A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RME – Secretaria Municipal de Educação – Três Corações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RME – Secretaria Municipal de Educação – Três Corações"— Transcrição da apresentação:

1 RME – Secretaria Municipal de Educação – Três Corações
REUNIÃO POR ÁREA Educação Física do 1º ao 9º ano Prof. Tutor Leniara Setor Pedagógico

2 Objetivos dos encontros por área:
Desenvolver a competência de ensinar, com ênfase nos seguintes aspectos: Domínio dos conhecimentos/conteúdos e metodologia específica da área disciplinar; Possibilitar a realização do Planejamento das atividades de ensino a serem desenvolvidas em sala de aula; Viabilizar momentos de estudo a partir das trocas de conhecimentos entre os professores da área disciplinar, visando a elaboração, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino.

3 Atribuições dos professores: Segundo Guia de Conduta da Rede Municipal de Ensino

4 Desenvolver sua prática educativa, de modo a efetivar a proposta da Rede Municipal de Ensino (Educação para todos); Conhecer o Referencial Curricular e dominar os conhecimentos de sua área de atuação; Elaborar e executar integralmente os planejamentos, planos de aula e atividades escolares no que for de sua competência; Desenvolver práticas educativas com atividades diversificadas e contextualizadas;

5 Instrumentos para organização da prática pedagógica:
Parâmetros da Rede Municipal Referencial Curricular da Escola Planos de Ensino Planos de Aula/Roteiros de Atividades

6 Referencial Curricular da Escola
Parâmetro – matriz de referência função: Apontar as Capacidades/habilidades básicas que os alunos precisam dominar e a Escola precisa garantir. Referencial Curricular da Escola função - Contemplar o PPP da Escola e Contextualizar os conteúdos e atividades Plano de ensino – detalhamento das capacidades, frequência que serão desenvolvidas, eixos temáticos que serão trabalhados e ações práticas. Plano de aula – considerando as capacidades selecionadas no plano de ensino e as não consolidadas e a diversidade de atividades.

7 Como as reuniões serão realizadas:
Foco na sala de aula, através da elaboração coletiva do planejamento mensal, de forma coerente com a proposta da RME. Realização de oficinas para estudo e aplicação em sala de aula de conhecimentos e conteúdos específicos previamente selecionados pelo grupo de professores, considerando suas demandas e deficiências.

8 Desenvolvimento da reunião:
Conhecimento da estrutura metodológica da área; Planejamento do plano de ensino dos meses de abril e maio.

9 Estrutura Metodológica da Área:
Objetivos da disciplina; Estrutura metodológica da área; Competências; Organização e seleção de conteúdos.

10 Parâmetro Educação Física
Agradecimentos aos Professores: Leniara Marcelo Henrique Osmarli – Coordenadora Fundamental II gmail.com

11 Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental:
Pilares: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver; aprender a ser, a Educação Física deve propiciar ao aluno oportunidades de: Aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superá-las, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável. Aprender a conviver consigo, com o outro e com o meio ambiente,

12 Estrutura Metodológica:
Imprimir flexibilidade aos conteúdos para privilegiar o exercício de uma atitude problematizadora no educando e requer um percurso metodológico que inclui o tratamento da informação e habilidades relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e científico para o conhecimento da corporeidade. Sugere-se que os conteúdos dos eixos temáticos sejam contemplados em todos os anos, em grau crescente de complexibilidade (recursividade). Enfoque dos conteúdos devem ser desenvolvidos com atividades lúdicas.

13 COMPETÊNCIAS: É por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que serão desenvolvidas as seguintes capacidades: Apropria-se de conhecimentos sobre o corpo e suas práticas, desenvolve sua identidade; Apreende o conhecimento sobre si, sobre o outro e sobre o mundo; Amplia sua capacidade de escutar e dialogar, de trabalhar em equipe, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente; Educa-se para o lazer; Aprende a viver plenamente sua corporeidade, de forma lúdica, tendo em vista a qualidade de vida, promoção e manutenção da saúde.

14 Desenvolvimento das Competências
Tais competências serão consolidadas através do desenvolvimento de um conjunto de habilidades que deverão ser: INTRODUZIDAS (I ) TRABALHADAS (T) RETOMADAS (R) CONSOLIDADAS (C) ao longo dos anos do Ensino Fundamental.

15 Graduação das Habilidades
Eixo Jogos e Brincadeiras Habilidade 2 6º ano: Identifica brincadeiras e jogos aprendidos em diversos contextos. (R – T) 7º ano: vivencia jogos e brincadeiras propondo variações. (R– T) 8º ano: Vivencia e analisa o processo existente nos jogos cooperativos. (I-T) 9º ano: Vivencia e analisa o processo existente nos jogos cooperativos e propor variações. (R - T – C)

16 Graduação das Habilidades
Eixo Jogos e Brincadeiras Habilidade 3 6º ano:vivencia movimentos naturais durante os jogos e brincadeiras (correr, saltar, arremessar, rolar, girar, chutar, etc) (R – T) 7º ano: vivencia movimentos naturais durante os jogos e brincadeiras (correr, saltar, arremessar, rolar, girar, chutar, etc) (R-T-C) 8º ano: **** 9º ano: ****

17 Graduação das Habilidades
Eixo Ginástica Habilidade 1 – conhecer as possibilidades do próprio corpo respeitando seus limites 6ºano. (R – T) 7º ano:. (R-T) 8º ano: (R-T) 9º ano: (R-T-C)

