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Construindo um Mercado Competitivo.

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Apresentação em tema: "Construindo um Mercado Competitivo."— Transcrição da apresentação:

1 Construindo um Mercado Competitivo

2 Mercado Competitivo = Mercado Consciente
CONCORRENTE MERCADO ON-LINE EMPRESA CONSUMIDOR TECNOLOGIA

3 Gerente Produto O gerenciamento de produtos é atividade efetuada pelo Gerente de Produtos, o qual será responsável pela coordenação e monitoramento dos processos de início ao fim do produto novo.

4 Ferramentas da Gerência de Produtos
Marca Produto Nome / Brainstorming Logo Slogan: Jingle / Spot Cores Design Embalagem

5 Marca

6 Função da Gerência de Marcas
Principais atribuições: desenvolvimento de marcas fortes; valorização da marca; diferencial competitivo; trabalhar para conquista do cliente advogado.

7 que identifica/diferencia o produto dentro da concorrência.
O que é Marca? M A R C A = Nome + Símbolo + Desenho que identifica/diferencia o produto dentro da concorrência.

8 O DNA da Marca Atributos Características
Benefícios Recompensa em utilizar Valores Tradução da marca Personalidade Característica essenciais/personificação Essência Resumo da marca

9 Nem todo Produto é uma Marca
A Marca é Nestlé.

10 Produto ou Marca? Algumas Marcas tornam-se o produto, alterando o próprio nome.

11 Formação da Marca Para formação de uma Marca, o ideal é utilizar uma única palavra ou a junção de duas palavras.

12 Posicionamento da Marca
Posicionar uma marca é conferir uma personalidade de tal modo distinta das outras que ela irá ocupar um lugar próprio na cabeça e no coração do consumidor. (Ries, 1992)

13 Reposicionamento da Marca
Necessário quando: muda preferências do consumidor; entrada de novos consumidores/concorrentes; fatores internos e externos.

14

15 Marcas fortes Nike Na maioria dessas empresas a Marca vale mais que
o próprio patrimônio.

16 “Uma MARCA bem formulada transforma o produto e promove o sucesso da empresa.”

17 Brainstorming

18 1 - Conceito “Técnica de discussão em grupos que promove a criação de idéias inovadoras sobre determinado assunto ou área-problema”.

19 2 – Histórico “Desenvolvido pelo publicitário Alex Osborn nos anos 40, foi rapidamente incorporado na linguagem das empresas. Trata-se da mais conhecida técnica de geração de idéias, notadamente eficaz, quando usada adequadamente”.

20 3 - ETAPAS 3.1) Divergente Exige ousadia; Produzir muitas idéias;
Idéias geram idéias; Combinação de idéias; Livre quantidade e qualidade de idéias; Sem julgamentos, as pessoas arriscam e falam o que vem a cabeça.

21 3.2) Convergente Nessa etapa as sugestões são: Agrupadas;
Julgadas e selecionadas; Aprovadas ou vetadas; Todas essas fases devem ser norteadas por critérios pré-estabelecidos.

22 4 – Exemplo de Ordenação de Idéias
A) De demorada implementação; B) De rápida implementação; C) De custosa implementação; D) De barata implementação; E) De fácil execução; F) De difícil execução; G) De fácil assimilação; H) De difícil assimilação.

23 5 - FORMATOS 5.1) Brainstorming Não Estruturado
Os participantes lançam suas idéias a medida que surgem na cabeça; Possibilita uma atmosfera mais espontânea; Permite a dominação dos mais extrovertidos; 5.2) Brainstorming Estruturado Organizado em “rodadas”; Cada participante espera sua vez; Gera um ambiente de pressão.

24 5.3) Brainstorming Estruturado e Programado
Reunião marcada com conhecimento prévio; Temas definidos; Cada participante leva por escrito as sugestões.

25 6 - Principais Dificuldades
”Um estudo do Journal of Personality and Social Psychology, dos EUA, verificou que um Brainstorming em equipe gerou 28 propostas, 20,8% das quais consideradas boas. O mesmo número de pessoas trabalhando individualmente com uma demanda semelhante gerou 74 idéias, 79,2% consideradas boas”.

26 Por que isso ocorre? Os grupos atuam conforme seus valores; Influência do senso comum; Medo da reprovação; Falta de ousadia; O maior inimigo: a cultura das organizações.

