A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física na Antiguidade 1º/2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física na Antiguidade 1º/2015"— Transcrição da apresentação:

1 Física na Antiguidade 1º/2015
AULA Nº 2 Física na Antiguidade CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1º/2015

2 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET
Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no Google: “A Física tá complicada?”

3 Saúde pública: saneamento básico
Condições dignas de sobrevivência. Controle de epidemias. Urbanização e melhorias; Modernização da canalização do esgoto em Copacabana – RJ.

4 Como a Física está dividida?
Issac Newton – Lord Kelvin – Heinrich Hertz – Willebrord Snell – James C. Maxwell – Albert Einstein Moderna Mecânica Ondas Ótica Termodinâmica Eletromagnetismo Contudo, para edificação de todo o conhecimento acumulado ao longo dos séculos, foi necessária a contribuição de diversos pesquisadores.

5 Há mais de 100 mil anos há vestígios de ocupação do Homo Sapiens Moderno em todos os continentes. Diversas teorias explicam essa povoação do planeta. O uso do fogo e a fabricação de instrumentos foram fatores importantes para o sucesso da nossa espécie.

6 Na história evolutiva dos povos da antiguidade, o conhecimento prático sempre se sobrepôs ao conhecimento teórico. A explicação para os fenômenos da natureza estavam sempre associados a lendas e mitos. O domínio de técnicas de habitação, agricultura e o conhecimento das regularidades do clima foram fundamentais para a fixação dos povos em determinadas regiões, abadonando gradatvamente características nômades.

7 Cavernas e grutas foram as primeiras habitações dos povos sedentários
Cavernas e grutas foram as primeiras habitações dos povos sedentários. Posteriormente esses abrigos foram melhorados com a utilização de outros materiais (pedras, ossos, galhos, folhas, palhas, etc); contudo grandes construções dos povos antigos (monumentos megalíticos) impressionam pela seu tamanho e complexidade.

8 Pirâmides do Egito Há centenas de pirâmides no Egito, sendo a de Quéops a maior e mais famosa, datada de 2550 a.C. Para botar de pé os monumentos, que nada mais eram que tumbas luxuosas para os faraós, estima-se que 30 mil egípcios trabalharam durante 20 anos. "Esses trabalhadores eram trocados a cada três meses. A maioria trabalhava no corte e transporte dos blocos"

9 CURIOSIDADES Curiosidades
Cerca de 2,3 milhões de blocos ajudaram a botar de pé a pirâmide de Quéops: As pedras foram o começo de tudo - cada bloco pesava em média 2,5 toneladas, mas isso variava: o tamanho diminuía de acordo com a altura, e em lugares específicos, como a câmara do rei, havia pedras gigantes, estimadas em até 80 toneladas.  BASE CONCRETA: Para alguns pesquisadores, a análise da taxa de minerais presentes em partes dos blocos da pirâmide mostra que pode ter sido usado um tipo de concreto primitivo tanto na parte externa quanto na interna. Se a teoria for verdade, essa terá sido a primeira aplicação de concreto de que se tem notícia - antes disso, os pioneiros eram os romanos

10 Stonehenge Stonehenge é um alinhamento megalítico, localizado na planície de Salisbary, próximo a Amesbury, no Sul da Inglaterra. Constitui-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos.

11 O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas.

12 Pirâmides Maias Pirâmides Maias
As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de matemática e arquitetura desse povo. Elas eram dedicadas aos deuses e não serviam como residência. 

13 PÁ DE CAL: Elas eram feitas com pedras de calcário, material abundante na região, que eram transportadas sem o auxílio de animais - acredita-se que elas eram transportadas em troncos de madeira, que iam rolando com a ajuda de cordas. Para grudar as pedras, era utilizada uma argamassa feita com o próprio calcário, triturado e misturado com água. Não se sabe se as pirâmides eram construídas por escravos ou trabalhadores remunerados

14 Muralha da China Muralha da China
Por anos, os chineses ergueram muros para se proteger das invasões dos povos do norte. As primeiras barreiras surgiram antes da unificação do império, em 221 a.C. Ao transformar sete reinos em um país, o imperador Qin Shihuangdi ( a.C.) começou a unificar a muralha, ampliada nas dinastias seguintes. Em abril de 2009, o governo chinês divulgou que a muralha tem quilômetros, valor calculado com a ajuda de GPS. Especula-se que milhões de soldados viviam na fortificação.

15 TIJOLOS RESISTENTES: Além de ampliar a barreira, a dinastia Ming ( ) criou tijolos resistentes, feitos de barro aquecido a 1150 ºC. Saindo dos fornos, que ficavam a até 80 quilômetros do muro, eles eram levados em carroças. A argamassa era feita com barro e farinha de arroz

16 A História Ocidental e Suas Grandes Divisões
Tradicionalmente, divide-se os períodos da história em: Pré-História: da origem da humanidade até o desenvolvimento da escrita, por volta de a.C. Idade Antiga: desde o desenvolvimento da escrita até a segregação do Império Romano do Ocidente, em 476.

17 Idade Média: da desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos, 1453. Idade Moderna: da tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa, em 1789. Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.

18 Mas porquê os gregos? Dos povos da antiguidade, os gregos foram os primeiros a promover explicações racionais para os funcionamentos da natureza

19 PITÁGORAS Pitágoras e seus seguidores, no século VI a.C., acreditavam que todo o sistema numérico era dividido em elementos finitos, uma ideia precursora do atomismo

20 Os atomistas Os gregos Leucipo, Demócrito e Epicuro, nos séculos V a III a.C., impulsionaram a ideia de que a matéria era dividida em "átomos" extremamente pequenos, com diferentes materiais sendo formados de diferentes átomos e suas combinações.

21 Os gregos não estavam preocupados com a experimentação
Os gregos não estavam preocupados com a experimentação. Todas as explicações racionais do mundo eram derivados de um pequeno número de princípios filosóficos; boas argumentações e um pouco de lógica se sobrepunham à comprovações empíricas

22 Aristóteles é descrito com frequência como sendo o grego que proveu as explicações mais compreensivas dentro destes princípios filosóficos. Ele acreditava na existência de quatro elementos básicos, a terra, a água, o ar e o fogo.

23 Aristóteles descreveu o movimento de um corpo: ele manteria seu estado de movimento apenas se estivesse em contato com o seu "movedor". Caso contrário, a tendência de um corpo seria parar.

24 Arquimedes de Siracusa
Arquimedes de Siracusa foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, são suficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.

25 Entre as contribuições principais de Arquimedes...
Propôs ideias que fundaram a Hidrostática e a Estática (lei do empuxo e lei das alavancas); Inventor de máquinas, como a Bomba de Parafuso.

26 Princípio de Arquimedes: Lei do empuxo
Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado. Quanto mais água for deslocada para cima, maior será a força de empuxo sobre o objeto

27 Lei das Alavancas “Me dê uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo” Arquimedes

28 Na antiguidade foram utilizados em sistemas de irrigação, pelos romanos, para retirar água de minas . A partir da década de 1970, os Países Baixos aperfeiçoaram o parafuso de Arquimedes e este tipo de máquina hidráulica é muito utilizado atualmente em todo o mundo, sobretudo para grandes caudais e pequenas alturas (altura máxima de 5,0 m). Existem algumas bombas de parafuso de 6 m de altura funcionando na Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, para bombear os esgotos da zona sul dentro do interceptor até o emissário submarino de Ipanema. Na Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia, existem cinco bombas parafuso bombeando esgoto a uma altura de 10 m.

29 BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "Física na Antiguidade 1º/2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google