A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGISTICA APLICADA A ENGENHARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGISTICA APLICADA A ENGENHARIA"— Transcrição da apresentação:

1 LOGISTICA APLICADA A ENGENHARIA
MATERIAL 2 Prof. José Luís Priosti Batista

2 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
1.1 - O que é uma cadeia de suprimentos “Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, diretamente ou indiretamente no atendimento de um pedido de um cliente.”(Chopra, Meindl 2002). A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. .”(Chopra, Meindl 2002). “A cadeia de suprimento começa com o cliente e sua necessidade de obter o produto. ”(Chopra, Meindl 2002)

3 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Distribuição Cadeia de suprimentos

4 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Canais bem modelado permitem fluxo de informação mais veloz Fluxo físico mais assertivo

5 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Desintermediação do canal de suprimentos Canal Tradicional Distribuidor Varejo Novo Canal Fornecedor Manufatura Cliente

6 Objetivo da Cadeia de Suprimento
O objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado. ”(Chopra, Meindl 2002) O valor gerado por uma cadeia de suprimento é diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento para atender seu pedido. ”(Chopra, Meindl 2002). O valor estará fortemente ligado à lucratividade da cadeia de suprimento, que é a diferença entre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimento ”(Chopra, Meindl 2002)

7

8

9 Objetivo da Cadeia de Suprimento
A lucratividade da cadeia de suprimento, é o lucro total a ser dividio pelos estágios da cadeia de suprimento. Quanto maior sua lucratividade, mais bem-sucedida será a cadeia de suprimento. ”(Chopra, Meindl 2002)

10 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
1.Estratégia ou projeto da cadeia de suprimento Durante essa fase, a empresa decide como estruturar a cadeia de suprimento. Tais decisões são tomadas pelas empresas e incluem: local, capacidade de produção e das instalações para armazenagem, produtos a serem fabricados ou estocados em diversos locais, meios de transporte a serem disponibilizados de acordo com os diferentes turnos de expedição e o tipo de sistema de informação que vai adotar. ”(Chopra, Meindl 2002)

11 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
As decisões de projeto da cadeia de suprimento são normalmente tomadas pensando-se a longo prazo(questão de anos) e sua alteração repentina é muito cara.Consequentemente, quando as empresas tomam essas decisões, devem levar em consideração a incerteza por anteciparem as condições de mercado dos anos vindouros. ”(Chopra, Meindl 2002)

12 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
2.Planejamento da cadeia de suprimento: Como resultado dessa fase de planejamento, as empresas definem um conjunto de políticas operacionais que lideram as operações de curto prazo. Para as decisões tomadas durante essa fase, a configuração da cadeia de suprimento, determinada na fase estratégica, é fixa.

13 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
Planejamento inclui decisões sobre quais mercados deverão ser supridos e de que locais, sobre a construção dos estoques, a tercerização da fabricação, as políticas de reabastecimento e estocagem a serem seguidas, as politicas que serão desempenhadas em relação a locais de reserva, no caso de incapacidade de atender a um pedido, e a periocidade e dimensão das campanhas de marketing. ”(Chopra, Meindl 2002)

14 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
Na fase de planejamento, as empresas devem incluir a incerteza na demanda, nas taxas de câmbio e na competição desse período de tempo vislumbrado em suas decisões. ”(Chopra, Meindl 2002). 3.Operação da cadeia de suprimento O período de tempo considerado aqui é semanal ou diário e durante essa fase as empresas tomam decisões sobre pedidos individuais de clientes ”(Chopra, Meindl 2002)

15 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
3.Durante essa fase, a empresas distribuem os pedidos individuais para estoque ou produção, determinam a data em que o pedido deverá ser atendido, geram inventários nos depósitos, adaptam pedido a um meio de transporte ou expediçãoa apropriados, organizam as entregas dos caminhões e encaminham os pedidos de reabastecimento. Uma vez que as decisões operacionais são tomadas a curto prazo(minutos, horas e dias), muitas vezes há menos incerteza em relação a demanda. ”(Chopra, Meindl 2002)

16 Fases de Decisão na Cadeia de Suprimento
O projeto, o planejamento e a operação da cadeia de suprimento exercem um grande impacto na lucratividade e no sucesso como um todo.

