na coxilha, Apontando firme a trilha,  Por onde rolou a história,  Empoeirada de glórias,  De tradição farroupilha.

7 Em teus últimos arrancos, 
Ao ronco do teu findar,  Ouço um potro a corcovear,  Na imensidão deste pampa,  E em minha mente se estampa,  Reboando nos confins ,  A voz febril dos clarins,  Repinicando: "Avançar"!

8 E então eu fico a pensar,  Apertando o lábio, assim,  Que o amargo está no fim,  E a seiva forte que eu sinto,  É o sangue de trinta e cinco,  Que volta verde pra mim.

9 Ludicidade - História A ação lúdica – metacomunicação -
pensa sobre o seu próprio agir e pensar e o do outro. História – maneiras de estar no mundo. O papel do historiador na problematização sobre as fontes. Perceber que há formas diferentes de contar as histórias e de correlaciona-las com o presente. A história não é singular. O historiador não é neutro. Trabalhar com a imaginação é fundamental- não significa inventar dados mas formular perguntas sobre o passado e conectar com as inquietudes do presente

10 Habilidades e Competências
HISTÓRIA Identidade nas séries iniciais O educando como sujeito histórico A história pessoal e social Reconhecendo diferentes fontes de documentos Tempo; Tempo histórico através de representações familiares Manifestações culturais em diferentes tempos e espaços Entendendo as diferentes representações do tempo Tempo cronológico, histórico e cultural Memória; Baú da memória: trabalhando com os documentos; Identificando os lugares da memória Ações educativas voltadas para a preservação do patrimônio cultural História local e cotidiano O significado da história local nas séries iniciais. A construção da história através de fatos do cotidiano do senso comum e das vivências Dinâmicas diversas: músicas, poesias, textos informativos, fotografias, filmes, histórias de literatura infanto-juvenil.

11 IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM
JOGO E BRINCADEIRA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM

12 JOGOS Estimulam o interesse do estudante
Criam condições favoráveis à construção de novas descobertas Tem o professor como mediador e motivador da aprendizagem Proporciona a construção do conhecimento de forma lúdica e prazerosa Promove a interação entre parceiros Torna-se significativo a medida que a criança inventa, reinventa e avança nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

13 A Matemática divide-se em 4 blocos:
Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação Mobiliza três domínios fundamentais: Geometria Numérico Lógico.

14 Objetivos para alfabetização matemática
Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais. Desenvolver procedimentos de cálculo.

15 Ludicidade - MATEMÁTICA
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS amarelinha, bolsa de gude, boliche - exploram os números. pode-se explorar o registro e organização de listas e tabelas e depois até gráficos. a ludicidade proporciona aquisição de regras, expressão do imaginário, apropriação e exploração na aquisição dos conhecimentos. Exercita a memória e auxilia na construção de representações mentais. DIREITOS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

16 “Brinquedos, jogos e materiais pedagógicos não são objetos que trazem em seu bojo um saber pronto e acabado. Ao contrário, eles são objetos que trazem um saber em potencial. Este saber em potencial pode ou não ser ativado pelo aluno.” Mrech (2008, p. 128) Vamos jogar!

17 LEITURA DELEITE

18 TAREFA PARA CASA Realizar a avaliação das crianças e preencher o quadro de “Acompanhamento de aprendizagem”.

19 LEITURAS SUGERIDAS UNIDADE 6 Ano 1: Relações entre apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Pág Ano 2: Planejar para integrar saberes e experiências. Pág Ano 3: Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento. Pág. 6-10

20 O que aprendi com a Unidade 4?
AVALIAÇÃO O que aprendi com a Unidade 4?

21

22 LUDICIDADE: BILBOQUÊ

23 Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.

24 Sugestão Leitura deleite:

25

26

27

28

29

30 MOLDES

31

32 Outras Possibilidades...


Carregar ppt "GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google