27 Papel do Líder Evitar a hostilidade; Líder = Facilitador;
Indicar o objetivo; Incentivar o fluxo de idéias; Atentar a comunicação não-verbal; Eliminar o caráter pessoal; Conciliar capacidade individual com sinergia criativa do grupo;

28 LOGOTIPO E LOGOMARCA

29 Esta palavra é formada pela união dos termos "Logo" e "Tipo".
LOGOTIPO Esta palavra é formada pela união dos termos "Logo" e "Tipo".

30 O que é LOGOTIPO?

31 Exemplo:

32 LOGOMARCA O termo logomarca é formado pela união de "Logo" e "Marca".

33 LOGOMARCA COMO NEOLOGISMO
Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo significado para um nome velho. Para que a "logomarca" seja um neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo antigo que está sendo tomado por um novo significado.

34 EXEMPLOS DE LOGOMARCA

35 Planner Informática Fadine Agrobusiness

36 OS ELEMENTOS E QUALIDADES QUE TORNAM UMA LOGOMARCA EFICIENTE
O equilíbrio entre a precisão visual e o envolvimento de quem está olhando; Sintetizar graficamente o que a empresa é e o que representa; Diferenciar a empresa dos demais concorrentes; Identificação com o target (clientes); Durabilidade.

37 Slogan O que é Slogan? Frase curta, sem adjetivos ou linguagem complicada.

38 SLOGAN Força no Mercado; Objetivo; Imagem; Regras de Elaboração;
Vantagens.

39 SLOGAN O Slogan é dividido em dois tipos: Spot Jingle

40 Spot

41 É uma forma de comunicação em sons ou até mesmo escrita.
O que é Spot? É uma forma de comunicação em sons ou até mesmo escrita.

42 SPOT A Voz A Música O Efeito Sonoro O Silêncio*
Locução simples ou mista (duas ou mais vozes); Com ou sem efeitos sonoros e música de fundo.

43 Sempre perto de você.

44 Petrobras 50 anos, o desafio é nossa energia.

45 Seja esperto, use Jontex que não tem erro.

46 Jingle

47 O que é um Jingle? O foco é o produto! Quanto tocar um Jingle?

48 JINGLE A importância do áudio! O papel do Jingle....

49 Exemplo: Guaraná Antarctica.

50 A influência das cores na comunicação

51 O que é cor?

52 Classificação das cores:
Primárias: vermelho, amarelo e azul Secundárias: Terciárias: + = + =

53 Cores Quentes Cores Frias

54 A estrutura psicológica da cores
Temperatura; Dimensão; Peso e Tamanho; Sabor.

55 Facilitador de Comunicação
AS CORES Prendem a atenção; São Informativas; Podem ampliar o público leitor; Aceleram o aprendizado; Aumentar a compreensão; São persuasivas.

56 NA EMPRESA Produzem uma atmosfera adequada;
Ambiente propício ao trabalho; Favorecerem o desempenho das atividades, promovem a qualidade de vida dos funcionários; Fixar a marca.

57 Influências das cores nos negócios

58 Vermelho: Imagem física. Para esportes, academias, escolas de dança.
Branco: Individualidade e imagem de limpeza. Melhor para produtos do que para serviços. Pink: Imagem feminina. Para modas, cosméticos, produtos e serviços de buffet infantil. Azul: Criatividade para industrias de arte e design, serviços e produtos de informática. Vermelho: Imagem física. Para esportes, academias, escolas de dança. Azul Escuro: Execução. Para negócios, educação, serviços financeiros. Preto: Imagem de autoridade. Para serviços de produtos de segurança e proteção, ou simboliza luxuria com a combinação com dourado e prata.

59 Pêssego: Imagem de caridade
Pêssego: Imagem de caridade. Para serviços e produtos para crianças, produtos escolares, organizações de caridade. Dourado:Imagem de riqueza e segurança. Para corretores, banqueiros, comerciantes e serviços de alta qualidade e serviços de desenvolvimento pessoal. Marron:Imagem de gratificação. Para industria de diversão, vídeo, carros, móveis, jogos e bebidas. Verde: Saúde, plantas e vegetais. Para loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal. Laranja: Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. Amarelo: Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos.

60

61 Design

62 1 – Conceito “A palavra design, em inglês, significa projetar, compor visualmente ou colocar em prática um plano intencional”.