17 Visão do Processo de uma cadeia de Suprimento.
Visão Cíclica: Os processos em uma cadeia de suprimento são divididos em uma série de ciclos, cada um realizado na interface entre dois estágios sucessivos de uma cadeia de suprimento. Visão push/pull(empurrados/puxados). Os processos em uma cadeia de suprimento são divididos em duas categorias: acionados em resposta aos pedidos dos clientes(pull) ou em antecipação aos pedidos dos clientes.

18 Visão do Processo de uma cadeia de Suprimento.
Cada ciclo ocorre na interface entre dois estágios sucessivos da cadeia de suprimento. Assim, os cinco estágios da cadeia de suprimento resultam em quatro ciclos de processos da cadeia. Nem todas as cadeias de suprimentos terão quatro ciclos nitidamente separados. Por exemplo, a cadeia de suprimento de uma mercearia na qual o vendedor estoca produtos acabados e emite pedidos de reabastecimento, tanto ao fabricante quanto ao distribuidor, provavelmente e terá os quatro ciclos separados. A Dell ???????????

19 Visão do Processo de uma cadeia de Suprimento.
A visão cíclica de uma cadeia de suprimento é muito e útil ao considerarmos as decisões operacionais, porque ela especifica claramente os papéis e as responsabilidades de cada componentes da cadeia de suprimentos.

20 Visão do Processo de uma cadeia de Suprimento.

21 Gestão de Suprimentos A relação é muito parecida com aquela entre o distribuidor e o fabricante, com uma diferença significativa: enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incerteza em relação a demanda do cliente, os pedidos de componentes podem ser determinados com precisão, uma vez que o fabricante já decidiu qual a sua programação de produção.

22 VISÕES PUSH/PULL NOS PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Gestão de Suprimentos Na prática, existem diversos níveis de fornecedores. Cada um produz componentes para a próxima fase. VISÕES PUSH/PULL NOS PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO Todos os processos da cadeia de suprimento recaem em uma das duas categorias, dependendo do tempo de sua execução compatível com a demanda do cliente. Nos processos pull, a execução é iniciada em reposta aos pedidos dos cliente

23 Gestão de Suprimentos Os processos push são aqueles executados em antecipação aos pedidos dos clientes. O processo push também podem ser definidos como processos especulativos porque respondem a uma especulação

24 Uma visão push/pull da cadeia de suprimento é muito útil ao considerarmos decisões estratégicas relacionadas ao projeto da cadeia de suprimento.

25 Fatores-chaves e Obstáculos da Cadeia de Suprimento.
Para entendermos como uma empresa pode melhorar o desempenho de sua cadeia de suprimento em termos de responsividade e eficiência. Devemos examinar os quatro fatores-chaves de desempenho da cadeia: ESTOQUE TRANSPORTE INSTALAÇÕES E INFORMAÇÃO.

26 Fatores-chaves e Obstáculos da Cadeia de Suprimento.
Estoque: É a matéria-prima, os produtos em processamento e os produtos acabados dentro de uma cadeia de suprimento. É um fator-chave da cadeia de suprimento por que as mudanças em suas políticas podem alterar drasticamente a eficiência e a responsividade da cadeia. Um grande estoque, no entanto, aumentará os custos do varejista, tornando-o, dessa maneira, menos eficiente. A redução de seu estoque fará com que o varejista seja mais eficiente, mas comprometerá sua responsividade.

27 Fatores-chaves e Obstáculos da Cadeia de Suprimento.
Transporte: Significa movimento de estoque de um ponto a outro da cadeia de suprimento. O transporte pode ser feito a partir de várias combinações de meios e rotas, cada uma com caracteristicas particulares de desempenho. As escolhas sobre o transporte exercem um forte impacto na responsividade e na eficiência da cadeia de suprimento.