18 Graduação das Habilidades
Eixo Ginástica Habilidade 3 –conhecer a finalidade e os elementos básicos da ginástica na escola (equilíbrio, flexibilidade, força e coordenação motora). 6ºano:. (R – T) 7º ano:. (R-T) 8º ano: (R-T) 9º ano: (R-T-C)

19 Graduação das Habilidades
Eixo Dança e Ritmo Habilidade 1 6ºano: conhece as possibilidades do corpo na dança utilizando sons, ritmos e melodias diferentes.(R – T) 7º ano:– participa de danças simples ou adaptadas pertencentes à manifestações populares ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano. (R-T) 8º ano: conhece as possibilidades do corpo na dança (impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, alongar, elevar, relaxar, etc). (R-T) 9º ano: compreende a estrutura e o funcionamento do corpo na dança e os elementos que compõem o movimento. (R-T-C)

20 Graduação das Habilidades
Eixo Esporte Habilidade 1 6º ano: Conhece as diferenças entre os esportes: educacional, de rendimento e de participação. (I – T) 7º ano:–Conhece e participa das variações esportivas educacionais e pré-esportivas. (I-T) 8º ano: Conhece e participa das variações esportivas educacionais e pré-esportivas. (R-T) 9º ano:–Conhece e participa das variações esportivas educacionais e pré-esportivas.(R-T-C)

21 Graduação das Habilidades
Eixo Esporte Habilidade 5 6º ano: Conhece as alterações corporais provocadas pelo esforço físico. (antes, durante e depois). (I – T) 7º ano: Conhece e vivencia as alterações corporais provocadas pelo esforço físico na realização esportiva.(antes, durante e depois). (R-T) 8º ano: Vivencia e compreende as alterações corporais provocadas pelo esforço físico na realização esportiva.(antes, durante e depois). (R-T) 9º ano: Vivencia e compreende as alterações corporais provocadas pelo esforço físico na realização esportiva.(antes, durante e depois). (R-T-C)

22 Plano de ensino

23 Plano de Ensino Escola: _________________________ Anos/Ciclos______________ Prof: _________________ Período: 01º/04 a 31/05/2011. 1 – Temas (interesses e necessidades):________________________ _______________________________________________________________ 2 – Justificativa: 3 – Desdobramentos: 4 – capacidades, conteúdos e ações práticas:

24 HABILIDADES CAPACIDADES CONTEÚDOS ATIVIDADES AÇÕES PRÁTICAS Avaliação
CONHECIMENTOS ATIVIDADES AÇÕES PRÁTICAS Avaliação EIXO : JOGOS E BRINCADEIRAS 1 - ENFRENTA OS DESAFIOS CORPORAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS COMO JOGOS, BRINCADEIRAS E CIRCUITOS. 3- PARTICIPA DE DIFERENTES ATIVIDADES CORPORAIS, ADOTANDO ATITUDES COOPERATIVAS E SOLIDÁRIAS 8 – POSSUI CAPACIDADES BÁSICAS COMO: EQUILÍBRIO, FLEXIBILIDADE, FORÇA, COORDENAÇÃO MOTORA E PERCEPÇÃO DO PRÓPRIO CORPO. EIXO: ESPAÇO E FORMA DESLOCA-SE NO ESPAÇO Á PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DE ITINERÁRIO. EIXO: ORALIDADE PARTICIPA DAS INTERAÇÕES COTIDIANAS EM SALA DE AULA 1.1 - PARTICIPAÇÃO EM DIVERSOS JOGOS, BRINCADEIRAS E CIRCUITOS, RESPEITANDO AS REGRAS E NÃO DISCRIMINANDO OS COLEGAS 3.1 – PARTICIPAÇÃO E APRECIAÇÃO DE BRINCADEIRAS ENSINADA PELOS COLEGAS. 8.1 – DESENVOLVIMENTO DE FORÇA, RESISTÊNCIA, VELOCIDADE, PRECISÃO, FLEXIBILIDADE E AGILIDADE - DESLOCAMENTOS RESPEITANDO AS PONTUAÇÕES DO PROFESSOR. PARTICIPAÇÃO NOS DEBATES E DISCUSSÕES QUE SURGIREM DURANTE AS AULAS. CIRCUITOS COM BOLAS, CONES ARCOS E CORDAS; RABO NO ELEFANTE; INVERSÃO DO GOLEADOR; 1.1.4 – PIQUE GELO REVEZAMENTOS; ALERTA 3.1.1 – PARTICIPAÇÃO EM BRINCADEIRAS E JOGOS EMSINADOS PELOS COLEGAS, APRENDIDOS EM CASA COM OS PAIS. 8.1.1 – AS TAMPINHAS 8.1.2 – COBERTORES 8.1.3 – QUEIMADA 8.1.4 – CORRIDAS VARIADAS 8.1.5 – PULAR CARNIÇA 8.1.6 – QUEM TEM MEDO DO MICO.

25 Quadro Referencial da Escola
COMPETÊNCIAS (TODAS AS ÁREAS) HABILIDADES/CAPACIDADES (Gerais e específicas das áreas disciplinares no Tratamento do Informação) CONHECIMENTOS/ CONTEÚDOS SUGESTÕES ATIVIDADES 1 – Participação Vida Social 2 – Construção Autonomia 3 – Tratamento Informação PROCESSOS PEDAGÓGICOS: Resolução de problemas, Observação, Pesquisa, Registro, Debate, Vivências culturais, etc.


Carregar ppt "RME – Secretaria Municipal de Educação – Três Corações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google