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PublicouAna Beatriz Palhares Fidalgo Alterado mais de 8 anos atrás
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Monitores: Leonardo Barroso e Débora de Oliveira Orientador: Cristina Lúcia Maia Coelho Sigla do Projeto: SFP
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A pesquisa analisa a eficácia de uma intervenção psicopedagógica - na perspectiva da avaliação interativa - através do software Alfabetização Fônica nas habilidades linguísticas em especial nas competências de leitura em alunos com deficiência intelectual da Rede Municipal de Educação.
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Política pública educacional dominante na contemporaneidade direcionando programas de intervenções; Integra sistema regular de ensino com sistema de educação especial; Transformação da escola; Valorização da diversidade; Conferência Mundial da Educação para Todos Tailândia – UNESCO- UNICEF – - Declaração de Salamanca - UNESCO - Lei de Diretrizes e Bases da Educação -9394/96 - Diretrizes Nacionais para a Educação Especial - Níveis de Inclusão: física, mocional, funcional, social, acadêmica e comunitária. A deficiência - fenômeno individual e social - determinada pelas representações sócio-culturais de cada grupo social; Uma nova lógica: A ênfase não recai mais sobre a deficiência intrínseca do indivíduo, mas sim sobre a falha do meio social em proporcionar condições adequadas às suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento
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Poderosa ferramenta de ensino e aprendizado Desenvolvimento psicológico, afetivo e cognitivo dos alunos. Espaço onde emergem formas de entendimento da realidade e na qual são permitidas a imaginação e a liberdade. As competências cognitivas adquiridas no ambiente lúdico são inconscientemente transferidas para o ambiente da vida real; Cultura lúdica - o brincar representa o espaço da criação cultural; Como a arte, não se limita a uma relação simples com o real e sim simbólica; (Brogère,2000) O jogo eletrônico - como experiência da cultura contemporânea e instrumento de intervenção no processo ensino-aprendizagem - contribui para a inclusão social de classes desfavorecidas.
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Mediação digital; Ambiente virtual gráfico e sonoro O contato com tecnologias - desafios dessa nova sociedade; Potência comunicativa? Um nova linguagem Dinamismo, Criatividade e Pensamento estratégico.
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Longe de ser apenas a expressão de uma subjetividade, o jogo é o produto de múltiplas interações sociais no qual é necessária a existência de significações a partilhar e de possibilidades de interpretação;
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Impacto sobre a auto-estima conforme os objetivos propostos são alcançados 1. Níveis progressivos de dificuldade que apresentam a tarefa como um desafio. 2. Adaptabilidade ao ritmo pessoal imposto ao jogador.
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As habilidades educacionais pressupõem o uso de habilidades linguísticas; - a investigação no universo da inclusão; Existem associações significativas entre a proficiência na linguagem oral e dificuldades comportamentais e emocionais; Sujeitos com desempenho deficiente em linguagem são vulneráveis nos planos educacionais e sociais.
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O mediador ajuda a revelar desempenho potencial do indivíduo fazendo-o alcançar um grau crescente de autonomia. Modifica o contexto de estímulos, aumentando a sensibilidade e vigilância do aluno. Pistas, instruções passo a passo, demonstração, sugestão, feedback sistemático, remoção de obstáculos, justificativas, sumariza experiências, encoraja a reflexão, atenção. às reações subjetivas. Avaliação interativa :. Avaliação do pensamento, percepção, aprendizagem e da capacidade de solução de problemas por um processo de ensino ativo dirigido para modificar o funcionamento cognitivo.
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Pré- teste : Perfil cognitivo da aluna PROLEC e software alfabetização fônica). Intervenção: software alfabetização fônica e outros. Pós-teste: Avaliação do perfil cognitivo dos alunos após as intervenções. ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE NITERÓI COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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Além dos processos cognitivos para realizar a tarefa existem outros processos de execução e de motivação que podem ser vistos como mecanismos de controle na regulagem do sistema cognitivo.
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- Tradição: predominância da lógica do concreto: treino de rotinas e funções cognitivas básicas (saber fazer); Espaços mistos de aprendizagem têm sido um meio de explorar o campo simbólico, num processo interativo possibilitando transformações do funcionamento intelectual; - Nova perspectiva - educação que promova o desenvolvimento das funções cognitivas mais complexas: como a linguagem, o pensamento, atenção e a memória.
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Estimular habilidades de leitura através da realização de atividades que desenvolvem a consciência fonológica e a compreensão das relações grafofonêmicas” (CAPOVILLA et al.,2005).
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ALITERAÇÕES
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Grupo heterogêneo com dificuldades na habilidade de leitura em várias dimensões. 70% dos alunos tiveram um aproveitamento acima de 50% nas dimensões “Identificando letras 1 e 2”. 60 % dos alunos avançaram na dimensão “Processos léxicos” variando o aproveitamento de 24 a 100% nos quatro níveis. Apenas 10 % conseguiram avançar nas dimensões Processos sintáticos e Semânticos.
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Os resultados revelaram que 80% dos alunos tiveram aproveitamento que variavam de 40 à100% em 7 das 9 dimensões, tanto no Alfabeto quanto na Consciência Fonológica o que pode ser atribuído ao caráter lúdico do jogo e à mediação. O contexto das escolas e a mediação As reações subjetivas dos alunos como atenção, interesse, prazer ao realizar as tarefas, rejeição aos trabalhos popostos, manifestações de alegria ao encontrar os bolsistas.
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A intervenção, sob o viés da avaliação interativa, com o software alfabetização fônica tem sido muito rica e gratificante considerando o elo afetivo estabelecido entre os alunos e a equipe de pesquisadores; A utilização de estratégias pedagógicas e afetivas provocam sentimentos de confiança que são fundamentais para alunos com deficiência e histórico de multirrepetência considerando-se que os mesmos apresentavam pouco domínio de estratégias de aprendizagem tanto cognitivas como metacognitivas; Aspectos afetivo-emocionais tornam-se relevantes ativando habilidades metacognitivas; O software alfafônica - instrumento lúdico e computadorizado - se mostrou capaz de produzir a decodificação e conversão de grafemas em fonemas, assim como que as intervenções de caráter interativo podem ser um ponto de partida essencial para a alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual; Os resultados revelaram diferenças significativas entre os desempenhos de 3 alunos nos pré e nos pós-testes apontando para a eficácia das intervenções especialmente nas dimensões léxicas, sintáticas e semânticas da linguagem. O estudo mostrou que o uso de procedimentos computadorizados podem também desenvolver habilidades como a consciência fonológica e a leitura em sujeitos com deficiência intelectual. Vale ressaltar a intervenção mesclando estratégias pedagógicas e afetivas quebra um ciclo vicioso de sentimentos de frustração, baixo rendimento e histórico de multirrepetência entre os alunos com deficiência intelectual na medida em que os mesmos tendem a apresentar pouco domínio de estratégias de aprendizagem tanto cognitivas como metacognitivas. Neste sentido, os aspectos afetivo-emocionais tornam-se relevantes ativando habilidades metacognitivas
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