28 Fatores-chaves e Obstáculos da Cadeia de Suprimento.
Instalações: São os locais na rede da cadeia de suprimento onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. Os dois tipos de instalações principais são os locais de produção e os locais de armazenamento. Por exemplo: um distribuidor de peças automobilísticas, lutando para manter sua responsividade, poderia ter diversas instalações para depósitos localizadas próximo aos clientes, mesmo que essa atitude reduza sua eficiência.Por outro lado, um distribuidor com alta eficiência manteria menos depósito, apesar de estar, dessa maneira, reduzindo sua responsividade

29 Fatores-chaves e Obstáculos da Cadeia de Suprimento.
Informação: Consiste em dados ou análise s a respeito de estoque, transporte, instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimento. A informação é potencialmente o maior fator-chave de desempenho da cadeia de suprimento, pois afeta diretamente cada um dos demais fatores-chave. A informação propicia ao gerenciamento a oportunidade de tornar as cadeias mais responsivas e eficientes.

30 Papel da Informação na cadeia de Suprimentos:
A informação pode ser considerada como um dos principais condutores da cadeia de suprimento por não ser palpável. Entretanto, a informação afeta profundamente todas as etapas da cadeia de suprimento de diversas maneiras: A informação serve como uma conexão entre os diversos estágio da cadeia de suprimento, permitindo que possam coordenar suas ações e colocar em prática muitos dos benefícios de maximização da lucratividade total da cadeia.

31 INFORMAÇÃO A informação também é crucial para as operações diárias de cada estágio na cadeia de suprimento. Por exemplo, um sistema de programação para produção utiliza informações sobre a demanda para criar uma programação que permita que a fábrica produza os itens certos de maneira eficaz. Um sistema de gerenciamento de depósito utiliza a informação para dar visibilidade ao estoque do depósito. A empresa pode assim utilizar essa informação para determinar se os novos produtos poderão ser atendidos.

32 Papel da Informação na estratégia competitiva
A informação é um fator-chave cuja importância cresceu conforme as empresas passaram a utilizá-la para se tornarem mais eficiente e mais responsivas. O crescimento vertiginoso da importância da tecnologia da informação é a prova do impacto por ela exercido nas melhorias das empresas. Porém, assim como os outros fatores-chaves, a informação exige que as empresas, em um determinado momento, optem entre eficiência e responsividade.

33 INFORMAÇÃO Outra decisão fundamental é escolher qual informação é mais valiosa para a redução de custos e para a melhoria de responsividade, dentro da cadeia de suprimento. Essa decisão varia de acordo com a estrutura da cadeia de suprimento e com os segmentos de mercado atendidos. Algumas empresas, por exemplo, têm como alvo clientes que exigem produtos customizados que embutem um preço premium. Essas empresas devem perceber que os investimentos em informação permitem um atendimento mais ágil aos seus clientes.

34 Componentes das decisões sobre informação.
Vamos considerar agora os componentes principais de informação dentro da cadeia de suprimento que devem ser analisados pela empresa para aumentar a eficiência e aprimorar a responsividade dentro da cadeia. Push versus Pull: Ao projetarem os processos na cadeia de suprimento, os gerentes devem determinar se eles farão parte da fase push ou da fase pull na cadeia.

35 Coordenação e compartilhamento de informações
INFORMAÇÃO Coordenação e compartilhamento de informações A coordenação da cadeia de suprimento ocorre quando todos os seus diferentes estágios trabalham com o objetivo de maximizar a lucratividade total em vez de cada estágio se dedicar À sua própria lucratividade. A falta de coordenação pode resultar em um perda significativa de lucro na cadeia de suprimento. Os gerentes devem decidir como criar essa coordenação na cadeia de suprimento e que informações devem ser compartilhadas para que atinja esse objetivo.