63 2– Design e Mercado “Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários”.

64 2.1) Problemática Função do objeto dentro do ambiente; Critérios estéticos; Ação conjunta: Design, Vendas e Produção; Objeto como conjunto de mensagens; Organizar a coerência do objeto no interior de um sistema de comunicação.

65 3 - História A expressão surge nos idos do séc. XVIII na Inglaterra, como tradução do termo italiano - Designo.

66 4 fases são relevantes no design: O artesanato: Em 1500 – arte;
A manufatura: Idos de arte+técnica; A indústria: Em ciência e do funcionalismo; A informação: A partir de 2000 até os dias de hoje.

67 “O design é uma ferramenta que permite adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados”.

68 4 – Formatos 3.1) Gráfico: são os projetos da marca (logotipo) e do material de papelaria da empresa (papéis timbrados, cartões de visita, etc.), do visual da embalagem, dos cartazes, dos folhetos, das capas dos livros e dos discos. 3.2 De produto: são os projetos de objetos, tais como o aparelho de barba, cadeiras, automóveis e torneiras.

69 5 – BENEFÍCIOS Imagem da empresa; Otimização de custos; Exportação;
Aumento da competitividade; Nova vida aos produtos; Embalagem: boa comunicação.

70 6 – Design = “Vendedor” 6.1) Primeiro Contato: Estética;
Visual agradável; Formato; Acabamento; Influência na decisão; Métodos de Produção X custo.

71 6.2) Segundo Contato: Funcionalidade; Facilidade do uso; Manutenção; Conforto; Satisfação do público alvo.

72 7 – Design e Marketing “Design é a tentativa de conjugar a satisfação do cliente com o lucro da empresa, combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance, qualidade, durabilidade, aparência e custo. O domínio do design não se limita aos produtos, mas inclui também sistemas que determinam a identidade pública da empresa”. (Philip Kotler)

73 Embalagem

74 O QUE É EMBALAGEM? Se um produto físico existir, precisará provavelmente de uma embalagem, que é um recipiente ou invólucro do produto. Antes sua função era exclusivamente de proteção, hoje é também de estratégia.

75 A Importância Estratégica da Embalagem
Marcas famosas A população brasileira E o que a embalagem tem a ver com isso ?

76 Quando a embalagem faz o produto?
Pode alavancar ou reduzir vendas :

77 As embalagens para múltiplas unidades de um produto podem também constituir a base para uma nova estratégia de Marketing.

78 O mercado já considerada este quadro de grade.

79 A tradição da embalagem pode deixar o produto com aparência de superado ou perder credibilidade na atualização da mesma.

80

81 A importância da embalagem para atacadistas e varejistas
Atacadistas = Proteção Varejistas = Proteção e Aspectos Promocionais

82 Pode ser “melhor” que a propaganda?
Uma embalagem eficiente pode, às vezes, proporcionar maior impacto promocional do que os esforços convencionais de propaganda.

83 COCA COLA ANTES

84 COCA COLA DEPOIS

85 A embalagem é o único meio de comunicação ...
...junto ao consumidor no seu momento de compra e isso contribui na percepção do cliente quanto ao produto.

86

87 Pode diminuir os custos totais de distribuição ?
Proporciona mais proteção e mais facilidade para a manipulação física, reduzindo os índices de danificação e perda de produtos; Proporciona maior impacto promocional do que seria obtido de outro modo pelo mesmo dinheiro, aumentando as vendas e a rotatividade e fazendo declinar o custo.

88 Que fatores influem na criação de uma boa embalagem?
Grau de vulnerabilidade do produto; Os riscos a que o produto será normalmente exposto, no que concerne à embalagem comercial, é muito dispendioso proteger contra qualquer risco possível; O tempo durante o qual o produto deverá permanecer na embalagem, sem perder suas condições satisfatórias de uso.

89 Consumidores x Embalagem
“Pesquisas mostraram a insatisfação de consumidores ao queixarem-se de ferimentos sofridos ao abrirem a embalagem”.

90

91 Praticidade, beleza e modernidade agregam valor ao produto por intermédio da embalagem.

92 “UM PRODUTO NÃO SE FAZ SOZINHO, O SEU SUCESSO DEPENDE DE COMPLEMENTOS QUE ATUALMENTE SÃO INDISPENSÁVEIS”.


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