36 INFORMAÇÃO A coordenação entre os diferentes estágios na cadeia de suprimento exige que eles compartilhem informações relevantes entre si. Por exemplo: Se um fornecedor quer produzir as peças certas de maneira oportuna para um fabricante em um sistema pull, o fabricante deve compartilhar informações sobre demanda e produção com esse fornecedor. O compartilhamento de informações é, assim, crucial para o sucesso de uma cadeia de suprimento.

37 Previsão e planejamento agregado.
INFORMAÇÃO Previsão e planejamento agregado. A previsão é a arte e ciência de criar projeções sobre futuras necessidades e condições. A obtenção de informações para previsão, muitas vezes, pressupões a utilização de técnicas sofisticadas para estimar a demanda futura ou as condições de mercado. Os gerentes devem decidir como vão fazer suas previsões e até que ponto elas servirão como base para suas decisões.

38 INFORMAÇÃO Uma vez que a empresa cria uma previsão, ela precisa de um plano de ação sobre o que foi previsto. O planejamento agregado transforma as previsões em planos de ação para satisfazer à demanda projetada. Uma decisão-chave que deve ser tomada pelos gerentes é a de como utilizar o planejamento agregado, tanto no estágio de gerência da cadeia de suprimento com por toda a cadeia.

39 Tecnologias disponíveis
INFORMAÇÃO Tecnologias disponíveis Existem muitas tecnologias que compartilham e analisam as informações na cadeia de suprimento. Os gerentes devem decidir quais as tecnologias que eles vão adotar e como pretendem integrá-las em suas empresas e com sues parceiros. As consequências dessas decisões estão se tornando cada vez mais importante conforme as capacidades dessas tecnologias se ampliam.

40 INFORMAÇÃO Intercâmbio eletrônico de dados Internet Planejamento dos recursos da empresa

41 OBSTACULOS PARA ALCANÇAR O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
INFORMAÇÃO OBSTACULOS PARA ALCANÇAR O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO A capacidade da empresa em encontrar o equilíbrio entre responsividade e eficiência ao longo do espectro de responsividade, que possa atender à sua demanda da melhor maneira possível, é a chave para atingir o alinhamento estratégico. As empresas enfrentam muitos obstáculos no momento da decisão sobre o local onde esse equilíbrio deve ser posicionar no espectro de responsividade.

42 AUMENTO DA VARIEDADE DE PRODUTOS
INFORMAÇÃO AUMENTO DA VARIEDADE DE PRODUTOS Atualmente, a proliferação de produtos é desenfreada. Com clientes exigindo cada vez mais produtos customizados, a resposta dos fabricantes foi com visões de mercado de customização em massa e até mesmo com atendimento a um segmento único. Os produtos que eram bastante genéricos agora são feitos sob encomendas par a um cliente especifico. Por exemplo os PCs costumavam vir de fábrica, com um conjunto padrão de configurações , agora são customizados.

43 INFORMAÇÃO REDUÇÃO DOS CICLOS DE VIDA DO PRODUTO Além do aumento na variedade de tipos de produtos, o ciclo de vida dos produtos vem encolhendo. Atualmente, existem produtos cujos ciclos de vida são medidos em meses, comparando com o antigo padrão de medida anual. Essa redução nos ciclos de vida do produto dificulta a tarefa de alcançar o alinhamento estratégico pois, dessa maneira, a cadeia de suprimento é obrigada a estar em constante adaptação com a produção e entrega de novos produtos

44 INFORMAÇÃO CLIENTES CADA VEZ MAIS EXIGENTE As empresas podem claramente perceber como as exigências dos clientes aumentaram considerando-se lead-times, custos e desempenho dos produtos. Muitas empresas costumavam aumentar os preços periodicamente, não devido a um aumento das exigências ou devido a outro fator.

45 INFORMAÇÃO FRAGMENTAÇÃO DA PROPRIEDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTO: Durante duas décadas, a maioria das empresas se tornou menos integrada verticalmente. Como as empresas delegaram funções menos centrais, foram capazes de aproveitar capacidades dos fornecedores e dos clientes que elas mesmas não possuiam.

46 INFORMAÇÃO DIFICULDADE PARA EXECUTAR NOVAS ESTRATÉGIAS. A criação de uma estratégia de cadeia de suprimento bem-sucedida não é fácil. No entanto, uma vez formulada uma boa estratégia, sua execução, pode ser ainda mais complicada. Todos os obstáculos discutidos aqui estão dificultando a criação de um equilibrio adequado entre responsividade e eficiencia na cadeia de suprimento.

47 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A informação é a chave para o sucesso de uma cadeia de suprimento porque permite que a gerência tome decisões sobre um amplo escopo que abrange funções e empresas. Com uma visão ampla da cadeia de suprimento, o gerente consegue traçar estratégias que levam em consideração todos os fatores que afetam a cadeia de suprimento em vez de restringir-se apenas aos fatores ligado a um determinado estágio ou função da cadeia.

48 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A tecnologia da Informação(TI), consiste em hardware e software utilizados por toda a cadeia de suprimento para agrupar e analisar as informações. O uso dos sistemas de TI para receber e analisar informações pode exercer um impacto significativo no desempenho da empresa.

49 INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA
Até 1980: O material movimentava-se mais rápido do que a informação. Nos anos de 1980: O material movimentava-se junto com a informação. Após os anos 1990: A informação move-se muito mais rápido do que o material.

50 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA
Sistemas de Informação (soluções) Qualidade e Velocidade de Informações Redução de Erros ao Cliente Redução do Tempo de Atendimento Redução de Custos de Mão-de-Obra Racionalização de Espaço e Equipamentos Aumento de Capacidade Desempenho Sistema de Informação Melhoria do Nível de Serviço Redução dos Custos Operacionais Melhoria dos Indicadores de Desempenho Objetivo Qualidade, Produtividade e Competitividade

51 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Informação do fornecedor: Que produtos podem ser comprados a que preço, com que lead time e onde podem ser entregues. As informações do fornecedor incluem ainda a situação do pedido, as modificações e os modos de pagamentos Informações de Fabricação: Que produtos podem ser fabricados em que quantidade, em quais instalações, com qual lead time, fazendo quais trade-offs, a que custo e em lotes de que tamanho.

52 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Informações de distribuição e varejo: O que deve ser transportado de que lugar, em que quantidade, por qual meio, a que preço, quanto deve ser armazenado em cada localidade e qual o lead time. Informações sobre demanda: Quem está comprado o que, a que preço, onde e em que quantidade. As informações sobre demanda incluem ainda informações sobre previsão e distribuição de demanda

53 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
As informações devem ter as seguintes características para quem possam ser uteis nas tomadas de decisões a respeito da cadeia de suprimento: 1.As informações devem ser precisas: Sem informações que ofereçam o verdadeiro quadro do estado da cadeia de suprimento, torna-se muito difícil tomar as decisões certas. Isso não significa que todas as informações devem estar 100% corretas, mas que os dados disponíveis devem criar uma imagem da realidade que esteja no mínimo inclinada à precisão.

54 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
2.As informações devem estar acessíveis no tempo certo: Muitas vezes existem informações precisas, mas no momento em que se torna acessíveis. Para tomar boas decisões, o gerente precisa de informações atualizadas, de fácil acessibilidade

55 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
3.As informações devem ser úteis: Os responsáveis pelas decisões precisam de informações que possam utilizar. Muitas vezes as empresas possuem enormes quantidade de dados que não não colaboram para a tomada de decisões. As empresas devem analisar quais informações devem ser registradas para que fontes valiosas não sejam desperdiçadas com dados insignificantes e para que os dados realmente importantes não passem despercebidos

56 A informação é utilizada para decisão sobre estoques, transporte e instalações na cadeia de suprimento: ESTOQUE: A determinação de políticas ótimas de estoque requer informações que incluem padrões de demandas, custo de manutenção de estoque, custos de esgotamento de estoque e custo de pedido. TRANSPORTE: As decisões sobre redes de transporte, rotas, meios, remessas e fornecedores exigem informações sobre custos, localizações dos clientes e tamanhos dos carregamentos

57 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INSTALAÇÕES: A determinação da localização, capacidade e cronogramas de uma instalação requer informações sobre os trade-offs entre eficiência e flexibilidade, demanda, taxas de câmbio, impostos e assim por diante. Os fornecedores da Wal-Mart utilizam as informações sobre demanda vindas das lojas da Wal-mart para estabelecer seus cronogramas de produção.

58 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ESTRATÉGIA: As decisões estratégicas dizem respeito a intervalos de tempo que chegam a muitos anos, sobre quais os gerentes devem decidir que produto fabrica, quantas fabricas ter. Os sistemas de TI utilizados nesse nível são altamente analíticos porque concentram-se no estudo da informação e não no acúmulo de informações.

59 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PLANEJAMENTO:Os gerentes responsaveis pelas tomadas de decisões de planejamento normalmente enfrentam intervalos de tempo que variam alguns meses a um ano. Os gerentes devem determinar quantidades aproximadas de cada tipo de produto a serem fabricadas e em que local serão produzidos.

60 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
OPERAÇÃO: Os sistemas de TI tem como objetivo executar os planos e políticas definidas anteriormente. O nível operacional registra transações e lida com intervalos de tempos em segundos. A TI estão ligados à determinação da produção semanal e aos cronogramas de entregas. Muitas vezes, essa fase requer menos trabalho analítico, especialmente depois que os cronogramas foram determinados

61 Sistema ERP Os sistemas ERP foram desenvolvidos para oferecer uma visão integrada das informações de todas as funções da empresa e entre as empresas. Os sistemas ERP também podem criar a oportunidade de compartilhar dados entre as empresas para que os gerentes tenham visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, embora poucas empresas tenham atingido esse estágio de implementação.

62 Sistema ERP Em relação ao eixo vertical, os sistemas ERP costumam se concentrar no nível operacional e não possuem muita capacidade analítica para ajudas nas decisões nas fases de planejamento e estratégia São ótimos para informar aos gerentes o que esta acontecendo, mas não são muito indicados para dar diretrizes do que deverá acontecer.

63 Sistema ERP VANTAGENS:
1- Os sistemas ERP oferecem um escopo mais amplo aos gerentes das cadeias de suprimento. Com um sistema ERP instalado, os gerentes têm disponibilidade de informações mais ampla com a qual tomam decisões que aumentam os lucros da cadeia de suprimento. 2- Os sistemas ERP são bons para fornecer informações em tempo real de forma que exista pouco atraso na comunicação de mudanças de uma parte da cadeia de suprimento a outras.

64 Sistema ERP 3-Os sistemas ERP também são melhores que os sistemas legado no que diz respeito à utilização de tecnologias como a internet para o compartilhamento de informações. DESVANTAGENS DO ERP 1- Os sistemas ERP ainda possuem capacidades analíticas relativamente fracas porque seu foco ocorre em nível operacional. Os fornecedores de ERP estão tentando ocupar a área superior do mapa de TI, mas isso é uma tarefa difícil porque o software para o nível de planejamento requer uma quantidade enorme de conhecimentos específicos para ser desenvolvido.

65 Sistema ERP 2-Os sistemas ERP possuem reputação de serem muito caros e de dificil implementação. Isso é particularmente verdadeiro quando os módulos padrão precisam ser customizados para adaptar processos diferentes de negócios. Existem histórias de empresas que perderam muito tempo e dinheiro na instalação do sistema ERP e, em seguida, a operação fracassou e foram obrigadas a se desfazer do sistema inteiro e retornar aos antigos sistemas legados.

66 Sistema ERP FORNECEDORES DE ERP SAP ORACLE Peoplesoft J.D.Edwards Baan


Carregar ppt "LOGISTICA APLICADA A ENGENHARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google